Roberto Bertoche escreveu:
David Nascimento escreveu:
Prezados, tenho uma dúvida mortal. Seguinte...
Qual é a melhor e mais adequada faixa de giro e velocidade para se trocar marchas e se consegui um consumo satisfatório?
O fato é que quando comecei a utilizar mais a 2ª e 3ª marchas em trajeto urbano, o consumo ficou digamos mais estável, ou seja, estou usando a 2ª até mais ou menos 40km/h e 3ª até mais ou menos uns 65 km/h. A 4ª uso a partir dos 65 km/h a 70 km/h e a 5º nem pensar. Quanto a troca de uma para a outra, realizo de 2800 a 3000 rpms (a partir da 2ª), no caso da 1ª eu demoro pouco, passando rapidamente p/ 2ª. Ah! Em relação ao consumo anda "fixado" em 7,6 km/l (com 100% etanol).
Minha pergunta é, vocês concordam? Estou fazendo certo? Estou fazendo errado? Posso melhorar? Lembrando que antes passava marchas estourando a 2500rpms e passei um tempo testando a 2000 rpms, mas acho que o consumo não melhorou e o pior, dirigibilidade fica péssima.
Só para padronizar os mais variados tipos de respostas, tentem responder dessa forma:
1ª até x km/h | até y rpm
2ª até x km/h | até y rpm
3ª até x km/h | até y rpm
4ª até x km/h | até y rpm
?
Grato desde já!
Boa tarde, David.
Compreendo sua dúvida, mas não é bem assim que a banda toca.
Não existe uma velocidade certa para trocar as marchas sem considerar o que você deseja que aconteça naquele exato momento.
Não existe um jeito de dirigir com muita economia que não deixe a dirigibilidade péssima.
Por isso a gente tem que economizar por partes, principalmente nos momentos em que a dirigibilidade não seja afetada.
Na prática, quanto mais longa a marcha que você conseguir usar sem que o carro se ressinta (trema) mais economia haverá.
Rodar no plano, estrada lisa, sem forçar, em quinta marcha a 40 km/h é mais econômico do que a 70 km/h.
Se suspeitar que está forçando ou quiser acelerar, reduza a marcha.
Quanto menos anda e para, mais economia.
Se você andar com mais espaço para o carro da frente, poderá dosar melhor a constância da velocidade e assim economizar.
Se a via é cheia de radares a 60 km/h, oba, é uma chance de economizar.
Se o sinal fechou lá na frente, oba, será que se eu tirar o pé consigo chegar nele quando novamente aberto?
Economizar muito deixa mesmo a dirigibilidade péssima e é até perigoso.
Ao entrar por um acesso lateral numa via rápida não é hora de economizar, mude as marchas, acelere e pegue logo a velocidade do fluxo. Depois que pegar a velocidade do fluxo, aí sim, já pode voltar a economizar, colocando a marcha mais longa e pisando com delicadeza, apenas o suficiente para não diminuir a velocidade.
Gosto muito no HB20 da capacidade que ele tem de andar com economia, mas isso não significa que ele é sempre econômico. Aperte o pé e veja que delícia também é gastar bastante combustível.
Em suma, vai experimentando as diversas situações e com bom senso, economize onde a situação permite, sem que a dirigibilidade fique péssima, porque é chato e até perigoso dirigir um carro tartaruga.
Hehehe, espero que você consiga aproveitar alguma coisa do que eu disse.
Abração,
Compreendo e confesso que mudei o meu modo de dirigir utilizando mais a 2ª e 3ª marchas, o pedal fica durinho, o carro fica disposto e quando os rpms vai lá para 2800/3000 é uma prazer maravilhoso! Hehehehehe
Antes eu passava marchas a 2000 rpms e não notei tanta diferença em relação ao consumo não, só sofria mais, pois admito que a dirigibilidade nesse caso fica péssima, só que nessa época o automóvel era abastecido 100% na gasolina e esta por sua vez ainda estava com um preço acessível, já hoje não convém usá-la, além do mais, quando o carro estava com a faixa de giros do motor baixa e em velocidades reduzidas (geralmente em uma saída) o tal do pica-pau fica insistindo em bater seu bico no motor, era um bate-bate da desgraça, chega dava agonia na alma!
Sei que tem outros fatores, como temperatura, pára e anda do trânsito, frenagens, calibragem do pneu, combustível ruim, a tremedeira (que você mesmo ressaltou) que acaba forçando mais o motor, asfalto ruim, resistência do ar, etc.
Mas a idéia mesmo é apanhar uma média geral, saber em até quantos rpms e até qual velocidade é utilizada para cada marcha e alinhar isso tudo a média de consumo de cada um.
Hoje o que faço é o seguinte... sigo o conselho de um colega de trabalho que fez vários testes em um HB20S 1.6 que ele tem, ele chegou a um número ideal de 2500 a 2800 rpms estourando, porque é o necessário para manter o motor acima dos 2000 rpms e tentar assim deixá-lo o máximo de tempo que puder evitando deixar a peteca cair, abaixo disso segundo ele, estará bebendo mais.
Valeu! Abração!