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 Título: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 12 Mar 2014 19:29 
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Beleza, galera!
Fiz a 1ª revisão, (por tempo, 1 ano), do meu HB20 1.0 e, lá na css, por curiosidade perguntei ao consultor técnico se este motor dá retífica e me informou que não dá retífica por ser de alumínio e sem camisas.
Caso ocorra problemas, que necessite de uma retífica, é impossível de faze-la, tem que comprar o motor parcial e substituir o fundido.
É mole ou quer mais!

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Sebastião Ribeiro
HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 - Cinza - 2017


Editado pela última vez por Sebarib em 12 Mar 2014 19:34, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 12 Mar 2014 19:31 
Sebarib escreveu:
Beleza, galera!
Fiz a 1ª revisão, (por tempo 1 ano), do meu HB20 1.0 e o atendente da css me informou que este motor não dá retífica por ser de alumínio e sem camisas.
Caso ocorra problemas, que necessite de uma retífica, é impossível de faze-la, tem que comprar o motor parcial e substituir o fundido.
É mole ou quer mais!


acho que esse atendente falou bobagem...

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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 12 Mar 2014 19:35 
o bloco é de alumínio, mas as camisas nao acredito, alumínio não aguentaria esse atrito...

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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 13 Mar 2014 10:25 
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Registrado em: 12 Mar 2014 20:02
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Não sei se é possivel ou impossivel fazer reitifica no motor do HB20. Pra evitar saber disso, melhor não arriscar, né?
Por isso, apesar de a montadora cravar de que o oléo pode ser trocado a cada 10 mil km ou 1 ano, pq não trocar a cada 5 mil?
Assim, seu motor ficara sempre limpinho (pois o oléo ja possui agentes de limpeza) e sempre muito bem lubrificado, evitando necessidade de retifica mesmo depois de muitos km rodados
Trocar oleo, filtro de oleo e filtro de combustivel sai por, no máximo, R$130 reais. Vai na CSS, compra um filtro de oleo e combustivel... depois vai em algum posto shell e compra 3l de oleo shell helix ultra 5w-30 100% sintético, o mesmo usado pela hyundai (no meu caso, eu compro no posto que é R$5 mais barato o litro do que na css). O frentista (ou vc mesmo) troca isso na hora, rapidinho.

"Trocar oleo e filtro de oleo a cada 5 mil beleza, mas pra que filtro de combustivel?"
Devido a qualidade dos nossos combustiveis, é sempre bom o carro andar com filtro de combutivel novinho, evitando assim o maximo de impurezas/sujeiras pra dentro do motor
Por isso, faça o seguinte: revisão dos 10, 20, 30 realize em uma CSS pra não perder a garantia. Revisao dos 15, 25, 35... faça você mesmo por apenas R$130~R$150. Mas cuidado, faça sempre essas revisões intermediarias com peças originais. Não vá colocar um tecfil no seu carro e depois ir na CSS fazer revisao, isso pode acarretar em perda de garantia

Fica a dica!


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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 19 Mar 2014 14:25 
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já vi essa discussão sobre outros motores de alumínio... bom, eu tirei de conclusão que não é o recomendado e o carro pode perder muito rendimento ao retificar... mas não é impossível de fazer

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meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 11 Abr 2014 09:35 
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Diziam o mesmo do Zetec Rocam da FORD.

Só se for inviável financeiramente!.

Abs.


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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 11 Abr 2014 09:56 
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casarin escreveu:
o bloco é de alumínio, mas as camisas nao acredito, alumínio não aguentaria esse atrito...

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Sim existem camisas em Alumínio.

BMW, Jaguar, Audi e outras usam em seus motores já algum tempo...

No Brasil ainda desconheço motores que usam, mas talvez até o nosso use!

Quem fabrica é a estas camisas é a "pequena" Magneti Marelli, li um artigo sobre o assunto a um tempo atrás, estão usando alumínio/silício (Al / Si) e fundindo por centrifugação, quase o mesmo processo feito com o Ferro Fundido centrifugado.

Estavam fazendo isto no Brasil, pq viram tendencia de mercado, por montadoras como Honda e Hyundai usarem bloco de Alumínio, e a camisas seria a "cereja do bolo" para complementar a redução de peso do motor!


Editado pela última vez por diogopp em 11 Abr 2014 10:21, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 11 Abr 2014 10:03 
diogopp escreveu:
casarin escreveu:
o bloco é de alumínio, mas as camisas nao acredito, alumínio não aguentaria esse atrito...

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Sim existem camisas em Alumínio.

BMW, Jaguar, Audi e outras usam em seus motores já algum tempo...

No Brasil ainda desconheço motores que usam, mas talvez até o nosso use!

Quem fabrica é a estas camisas é a "pequena" Magneti Marelli, li um artigo sobre o assunto a um tempo atrás, estão usando alumínio/silício (Al / Si) e fundindo por centrifugação, quase o mesmo processo feito com o aço.

Estavam fazendo isto no Brasil, pq viram tendencia de mercado, por montadoras como Honda e Hyundai usarem bloco de Alumínio, e a camisas seria a "cereja do bolo" para complementar a redução de peso do motor!


opa, valeu pela informação...

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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 28 Abr 2014 16:20 
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Se um dia o motor do meu precisar de retífica, faço UP do motor e caixa do 1.6... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ai o Red Thunder ficaria do mal :twisted: :twisted:

Brincadeiras a parte, esse tópico é interessantíssimo. O problema é uma oficina especializada e de confiança que realmente dê conta do serviço. Aqui na região norte isso seria muito difícil, seria o jeito apelar pra CSS, infelizmente.

_________________
HB20 1.0 Comfort Style 13/14 Vermelho Tropic

Garagem: Red Thunder


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 Título: Re: A impossibilidade de retífica do motor do HB20
MensagemEnviado: 12 Mai 2014 16:55 
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Um dia ainda será tendência: motores de passeio não receberão mais retífica.

É muito mais interessante para o dono do carro trocar o motor parcial. Você tem um motor 0km todo original de fábrica para rodar mais milhares de Kms.

Um motor retificado, pra ficar bom mesmo, depende muito da qualidade e seriedade da oficina responsável. Sem contar que geralmente o dono se incomoda bastante neste período com vazamentos, falhas, etc. Realmente não é interessante.

Se as fábricas fizessem um preço de troca (motor fundido na troca pelo parcial), e ficasse com um custo próximo ao da retífica, seria indiscutivelmente mais negócio.


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