Bem-vindo: 28 Mar 2024 17:10

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 01 Jun 2022 23:18 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 14:43
Mensagens: 5
Tenho um HB20 2015 Automatico. Tenho feito Uber com ele e de 6 meses pra cá ele vem apresentando um estalo muito forte na suspensão dianteira. Tal barulho só aparece quando o carro anda por umas duas horas, antes disso ele não faz nenhum barulho. Quando é viagem em pista ou mesmo em dias frios (com temperatura abaixo de 18 graus) ele também não estrala.

O som é alto, como se um tijolo tivesse batido embaixo do carro ou a suspensão fosse se soltar, de ferro com ferro. Chego a sentir a batida na carroceria, que reflete nos pedais ou no assoalho.

As condições de piso: remendados em excesso, lombadas muito baixas que dá pra passar mais rapido, tartarugas de estacionamento ou ruas de paralelepípedo que tem aquelas depressões longas, mas suaves.

Levei na Dpaschoal, trocaram amortecedor, kits, coxins da suspensão, pneu, bieletas e verificaram todos os componentes... Tudo que foi preciso foi trocado. Após insistentes voltas a loja deles, me falaram que poderia ser o escapamento. Levei na loja especializada e não acharam nada, mas trocaram todas as borrachas que seguram o escape, por via das dúvidas... E nada do barulho sumir.

O problema é que se o carro para por 20 min o barulho some e só retorna após andar uns 30km sem parar. Já cheguei a pensar em ser algo no motor que se afrouxa quando está quente e faz o barulho...

Alguém já viu algo parecido e pode me ajudar?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 15 Out 2022 10:00 
Offline

Registrado em: 15 Out 2022 09:57
Mensagens: 1
Bom dia, estou exatamente com o mesmo problema, já verifiquei praticamente tudo na suspenção e não encontrei nada, estou desconfiando dos coxins do motor, você conseguiu resolver??


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 15 Out 2022 10:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
gordonsjc escreveu:
Bom dia, estou exatamente com o mesmo problema, já verifiquei praticamente tudo na suspenção e não encontrei nada, estou desconfiando dos coxins do motor, você conseguiu resolver??


Seja bem vindo ao forum !

De fato, os coxins do motor e tbm de câmbio da linha HB20 1.6 estão sujeitos a desgastes após alguns anos de uso e podem perfeitamente apresentar esses ruídos e batidas.

Portanto, seria sim oportuno verificar esses coxins quanto a eventuais desgastes neles.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 13 Mai 2023 06:52 
Offline

Registrado em: 13 Mai 2023 06:40
Mensagens: 1
Bom dia

Estava pesquisando agora sobre um problema do meu HB20s 1.6 AT 2016, e consiste exatamente no que foi relatado pelo colega "RAMY".

É uma batida seca, "ferro com ferro", e só faz quando o veículo está a algumas horas rodando, principalmente quando passa por emendar de asfalto, saliências e outros obstáculos.

Levei o veículo na Hyundai para diagnóstico. Eles fizeram um vídeo e me mostraram.

Trata-se de uma folga na "junta universal da direção". Não vende essa peça sozinha. É um conjunto.

Total do serviço : R$ 1.600

Estou pesquisando. As lojas de autopeças não vendem nem o conjunto que a Hyundai oferece. Elas possuem apenas a coluna de direção completa.

Comprar uma peça no Mercado Livre, usada, e depois o acerto não ficar legal, não resolver o problema, entendo ser arriscado.

Talvez a solução para mim seja realmente realizar o serviço na concessionária. Estou avaliando.

Atc,


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 13 Mai 2023 09:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Bom dia e seja bem vindo ao forum !

Agradecemos pelo seu instrutivo feedback pq assim, muitos outros usuários poderão se basear para resolver esse tipo de problema.

Inclusive tbm vou levar esse meu HB20 para que seja revisada essa peça da direção devido ao tempo de utilização desse meu veículo, o que já poderá ter causado algum desgaste e eu ainda não tenha percebido !

Sempre foi o mais recomendado, estar mantendo o seu veículo revisado e na mais completa ordem, apesar de que isso signifique uma despesa a mais , mas a satisfação de se rodar em um HB20 confiável e totalmente revisado vale muito à pena !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 18 Ago 2023 23:12 
Offline

Registrado em: 18 Ago 2023 23:07
Mensagens: 1
Boa noite,

Alguma novidade pessoal ?

Estou enfrentando o mesmo problema, qual a concessionária que orçou esse serviço pra você ?

Tenho um HB20S 2015, mesmos sintomas relatados.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 18 Nov 2023 21:42 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 14:43
Mensagens: 5
Olá... Fui eu que iniciei o post. Na época eu fazia Uber com o carro e levei em 5 mecânicos diferentes e nenhum encontrou o problema. Na concessionária fui orientado a vender o carro, já que para eles verificarem o problema cobrariam 360 reais por hora (até acharem o problema) e eu só não pagaria esse valor caso eu realizasse o serviço, o que era impossível, pois se demorasse 2 dias como os demais mecânicos demoraram e falassem que o problema era algo caro como uma caixa de câmbio, por exemplo, eu não teria como pagar nem a peça, nem as horas do diagnóstico.

Pois bem, quando o carro ficava 30min desligado o barulho sumia e só aparecia depois de andar umas 2 horas com ele e em dia muito quente. Na Dpaschoal e na Campneus certificaram que não era da suspensão (mesmo assim troquei amortecedor, kit e buchas)... Nos mecânicos tbm relataram não ser de escape, nem de câmbio, nem de caixa de direção, já que o carro não apresentava nenhum sintoma, exceto o barulho.

Nessa época consegui voltar pra minha área profissional e deixei de fazer Uber. Como o trabalho é próximo de casa não usei mais ele diariamente. E o barulho sumiu! Mesmo viajando de Campinas a Aparecida e pegando trânsito... Nem um estalinho.

Até que nessa semana, em meio a onda de calor, indo trabalhar novamente de carro, o barulho voltou.

Olhando junto com o mecânico novamente, observamos que há um rastro de graxa pelo motor que espirrou das coifas do semi eixo, que alojam a triseta na tulipa. Sujou até o módulo do ABS. Detalhe, as coifas estão intactas, mas possivelmente as braçadeiras dilataram e a graxa vazou. Mesmo assim o carro não apresenta vibração.

Como o barulho ocorre quando o carro passa por ondulações (tipo aquelas lombadas bem baixas que nem precisa freiar ou aqueles remendos que a companhia de água faz de um lado pro outro na rua pra passar cano), faz sentido ser algo que estrala quando a frente se baixa e retorna rapidamente... Movimento que o semi eixo faz também.

Então, marquei de deixa-lo nesse mecânico para abrir e ver se precisa repor a graxa, a coifa ou mesmo a triseta, tulipa, etc
Espero que pare por aí...

E... Se resolver volto pra contar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 19 Nov 2023 14:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Pelo menos ficou essa pista que foi uma dica para se desvendar esse mistério.

E o melhor de tudo, faz todo o sentido ser algum problema vindo dessas homocinéticas devido talvez a esse vazamento da graxa .

Agora basta concentrar a investigação nessas peças e quem sabe , muito provavelmente a solução vai estar por aí mesmo.

Volte aqui nesse tópico quando puder para nos contar sobre a solução desse seu caso !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 30 Nov 2023 21:25 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 14:43
Mensagens: 5
Boa noite!

Trazendo aqui o pós passagem pelo mecânico.

Na semana passada deixei o carro, foram trocadas as duas coifas do semi eixo que estão próximas a caixa de câmbio. Houve um vazamento de graxa na ligação com o câmbio nos dois semi eixos. Foi tudo desmontado. A tulipa e triseta estavam em perfeito estado, apenas a graxa tinha vazado quase tudo... o que gerava o estralo de ferro com ferro quando o carro estava quente e passava por imperfeições de piso, já que não havia graxa suficiente, e, ainda bem as peças Hyundai aguentaram não gerando mais prejuízos.

Então foram trocadas as coifas, as abraçadeiras de metal e reposto a graxa grafitada na quantidade recomendada pela Hyundai. Ele pediu todas as peças na Hyundai mesmo.

Enfim... Depois de tanto tempo, problema resolvido. Mecânico honesto não trocou nenhuma peça mecânica sem necessidade.

Espero que o post ajude. E se o HB20 de vocês tiverem outros diagnósticos, como do amigo que postou que o dele é a junta universal da direção, postem ai!

Valeu!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Batida seca ao andar em piso irregular após motor quente
MensagemEnviado: 01 Dez 2023 10:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Final feliz para esse problema misterioso desse HB20 !

E melhor ainda ter encontrado um mecânico honesto e competente para resolver esse problema até simples nas homocinéticas do lado do câmbio.

Valeu pela sua postagem !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB