Bem-vindo: 19 Abr 2024 16:54

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem solução?
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 13:11 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2013 12:35
Mensagens: 241
Ola colegas do HB20Clube, outro dia me veio a ideia de que seria possivel adaptar a Direção Eletrica de um Kia Picanto em um HB20 tendo em vista que a motorização é a mesma nos dois carros.... alguem que manja de mecanica saberia responder essa questão???


se realmente for possivel o carro ficara com direção ainda mais leve e acredito que o motor ganhara um pouquinho mais de potencia.

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 Vermelho "Last Interceptor" kkkkkk

Minha humilde garagem http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=9898&p=110478#p110478


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 14:47 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
Mensagens: 646
Localização: Campinas / SP
Não sou mecânico nem expert no assunto, mas acredito que uma coisa não tem a ver com a outra (direção mais leve com potência do motor).


Enviado usando Tapatalk 2

_________________
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 14:55 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2013 12:35
Mensagens: 241
MAMK escreveu:
Não sou mecânico nem expert no assunto, mas acredito que uma coisa não tem a ver com a outra (direção mais leve com potência do motor).


Enviado usando Tapatalk 2



Não sou mecânico nem expert no assunto, mais a partir do momento em que a bomba hidraulica utiliza uma correia e uma polia girada pelo motor haverá perda de potencia, mesmo que algo quase imperceptível ....provavelmente os cavalinhos a mais que tem o UP e Novo Ford KA seja devido a utilização de Direção Eletrica.... vejam fotos do motor do New Picanto e do HB20 1.0 a unica diferença é que o HB20 tem reservatório do fluido hidráulico

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 Vermelho "Last Interceptor" kkkkkk

Minha humilde garagem http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=9898&p=110478#p110478


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 16:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Caso fosse possível trocar a direção, não sei se é, o proprietário poderia desistir de acionar a garantia depois. Talvez só não perderia a garantia do casco. Motor esquece.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 16:36 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
MadMax escreveu:
MAMK escreveu:
Não sou mecânico nem expert no assunto, mas acredito que uma coisa não tem a ver com a outra (direção mais leve com potência do motor).


Enviado usando Tapatalk 2



Não sou mecânico nem expert no assunto, mais a partir do momento em que a bomba hidraulica utiliza uma correia e uma polia girada pelo motor haverá perda de potencia, mesmo que algo quase imperceptível ....provavelmente os cavalinhos a mais que tem o UP e Novo Ford KA seja devido a utilização de Direção Eletrica.... vejam fotos do motor do New Picanto e do HB20 1.0 a unica diferença é que o HB20 tem reservatório do fluido hidráulico


Correta a afirmação, a bomba hidraulica "rouba" um pouco de potencia do motor, mas chega a no máximo 2cv.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 16:51 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
MadMax escreveu:
Ola colegas do HB20Clube, outro dia me veio a ideia de que seria possivel adaptar a Direção Eletrica de um Kia Picanto em um HB20 tendo em vista que a motorização é a mesma nos dois carros.... alguem que manja de mecanica saberia responder essa questão???


se realmente for possivel o carro ficara com direção ainda mais leve e acredito que o motor ganhara um pouquinho mais de potencia.


Qual o proposito de tirar a perfeita direção direção hibraulica do HB20? Digo que é uma ds melhores direções hidraulicas que conheço.

E te faço outra pergunta, vc confia em direção elétrica?

Confia em não sentir o solo? Já andou em um carro com direção elétrica?

Eu particularmente não gosto da sensação de não sentir o carro, a falta de conexão com o piso tira a segurança (Não sentir o piso molhado, sentir barro, sentir derrapar, etc) e o prazer de dirigir ao meu ver tb acaba.

Outra questão que pode ser preconceito meu, mas minha formação mecânica (Eng. Mecânica) e minha experiencia profissional me faz desconfiar de sistemas elétricos/eletrônica.
Sistemas mecânicos são muito confiáveis, além de serem uma tecnologia bem dominada, e normalementenão falham de uma hora pra outra, apresentam sinais de desgaste ou falha antes de quebrar, já eletrônicos vc podem te deixar na mão do nada.

Não esqueça que a direção elétrica falham vc fica sem direção, sem usar o carro, na hidraulica da para rodar até arrumar.

Depois de tudo isto, uffaaaaa, só para te dizer, os sistemas são bem diferentes, uma adaptação quase impossível, tanto do ponte de vista mecânico (não deve haver suportes, nem espaço, interferencias entre peças) quanto do ponto de vista eletrônico (software, controle, elétrica).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 17:06 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2013 12:35
Mensagens: 241
diogopp escreveu:
MadMax escreveu:
Ola colegas do HB20Clube, outro dia me veio a ideia de que seria possivel adaptar a Direção Eletrica de um Kia Picanto em um HB20 tendo em vista que a motorização é a mesma nos dois carros.... alguem que manja de mecanica saberia responder essa questão???


se realmente for possivel o carro ficara com direção ainda mais leve e acredito que o motor ganhara um pouquinho mais de potencia.


Qual o proposito de tirar a perfeita direção direção hibraulica do HB20? Digo que é uma ds melhores direções hidraulicas que conheço.

E te faço outra pergunta, vc confia em direção elétrica?

Confia em não sentir o solo? Já andou em um carro com direção elétrica?

Eu particularmente não gosto da sensação de não sentir o carro, a falta de conexão com o piso tira a segurança (Não sentir o piso molhado, sentir barro, sentir derrapar, etc) e o prazer de dirigir ao meu ver tb acaba.

Outra questão que pode ser preconceito meu, mas minha formação mecânica (Eng. Mecânica) e minha experiencia profissional me faz desconfiar de sistemas elétricos/eletrônica.
Sistemas mecânicos são muito confiáveis, além de serem uma tecnologia bem dominada, e normalementenão falham de uma hora pra outra, apresentam sinais de desgaste ou falha antes de quebrar, já eletrônicos vc podem te deixar na mão do nada.

Não esqueça que a direção elétrica falham vc fica sem direção, sem usar o carro, na hidraulica da para rodar até arrumar.

Depois de tudo isto, uffaaaaa, só para te dizer, os sistemas são bem diferentes, uma adaptação quase impossível, tanto do ponte de vista mecânico (não deve haver suportes, nem espaço, interferencias entre peças) quanto do ponto de vista eletrônico (software, controle, elétrica).



Boa resposta..... concordo contigo em algumas questões e discordo em outras..... sim ja andei em carro com direção elétrica e progressiva e exatamente por isso que gostaria que o BB20 viesse de fabrica com esse opcional.... quanto mais rapido mais pesada fica a direção....concordo que a direção do HB20 é quase perfeita.... uma das melhores que ja senti..... meu Uninho Vivace aro 14 com direção hidraulica é mais pesado que o meu com BB20 com aro 15...... e eu tenho praticamente certeza que no hb20 existe suporte e espaço para que ela seja instalada.... HB20 1.0 no 1.6 acredito que não;;;; porque o Picanto é 1.0 tb.....


veja nessas fotos o quanto são semelhantes pra não dizer igual....a diferença esta na falta do reservatorio Hidraulico do Picanto e a posição da bateria, acredito que parte de baixo do motor sejam praticamente a mesma....são apenas questões levantadas e eu sou fã de eletronica mesmo não sendo 100% confiavel...


Motor do HB 1.0 12v
Imagem



Motor do Kia Picanto 1.0 12v
Imagem


links das fotos
motor hb20 1.0 12v
http://testedos100dias.com.br/hyundaihb ... AM0773.jpg




motor kia picanto 1.0 12v (duas fotos)

Imagem

Imagem

http://cro.i.uol.com.br/album/novo_kia_ ... _f_022.jpg

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 Vermelho "Last Interceptor" kkkkkk

Minha humilde garagem http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=9898&p=110478#p110478


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 18:08 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2014 10:13
Mensagens: 456
KIA E HYUNDAI USAM MUITA COISA EM COMUM..


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 18:39 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Dez 2013 19:18
Mensagens: 1004
Localização: Belém/PA
Olha, eu penso que tudo é possível, desde que se tenha vontade, dinheiro e profissionais. Os caras conseguem pegar um ferro velho e transformar numa super máquina de 3s, pq não conseguiriam colocar direção elétrica no HB20? Hahaha
Agora, sem duvida, não deve ser simples, nem barato, de fazer.
E eu não vejo qualquer necessidade.

_________________
Representante Oficial do HB20 Clube em Belém/PA

Garagem:
HB20 - Comfort Style - Preto Onix - VTR
Imagem

Você é de Belém? Então faça parte do nosso Grupo no Whatsapp! Basta enviar seu número via MP, ou adicionar (91) 9913-2747.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 21:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Isso que você quer fazer me lembra uma história:

Tenho um amigo que há mais de 30 anos, muito antes de a Ford inventar a Pampa, queria uma caminhonete Corcel.
Comprou uns três Corcéis velhos e juntando as peças montou uma pick-up num chassis de Corcel 4 portas.
Tirou as duas portas traseiras, fechou a cabine e colocou a caçamba.

Meu amigo é pequeno e não teve esse problema mas a cabine ficou tão curta que a posição de dirigir era quase com o nariz no para-brisas. O volante a 20 cm do peito.
Ele montou tudo numa oficina ferro-velho e o lanterneiro, que deve ter trabalhado com uma lanterna, deixou tudo bem torto e pintou de vermelho vivo.
A "pampinha" prestou alguns poucos serviços até 10 anos atrás quando ele quis modernizar ela.
Comprou todo um conjunto de motor, câmbio, suspensão dianteira, ar condicionado, painel e direção de Corsa 1.6.

De lá pra cá ela pouco andou. Talvez uns 50 km. E mais que isso rebocada. Com a troca do painel os quebra-ventos não abrem.
Ficou faltando um chip ou sei lá que deixou ela imóvel por vários anos.

Ah, mas ia me esquecendo.
As rodas que ele colocou são lindas.

Como disse o VTR, até deve ser possível fazer bem feito, mas seria tão caro que não valeria o benefício.

Somando tudo nesses mais de 30 anos, o que o meu amigo gastou daria para ele ter comprado duas Stradas Top 0 km.
Ah, e agora o departamento de trânsito não quer deixar nem ela tentar andar porque no documento constam 60 cavalos...
Mas meu amigo diz que é por gosto mesmo...

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB