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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 20 Mai 2015 22:29 
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Ótimo relato Bertoche!

É sempre bom ler alguns "causos" ( como dizemos em MG) interessantes.

MadMax,

Espera até 2017.

Aposto que na revitalização do HB20 virá a sua almejada direção elétrica, juntamente com controle de estabilidade.

Aí você poderá fazer seus 150 km/h nas curvas da BR-381 com mais segurança, mas ainda com risco. :lol:

Abraços,

_________________
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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 21 Mai 2015 11:42 
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Meu sogro tem um Azera , já dirigi ela varias vezes, mas a direção hidráulica do HB20 me passa mais segurança que a elétrica do Azera. Quando fiz teste drive , andei no new fiesta , e na minha opinião a direção do hb20 dá de 10 a 0.


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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 21 Mai 2015 12:36 
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Também gosto da direção do HB20.
Leve e precisa, além das vantagens já comentadas pelo diogopp em relação à maior confiabilidade, pois ela pode até ficar dura mas não deixa de ser operativa, e também quanto à transmissão mais direta das informações do piso e da aderência em tempo real.
Nos meus dois carros já andei acima de 180 km/h com ótima sensação de segurança quanto à direção. Firme e sem sustos.
Não posso dizer o mesmo quanto à possibilidade que sempre causa apreensão nessas velocidades de algum animal cismar de correndo atravessar a pista.
Abraço,

_________________
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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 21 Mai 2015 14:33 
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VTR escreveu:
Olha, eu penso que tudo é possível, desde que se tenha vontade, dinheiro e profissionais. Os caras conseguem pegar um ferro velho e transformar numa super máquina de 3s, pq não conseguiriam colocar direção elétrica no HB20? Hahaha
Agora, sem duvida, não deve ser simples, nem barato, de fazer.
E eu não vejo qualquer necessidade.


Opa...

Acho que me expressei mal...

Quando falei praticamente impossível de adaptar, era do ponto de vista de viabilidade, tirar um sistema e colocar outro, , são sistemas totalmente diferentes, sem muitaaaaaa adaptação não é possível.

E levando em conta que é um carro zero, e que queira ver lixadeira cortando lataria, furando, soldando, parafusando coisas, fios sendo cortados, chicotes sendo emendados, o "seu zé" programando e adaptando o módulo responsável pela direção do seu carro, e o melhor de tudo "La Garantía Soy Yo".

Agora como disse o VTR, se tiver dinheiro, vontade (eu diria coragem) e profissionais (Difícil), claro que dá, até um V8itão deve dar para colocar.

Mas tudo tem seu preço, se prepara para um Frankenstein problemático, sem confiabilidade alguma, podendo te deixar na mão, a qq momento.

Mas cada loco com suas manias, mas eu não mudaria por nada a direção hidráulica do HB20 e muito menos por uma elétrica e menos ainda por uma elétrica adaptada.


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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 22 Mai 2015 09:54 
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diogopp escreveu:
VTR escreveu:
Olha, eu penso que tudo é possível, desde que se tenha vontade, dinheiro e profissionais. Os caras conseguem pegar um ferro velho e transformar numa super máquina de 3s, pq não conseguiriam colocar direção elétrica no HB20? Hahaha
Agora, sem duvida, não deve ser simples, nem barato, de fazer.
E eu não vejo qualquer necessidade.


Opa...

Acho que me expressei mal...

Quando falei praticamente impossível de adaptar, era do ponto de vista de viabilidade, tirar um sistema e colocar outro, , são sistemas totalmente diferentes, sem muitaaaaaa adaptação não é possível.

E levando em conta que é um carro zero, e que queira ver lixadeira cortando lataria, furando, soldando, parafusando coisas, fios sendo cortados, chicotes sendo emendados, o "seu zé" programando e adaptando o módulo responsável pela direção do seu carro, e o melhor de tudo "La Garantía Soy Yo".

Agora como disse o VTR, se tiver dinheiro, vontade (eu diria coragem) e profissionais (Difícil), claro que dá, até um V8itão deve dar para colocar.

Mas tudo tem seu preço, se prepara para um Frankenstein problemático, sem confiabilidade alguma, podendo te deixar na mão, a qq momento.

Mas cada loco com suas manias, mas eu não mudaria por nada a direção hidráulica do HB20 e muito menos por uma elétrica e menos ainda por uma elétrica adaptada.



O problema maior é profissional pra fazer algo que fica garantido....os motores são mesmo....portanto não havera necessidade de adaptar e sim apenas substituir os sistemas..... alem da peça em si ñ sei se existe a necessidade de algum modulo controlador da direção eletrica.... um gol g5 que eu tive ele não tinha DH.... comprei a peça via mercado livre e a concessionaria instalou pra mim....ficou perfeito.....
o problema sera uma concessionaria KIA fazer a instalação em um Hyundai.... e não ficaria tão caro assim.... vejam a pela no mercado livre..... preço bom e ainda a possibilidade de vender a direção hidraulica do h20 deixando o custo ainda melhor.....

