Hyundai HB20 Clube
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Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido
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Autor:  viterbo [ 12 Abr 2016 14:03 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

Essa solução possivelmente (e eu falo usando esse advérbio porque não vi de perto nem testei) aumenta a carga da mola traseira

Isso tem 2 consequências: pior conforto, a mola é mais dura. E menor vida útil do amortecedor. A mola com mais carga exige mais trabalho do amortecedor (é como cortar molas de um carro original, vc aumenta a constante elástica da mola)

Isso pode até melhorar o fim de curso que exisita com a mola original (pouco curso da suspensão aliada a carga baixa de molas e amortecedores para melhor conforto)

Mas certamente os amortecedores terão vida útil reduzida
Suspensão é conjunto, dificilmente trocar apenas um item terá o mesmo desempenho que o conjunto todo. Mas de todas as soluções esta parece a melhor delas..

SEM DÚVIDA NENHUMA, é uma solução melhor que Urethane sei lá o que, aquela gambiarra chinesa que trava 2 elos da mola

Faltam mais testes: quantificar o coeficiente elástico (k) das molas originais, versus as aliperti; fazer testes de estabilidade (não apenas rodar na cidade e estrada), testar mesmo o carro no limite da aderência em campo específico; testar durabilidade (certamente as molas originais passaram por estes testes)

Autor:  borracha ilha [ 12 Abr 2016 18:30 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

gostaria de saber se essa mola al-538 resolve para hb20s

Autor:  rafael20 [ 14 Abr 2016 18:43 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

Estou tentando identificar as modificações do modelo 2016. Será que trocando esse batente pelo hidráulico e o amortecedor do modelo novo já não colhemos bons resultados de estabilidade?

Autor:  Roberto Bertoche [ 14 Abr 2016 19:23 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

rafael20 escreveu:
Estou tentando identificar as modificações do modelo 2016. Será que trocando esse batente pelo hidráulico e o amortecedor do modelo novo já não colhemos bons resultados de estabilidade?

Rafael, será que seria possível trocar apenas o batente e, se for diferente, também o amortecedor?
Se for só isso, deve ser fácil. Mas não sei se essas peças casariam no resto do carro.

Falei isso na CCSS outro dia e eles disseram que não daria certo, mas eles também erram de vez em quando.

Abraço,

Autor:  Ricardo M. [ 14 Abr 2016 19:39 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

Roberto Bertoche escreveu:
rafael20 escreveu:
Estou tentando identificar as modificações do modelo 2016. Será que trocando esse batente pelo hidráulico e o amortecedor do modelo novo já não colhemos bons resultados de estabilidade?

Rafael, será que seria possível trocar apenas o batente e, se for diferente, também o amortecedor?
Se for só isso, deve ser fácil. Mas não sei se essas peças casariam no resto do carro.

Falei isso na CCSS outro dia e eles disseram que não daria certo, mas eles também erram de vez em quando.

Abraço,


Não deve ser simples. Além do mais, difícil de descobrir o que tem que ser trocado.

Infelizmente, a melhor solução seria comprar o Novo HB20. Mas antes, importante certificar mesmo se houve melhorias significativas na suspensão.

Abraços,

Autor:  Roberto Bertoche [ 14 Abr 2016 22:41 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

No test drive que fiz no X passei forte em 10 quebra-molas e identifiquei melhora sim.
Eles disseram que é graças ao batente (hidráulico?).
Mas disseram também que não era possível colocar esse batente novo no modelo anterior.
Não sei.
Mas a suspensão trabalha melhor sim.

Autor:  rafael20 [ 15 Abr 2016 11:41 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

Acabei de voltar da concessionária e o atendente do setor de peças me atendeu super bem e com a maior calma possível abrimos o catálogo e o batente continua o mesmo desde o lançamento, se pesquisar pelo ano do carro traz o mesmo código de peça. E a minha pesquisa continuou em amortecedor e mola e esses realmente foram alterados e desde meados de 2015, inclusive aparece como peça melhorada e 99% que pode ser aplicada nos modelos anteriores.
Até que achei justo o valor das peças:
R$198 cada amortecedor;
R$174 cada mola;
Estou seriamente inclinado a trocar somente os amortecedores, pois as minhas molas estão com o urethane cushion e acredito que isso já traga o rodar firme do modelo novo. Se não ficar do meu agrado troco as molas depois.
Não cheguei a cotar M.O e nem sei se fariam, mas vou fazer em outro lugar e acredito que na revisão nem percebam a modificação, pois terá até a logo da Hyundai. MAS isso no meu carro, não estou dizendo para fazerem e para constar nunca reclamaram do TTC na mola e inclusive vende na concessionária, porém nunca precisei requisitar garantia da suspensão.

Autor:  Roberto Bertoche [ 15 Abr 2016 14:35 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

Rafael, e aquela história dos batentes hidráulicos. Então, é conversa?

Autor:  rafael20 [ 15 Abr 2016 14:55 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

Tudo indica que os coxins não mudaram, não teria pq omitir essa informação no catálogo. E não faz muito sentido usar coxim hidráulico em amortecedores, geralmente se usa apenas no motor, como temos o nosso próximo ao reservatório da direção hidráulica.

Autor:  Roberto Bertoche [ 15 Abr 2016 15:36 ]
Título:  Re: Suspensão traseira HB20 - Problema resolvido

Mas nós vimos um par de fotos aqui no fórum, não lembro quem postou, que mostrava diferença nos batentes (ou coxins, se for a mesma coisa).

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