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 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 08 Ago 2018 13:54 
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Colega, está corretíssmo o que esse preparador falou para vc, concordo 101 % com ele !!!

Pq combina muito essa atitude totalmente errada da engenharia da dona Hyundai do Brasil em economizar e não se dar ao trabalho de desenvolver um par de molas um pouco mais rígidas para a suspensão traseira dos HB20 sedans que seriam tb perfeitas para se usar nos HB20 hatch , mas isso é a cara dessa Hyundai que procura por todos os lados fazer aquela maldita economia de palito aproveitando ao máximo as suas peças da linha de produção já usadas em outros modelos e azar dos seus clientes se ficarem eventualmente insatisfeitos ou incomodados, pq parece que isso para ela não faz a menor diferença , infelizmente !

Obs : Eu tb já havia percebido isso desde o começo do meu uso com o nosso ainda atual HB20 hatch , pq a traseira dele afunda demais ao passar por lombadas mesmo vazio, além da instabilidade que eu percebo ao fazer curvas em rodovias com maiores velocidades , quando ele não inspira nenhuma confiança maior.

E como um leve paliativo para isso, comprei um jogo de rodas de aluminio com 1 polegada a mais de talas e assim, melhorou muito pouca coisa essa instabilidade em curvas, mas o excessivo molejo da suspensão traseira desse HB20 persiste e sempre me incomoda !!!

Mas vai chegar um dia em que o passarei prá frente sim e será sem o menor remorso , afinal , ele deverá ser substituído por coisa bem melhor ...

É isso aí colega , valeu !

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 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 23 Set 2020 17:24 
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Registrado em: 18 Mar 2014 13:32
Mensagens: 16
Localização: Jundiaí - SP
Prezado RRAmericana,

hoje o meu HB20S está trocando as molas e amortecedores.

Estou colocando as do X na traseira e as do S >2017 na dianteira.

Espero obter um resultado igual ou melhor ao seu (visto que já se passaram 5 anos do seu post).

Ainda possui o veículo?

Qual foi o resultado e satisfação no longo prazo?

Grato!

AbadeSP




RRAmericana escreveu:
Boa noite Amigos,

Resolvi meu problema da Suspensão traseira do HB20S.

O Problema consistia na baixa constante elástica da mola da suspensão traseira e fazia com que o simples fato de carregar três adolescentes no banco traseiro fosse uma tortura durante todo o trajeto, transitando com o veículo calçado sobre os batentes do amortecedor por todo o percurso e sentindo cada impacto do solo transferido aos ocupantes a cada buraco, valeta ou lombada transpassada.

Encomendei na concessionária um par de molas traseiras do HB20X com custo de aprox. R$ 380,00 e as substituí em minha residência. A mola está sob código Hyundai 55330-1S500.

As molas são praticamente idênticas visualmente, apresentando um comprimento de aproximadamente 10mm maior, porém apresentam um coeficiente elástico maior.

A altura da traseira do veículo sem ocupantes em seu interior ficou cerca de 20mm mais alta, diferença que praticamente não se nota.

Com a alteração, escapadinhas de traseira rotineiras que ocorriam durante as curvas em velocidades superiores ao atravessar imperfeições do solo desapareceram, assim como o problema ao se utilizar o veículo com ocupantes no banco traseiro.

Ainda não efetuei o teste com bagagem no porta malas além dos ocupantes mas confesso que já me interesso em utilizar as molas do HB20X também na dianteira em função da melhora apresentada.

Aos que como eu anteriormente, estão tristes com seus HB20, provem!

A pedido do Bart MS, estou anexando as fotos e uma breve descrição do procedimento.

Anexo:
O anexo 2014-11-19 12.38.32.jpg não se encontra mais disponível

Anexo:
O anexo 2014-11-19 12.38.50.jpg não se encontra mais disponível

Anexo:
O anexo Mola Ref..jpg não se encontra mais disponível



Para a substituição das molas, necessitará levantar seu carro com macaco e sustenta-lo pelos suportes de macaco da carroceria a uma altura em que as rodas fiquem em torno de 150mm do solo ou retirar as rodas traseiras para haver espaço suficiente para sacar e recolocar as molas.

Com o auxílio de uma chave 19mm, retire os parafusos de fixação dos amortecedores ao eixo de suspensão. Feito isso o eixo descerá o suficiente para que as molas sejam sacadas e recolocadas com as mãos, sem uso de mais ferramentas.


Anexos:
Descrição do arquivo: Mola Original HB20S 2014 x Mola HB20X
IMG-20200923-WA0003.jpg
IMG-20200923-WA0003.jpg [ 56.21 KiB | Exibido 339 vezes ]

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AbadeSP

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 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 23 Set 2020 17:39 
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Registrado em: 30 Out 2014 14:10
Mensagens: 16
Boa tarde,

Tenho sim, não percebi queda na atuação das molas, mas creio que terá um resultado muito melhor que o meu, pois as molas foram revistas em 2016. Como não uso mais o carro constantemente carregado como na ocasião, estas ainda me atendem e continuarão até que seja necessária substituição.

Abraços e boa sorte.

AbadeSP escreveu:
Prezado RRAmericana,

hoje o meu HB20S está trocando as molas e amortecedores.

Estou colocando as do X na traseira e as do S >2017 na dianteira.

Espero obter um resultado igual ou melhor ao seu (visto que já se passaram 5 anos do seu post).

Ainda possui o veículo?

Qual foi o resultado e satisfação no longo prazo?

Grato!

AbadeSP




RRAmericana escreveu:
Boa noite Amigos,

Resolvi meu problema da Suspensão traseira do HB20S.

O Problema consistia na baixa constante elástica da mola da suspensão traseira e fazia com que o simples fato de carregar três adolescentes no banco traseiro fosse uma tortura durante todo o trajeto, transitando com o veículo calçado sobre os batentes do amortecedor por todo o percurso e sentindo cada impacto do solo transferido aos ocupantes a cada buraco, valeta ou lombada transpassada.

Encomendei na concessionária um par de molas traseiras do HB20X com custo de aprox. R$ 380,00 e as substituí em minha residência. A mola está sob código Hyundai 55330-1S500.

As molas são praticamente idênticas visualmente, apresentando um comprimento de aproximadamente 10mm maior, porém apresentam um coeficiente elástico maior.

A altura da traseira do veículo sem ocupantes em seu interior ficou cerca de 20mm mais alta, diferença que praticamente não se nota.

Com a alteração, escapadinhas de traseira rotineiras que ocorriam durante as curvas em velocidades superiores ao atravessar imperfeições do solo desapareceram, assim como o problema ao se utilizar o veículo com ocupantes no banco traseiro.

Ainda não efetuei o teste com bagagem no porta malas além dos ocupantes mas confesso que já me interesso em utilizar as molas do HB20X também na dianteira em função da melhora apresentada.

Aos que como eu anteriormente, estão tristes com seus HB20, provem!

A pedido do Bart MS, estou anexando as fotos e uma breve descrição do procedimento.

Anexo:
2014-11-19 12.38.32.jpg

Anexo:
2014-11-19 12.38.50.jpg

Anexo:
Mola Ref..jpg



Para a substituição das molas, necessitará levantar seu carro com macaco e sustenta-lo pelos suportes de macaco da carroceria a uma altura em que as rodas fiquem em torno de 150mm do solo ou retirar as rodas traseiras para haver espaço suficiente para sacar e recolocar as molas.

Com o auxílio de uma chave 19mm, retire os parafusos de fixação dos amortecedores ao eixo de suspensão. Feito isso o eixo descerá o suficiente para que as molas sejam sacadas e recolocadas com as mãos, sem uso de mais ferramentas.

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 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 23 Set 2020 17:47 
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Registrado em: 18 Mar 2014 13:32
Mensagens: 16
Localização: Jundiaí - SP
Grato pela resposta, caro amigo.

Mecânico acabou de me responder:

Dianteira estava com 65 cm foi pra 66cm

Traseira estava com 64cm foi pra 68cm

a traseira tinha 10mm negativos

agora ficou com 20mm positivos

Perfect!

Obrigado pela sua coragem em aplicar algo diferente e nos dar esperança.

Amanhã vou pegar ele e posto o meu feeling daqui 1 mês!



RRAmericana escreveu:
Boa tarde,

Tenho sim, não percebi queda na atuação das molas, mas creio que terá um resultado muito melhor que o meu, pois as molas foram revistas em 2016. Como não uso mais o carro constantemente carregado como na ocasião, estas ainda me atendem e continuarão até que seja necessária substituição.

Abraços e boa sorte.

AbadeSP escreveu:
Prezado RRAmericana,

hoje o meu HB20S está trocando as molas e amortecedores.

Estou colocando as do X na traseira e as do S >2017 na dianteira.

Espero obter um resultado igual ou melhor ao seu (visto que já se passaram 5 anos do seu post).

Ainda possui o veículo?

Qual foi o resultado e satisfação no longo prazo?

Grato!

AbadeSP




RRAmericana escreveu:
Boa noite Amigos,

Resolvi meu problema da Suspensão traseira do HB20S.

O Problema consistia na baixa constante elástica da mola da suspensão traseira e fazia com que o simples fato de carregar três adolescentes no banco traseiro fosse uma tortura durante todo o trajeto, transitando com o veículo calçado sobre os batentes do amortecedor por todo o percurso e sentindo cada impacto do solo transferido aos ocupantes a cada buraco, valeta ou lombada transpassada.

Encomendei na concessionária um par de molas traseiras do HB20X com custo de aprox. R$ 380,00 e as substituí em minha residência. A mola está sob código Hyundai 55330-1S500.

As molas são praticamente idênticas visualmente, apresentando um comprimento de aproximadamente 10mm maior, porém apresentam um coeficiente elástico maior.

A altura da traseira do veículo sem ocupantes em seu interior ficou cerca de 20mm mais alta, diferença que praticamente não se nota.

Com a alteração, escapadinhas de traseira rotineiras que ocorriam durante as curvas em velocidades superiores ao atravessar imperfeições do solo desapareceram, assim como o problema ao se utilizar o veículo com ocupantes no banco traseiro.

Ainda não efetuei o teste com bagagem no porta malas além dos ocupantes mas confesso que já me interesso em utilizar as molas do HB20X também na dianteira em função da melhora apresentada.

Aos que como eu anteriormente, estão tristes com seus HB20, provem!

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Anexo:
2014-11-19 12.38.32.jpg

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2014-11-19 12.38.50.jpg

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Com o auxílio de uma chave 19mm, retire os parafusos de fixação dos amortecedores ao eixo de suspensão. Feito isso o eixo descerá o suficiente para que as molas sejam sacadas e recolocadas com as mãos, sem uso de mais ferramentas.

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 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 25 Set 2020 07:01 
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Registrado em: 18 Mar 2014 13:32
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Localização: Jundiaí - SP
AbadeSP escreveu:
Grato pela resposta, caro amigo.

Mecânico acabou de me responder:

Dianteira estava com 65 cm foi pra 66cm

Traseira estava com 64cm foi pra 68cm

a traseira tinha 10mm negativos

agora ficou com 20mm positivos

Perfect!

Obrigado pela sua coragem em aplicar algo diferente e nos dar esperança.

Amanhã vou pegar ele e posto o meu feeling daqui 1 mês!



RRAmericana escreveu:
Boa tarde,

Tenho sim, não percebi queda na atuação das molas, mas creio que terá um resultado muito melhor que o meu, pois as molas foram revistas em 2016. Como não uso mais o carro constantemente carregado como na ocasião, estas ainda me atendem e continuarão até que seja necessária substituição.

Abraços e boa sorte.

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Prezado RRAmericana,

hoje o meu HB20S está trocando as molas e amortecedores.

Estou colocando as do X na traseira e as do S >2017 na dianteira.

Espero obter um resultado igual ou melhor ao seu (visto que já se passaram 5 anos do seu post).

Ainda possui o veículo?

Qual foi o resultado e satisfação no longo prazo?

Grato!

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[quote="RRAmericana"]Boa noite Amigos,

Resolvi meu problema da Suspensão traseira do HB20S.

O Problema consistia na baixa constante elástica da mola da suspensão traseira e fazia com que o simples fato de carregar três adolescentes no banco traseiro fosse uma tortura durante todo o trajeto, transitando com o veículo calçado sobre os batentes do amortecedor por todo o percurso e sentindo cada impacto do solo transferido aos ocupantes a cada buraco, valeta ou lombada transpassada.

Encomendei na concessionária um par de molas traseiras do HB20X com custo de aprox. R$ 380,00 e as substituí em minha residência. A mola está sob código Hyundai 55330-1S500.

As molas são praticamente idênticas visualmente, apresentando um comprimento de aproximadamente 10mm maior, porém apresentam um coeficiente elástico maior.

A altura da traseira do veículo sem ocupantes em seu interior ficou cerca de 20mm mais alta, diferença que praticamente não se nota.

Com a alteração, escapadinhas de traseira rotineiras que ocorriam durante as curvas em velocidades superiores ao atravessar imperfeições do solo desapareceram, assim como o problema ao se utilizar o veículo com ocupantes no banco traseiro.

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2014-11-19 12.38.32.jpg

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[/quote]Seguem as fotos pós troca! Volto em 1 mês para dar o feedbac.Imagem

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 Título: Re: HB20S Com molas X
MensagemEnviado: 25 Set 2020 09:49 
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Registrado em: 30 Out 2014 14:10
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Bom dia AbadeSP,

Legal, aparentemente ficou pouco mais alto que o meu, que creio ser pelo update que ocorreu nas molas de 2014 pra cá. Creio que o resultado no seu será melhor do que eu obtive, até pela foto das molas, pois nas minhas visualmente não haviam diferenças de comprimento, somente de constante elástica.

Abraço.

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