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 Vermelho "Last Interceptor" kkkkkk

Minha humilde garagem http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=9898&p=110478#p110478


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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 22 Mai 2015 11:39 
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Amigo vc está confundindo alhos com bugalhos...

Não tem nada haver os motores serem iguais, não tem haver com motor, pode ter carros totalmente diferentes com o mesmo motor.

Estamos falando de sistema de direção, e não em motor, nada haver um com outro.

Vc está pensando no seu GOL, quando instalou uma direção Hidraulica neste veículo que não tinha a tinha, este veículo (Gol) tinha a opção de vir com Hidráulica, que é um sistema quase todo mecânico, sem eletrônica, logo a "espera" (Grosseiramente falando) para este sistema já existia, então é só instalar, era um opcional que teu carro não tinha.

Não mal comparando é assim com o HB2O tem Chicotes iguais para versões diferentes, só bastando comprar o item e "plugar" que vai funcionar, tem o espaço, tem software, tem ligação, foi idealizado para aquele lugar, só ele não está ali.

Acho que vai entender melhor com uma resposta mais técnica, bom vamos lá....

Falando mecanicamente, se a D.E. for do Modelo 1 (Eu vou chamar assim) provavelmente da junta universal para baixo, o braço oscilante, os pivôs, terminais de direção, a barra de direção, o mecanismo de direção, tudo deve ser igual entre a D.H. para a D.E. no projeto do Picanto.

Mas existem mais de um modelo de direção elétrica, se tiver sorte na adaptação e o servo motor for junto a coluna de direção (modelo 1) , melhor cenário, com poucas mudanças, mas ainda terá que descobri como fixar tudo isto, pois não tem nada haver um com outro, mas porém, se o Servo motor for junto ao mecanismo de direção (modelo 2), mecanicamente tudo vai mudar , nada vai ser igual com o outro e daí vc se ferra.

Mas eu aposto que optaram pelo modelo 1, para tal, devem ter se criado um espaço depois da direção, abaixo e atrás do painel, para acomodar o sensor óptico armazena e lê a velocidade e angular de giro do volante, e o sentido de giro, e a central eletrônica do sistema que comanda isto, além do módulo de comando do servo motor, e o servo motor em si, que é o que faz o giro da coluna de direção e consequentemente até o mecanismo de direção, e depois rodas, este sistema não é pequeno, por sinal é bem grandinho, o painel plástico e o painel corta fogo, tem que ser pensado para ele, se não não tem espaço.

Mas dizendo que vc é um kra de sorte, e tenha espaço atrás do painel (coisa que duvido), vem um outro ponto, será que sistema mecânico (junta universal, braço oscilante, pivôs, terminais de direção, a barra de direção, mecanismo de direção) de direção do Picanto e o HB20 são iguais?

Te pergunto isto por que eles não tem a mesma largura, Picanto com 1.595mm e o HB20 com 1.680mm (+85mm) claro que a informação correta seria largura entre rodas, e não de carroceria, mas não achei, mas suponto que não sejam da mesma largura, então o sistema de direção não é o mesmo para os 2, OUTRA ADAPTAÇÃO.

Mas você realmente é um kra único, de muita sorte mesmo, e eles tem a mesma largura entre rodas, logo a mesma mecânica de sistema de direção, mas....e somente mas...

Como fará para interligar o sistema eletrônico da D.E. com o sistema eletrônico (centrais) do HB20?
Vai criar um software?
Como fará as leituras e comandos?
E a parte elétrica, como fará? Onde ligará tudo isto? Chicotes? Proteções?


Entende, são coisa totalmente diferentes e por que é praticamente impossível fazer sem 1001 adaptações e sem confiabilidade nenhuma...


Editado pela última vez por diogopp em 22 Mai 2015 12:45, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 22 Mai 2015 11:58 
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diogopp escreveu:
Amigo vc está confundindo alhos com bugalhos...

Não tem nada haver os motores serem iguais, não tem haver com motor, pode ter carros totalmente diferentes com o mesmo motor.

Estamos falando de sistema de direção, e não em motor, nada haver um com outro.

Vc está pensando no seu GOL, quando instalou uma direção Hidraulica neste veículo que não tinha a tinha, este veículo (Gol) tinha a opção de vir com Hidráulica, que é um sistema quase todo mecânico, sem eletrônica, logo a "espera" (Grosseiramente falando) para este sistema já existia, então é só instalar, era um opcional que teu carro não tinha.

Não mal comparando é assim com o HB2O tem Chicotes iguais para versões diferentes, só bastando comprar o item e "plugar" que vai funcionar, tem o espaço, tem software, tem ligação, foi idealizado para aquele lugar, só ele não está ali.

Acho que vai entender melhor com uma resposta mais técnica, bom vamos lá....

Falando mecanicamente, se a D.E. for do Modelo 1 (Eu vou chamar assim) provavelmente da junta universal para baixo, o braço oscilante, os pivôs, terminais de direção, a barra de direção, o mecanismo de direção, tudo deve ser igual entre a D.H. para a D.E. no projeto do Picanto.

Mas existem mais de um modelo de direção elétrica, se tiver sorte na adaptação e o servo motor for junto a coluna de direção (modelo 1) , melhor cenário, com poucas mudanças, mas ainda terá que descobri como fixar tudo isto, pois não tem nada haver um com outro, mas porém, se o Servo motor for junto ao mecanismo de direção (modelo 2), mecanicamente tudo vai mudar , nada vai ser igual com o outro e daí vc se ferra.

Mas eu aposto que optaram pelo modelo 1, para tal, devem ter se criado um espaço depois da direção, abaixo e atrás do painel, para acomodar o sensor óptico armazena e lê a velocidade e angular de giro do volante, e o sentido de giro, e a central eletrônica do sistema que comanda isto, além do módulo de comando do servo motor, e o servo motor em si, que é o que faz o giro da coluna de direção e consequentemente até o mecanismo de direção, e depois rodas, este sistema não é pequeno, por sinal é bem grandinho, o painel plástico e o painel corta fogo, tem que ser pensado para ele, se não não tem espaço.

Mas dizendo que vc é um kra de sorte, e tenha espaço atrás do painel (coisa que duvido), vem um outro ponto, será que sistema mecânico (junta universal, braço oscilante, pivôs, terminais de direção, a barra de direção, mecanismo de direção) de direção do Picanto e o HB20 são iguais?

Te pergunto isto por que eles não tem a mesma largura, Picanto com 1.595mm e o HB20 com 1.680mm (+85mm) claro que a informação correta seria largura entre rodas, e não de carroceria, mas não achei, mas suponto que não sejam da mesma largura o sistema de direção não é o mesmo para os 2, OUTRA ADAPTAÇÃO.

Mas você realmente é um kra único, de muita sorte mesmo, e eles tem a mesma largura entre rodas, logo a mesma mecânica de sistema de direção, mas....e somente mas...

Como fará para interligar o sistema eletrônico da D.E. com o sistema eletrônico (centrais) do HB20?
Vai criar um software?
Como fará as leituras e comandos?
E a parte elétrica, como fará? Onde ligará tudo isto? Chicotes? Proteções?


Entende, são coisa totalmente diferentes e por que é praticamente impossível fazer sem 1001 adaptações e sem confiabilidade nenhuma...



Por isso que abri esse topico.... para ter respostas tecnicas como essa que vc deu.... porque não se trata apenas de fazer a D.E caber e encaixar kkkkkkkkkkkkkk e sim de funcionar e funcionar corretamente....por mais semelhante que seja a mecanica desses HB20 e Picanto.... acredito que a parte de suspensão seja diferentes.... como pivôs, terminais de direção etc..... no caso do gol que tive foi bem mais simples porque ja existia DH pra ele.... e DH é um sistema bem mais simples..... porque a D.E eu nem faço ideia de como seja..... se existe modulo controlador pra ela....e tem tb a questão que vc levantou do chicote eletrico que eu tinha me esquecido..... realmente é uma manobra muito complexa..... mais ta lançada a ideia para os mais corajosos e que gostam de incrementar o carango.;...... eu curto umas incrementações masssss falta coragem da minha parte e tb conhecimento para eu mesmo meter a mão na massa e fazer kkkkkkkkkkkkkkk
E muito obrigado Diogopp pela aula tecnica tu me deste .... abração

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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 22 Mai 2015 15:53 
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Acredito que depois da excelente explicação dada pelo Diogo, ninguém terá ânimo de tentar realizar a façanha de modificar a direção hidráulica para a elétrica.

Abraços,

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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 22 Mai 2015 16:46 
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Amigo vc está confundindo alhos com bugalhos...

Não tem nada haver os motores serem iguais, não tem haver com motor, pode ter carros totalmente diferentes com o mesmo motor.

Estamos falando de sistema de direção, e não em motor, nada haver um com outro.

Vc está pensando no seu GOL, quando instalou uma direção Hidraulica neste veículo que não tinha a tinha, este veículo (Gol) tinha a opção de vir com Hidráulica, que é um sistema quase todo mecânico, sem eletrônica, logo a "espera" (Grosseiramente falando) para este sistema já existia, então é só instalar, era um opcional que teu carro não tinha.

