luizfpsouza escreveu:
Amigo, o seu ponto de vista é bem radical... de farto, existem alterações, como por exemplo cortar ou esquentar molas, que realmente sao feitas de qlqr forma e prejudicam o trabalho da engenharia... mas no quesito mecanico, os projetos não sao feitos com o intuito de extrair o máximo de performance, no caso dos motores. a simples reconstrução simples, dos sistemas de admissão e escapamento ja aumentam o rendimento de potencia dos carros... isso não significa que o trabalho dos engenheiros foi mal feito ou jogado no lixo... significa que o trabalho foi bem feito (ou não, oras... existem casos de belas falhas da engenharia) para as ruas, mas o usuário quer algo mais forte. Veja o caso das BMW 320 e 328. são exatamente os mesmos carros. mesmo bloco, mesmo motor, mesma mecânica, porém, com programações eletronicas diferentes, que garantem à 328 mais de 50cv de potencia em relação à 320. O MESMO CARRO. O MESMO MOTOR. A MESMA MECANICA. Isso pode ser feito em qualquer carro por meio dos "chips", mas nao significa que o trabalho dos engenheiros foi mal feito ou jogado pro lixo.
Sim, dei um exemplo bem "radical" (alteração na suspensão) mas é sem dúvida o mais executado por leigos, não?
Sim, existem erros de engenharia em um carro, existe erros de engenharia em prédio, sempre vai existir erros em qq projeto, mas com o investimento gigantesco que uma montadora faz em um projeto a chance de erro diminui muito.
Nas décadas de 70/80 realmente os carros tinham muito "espaço" para upgrades e trabalhos, pq as montadoras estavam crescendo, desenvolvendo ferramentas e tecnologias para seus projetos e produtos, hoje em dia as ferramentas a disposição da equipe de engenharia e as "massas cinzentas" envolvidas nos projetos superar em muito qualquer oficina ou entusiasta de motores, o espaço para upgrades se torna cada vez menor, pq se estrai muito dos motores, estão aí os quase 150cv extraídos de motores de 3 cilindros com menos de 1000 cc.
Quando deu o exemplo da BMW, isto não é exclusividade deles, e nem dos motores, vários carros dividem o mesmo projeto, ou como as montadoras chamam, plataforma.
Mas não pense que são o mesmo carro pq dividem a mesma plataforma e motor, cada um tem características estudas para dar identidade ao carro.
Para finalizar, potência não é tudo em um projeto de "carro de carro", não esqueça as "n" premissas e restrições de projeto e dentre elas algumas bem restritivas, como emissão de poluentes, emissão de ruído, consumo de combustível, durabilidade e preço final do carro, então é obvio que se pode melhorar a potência de um carro com algumas alterações, sem dúvida isto é possível, mas pode ter certeza que uma das 5 premissas/restrições que levantei serão afetadas e daí é vc por sua conta e risco e não a montadora aventurando.