Bem-vindo: 28 Mar 2024 20:31

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 08 Mai 2019 15:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas, aproveitando o assunto desse tópico somente para repetir que definitivamente NAO VALE A PENA abastecer com nenhuma das gasolinas nacionais quando se tem a oportunidade de abastecer com o nosso nobre e sempre desprezado etanol.

E para justificar isso, tenho já há 6 anos, o meu atual jetta TSI , foi comprado zero KM e mantido e conservado até melhor do que a propria VW recomenda.

Mas é em vão, tanto eu como vários colegas donos de outros jettas TSI semelhantes ao meu sofrem por causa da péssima e medíocre qualidade das nossas gasolinas.

E como o motor desses jettas TSI é apenas a gasolina, não temos como abastece-los com etanol e assim, o motor deles sofre com problemas nos sensores diretamente em contato com as nossas gasolinas.

E com uma certa frequência, acende no painel dele aquela luz amarela de pane na injeção pq no caso dos jettas TSI , acredito que esse motor dele com certeza que foi concebido para funcionar com gasolinas decentes dos países de 1º mundo e não com esses nossos lixos de gasolinas que é uma excessão no cenário mundial.

Após acender essa luz amarela da injeção, ao ser usado o scanner das oficinas das CCS VW para ser verificada qual a provável causa, ela é sempre a mesma :

"Combustível fora das especificações", ou seja, entendam como quiserem , pode ser gasolina adulterada, ou de péssima qualidade e por aí vai a bagunça toda.

Sim, pode ser tb que uma boa parte dessa culpa seja da própria engenharia da VW por provavelmente não ter adequado devidamente a calibração do sistema de injeção desses motores para lidar e digerir especificamente essas nossas medíocres gasolinas.

E um paliativo encontrado pelas oficinas das CCS VW para sanar esses problemas é o de retirar os sensores do motor em contato com a gasolina quando acende a luz amarela de pane da injeção e limpa-los daquela borra de carvão acumulada e deixada pelas gasolinas e utilizam nessa limpeza alcool isopropílico ou um spray limpa-contatos elétricos e após remonta-los novamente, apaga-se como que por um passe de mágica aquela luz amarela da injeção acesa no painel.

Mas o pior é que algumas vezes, nem mesmo com essa limpeza se consegue resolver o problema pq essas borras acabam por inutilizar esses sensores e depois, somente com a troca deles para resolver essas falhas.

E só dando como um simples exemplo, deixo aqui o do nosso atual HB20 1.6 que tb foi comprado zero KM e 6 meses antes da compra desse jetta, recebendo tb o mesmo cuidado com sua manutenção preventiva, mas devido ao fato dele somente ser abastecido desde zero KM com a mistura mágica dos 80% de etanol e somente 20% de gasolina, JAMAIS, NUNCA acendeu nenhuma luz amarela da injeção no painel dele ...

Considerem tb que o sistema de injeção direta do jetta é bem mais moderno e atualizado do que esse antigo sistema de injeção multiponto do HB20 e eis aqui mais uma óbvia razão de que jamais poderia estar ocorrendo essas falhas de funcionamento no motor do nosso jetta.

Já o Peugeot 2008 1.6 turbo THP flex do meu irmão, que tb foi comprado zero KM em 2015 e sempre foi muito bem cuidado , tem o mesmo sistema de injeção direta do jetta mas somente é abastecido com etanol desde zero KM assim como o nosso HB20, afirmo aqui que NUNCA acendeu uma luz amarela no painel dele, então pergunto se seria essa apenas uma mera coincidência ou é de fato uma culpa real dessas nossas sofríveis gasolinas???

Na realidade, isso que é vendido nos postos para mim nem pode ser chamada de gasolina, mas de um excremento detestável do refino do petroleo vendido aqui como sendo gasolina ... um verdadeiro LIXO e com um preço sempre IRREAL!!!

