TIBURCIO961 escreveu:
Pessoal,
Estou colocando essa questão aqui porque, no meu último carro, um mecânico me deu uma diva de não colocar gasolina no tanque de partida a frio, pois:
• O motor a flex, com álcool, só utiliza a gasolina de lá para ligar se a temperatura estiver abaixa de 6 graus. O que aqui em BH quase nunca acontece!
• Assim, nas palavras dele, o que acontece é que o carro não utiliza a gasolina do reservatório e ela, mesmo da melhor qualidade, vai ficando preta. Ele me disse que é comum quando essa gasolina preta entra no motor ela danificar o motor.
O que vcs acham?
PS: eu fiz isso por 3 anos em um celta e não tive grandes problemas para ligar.
Apesar dessa ser uma dúvida já bem antiga, pelo que aprendi lendo em diversos sites e fontes seguras de informação, os tanquinhos ou reservatórios dos sistemas de partida a frio se forem mantidos vazios, tendem a rachar com o calor do motor pq ficam ressecados !
Assim, eles devem ser abastecidos sempre com uma boa gasolina, preferencialmente com a gasolina podium da Petrobrás que tem comprovadamente uma vida útil de até 1 ano, portanto um prazo de validade bem mais longo do que todas as demais gasolinas produzidas e fornecidas pela Petrobrás até o momento e que apresentam, segundo essa empresa, uma vida útil de até 3 meses !
Um outro detalhe técnico curioso e diferente que já li na net e apresentado pelo sistema de partida a frio da Hyundai é que, para evitar que essas gasolinas desses pequenos reservatórios fiquem velhas, eles são programados pela ECU para realizar uma pequena injeção constante e regular dessa gasolina sempre que o motor dos HB20 são ligados à frio, mesmo em altas temperaturas ambientes que é exatamente para haver um consumo gradual dessa gasolina, pq assim elas não envelhecem e estarão sempre sendo renovadas !
Portanto é recomendado verificar periodicamente o nível dessa gasolina nesses reservatórios e completa-los quando necessário !