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 Título: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 11 Jun 2015 15:45 
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Prezados, tenho uma dúvida mortal. Seguinte...

Qual é a melhor e mais adequada faixa de giro e velocidade para se trocar marchas e se consegui um consumo satisfatório?
O fato é que quando comecei a utilizar mais a 2ª e 3ª marchas em trajeto urbano, o consumo ficou digamos mais estável, ou seja, estou usando a 2ª até mais ou menos 40km/h e 3ª até mais ou menos uns 65 km/h. A 4ª uso a partir dos 65 km/h a 70 km/h e a 5º nem pensar. Quanto a troca de uma para a outra, realizo de 2800 a 3000 rpms (a partir da 2ª), no caso da 1ª eu demoro pouco, passando rapidamente p/ 2ª. Ah! Em relação ao consumo anda "fixado" em 7,6 km/l (com 100% etanol).
Minha pergunta é, vocês concordam? Estou fazendo certo? Estou fazendo errado? Posso melhorar? Lembrando que antes passava marchas estourando a 2500rpms e passei um tempo testando a 2000 rpms, mas acho que o consumo não melhorou e o pior, dirigibilidade fica péssima.

Só para padronizar os mais variados tipos de respostas, tentem responder dessa forma:

1ª até x km/h | até y rpm
2ª até x km/h | até y rpm
3ª até x km/h | até y rpm
4ª até x km/h | até y rpm

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Grato desde já!


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 Título: Re: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 11 Jun 2015 16:08 
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Gostei do tópico, David!

Só faltaram as informações em relação as condições da via: qualidade do asfalto/piso; plano/aclive/declive; tráfego.

Imagino que seja na situação de asfalto bom, relevo plano e pouco tráfego, né? Etanol ou gasolina?

Abraços,

_________________
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 Título: Re: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 11 Jun 2015 16:14 
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Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
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David Nascimento escreveu:
Prezados, tenho uma dúvida mortal. Seguinte...

Qual é a melhor e mais adequada faixa de giro e velocidade para se trocar marchas e se consegui um consumo satisfatório?
O fato é que quando comecei a utilizar mais a 2ª e 3ª marchas em trajeto urbano, o consumo ficou digamos mais estável, ou seja, estou usando a 2ª até mais ou menos 40km/h e 3ª até mais ou menos uns 65 km/h. A 4ª uso a partir dos 65 km/h a 70 km/h e a 5º nem pensar. Quanto a troca de uma para a outra, realizo de 2800 a 3000 rpms (a partir da 2ª), no caso da 1ª eu demoro pouco, passando rapidamente p/ 2ª. Ah! Em relação ao consumo anda "fixado" em 7,6 km/l (com 100% etanol).
Minha pergunta é, vocês concordam? Estou fazendo certo? Estou fazendo errado? Posso melhorar? Lembrando que antes passava marchas estourando a 2500rpms e passei um tempo testando a 2000 rpms, mas acho que o consumo não melhorou e o pior, dirigibilidade fica péssima.

Só para padronizar os mais variados tipos de respostas, tentem responder dessa forma:

1ª até x km/h | até y rpm
2ª até x km/h | até y rpm
3ª até x km/h | até y rpm
4ª até x km/h | até y rpm

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Grato desde já!


Boa tarde, David.
Compreendo sua dúvida, mas não é bem assim que a banda toca.
Não existe uma velocidade certa para trocar as marchas sem considerar o que você deseja que aconteça naquele exato momento.
Não existe um jeito de dirigir com muita economia que não deixe a dirigibilidade péssima.
Por isso a gente tem que economizar por partes, principalmente nos momentos em que a dirigibilidade não seja afetada.
Na prática, quanto mais longa a marcha que você conseguir usar sem que o carro se ressinta (trema) mais economia haverá.
Rodar no plano, estrada lisa, sem forçar, em quinta marcha a 40 km/h é mais econômico do que a 70 km/h.
Se suspeitar que está forçando ou quiser acelerar, reduza a marcha.
Quanto menos anda e para, mais economia.
Se você andar com mais espaço para o carro da frente, poderá dosar melhor a constância da velocidade e assim economizar.
Se a via é cheia de radares a 60 km/h, oba, é uma chance de economizar.
Se o sinal fechou lá na frente, oba, será que se eu tirar o pé consigo chegar nele quando novamente aberto?
Economizar muito deixa mesmo a dirigibilidade péssima e é até perigoso.
Ao entrar por um acesso lateral numa via rápida não é hora de economizar, mude as marchas, acelere e pegue logo a velocidade do fluxo. Depois que pegar a velocidade do fluxo, aí sim, já pode voltar a economizar, colocando a marcha mais longa e pisando com delicadeza, apenas o suficiente para não diminuir a velocidade.
Gosto muito no HB20 da capacidade que ele tem de andar com economia, mas isso não significa que ele é sempre econômico. Aperte o pé e veja que delícia também é gastar bastante combustível.
Em suma, vai experimentando as diversas situações e com bom senso, economize onde a situação permite, sem que a dirigibilidade fique péssima, porque é chato e até perigoso dirigir um carro tartaruga.
Hehehe, espero que você consiga aproveitar alguma coisa do que eu disse.
Abração,

_________________
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 Título: Re: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 11 Jun 2015 21:19 
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Roberto Bertoche escreveu:
David Nascimento escreveu:
Prezados, tenho uma dúvida mortal. Seguinte...

Qual é a melhor e mais adequada faixa de giro e velocidade para se trocar marchas e se consegui um consumo satisfatório?
O fato é que quando comecei a utilizar mais a 2ª e 3ª marchas em trajeto urbano, o consumo ficou digamos mais estável, ou seja, estou usando a 2ª até mais ou menos 40km/h e 3ª até mais ou menos uns 65 km/h. A 4ª uso a partir dos 65 km/h a 70 km/h e a 5º nem pensar. Quanto a troca de uma para a outra, realizo de 2800 a 3000 rpms (a partir da 2ª), no caso da 1ª eu demoro pouco, passando rapidamente p/ 2ª. Ah! Em relação ao consumo anda "fixado" em 7,6 km/l (com 100% etanol).
Minha pergunta é, vocês concordam? Estou fazendo certo? Estou fazendo errado? Posso melhorar? Lembrando que antes passava marchas estourando a 2500rpms e passei um tempo testando a 2000 rpms, mas acho que o consumo não melhorou e o pior, dirigibilidade fica péssima.

Só para padronizar os mais variados tipos de respostas, tentem responder dessa forma:

1ª até x km/h | até y rpm
2ª até x km/h | até y rpm
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Boa tarde, David.
Compreendo sua dúvida, mas não é bem assim que a banda toca.
Não existe uma velocidade certa para trocar as marchas sem considerar o que você deseja que aconteça naquele exato momento.
Não existe um jeito de dirigir com muita economia que não deixe a dirigibilidade péssima.
Por isso a gente tem que economizar por partes, principalmente nos momentos em que a dirigibilidade não seja afetada.
Na prática, quanto mais longa a marcha que você conseguir usar sem que o carro se ressinta (trema) mais economia haverá.
Rodar no plano, estrada lisa, sem forçar, em quinta marcha a 40 km/h é mais econômico do que a 70 km/h.
Se suspeitar que está forçando ou quiser acelerar, reduza a marcha.
Quanto menos anda e para, mais economia.
Se você andar com mais espaço para o carro da frente, poderá dosar melhor a constância da velocidade e assim economizar.
Se a via é cheia de radares a 60 km/h, oba, é uma chance de economizar.
Se o sinal fechou lá na frente, oba, será que se eu tirar o pé consigo chegar nele quando novamente aberto?
Economizar muito deixa mesmo a dirigibilidade péssima e é até perigoso.
Ao entrar por um acesso lateral numa via rápida não é hora de economizar, mude as marchas, acelere e pegue logo a velocidade do fluxo. Depois que pegar a velocidade do fluxo, aí sim, já pode voltar a economizar, colocando a marcha mais longa e pisando com delicadeza, apenas o suficiente para não diminuir a velocidade.
Gosto muito no HB20 da capacidade que ele tem de andar com economia, mas isso não significa que ele é sempre econômico. Aperte o pé e veja que delícia também é gastar bastante combustível.
Em suma, vai experimentando as diversas situações e com bom senso, economize onde a situação permite, sem que a dirigibilidade fique péssima, porque é chato e até perigoso dirigir um carro tartaruga.
Hehehe, espero que você consiga aproveitar alguma coisa do que eu disse.
Abração,



Assino embaixo!

A questão é que o carro gasta a mesma quantidade de combustível em cada marcha.
Vamos supor isso, esquecendo o atrito com o ar ok ??
Então:

2 marcha, 3000RPM vc está a 40km/h. O motor injeta a quantidade X de combustível

5 marcha, 3000RPM vc estará beirando 110km/h. O motor injeta a mesma quantidade X.
Obviamente a 110 vc é mais econômico, já que aproveita melhor.



Agora durante a sua condução diária, o melhor é vc ir dirigindo como vc dirige e boa. Vc vai perder mais tempo prestando atenção no consumo do que no trânsito.
De ênfase nas coisas que o Bertoche disse, dirija com prazer e cuidado, e depois pense na economia. A economia vem só em velocidade estável, se vc aumentar nem que for um pouquinho vc está gastando mais. Então chegue na velocidade que vc precisa e mantenha.

Aproveite a economia do HB20 na rodovia...a 110 vc consegue ótimas médias. Na cidade com o anda e para e o sobe e desce eu Desisti ! Se quer economizar mais recomendo escolher o modelo 1.0 mesmo.

A propósito eu tinha um GOL G4 1.08v que consumia 6,5/7,0 km/l na cidade. Meu HB20 faz isso na pior das hipóteses, geralmente com médias de 7,5 no etanol como vc faz. Se vc colocar uns 10 ou 20% de gasolina no tanque da uma boa ajuda.


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 Título: Re: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 11 Jun 2015 23:55 
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Ricardo de Melo escreveu:
Gostei do tópico, David!

Só faltaram as informações em relação as condições da via: qualidade do asfalto/piso; plano/aclive/declive; tráfego.

Imagino que seja na situação de asfalto bom, relevo plano e pouco tráfego, né? Etanol ou gasolina?

Abraços,



Ok. Vamos lá..

Negativo Ricardo, as condições de via apesar de ser bem plana, ela é péssima de andar, a maioria é asfalto bruto, bem áspero, cheio de desníveis, ondulações e remendos, já nas avenidas é piso que contém placas defeituosas e rachadas e alguma ruas tem calçamento de pedras (paralelepípedo), enfim a cidade é ruim demais, pois é repleta de buracos e trânsito caótico, afinal moro em uma cidade extremamente apertada e desorganizada chamada "Hellcife". Foi considerada inclusive como a cidade com o trânsito mais lento do Brasil e realmente eu assino embaixo.
Já a sua cidade não, é organizada, é limpa, parece uma cidade bem planejada, depois que fui a BH e outras cidades que visitei em MG, eu vi o quanto Recife é um lixo!
Portanto, meus parabéns, sua cidade é show!

Mas enfim, para não perder o foco.. :lol:

O veículo é abastecido com 100% etanol e agora no finalzinho da tarde e início da noite, peguei um trânsito infernal e o consumo deu uma aumentada, marcando no CB 7,4 Km/l.


Abraço!


Editado pela última vez por David Nascimento em 12 Jun 2015 08:41, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 12 Jun 2015 00:22 
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Roberto Bertoche escreveu:
David Nascimento escreveu:
Prezados, tenho uma dúvida mortal. Seguinte...

Qual é a melhor e mais adequada faixa de giro e velocidade para se trocar marchas e se consegui um consumo satisfatório?
O fato é que quando comecei a utilizar mais a 2ª e 3ª marchas em trajeto urbano, o consumo ficou digamos mais estável, ou seja, estou usando a 2ª até mais ou menos 40km/h e 3ª até mais ou menos uns 65 km/h. A 4ª uso a partir dos 65 km/h a 70 km/h e a 5º nem pensar. Quanto a troca de uma para a outra, realizo de 2800 a 3000 rpms (a partir da 2ª), no caso da 1ª eu demoro pouco, passando rapidamente p/ 2ª. Ah! Em relação ao consumo anda "fixado" em 7,6 km/l (com 100% etanol).
Minha pergunta é, vocês concordam? Estou fazendo certo? Estou fazendo errado? Posso melhorar? Lembrando que antes passava marchas estourando a 2500rpms e passei um tempo testando a 2000 rpms, mas acho que o consumo não melhorou e o pior, dirigibilidade fica péssima.

Só para padronizar os mais variados tipos de respostas, tentem responder dessa forma:

1ª até x km/h | até y rpm
2ª até x km/h | até y rpm
3ª até x km/h | até y rpm
4ª até x km/h | até y rpm

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Boa tarde, David.
Compreendo sua dúvida, mas não é bem assim que a banda toca.
Não existe uma velocidade certa para trocar as marchas sem considerar o que você deseja que aconteça naquele exato momento.
Não existe um jeito de dirigir com muita economia que não deixe a dirigibilidade péssima.
Por isso a gente tem que economizar por partes, principalmente nos momentos em que a dirigibilidade não seja afetada.
Na prática, quanto mais longa a marcha que você conseguir usar sem que o carro se ressinta (trema) mais economia haverá.
Rodar no plano, estrada lisa, sem forçar, em quinta marcha a 40 km/h é mais econômico do que a 70 km/h.
Se suspeitar que está forçando ou quiser acelerar, reduza a marcha.
Quanto menos anda e para, mais economia.
Se você andar com mais espaço para o carro da frente, poderá dosar melhor a constância da velocidade e assim economizar.
Se a via é cheia de radares a 60 km/h, oba, é uma chance de economizar.
Se o sinal fechou lá na frente, oba, será que se eu tirar o pé consigo chegar nele quando novamente aberto?
Economizar muito deixa mesmo a dirigibilidade péssima e é até perigoso.
Ao entrar por um acesso lateral numa via rápida não é hora de economizar, mude as marchas, acelere e pegue logo a velocidade do fluxo. Depois que pegar a velocidade do fluxo, aí sim, já pode voltar a economizar, colocando a marcha mais longa e pisando com delicadeza, apenas o suficiente para não diminuir a velocidade.
Gosto muito no HB20 da capacidade que ele tem de andar com economia, mas isso não significa que ele é sempre econômico. Aperte o pé e veja que delícia também é gastar bastante combustível.
Em suma, vai experimentando as diversas situações e com bom senso, economize onde a situação permite, sem que a dirigibilidade fique péssima, porque é chato e até perigoso dirigir um carro tartaruga.
Hehehe, espero que você consiga aproveitar alguma coisa do que eu disse.
Abração,


Compreendo e confesso que mudei o meu modo de dirigir utilizando mais a 2ª e 3ª marchas, o pedal fica durinho, o carro fica disposto e quando os rpms vai lá para 2800/3000 é uma prazer maravilhoso! Hehehehehe
Antes eu passava marchas a 2000 rpms e não notei tanta diferença em relação ao consumo não, só sofria mais, pois admito que a dirigibilidade nesse caso fica péssima, só que nessa época o automóvel era abastecido 100% na gasolina e esta por sua vez ainda estava com um preço acessível, já hoje não convém usá-la, além do mais, quando o carro estava com a faixa de giros do motor baixa e em velocidades reduzidas (geralmente em uma saída) o tal do pica-pau fica insistindo em bater seu bico no motor, era um bate-bate da desgraça, chega dava agonia na alma! :lol:
Sei que tem outros fatores, como temperatura, pára e anda do trânsito, frenagens, calibragem do pneu, combustível ruim, a tremedeira (que você mesmo ressaltou) que acaba forçando mais o motor, asfalto ruim, resistência do ar, etc.
Mas a idéia mesmo é apanhar uma média geral, saber em até quantos rpms e até qual velocidade é utilizada para cada marcha e alinhar isso tudo a média de consumo de cada um.
Hoje o que faço é o seguinte... sigo o conselho de um colega de trabalho que fez vários testes em um HB20S 1.6 que ele tem, ele chegou a um número ideal de 2500 a 2800 rpms estourando, porque é o necessário para manter o motor acima dos 2000 rpms e tentar assim deixá-lo o máximo de tempo que puder evitando deixar a peteca cair, abaixo disso segundo ele, estará bebendo mais.


Valeu! Abração!


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 Título: Re: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 14 Jun 2015 01:18 
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É por ai mesmo, mas eu ando trocando depois dos 3000RPM, perto dos 3200. O carro fica mais esperto. Da pra andar tranquilo com menos disso, mas para andar atrás do povo lerdo de Jaboticabal, só assim. Da até vontade de morder o volante. O trânsito para no verde e anda no vermelho é ''lindo''.


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 Título: Re: Relação de marchas (câmbio MT 1.6)
MensagemEnviado: 15 Jun 2015 10:45 
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bernardo_bee escreveu:
É por ai mesmo, mas eu ando trocando depois dos 3000RPM, perto dos 3200. O carro fica mais esperto. Da pra andar tranquilo com menos disso, mas para andar atrás do povo lerdo de Jaboticabal, só assim. Da até vontade de morder o volante. O trânsito para no verde e anda no vermelho é ''lindo''.


kkkkkkkkkkkk. Aqui em Hellcife é a mesma coisa, se não fôr pior.


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