Bem-vindo: 29 Mar 2024 10:21

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 16 Jan 2014 00:11 
Offline

Registrado em: 15 Jan 2014 21:53
Mensagens: 66
Localização: Osasco - SP
Olá,galera!
Desde que comecei a notar a "fúria" dos HB,me encantei com o sonho de envenenar o motor do meu.
Primeiro achei que seria uma grande idiotice turbinar um veículo com câmbio automático,que é o caso do meu,mas depois de pesquisar,ví que é possível.
Quero deixar o meu todo estilizado, com rodas decentes, Angel Eye nos faróis, saias laterais, etc...
E é claro,"fuçar" na alma do veículo: O motor.
Gostaria de que alguém especializado na área soubesse me informar("Por cima",mesmo)quanto sái(em termos financeiros),o nível de dificuldade,o que vai ser preciso(forjar peças,substituir biela,cabeçote,etc) e o quanto isso vai sacrificar o veículo em termos de seguro.
Não quero ultrapassar Ferraris e nem ir de 0km/h á 100km/h em 3 segundos(tá,eu quero sim,mas vamos manter os pés no chão),só quero ter um carro com uma pegada mais esportiva ainda: Um ronco decente apoiado por uma turbina e um pouco mais de confiança quando alguém começar a usar o pisca-alerta de forma intermitente,na minha frente.

Abraços! :)

_________________
HB20x 1.6 Premium 13/14 - Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 16 Jan 2014 09:52 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Dez 2013 09:40
Mensagens: 54
Localização: Ribeirão Preto
Rodrigo de Souza escreveu:
Olá,galera!
Desde que comecei a notar a "fúria" dos HB,me encantei com o sonho de envenenar o motor do meu.
Primeiro achei que seria uma grande idiotice turbinar um veículo com câmbio automático,que é o caso do meu,mas depois de pesquisar,ví que é possível.
Quero deixar o meu todo estilizado, com rodas decentes, Angel Eye nos faróis, saias laterais, etc...
E é claro,"fuçar" na alma do veículo: O motor.
Gostaria de que alguém especializado na área soubesse me informar("Por cima",mesmo)quanto sái(em termos financeiros),o nível de dificuldade,o que vai ser preciso(forjar peças,substituir biela,cabeçote,etc) e o quanto isso vai sacrificar o veículo em termos de seguro.
Não quero ultrapassar Ferraris e nem ir de 0km/h á 100km/h em 3 segundos(tá,eu quero sim,mas vamos manter os pés no chão),só quero ter um carro com uma pegada mais esportiva ainda: Um ronco decente apoiado por uma turbina e um pouco mais de confiança quando alguém começar a usar o pisca-alerta de forma intermitente,na minha frente.

Abraços! :)


Vamos começar com uma legenda pra ajudar a ponderar sobre o assunto:
RISCO:
1-baixo risco (Vai na fé)
2-médio baixo (Fique preparado para imprevistos)
3-médio alto (A dor de cabeça pode ser grande)
4-alto risco (Aqui o bicho pega)
CUSTO:
$-baixo custo (<R$500)
$$-médio baixo (<R$2500)
$$$-médio alto (<R$10000)
$$$$-alto custo (>R$10000)



Cara, eu curto muito preparação de veículos, sou totalmente a favor de deixar o carro com a personalidade que se identifique com o dono, mas...
Como muitos aqui, agora é o lado racional falando, você vai rasgar dinheiro se turbinar o carro agora. Vamos aos fatos:

-O carro tem garantia de 5 anos de motor e câmbio sem limite de km que você perde totalmente (trata-se de um produto novo, tem muita coisa pra dar falha no projeto, vale ressaltar que o HB20 tem projeto de no máximo 2 anos, estimo o início do planejamento pelos idos de 2011/2012, o ideal é esperar o tempo de estabilidade do produto, algo entre 2 - 5 anos depois da venda ao público), se você não liga de ter que arcar com as peças e ter de fazer toda manutenção por fora - Risco 3 / Custo $$$

-Realmente, não tem problema turbinar um veículo automático, tanto que tem muitos automáticos que vem turbinados de fábrica, porém a programação do câmbio é sinérgica com a do motor, se for mudar as características de um, tem que alterar do outro também, um preparador de calibre vai fazer um cálculo para ver se o câmbio suporta o torque (apesar de tudo, o câmbio aut 4 marchas é um projeto antigo atualizado) - Risco 2 / Custo $$

-Turbinar um carro direito não é barato (não se engane com os kits padaria pra AP que saem por R$2000,00), pode preparar o bolso. Quando tinha meu punto 1.8 e fiz uma cotação para preparação turbo stage 1 (turbina, intercooler, pressurização em inox, ajuste de injeção em dinamômetro e um monte de outras coisinhas pra não ter tanta dor de cabeça) ficava em R$7000,00 (isso por ser um projeto mais antigo com abundância de peças e experiências em cima). Como o HB20 não tem tantos que se aventuraram a fazer um projeto (pelo preço que pagamos no carro, ninguém quer arriscar perder a garantia) o seu carro que vai servir de cobaia - Risco 4 / Custo $$$$

-Seguro vai ser outro problema grave, se a seguradora pegar, você perde. Se você não legalizar para a seguradora não saber, se a policia te pegar ou você bater, a dor de cabeça vai ser maior ainda. Não tem jeito, carro turbo tem que ser de fábrica - Risco 4 / Custo $$$$

-Se prepare para ser sócio do posto onde você abastece. Downsizing é a tendência automotiva do momento para melhoria de consumo mantendo a performance (por isso estão surgindo tantos modelos turbo), turbinando o HB20, você deve ter uma potência em torno de 180 - 200cv com segurança, ou seja, consumo de carro de 200cv aspirado (seu HB20 vai consumir como um Sonata 2.4) - Risco 1 / Custo $

-Como já dizia o velho jargão "Potência não é nada sem controle", se for pra melhorar a performance do motor, o conjunto tem que acompanhar, suspensão, freios, rodas, pneus (coisas que não são muito baratas e pior, tem poucas ou nenhuma opção para o HB20 ainda) - Risco 2 / Custo $$$


Resumindo: Se for para ter um carro que você tenha confiança para acelerar sem medo de ficar sem seguro, invista em algum novo/seminovo já preparado de fábrica.
Sugestões:
  • Punto e Bravo Tjet (bom motor 1.4T com 152cv e 21kgfm, ambos tem ótima dinâmica em curvas) - R$36000 (punto 2009) - R$67000 (bravo 2014)
  • Jetta 2.0 TSI (motor 2.0T com ótimo potencial de preparação por reprogramação apenas, as vezes aumentando até 60 - 100cv sem muitas trocas de peças, dinâmica impecável graças à suspensão independente nas 4 rodas) - R$60000 (2011 - 200cv) - 100000+ (2014 - 211cv)
  • Citroën DS3 (mais um hot hatch, 163cv do motor 1.6T desenvolvido junto à BMW, mesmo que equipa os mini cooper, carro já desenvolvido com pretensão esportiva) - R$65000 (2012) - R$83000 (2014)
  • Civic 2.0 SI (motor girador com VTEC 192cv, dinâmica matadora, confiabilidade japonesa) - R$40000 (2007) - R$85000(2011)
  • Subaru WRX (motor boxer 2.0T ou 2.5T variando de 218 a 270cv, dinâmica, tração e estabilidade sem concorrentes) - R$40000 (2001 SW 2.0T) - R$55000 (2007 sedan 2.5T - 230cv) - R$60000 (2008 hatch 2.5T 230cv) - R$70000 (2009 hatch 2.5T 270cv)

Mas se você quiser modificar o carro, deixar ele do seu jeito pra não achar nenhum igual na rua...
Sugestões:
  • VW AP em geral (fácil acesso à peças, preparadores e é mais baixo o custo para preparar)
  • GM opala (com pouca preparação o 4100 rende bem, sem precisar reforçar a base por já ser bem robusta, porém cobra em consumo)
  • GM chevette (carro leve, tração traseira, fácil adaptação de AP que já estão escritas as vantagens ali em cima, quer mais o que?)
  • Audi A3 nacional (existem muitos 1.8T por menos de R$20000, e o remapeamento da central, troca de escape e filtro já faz passar dos 200cv fácil)
  • SWAP - aqui vai qualquer coisa que tiver na mente (uno com motor 1.6 16v de palio, gol com motor 1.8 20v de audi, fit com motor de civic... desde que use peças nacionais, não deve ficar tão caro)

A melhor opção é ter um daily drive confiável e econômico (no caso um carro novo de conceito moderno, seu HB20X) e um carro para curtir, ou você acha que os caras que passeiam de camaro por aí usam ele como daily drive? esses caras tem mercedes e BMW pra poder andar durante a semana.

Espero ter ajudado ;)

_________________
Palio Attractive 1.4 8v 10/11 prata bari(11,3kg/cv) - 86 potros de fúria ( )on (X)off
Punto Sporting Skydome 1.8 8v 07/08 preto vesúvio(10,2kg/cv) - Trovão ( )on (X)off
HB20S 1.6 16v Confort Style 13/14 azul ocean(8,2kg/cv) - (X)on ( )off


Editado pela última vez por kaoskilo em 16 Jan 2014 14:00, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 16 Jan 2014 12:20 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Out 2012 22:12
Mensagens: 349
Localização: Rio de Janeiro
O amigo kaoskilo falou bem...

Eu não gosto muito de turbinas, prefiro blower... O projeto que fiz do corsa que eu tinha ficou em 15mil... O corsa 1.8 saiu de 114cv para 280cv porrada no banco... Mas por pouco não morri... Agora to no sapatinho


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

_________________
Carioka
HB20X STYLE MT BRANCO

HB20 STYLE BRANCO **IN MEMORIAN** http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=12&t=2728

Representante Oficial HB20 Clube Rio de Janeiro

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 16 Jan 2014 12:28 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 13 Fev 2013 13:22
Mensagens: 290
Localização: Atibaia - SP
O mais triste é "Seguro" e "Garantia", gasto com a instalação do turbo e peças é o de menos pra quem gosta.

Eu com toda certeza turbinaria o meu se não fosse os 2 problemas acima, não consegui renovar o meu seguro da Itaú/Porto por causa do maldito som, imagina se eles aceitariam um carro turbinado, e é claro se aceitassem ia ser caro pra cacete.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 20 Jan 2014 18:25 
Offline

Registrado em: 15 Jan 2014 21:53
Mensagens: 66
Localização: Osasco - SP
kaoskilo , muito obrigado! Mesmo!

Você respondeu direitinho,do jeito que eu precisava!
Imaginei que fosse acabar "pagando outro carro" pra ter um HB turbinado... E esse negócio de ficar sem seguro pra um carro como esse,é suicídio.
Vou manter as ideias de personalização por fora,e o motor,eu vejo lá na frente. Acho que vou seguir o conselho de ter um brinquedo pro fim de semana e um carro pro dia-a-dia.
Muito obrigado! :D

_________________
HB20x 1.6 Premium 13/14 - Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 21 Jan 2014 22:52 
Offline

Registrado em: 31 Dez 2012 19:50
Mensagens: 76
filtro escape e chip,ja da pra se divertir.

_________________
Hb20 1.6 VERMELHO(campinas-sp)
HB20 VS CIVIC SI(ATÉ 220) http://www.youtube.com/watch?v=s43TAsTc8Vo
http://www.youtube.com/watch?v=YvSCnIulYYU(varios,melhores em hd)
http://www.youtube.com/watch?v=cR_TmFGQ53c
http://www.youtube.com/watch?v=_7itycdDMQMhb20 civic hatch


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 22 Jan 2014 07:24 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Dez 2013 09:40
Mensagens: 54
Localização: Ribeirão Preto
Rodrigo de Souza escreveu:
kaoskilo , muito obrigado! Mesmo!

Você respondeu direitinho,do jeito que eu precisava!
Imaginei que fosse acabar "pagando outro carro" pra ter um HB turbinado... E esse negócio de ficar sem seguro pra um carro como esse,é suicídio.
Vou manter as ideias de personalização por fora,e o motor,eu vejo lá na frente. Acho que vou seguir o conselho de ter um brinquedo pro fim de semana e um carro pro dia-a-dia.
Muito obrigado! :D



Estamos aí pra isso, fórum serve para discussão de opiniões e pontos de vista (respeitando o coleguinha obviamente... rsrs) se vc quer um carro turbo mesmo

http://carros.mercadolivre.com.br/turbo_OrderId_PRICE

dá uma olhadinha aqui e veja se tem algo que te interessa, nunca se sabe de onde virá um project car. Aí é só ficar esperto aos detalhes pra não virar um pesadelo completo.

Fui ver um Gol GTI 1990 aqui perto de onde eu trabalho, R$8900 a pedida, pelas fotos parecia que tinha apenas a pintura queimada e um pequeno rasgo no banco. Chegando lá o carro tinha sido mal repintado, o banco estava mal encaixado no trilho e não travava na minha posição de dirigir, ou muito perto ou muito longe, barril da chave no porta-malas arrombado, cabeamento de som para o porta-malas porcamente passado, coluna do passageiro com o acabamento solto e o maldito do cabeamento (cabo blindado roxo), para-choque preso com parafusos e arruela no lugar, amortecedores vazando... enfim, a primeira coisa que eu perguntei para o vendedor antes de examinar o carro foi se eu poderia dirigir (nunca dirigi um gol quadrado) mas depois de ver tudo isso, fiquei com medo de abrir o capô e ver coisa pior que desisti do test drive também. Resumo da ópera, o vendedor chegou falando que estava vendendo "barato" porque estava no estado e tinham GTI iguais por 12000 a venda, só que para deixar "legal" (não falei impecável), eu iria gastar pelo menos 10.000. Se estivesse em estado um pouco melhor eu faria uma oferta, mas não pagaria nem metade do valor pedido.

_________________
Palio Attractive 1.4 8v 10/11 prata bari(11,3kg/cv) - 86 potros de fúria ( )on (X)off
Punto Sporting Skydome 1.8 8v 07/08 preto vesúvio(10,2kg/cv) - Trovão ( )on (X)off
HB20S 1.6 16v Confort Style 13/14 azul ocean(8,2kg/cv) - (X)on ( )off


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 22 Jan 2014 17:36 
Offline

Registrado em: 15 Jan 2014 21:53
Mensagens: 66
Localização: Osasco - SP
Esse negócio de turbo é realmente delicado,ainda mais pra se comprar carro usado,tem que ter o tino pra coisa...

kaoskilo ,me aproveitando do seu vasto conhecimento, tenho a intenção inicial de colocar pingos ou então Angel Eye nos faróis do meu HB. Você sabe se dá pra fazer sozinho,ou se a mão de obra é muito cara,pra isso? Acho que é "só" retirar o farol e instalar os leds. Acho...

E pra quem tiver interesse,encontrei também esse site,que tem vários itens de tuning: http://www.tuningparts.com.br
Pra HB20 tem uma porrada de coisa,desde adesivo personalizado á aerofólios e antenas tipo tubarão!

_________________
HB20x 1.6 Premium 13/14 - Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 23 Jan 2014 09:57 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Dez 2013 09:40
Mensagens: 54
Localização: Ribeirão Preto
Rodrigo de Souza escreveu:
Esse negócio de turbo é realmente delicado,ainda mais pra se comprar carro usado,tem que ter o tino pra coisa...

kaoskilo ,me aproveitando do seu vasto conhecimento (rsrs... até parece :lol:), tenho a intenção inicial de colocar pingos ou então Angel Eye nos faróis do meu HB. Você sabe se dá pra fazer sozinho,ou se a mão de obra é muito cara,pra isso? Acho que é "só" retirar o farol e instalar os leds. Acho...

E pra quem tiver interesse,encontrei também esse site,que tem vários itens de tuning: http://www.tuningparts.com.br
Pra HB20 tem uma porrada de coisa,desde adesivo personalizado á aerofólios e antenas tipo tubarão!


Tem uma galera que instalou angel eyes
viewtopic.php?f=32&t=2523

Quanto aos LED's, é relativamente fácil, é tirar o velho, colocar o novo e montar no lugar. Eu tinha trocado os "pingo d'água" do meu palio, mas precisei da ajuda de um amigo meu pq o acesso era muito ruim.

_________________
Palio Attractive 1.4 8v 10/11 prata bari(11,3kg/cv) - 86 potros de fúria ( )on (X)off
Punto Sporting Skydome 1.8 8v 07/08 preto vesúvio(10,2kg/cv) - Trovão ( )on (X)off
HB20S 1.6 16v Confort Style 13/14 azul ocean(8,2kg/cv) - (X)on ( )off


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Preparação/turbo em um HB20x
MensagemEnviado: 16 Fev 2014 21:02 
Offline

Registrado em: 26 Dez 2013 22:15
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro
kaoskilo escreveu:
[...]


O que você achou da sua troca Punto Sporting Skydome 1.8 8v 07/08 pela HB20 ??

_________________
HB 20 Comfort Plus 1.6 - Branco Polar - 13/14

Up's
[v] Manopla Premium
[v] Modulo Vidros
[x] Envelopamento Black Piano Teto
[x] Rodas 17
[x] Central Multimídia Android
[x] Pisca no Retrovisor
[x] Retrovisor elétrico
[v] Xenon Digital H4-3 6k


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB