Bem-vindo: 28 Mar 2024 07:51

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 23:27 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
David Nascimento escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
David Nascimento escreveu:
Olá pessoal, aconteceu uma coisa estranha ontem com o meu HB.

Seguinte, ontem a noite choveu bastante por aqui e deu uma esfriada (não como no Sul/Sudeste do país, pois moro em Recife) e de repente quando chego no portão de casa, paro, desligo o carro, desço e abro o portão da garagem, assim que volto, religo o carro e sinto uma dificuldade de dar partida, o carro fica "solando" por alguns segundos e pega com uma certa dificuldade.
Até ai tudo bem, depois de algumas horas (cerca de 3 horas parado), ligo o carro novamente e aí é que ele sente dificuldade, o motor gira mas não dar partida, acho que tentei umas 3x, inclusive notei que em uma das vezes o motor até deu partida, mas ficou "tremendo", estranho demais, como tivesse ligado, mas não de uma forma normal, ai desliguei e na quarta tentativa o carro pegou.
Lembrando que o veículo estava abastecido com 100% de etanol (meu 4º tanque seguido) e este fora abastecido há dois dias atrás em um posto bandeira Extra a qual por aqui se tem uma boa confiança com relação aos outros postos.
Será que é problema do reservatório de partida a frio? Dei uma verificada nele, encontrei a marca "MAX", mas não consegui verificar o nível do combustível, uma vez que o plástico do reservatório é um branco muito opaco.


Inclua nas hipóteses: alguma falha na bateria.

Seu carro não tem 1 ano ainda, né David?
Caso seja a bateria, ao menos ainda estará na garantia.

Abraços,


Opa! Meu veículo tem menos de 1 ano, tem quase 7 meses de uso, chegou agora a 8000 km. Acho que não é bateria, uma vez que a dificuldade ocorreu apenas para o motor de partida acionar o motor. Som, iluminação, painel, nada foi comprometido, mas de qualquer forma ficarei antenado.
Fui a um posto hoje a tarde e abasteci pela primeira vez o reservatório de partida a frio, coloquei uma gasolina aditivada em um posto bandeira Ipiranga, passou um pouquinho da marca "MAX" e pelo o que eu pude notar, o bichinho estava bem seco, pois deu quase uns 0,8L.


Se for bateria o motor nem chega a girar. Eu criei um tópico sobre arriando a bateria. O motor de arranque faz uns clakcs mas não deixa o motor girar, já que se girar em falso pode pular dente da corrente. Motor sem correia dentada não pode forçar partida nem dar tranco.

Eu já esqueci de abastecer o tanquinho...e o FDP não pegou ..só na quarta partida ! Bem ao menos pegou...se fosse carburador..nem chorando :lol:


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 23:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
David Nascimento escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
David Nascimento escreveu:
Olá pessoal, aconteceu uma coisa estranha ontem com o meu HB.

Seguinte, ontem a noite choveu bastante por aqui e deu uma esfriada (não como no Sul/Sudeste do país, pois moro em Recife) e de repente quando chego no portão de casa, paro, desligo o carro, desço e abro o portão da garagem, assim que volto, religo o carro e sinto uma dificuldade de dar partida, o carro fica "solando" por alguns segundos e pega com uma certa dificuldade.
Até ai tudo bem, depois de algumas horas (cerca de 3 horas parado), ligo o carro novamente e aí é que ele sente dificuldade, o motor gira mas não dar partida, acho que tentei umas 3x, inclusive notei que em uma das vezes o motor até deu partida, mas ficou "tremendo", estranho demais, como tivesse ligado, mas não de uma forma normal, ai desliguei e na quarta tentativa o carro pegou.
Lembrando que o veículo estava abastecido com 100% de etanol (meu 4º tanque seguido) e este fora abastecido há dois dias atrás em um posto bandeira Extra a qual por aqui se tem uma boa confiança com relação aos outros postos.
Será que é problema do reservatório de partida a frio? Dei uma verificada nele, encontrei a marca "MAX", mas não consegui verificar o nível do combustível, uma vez que o plástico do reservatório é um branco muito opaco.


Inclua nas hipóteses: alguma falha na bateria.

Seu carro não tem 1 ano ainda, né David?
Caso seja a bateria, ao menos ainda estará na garantia.

Abraços,


Opa! Meu veículo tem menos de 1 ano, tem quase 7 meses de uso, chegou agora a 8000 km. Acho que não é bateria, uma vez que a dificuldade ocorreu apenas para o motor de partida acionar o motor. Som, iluminação, painel, nada foi comprometido, mas de qualquer forma ficarei antenado.
Fui a um posto hoje a tarde e abasteci pela primeira vez o reservatório de partida a frio, coloquei uma gasolina aditivada em um posto bandeira Ipiranga, passou um pouquinho da marca "MAX" e pelo o que eu pude notar, o bichinho estava bem seco, pois deu quase uns 0,8L.


Então é provável que você tenha encontrado a causa do problema: reservatório de partida a frio vazio.

Sobre a bateria: não quer dizer que as luzes do painel e farol acendam que ela esteja apta a dar partida no carro. Há poucas semanas fui socorrer uma prima com bateria descarregada. O carro era novo, menos de 1 ano, uma Saveiro, tudo ligava bem, mas o carro não. Resolveu o problema definitivamente após a troca da bateria.

Vale lembrar também que seu carro ficou aquele tempo considerável para resolver o problema da falta de potência. Vai que eles sobrecarregaram a sua bateria se alguma maneira.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 25 Ago 2015 16:50 
Offline

Registrado em: 25 Ago 2015 16:15
Mensagens: 1
Olá pessoal, estou com algumas dúvidas em relação a partida a frio do HB20. Meu veículo é modelo 2013/2013, semana passada meu carro estava abastecido com 30% do taque com etanol, pela manhã passei o posto e completei o tanque com gasolina. Quando saí do serviço, por volta das 16h, o carro não dava partida de jeito nenhum, como fazia tempo que eu não abastecia o reservatório de partida a frio, assumi que o problema poderia ser a falta de combustível, então fui até a um posto, comprei gasolina aditivada, completei o reservatório e mesmo assim o carro não pegou, então chamei um mecânico e ele só desplugou dois cabos no motor dizendo que eram responsáveis por dar a partida(desta vez iria usar o combustível do motor e não do reservatório), depois disso o carro ligou de primeira. Eu já viajei, já dei partidas várias vezes e o problema não voltou a acontecer.
Meu carro não ascendeu nenhuma luz no painel dizendo que o reservatório estava vazio, li no manual e não tem nada falando a respeito, realmente não existe um alerta, certo?
O que aconteceu comigo é normal acontecer se não abastecermos a partida a frio?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 25 Ago 2015 18:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Danilo Oliveira escreveu:
Olá pessoal, estou com algumas dúvidas em relação a partida a frio do HB20. Meu veículo é modelo 2013/2013, semana passada meu carro estava abastecido com 30% do taque com etanol, pela manhã passei o posto e completei o tanque com gasolina. Quando saí do serviço, por volta das 16h, o carro não dava partida de jeito nenhum, como fazia tempo que eu não abastecia o reservatório de partida a frio, assumi que o problema poderia ser a falta de combustível, então fui até a um posto, comprei gasolina aditivada, completei o reservatório e mesmo assim o carro não pegou, então chamei um mecânico e ele só desplugou dois cabos no motor dizendo que eram responsáveis por dar a partida(desta vez iria usar o combustível do motor e não do reservatório), depois disso o carro ligou de primeira. Eu já viajei, já dei partidas várias vezes e o problema não voltou a acontecer.
Meu carro não ascendeu nenhuma luz no painel dizendo que o reservatório estava vazio, li no manual e não tem nada falando a respeito, realmente não existe um alerta, certo?
O que aconteceu comigo é normal acontecer se não abastecermos a partida a frio?


Não sei.

Talvez o fato do tanquinho ter ficado vazio e depois você ter completado, pode ter ocasionado algum "vácuo" no sistema de ignição que impossibilitou a partida. Só uma hipótese, mas não sei sinceramente o que pode ter sido.

Normal não é.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 25 Ago 2015 20:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Danilo Oliveira escreveu:
Olá pessoal, estou com algumas dúvidas em relação a partida a frio do HB20. Meu veículo é modelo 2013/2013, semana passada meu carro estava abastecido com 30% do taque com etanol, pela manhã passei o posto e completei o tanque com gasolina. Quando saí do serviço, por volta das 16h, o carro não dava partida de jeito nenhum, como fazia tempo que eu não abastecia o reservatório de partida a frio, assumi que o problema poderia ser a falta de combustível, então fui até a um posto, comprei gasolina aditivada, completei o reservatório e mesmo assim o carro não pegou, então chamei um mecânico e ele só desplugou dois cabos no motor dizendo que eram responsáveis por dar a partida(desta vez iria usar o combustível do motor e não do reservatório), depois disso o carro ligou de primeira. Eu já viajei, já dei partidas várias vezes e o problema não voltou a acontecer.
Meu carro não ascendeu nenhuma luz no painel dizendo que o reservatório estava vazio, li no manual e não tem nada falando a respeito, realmente não existe um alerta, certo?
O que aconteceu comigo é normal acontecer se não abastecermos a partida a frio?

É possível que o tanquinho do seu carro esteja com defeito e injetando gasolina direto.
Recentemente aconteceu com o Etios do meu cunhado e aconteceu também com o HB20 no teste de longa duração de 60 mil km da revista quatro rodas.
Leve na CCSS.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 26 Ago 2015 07:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Roberto Bertoche escreveu:
Danilo Oliveira escreveu:
Olá pessoal, estou com algumas dúvidas em relação a partida a frio do HB20. Meu veículo é modelo 2013/2013, semana passada meu carro estava abastecido com 30% do taque com etanol, pela manhã passei o posto e completei o tanque com gasolina. Quando saí do serviço, por volta das 16h, o carro não dava partida de jeito nenhum, como fazia tempo que eu não abastecia o reservatório de partida a frio, assumi que o problema poderia ser a falta de combustível, então fui até a um posto, comprei gasolina aditivada, completei o reservatório e mesmo assim o carro não pegou, então chamei um mecânico e ele só desplugou dois cabos no motor dizendo que eram responsáveis por dar a partida(desta vez iria usar o combustível do motor e não do reservatório), depois disso o carro ligou de primeira. Eu já viajei, já dei partidas várias vezes e o problema não voltou a acontecer.
Meu carro não ascendeu nenhuma luz no painel dizendo que o reservatório estava vazio, li no manual e não tem nada falando a respeito, realmente não existe um alerta, certo?
O que aconteceu comigo é normal acontecer se não abastecermos a partida a frio?

É possível que o tanquinho do seu carro esteja com defeito e injetando gasolina direto.
Recentemente aconteceu com o Etios do meu cunhado e aconteceu também com o HB20 no teste de longa duração de 60 mil km da revista quatro rodas.
Leve na CCSS.


Roberto citou o teste de longa duração e realmente foi lá que vi sobre a entrada de ar na falsa na admissão. O que tentei supor logo acima, em relação ao tanquinho de partida à frio.

"Ao travar aberta, a válvula do sistema de partida a frio permitiu o escoamento total da gasolina do tanquinho para o motor e criou uma entrada de ar falsa na admissão. Foi trocada em garantia após acionarmos o guincho do serviço de assistência da Hyundai."

http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/l ... gaduracao/

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 27 Nov 2015 19:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
TIBURCIO961 escreveu:
Pessoal,

Estou colocando essa questão aqui porque, no meu último carro, um mecânico me deu uma diva de não colocar gasolina no tanque de partida a frio, pois:
• O motor a flex, com álcool, só utiliza a gasolina de lá para ligar se a temperatura estiver abaixa de 6 graus. O que aqui em BH quase nunca acontece!
• Assim, nas palavras dele, o que acontece é que o carro não utiliza a gasolina do reservatório e ela, mesmo da melhor qualidade, vai ficando preta. Ele me disse que é comum quando essa gasolina preta entra no motor ela danificar o motor.

O que vcs acham?
PS: eu fiz isso por 3 anos em um celta e não tive grandes problemas para ligar.




Apesar dessa ser uma dúvida já bem antiga, pelo que aprendi lendo em diversos sites e fontes seguras de informação, os tanquinhos ou reservatórios dos sistemas de partida a frio se forem mantidos vazios, tendem a rachar com o calor do motor pq ficam ressecados !

Assim, eles devem ser abastecidos sempre com uma boa gasolina, preferencialmente com a gasolina podium da Petrobrás que tem comprovadamente uma vida útil de até 1 ano, portanto um prazo de validade bem mais longo do que todas as demais gasolinas produzidas e fornecidas pela Petrobrás até o momento e que apresentam, segundo essa empresa, uma vida útil de até 3 meses !

Um outro detalhe técnico curioso e diferente que já li na net e apresentado pelo sistema de partida a frio da Hyundai é que, para evitar que essas gasolinas desses pequenos reservatórios fiquem velhas, eles são programados pela ECU para realizar uma pequena injeção constante e regular dessa gasolina sempre que o motor dos HB20 são ligados à frio, mesmo em altas temperaturas ambientes que é exatamente para haver um consumo gradual dessa gasolina, pq assim elas não envelhecem e estarão sempre sendo renovadas !

Portanto é recomendado verificar periodicamente o nível dessa gasolina nesses reservatórios e completa-los quando necessário !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 27 Nov 2015 21:05 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
ianisgreek,

Um mecânico me indicou não encher o famigerado completamente.
Começei a fazer isso.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 27 Nov 2015 21:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
ianisgreek,

Um mecânico me indicou não encher o famigerado completamente.
Começei a fazer isso.



É sempre assim, os mecânicos às vezes tem opiniões que divergem umas das outras, por isso poderíamos saber qual seria no caso a explicação desse mecânico para não se encher esse famigerado reservatório de partida a frio ???

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Partida a frio colocar ou não gasolina?
MensagemEnviado: 27 Nov 2015 21:19 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Que ele demore menos para esvaziar e o combustível ficar velho.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB