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 Título: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 28 Mai 2014 00:37 
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Registrado em: 15 Mar 2014 22:57
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Pessoal,

Alguém que já tenha feito? Perdeu muito em baixa?
Atualmente tenho um 4x2x1 direto pro abafador, será válido a troca?

Abs!

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 Título: Re: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 28 Mai 2014 08:38 
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Registrado em: 26 Out 2013 12:45
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Nunca vi relato disso no fórum. Daqui a pouco aparece alguem que saiba te informar melhor.

Houve ganho de potencia tirando o catalisador?


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 Título: Re: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 28 Mai 2014 12:31 
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Registrado em: 15 Mar 2014 22:57
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Rgreis,
O que posso te dizer e que atualmente está com 148cv, mas com o conjunto todo de escape direto, CIS, velas ngk, bobina e chip, quase tudo feito na npc.

Sem o catalisador e com o coletor deixou com um som diferente, ta mais barulhento, mas do jeito que eu gosto rsrs como fiz o escape logo antes do restante não posso te dizer sobre ganho de potência, mas percebi que em baixa a resposta ficou pior.

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 Título: Re: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 23 Jul 2014 10:45 
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Registrado em: 30 Dez 2013 09:40
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Coletor 4x1 é mais recomendado para motores com 2 válvulas por cilindro pela própria característica do motor em produzir mais torque em baixa rotação.
Já o 4x2x1 é mais recomendado para motores multiválvulas (4 ou 5 por cilindro) por pertimir um melhor fluxo dos gases de escape e gerando mais potência em alta rotação.

Infelizmente potência e torque são obtidos de maneiras antagônicas

Mais estreito e longo > + torque - potência
Mais largo e curto > - torque + potência

Se você anda muito com o carro na cidade troca por um 4x1 que vai sentir a melhora no torque e retomadas no transito, mas se você anda mais na estrada, mantém o 4x2x1 que com 148cv tá bom demais para um 1.6 de quase 1000kg

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 Título: Re: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 29 Jul 2014 17:08 
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Registrado em: 15 Mar 2014 22:57
Mensagens: 16
kaoskilo escreveu:
Coletor 4x1 é mais recomendado para motores com 2 válvulas por cilindro pela própria característica do motor em produzir mais torque em baixa rotação.
Já o 4x2x1 é mais recomendado para motores multiválvulas (4 ou 5 por cilindro) por pertimir um melhor fluxo dos gases de escape e gerando mais potência em alta rotação.

Infelizmente potência e torque são obtidos de maneiras antagônicas

Mais estreito e longo > + torque - potência
Mais largo e curto > - torque + potência

Se você anda muito com o carro na cidade troca por um 4x1 que vai sentir a melhora no torque e retomadas no transito, mas se você anda mais na estrada, mantém o 4x2x1 que com 148cv tá bom demais para um 1.6 de quase 1000kg


Kaoskilo, valeu por ajudar.
Antes de ler seu post, já tinha feito a troca do coletor, coloquei o 4x1, mas senti (uma boa, comparada a 4x2x1) perda em baixa, em final melhorou, ainda estou pra levar no dyna, mas senti isso.
Como eu tinha refeito todo escape em um diâmetro maior(na época do 4x2x1), coloquei um abafador intermediário, e no final coloquei um twinloop, ficou SHOW.

Só não entendi como piorou o torque usando como base sua explicação, será devido ao diâmetro da tubulação?

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 Título: Re: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 01 Ago 2014 17:24 
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Registrado em: 16 Out 2013 12:58
Mensagens: 85
Cara porque vc nao posta fotos e videos da sua preparação?? Creio que ia ajudar muita gente aqui do forum a abrir a mente sobre preparação aspirada no HB20, visto que ainda é um assunto quase que desconhecido ainda no Brasil

Valeu !! e parabens, com 14x cv deve ter ficado um foguetinho

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 Título: Re: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 08 Ago 2014 12:49 
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Registrado em: 30 Dez 2013 09:40
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Localização: Ribeirão Preto
hiroki escreveu:
kaoskilo escreveu:
Coletor 4x1 é mais recomendado para motores com 2 válvulas por cilindro pela própria característica do motor em produzir mais torque em baixa rotação.
Já o 4x2x1 é mais recomendado para motores multiválvulas (4 ou 5 por cilindro) por pertimir um melhor fluxo dos gases de escape e gerando mais potência em alta rotação.

Infelizmente potência e torque são obtidos de maneiras antagônicas

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Se você anda muito com o carro na cidade troca por um 4x1 que vai sentir a melhora no torque e retomadas no transito, mas se você anda mais na estrada, mantém o 4x2x1 que com 148cv tá bom demais para um 1.6 de quase 1000kg


Kaoskilo, valeu por ajudar.
Antes de ler seu post, já tinha feito a troca do coletor, coloquei o 4x1, mas senti (uma boa, comparada a 4x2x1) perda em baixa, em final melhorou, ainda estou pra levar no dyna, mas senti isso.
Como eu tinha refeito todo escape em um diâmetro maior(na época do 4x2x1), coloquei um abafador intermediário, e no final coloquei um twinloop, ficou SHOW.

Só não entendi como piorou o torque usando como base sua explicação, será devido ao diâmetro da tubulação?


Também... é uma combinação de fatores. Imagine que você tem dois canudos, um de refri e um de milkshake. e coloque o mesmo volume de água nos 2 tampando a outra ponta. A coluna de água no canudo mais fino faz com que a pressão no dedo (mesmo imperseptível) seja maior, pois pela física a pressão é força sobre área (como a força é a massa de água que é a mesma e a área menor, a pressão resultante é maior)
O volume de ar que o cilindro puxa é o mesmo pois é a cilindrada do motor, mas essa "maior pressão" obtida com um duto mais estreito acaba gerando mais torque em baixas rotações (o ar é um fluido compressível). Quando a válvula de admissão fecha, forma-se uma alta pressão no coletor sobre essa válvula que na próxima vez que ela abrir, será empurrada para dentro do cilindro. Se o duto for mais largo, a pressão é menor, por isso o torque de motores multiválvulas é menor que o de duas válvulas em mesma rotação até certo ponto.
Nesse ponto a velocidade do ar passando pelo coletor é tão alta que não dá tempo de fazer o efeito do parecido com o do canudo, então um duto largo que não restrinja a passagem do ar é mais recomendado.
No escape é a mesma coisa, só que invertido. Você cria uma baixa pressão após a válvula de escape que "puxa" os gases de dentro do cilindro. Quanto mais largo, menor é a pressão que fica resultante da combustão anterior, pois eles tem mais volume para expandir.
Se você aumentar só um pouco do diâmetro, deve ter melhora nos dois (potência e torque), se começar a aumentar demais você está privilegiando o regime de altas rotações então terá um aumento maior de potência e uma redução de torque.

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 Título: Re: Coletor 4x1
MensagemEnviado: 14 Ago 2014 15:30 
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Registrado em: 14 Ago 2014 14:57
Mensagens: 14
hiroki escreveu:
Rgreis,
O que posso te dizer e que atualmente está com 148cv, mas com o conjunto todo de escape direto, CIS, velas ngk, bobina e chip, quase tudo feito na npc.

Sem o catalisador e com o coletor deixou com um som diferente, ta mais barulhento, mas do jeito que eu gosto rsrs como fiz o escape logo antes do restante não posso te dizer sobre ganho de potência, mas percebi que em baixa a resposta ficou pior.


Boa, com certeza ia abrir a cabeça de muita gente e ajuda a quem ja quer fazer o msm e tem dúvidas.


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