Não mal comparando é assim com o HB2O tem Chicotes iguais para versões diferentes, só bastando comprar o item e "plugar" que vai funcionar, tem o espaço, tem software, tem ligação, foi idealizado para aquele lugar, só ele não está ali.

Acho que vai entender melhor com uma resposta mais técnica, bom vamos lá....

Falando mecanicamente, se a D.E. for do Modelo 1 (Eu vou chamar assim) provavelmente da junta universal para baixo, o braço oscilante, os pivôs, terminais de direção, a barra de direção, o mecanismo de direção, tudo deve ser igual entre a D.H. para a D.E. no projeto do Picanto.

Mas existem mais de um modelo de direção elétrica, se tiver sorte na adaptação e o servo motor for junto a coluna de direção (modelo 1) , melhor cenário, com poucas mudanças, mas ainda terá que descobri como fixar tudo isto, pois não tem nada haver um com outro, mas porém, se o Servo motor for junto ao mecanismo de direção (modelo 2), mecanicamente tudo vai mudar , nada vai ser igual com o outro e daí vc se ferra.

Mas eu aposto que optaram pelo modelo 1, para tal, devem ter se criado um espaço depois da direção, abaixo e atrás do painel, para acomodar o sensor óptico armazena e lê a velocidade e angular de giro do volante, e o sentido de giro, e a central eletrônica do sistema que comanda isto, além do módulo de comando do servo motor, e o servo motor em si, que é o que faz o giro da coluna de direção e consequentemente até o mecanismo de direção, e depois rodas, este sistema não é pequeno, por sinal é bem grandinho, o painel plástico e o painel corta fogo, tem que ser pensado para ele, se não não tem espaço.

Mas dizendo que vc é um kra de sorte, e tenha espaço atrás do painel (coisa que duvido), vem um outro ponto, será que sistema mecânico (junta universal, braço oscilante, pivôs, terminais de direção, a barra de direção, mecanismo de direção) de direção do Picanto e o HB20 são iguais?

Te pergunto isto por que eles não tem a mesma largura, Picanto com 1.595mm e o HB20 com 1.680mm (+85mm) claro que a informação correta seria largura entre rodas, e não de carroceria, mas não achei, mas suponto que não sejam da mesma largura o sistema de direção não é o mesmo para os 2, OUTRA ADAPTAÇÃO.

Mas você realmente é um kra único, de muita sorte mesmo, e eles tem a mesma largura entre rodas, logo a mesma mecânica de sistema de direção, mas....e somente mas...

Como fará para interligar o sistema eletrônico da D.E. com o sistema eletrônico (centrais) do HB20?
Vai criar um software?
Como fará as leituras e comandos?
E a parte elétrica, como fará? Onde ligará tudo isto? Chicotes? Proteções?


Entende, são coisa totalmente diferentes e por que é praticamente impossível fazer sem 1001 adaptações e sem confiabilidade nenhuma...



Por isso que abri esse topico.... para ter respostas tecnicas como essa que vc deu.... porque não se trata apenas de fazer a D.E caber e encaixar kkkkkkkkkkkkkk e sim de funcionar e funcionar corretamente....por mais semelhante que seja a mecanica desses HB20 e Picanto.... acredito que a parte de suspensão seja diferentes.... como pivôs, terminais de direção etc..... no caso do gol que tive foi bem mais simples porque ja existia DH pra ele.... e DH é um sistema bem mais simples..... porque a D.E eu nem faço ideia de como seja..... se existe modulo controlador pra ela....e tem tb a questão que vc levantou do chicote eletrico que eu tinha me esquecido..... realmente é uma manobra muito complexa..... mais ta lançada a ideia para os mais corajosos e que gostam de incrementar o carango.;...... eu curto umas incrementações masssss falta coragem da minha parte e tb conhecimento para eu mesmo meter a mão na massa e fazer kkkkkkkkkkkkkkk
E muito obrigado Diogopp pela aula tecnica tu me deste .... abração


Exatamente, não é muito simples a coisa, é bem complicado por sinal, mesmo com a experiencia que tenho na área, eu não teria capacidade técnica para fazer um projeto de adaptação desta.

Mas só para corrigir onde vc falou, o sistema de D.H. não é mais simples do que a D.E., para falar a verdade é até mais complexo tem mais peças (bomba, correias, mangueiras, etc), porém é mais confiável e consolidado, a D.E. tem menos peças, porém tem eletrônica envolvida, e daí sabe como é, tem "N" coisas a ser pensadas e consideradas, e como não é minha especialidade não posso ajudar muito.


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 Título: Re: Direção Eletrica do New Picanto no HB20 alguem tem soluç
MensagemEnviado: 22 Mai 2015 20:00 
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Essa brincadeira deve custar 1 Rim, 1/3 do Fígado 1 Córnea e um "pedacin" da Medula Óssea e não ficar bom e de brinde perder a garantia; a Hyundai vai adorar :lol:

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