Por isso, entendo que aqui no Brasil , a dona Petrobrás e a ANP faz dos brasileiros perfeitos otários e assim, curiosamente, não se vê anuncios favoráveis ao consumo do nosso desprezado etanol mas sim apenas dessas gasolinas medíocres fornecidas pela Petrobrás e as suas demais concorrentes ... infelizmente!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 08 Mai 2019 15:48 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
Realmente, Ianisgreek. E olha que vocês aí do sudeste tem sorte de ter etanol relativamente barato. Aqui na minha região está chegando na casa dos 3,68. Mesmo assim faz cerca de 1 ano e meio, após ter que trocar bobinas de injeção e fazer uma limpeza completa do sistema de injeção, só abasteço com etanol. Nunca mais deu problema, na verdade só tem dado alegrias graças aos 5cv extras e ao baixo consumo que tenho obtido com 100% etanol.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 08 Mai 2019 16:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Valeu pelo seu feedback Samuel e de fato, no sudeste o etanol sempre mostra ter um preço mais favorável do que o das gasolinas, felizmente !

Aqui na minha cidade o etanol está numa média de 2,99 o litro contra os absurdos 4,75 da gasolina comum.

Enfim, entendo que abastecer com gasolina aqui no Brasil significa "IDIOTICE, ESTUPIDEZ, PURA ENGANAÇÃO " !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 09 Mai 2019 16:55 
Offline

Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
Mensagens: 26
Aqui em Fortaleza o litro do Etanol custa absurdos R$ 3,99 contra R$ 4,75 da gasolina comum.
Mesmo assim, sigo suas recomendações com a fórmula mágica e não tenha nada a reclamar. O carro responde muito bem e tem um consumo bom.
E olha que meu HB20 é 1.0. :lol:


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 09 Mai 2019 17:10 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Jun 2015 08:37
Mensagens: 158
Eduardo_Ferreira escreveu:
Aqui em Fortaleza o litro do Etanol custa absurdos R$ 3,99 contra R$ 4,75 da gasolina comum.
Mesmo assim, sigo suas recomendações com a fórmula mágica e não tenha nada a reclamar. O carro responde muito bem e tem um consumo bom.
E olha que meu HB20 é 1.0. :lol:
E digo mais: acredito que o desempenho do 1.0 com etanol é melhor que o divulgado pela fábrica. O zero a cem oficial é de 14,9s mas pelo desempenho que sinto me parece ser menor, algo na casa de 13 e alguma coisa. Isso também vale pras retomadas, de 3a marcha então fica uma delícia ir de 60 a 100. Qualquer dia, quando eu estiver em uma pista adequada e segura gravarei uma medição pra compartilhar com os amigos.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

_________________
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 09 Mai 2019 18:15 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Eduardo e Samuel, vcs estão confirmando uma lógica técnica sobre o funcionamento dos motores flex da linha HB20, pq como eles tem uma elevada taxa de compressão acima de 12 : 1 e isso significa na prática que esses motores somente terão e vão apresentam o seu pleno rendimento, se eles forem alimentados com um combustível de elevada octanagem, fato esse que apenas o etanol e suas 113 octanas tem e NUNCA, JAMAIS com essas nossas pobres , fracas e caras gasolinas de apenas 87 octanas, por isso citei que a razão técnica é essa mesmo !

Obs : E se esses motores flex de elevada taxa de compressão de qq marca que seja forem alimentados com combustíveis de baixa octanagem como seria o caso dessas nossas gasolinas, eles vão funcionar com avanços de ignição muito atrasados, ou seja , com pouco ponto de ignição para assim evitarem as detonações, mas como resultado real disso, tb vão mostrar um fraco rendimento e ainda sujeitos a apresentarem falhas de funcionamento.

E se for o caso de um motor turbo flex, pior ainda pq eles tem uma elevadíssima taxa de compressão quando a turbina está soprando no seu pleno funcionamento e com isso, EXIGEM o uso de um combustível da mais elevada octanagem e nesse caso, apenas o etanol vai satisfazer essa exigência para assim esse tipo de motor apresentar o seu melhor rendimento.

Obs : Motores com elevadas taxas de compressão já são uma caracteristica técnica antiga e importante pq ela sempre vai possibilitar que o rendimento térmico de qq motor seja o maior possível, o que significa um motor que apresenta tanto um maior desempenho e tb um menor consumo médio de combustível.

Mas a única exigência vital para haver e combinar com essa carateristica em qq motor seja ele flex ou monocombustível é utilizar SOMENTE combustíveis de elevada octanagem, exatamente para assim se evitar as nocivas e perigosas detonações que dependendo da sua severidade, podem até destruir um motor em poucos segundos.

É isso aí colegas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 28 Mai 2019 13:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E novamente estou sendo vítima pela 2ª vez de gasolina adulterada no meu jetta TSI.

Da primeira vez, há 3 anos atrás, felizmente que esse jetta ainda estava dentro dos 3 anos de garantia da VW e ele teve um injetor travado aberto no cilindro numero 2, o que causava afogamento desse cilindro e muita carbonização da respectiva vela de ignição e como consequencia direta disso, nas partidas a frio, o motor nunca ligava na 1ª tentativa e sim depois de umas duas ou tres tentativas o que jamais pode ser considerado normal em veículo nenhum com injeção eletronica.

Já depois que o motor aquecia, esse defeito aparentemente "desaparecia" devido as altas temperaturas do motor que assim evaporavam esse excesso de gasolina e por isso, as partidas a quente eram sempre instantaneas.

E desde o final da semana passada, do nada esse jetta inesperadamente voltou a mostrar essa mesma dificuldade de ligar durante as partidas a frio ...

Mas foi só eu desmontar todas as velas de ignição do motor dele como já havia feito o mecânico da CCS VW quando da 1ª ocorrência e constatei que dessa vez, foi o injetor do 3º cilindro que estava pifado, gotejando e enxarcando esse cilindro com excessos de gasolina e por isso, a respectiva vela de ignição desse cilindro estava bem carbonizada devido aos excessos de gasolina.

Moral da história é que foram 850,00 pela compra de um injetor original novo mais a mão de obra que ainda não sei quanto que será cobrado de mim por esse serviço de substituição desse injetor pifado, pq da vez anterior que ocorreu isso já ha 3 anos atrás, a despesa toda foi coberta pela garantia de fábrica.

Quando rodo dentro da cidade, abasteço esse jetta com a gasolina Shell V Power Nitro ou a gasolina DT Clean da Ipiranga e apenas em postos da minha confiança.

Mas e quando faço minhas viagens corriqueiras a trabalho e que sou obrigado a abastecer em postos estranhos , jamais posso saber da qualidade e confiabilidade dessas gasolinas abastecidas ...

E por causa disso , até já jurei que NUNCA MAIS compro outro veículo com motor somente a gasolina, pode ser o importado de ouro top das galáxias que não vai me servir mais, pq se esse jetta TSI fosse flex, eu poderia abastece-lo com o nobre etanol assim como sempre faço com o nosso HB20 desde que ele era ainda zero KM e jamais houve a minima falha sequer do motor dele em quase 7 anos de uso contínuo.

Ou a dona Petrobrás ou a Ipiranga acham que vou gastar meu suado $$$ abastecendo com as suas raras e caríssimas gasolinas premium Podium ou Octapro produzidas por essas companhias só para satisfazer aos desleixos da engenharia desses fabricantes de veículos importados que não adequam como deveriam os sistemas de injeção dos seus veículos a gasolina para tolerarem e digerirem esses nossos gasolixos, essas gasurinas medíocres oferecidas a nós e que ainda dizem que são fiscalizadas pela ANP mas que na realidade, esse orgão não serve é para nada , infelizmente !!!

Obs : E essas ocorrências de injetores travados em motores a gasolina com injeção direta já são conhecidos por mecânicos e profissionais do nosso mercado já há algum tempo e a causa para essas falhas é sempre a mesma ou seja, devido a péssima e duvidosa qualidade das gasolinas nacionais.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 29 Mai 2019 21:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Deixando um feedback sobre os 2 injetores travados no motor do nosso jetta TSI, hoje pela manhã, levei esse veículo na CCS VW que sempre me atende, onde foram trocados esses 2 injetores pifados por unidades novas, tudo foi devidamente remontado novamente e o motor voltou a funcionar suave e perfeito como sempre deve ser.

E no retorno da CCS VW de volta para casa, já deu para perceber que nesse mesmo tipo de trajeto urbano que antes com esses 2 injetores pifados a média de consumo ficava em péssimos 7 a 7,2 kms/l mas ao entrar de volta na garagem de casa, vi surpreso no comp. de bordo desse jetta, a sua média de consumo desse percurso retornar para os ótimos e corriqueiros 9,1 kms/l , normais quando o motor está funcionando saudável e totalmente em ordem !

Agora é torcer para todos os injetores do motor aguentarem por mais algum tempo funcionando perfeitos e tentar ao máximo possível, abastecer com as gasolinas mais confiáveis que eu encontrar nas minhas viagens, se é que podemos chamar assim as gasolinas melhorzinhas que encontrarmos pela frente ...

Obs : E só de curiosidade, fiquei com os 2 injetores travados propositalmente para envia-los depois em alguma boa empresa de manutenção e limpeza de injetores e assim, esperar pelo diagnóstico técnico deles com as prováveis causas para ocorrerem essas falhas neles.

Valeu colegas, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 01 Ago 2023 15:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando a esse tópico para mais alguns esclarecimentos técnicos :

Em princípio , a resposta seria sim ao título desse tópico mas somente para os veículos mais antigos somente a gasolina além dos modelos importados obrigatoriamente !

Mas até as gasolinas aditivadas nacionais tem as suas devidas excessões e para abastecer nosso atual Jetta TSI eu opto sempre pela ordem de importancia e confiança nas gasolinas aditivadas da Shell, em seguida Ipiranga e não recomendo além dessas, todas as demais ditas gasolinas aditivadas das outras marcas encontradas aqui no nosso mercado !

Além disso, vou citar aqui tbm e esclarecer o que talvez seja o principal motivo para essa cada vez mais péssima qualidade das nossas gasolinas nacionais e vamos abrir aqui uma excessão pelo menos quanto as gasolinas premium Podium e Octapro .

O real motivo , que seria por uma pura conveniência das refinarias , do Ministério das Minas e Energia e tbm da ANP é exatamente o teor de etanol anidro adicionado por força da lei nas gasolinas nacionais !

Então saibam que quanto maior for esse percentual de etanol anidro adicionado , a realidade é que a qualidade das nossas gasolinas só tende a piorar infelizmente e não tem como ser diferente disso por um simples motivo :

A dona ANP , ao estipular o limite oficial da octanagem dessas gasolinas nacionais nas atuais 93 octanas RON , obriga a toda a produção da gasolina nacional quando ainda pura, a chamada gasolina A , a ser fabricada com compostos de hidrocarbonetos da mais baixa octanagem .

E esses compostos assim chamados são sempre de péssima qualidade além de mais baratos , o que resulta em uma gasolina de menor custo porém bem mais oleosa e de difícil combustão, ocasionando essa horrível carbonização interna bem anormal em todos os motores que são abastecidos com elas.

E esse fato ocorre pq quanto maior for a adição de etanol anidro, obvio que a octanagem final resultante dessa mistura só tende a aumentar devido ao etanol , então é exatamente por isso que essas nossas gasolinas puras produzidas e importadas para o nosso mercado interno são cada vez mais de baixíssima octanagem e qualidade, para que com essa adição oficial dos 27% de etanol anidro, a soma resultante seja dessas oficiais e insuficientes 93 octanas RON.

A solução óbvia e mais sensata aqui nesse fato seria simplesmente se a dona ANP junto dos demais orgãos federais competentes , de reverem esse atual e oficial limite dessas ridículas e pobres 93 octanas RON aumentando para mais sensatas e convenientes 97 a 98 octanas RON e com essa situação, com toda certeza que as nossas gasolinas ficariam assim com uma melhor qualidade , pq as gasolinas puras A seriam então melhor elaboradas nas refinarias , utilizando hidrocarbonetos de maior octanagem e mais qualidade resultando com isso em uma combustão mais completa , com uma menor emissão de poluentes e ainda, fariam todos os motores apresentarem um maior rendimento geral.

Obs : E se o governo federal resolver aumentar ainda mais e num futuro próximo , esse atual limite dos atuais 27% de etanol anidro adicionado nas nossas gasolinas, a qualidade delas só vai piorando ainda mais justamente por causa desse ridículo limite atual dessas 93 octanas RON limitadas pela dona ANP !

E só lembrando aqui como mais um importante dado técnico que a octanagem do etanol é de no mínimo 117 octanas RON pq existem informações na net de fontes citando de até 121 octanas RON para a octanagem do etanol etílico !

Então uma conta a grosso modo da octanagem atual das nossas gasolinas comuns/aditivadas seria a soma de 32 octanas referente aos 27% de etanol anidro que se subtraídos dessas 93 octanas oficiais , resultam em apenas 83 octanas RON para 100% das gasolinas A , aquelas 100% puras e ainda sem a adição do etanol anidro nelas .

Onde temos que a soma de 73% de 83 octanas da gasolina pura A equivalem as 61 octanas e que somadas com as 32 octanas dos 27% de 117 octanas do etanol resultam exatamente nessas ridículas 93 octanas atuais dessas nossas ditas gasolinas !

Aí está portanto a composição vergonhosa e medíocre porém real da octanagem oficial dessas nossas atuais gasolinas comuns/aditivadas e não tem como ser diferente disso , infelizmente !

Acredito que com essa simples explanação, agora já é possível justificar e entender o porque que todas as demais gasolinas gringas produzidas nos países de primeiro mundo apresentam uma melhor qualidade com apenas 10% a no máximo 15% de etanol adicionado nelas e ainda apresentam uma octanagem final maior do que essas tais e pobres 93 octanas das nossas gasolinas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Devo usar gasolina aditivada?
MensagemEnviado: 19 Nov 2023 17:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E respondendo com o máximo de bom senso a pergunta desse tópico seria somente se for o caso de ser proprietário de algum veículo nacional ou importado equipado originalmente com um motor apenas a gasolina.

Caso contrário, se for o caso de se abastecer qq tipo de veículo flex, esqueça essas gasolinas aditivadas , comuns ou as premium e outras quaisquer .

Porque nesse caso e com toda a certeza desse mundo que em se tratando de gasolinas nacionais, elas são sempre facilmente superadas com amplas vantagens pelo nosso etanol de um milhão de vezes a zero !

Afinal , já é um fato exaustivamente comprovado de que qq motor flex vai sempre apresentar um melhor rendimento geral com etanol do que se comparado com quaisquer das gasolinas e aqui nem cabe mesmo qq tipo de discussão técnica !

E vamos deixar aqui mais um vez, relatadas algumas dessas principais vantagens do etanol quando comparado com qq das nossas gasolinas :

O etanol polui muito menos, pq emite bem menos gases tóxicos no ar atmosférico que respiramos !

O etanol sempre é produzido de fontes renováveis, ou seja, ele é destilado de plantas que podem ser replantadas e não de fontes fosseis e esgotáveis como é o caso do petróleo !

O etanol apresenta uma octanagem bem superior a qq tipo de gasolina comercialmente encontrada em qq parte desse mundo, o que faz ele produzir sempre um maior rendimento geral em qq motor a combustão interna , comprovadamente !

E esse fato aqui dessa octanagem superior do etanol se mostra ainda mais eficaz e verdadeiro conforme seja o caso de um motor que tenha uma taxa de compressão mais elevada como é caso dos motores flex e melhor ainda, se for o caso de qq motor turbo flex pq nessas casos , as vantagens do etanol se tornam ainda maiores e mais evidentes quando comparadas com qq das gasolinas.

E devido ao fato do etanol apresentar essa menor emissão de gases tóxicos, ele mostra ter uma combustão muito mais limpa e completa do que ocorre com as gasolinas, produzindo com isso praticamente nenhuma carbonização se comparado com a combustão de qq tipo de gasolina .

Outra vantagem técnica do etanol é o fato dele apresentar a capacidade de retirar muito mais calor de todas as superfícies internas de qq motor por onde ele tem contato se comparado com qq tipo de gasolina , o que tbm colabora para aumentar sempre e um pouco mais, o rendimento geral de qq motor a combustão interna quando alimentado com etanol !

E finalmente, tbm já é um fato plenamente comprovado que o custo final do etanol quando comparado com qq das gasolinas será sempre menor, para compensar o fato dele ser consumido em uns 30% a mais em volume do que as gasolinas.

Acredito assim, que mesmo se houver qq desvantagem real do etanol em comparação com as gasolinas, elas ainda assim são facilmente superadas por todas essas vantagens que o etanol apresenta de fato nesse comparativo com as gasolinas !!!

Então prezados defensores das gasolinas e demais mecânicos de plantão que são contra o etanol , saibam que lá nos EUA, terra dos pais da boa mecânica automotiva por tradição , todos os experts e os demais renomados preparadores de motores de alta performance fazem até uma bela e engraçada piada de que as gasolinas prestam somente para lavar peças enquanto que o etanol é o combustível ideal para todas as competições automotivas , no que eu concordo plenamente com eles , com toda a certeza desse mundo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB