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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 21 Ago 2014 16:58 
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casarin escreveu:
RegisZack escreveu:
Bom,

Em tenho o carro a aproximadamente 1 mês e realmente ele tem a suspensão traseira muito mole.
Fiz uma viagem fds passado com 2 pessoas atrás e esporadicamente, quando passava por um ressalto na pista ou quebra-molas(mesmo passando muuuito devagar, tipo uns 10Km/h) o carro dava fim de curso, e olha que eu já instalei na traseira o Urethane Cushion.

Não sei se no HB20 S isso se agrava, mas é um problema crônico sim.
Insegurança total de viajar, não aconselho.

tenho um hb s, concordo que ele é vulnerável a vento lateral, balança mesmo, mas nada que cause insegurança, viajei com ele várias vezes, e digo que foi bem tranquilo....


Eu não sei se o problema da suspensão no meu carro está mais agravado, até porque não o comprei 0KM, ou se eu saí de um carro que é mais grudado no chão, por ter uma suspensão mais firme(206 1.4 2008) no qual fiz várias viagens e não balançava nem á 150Km/h.
Esse vento lateral me deixou muito inseguro para viagens, principalmente por saber da qualidade de nossas estradas.
Ás vezes é só costume mesmo, mas sei lá.... :? :?

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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 12 Jul 2016 14:10 
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Também percebo esta instabilidade. Tem uma rua aqui onde moro que é cheia de curvas e toda irregular. Sempre que passo num remendo da pista que é bem numa curva, o carro dá uma "sambada". Pergunto aos caronas se percebem, mas todos dizem que não, chegando até a achar que era impressão, mas esta semana ia seguindo atrás de um carro igual ao meu e vi com meus próprios olhos ele saindo um pouco de lado. Já passei no mesmo local, com um Gol, um Fiesta Sedan e um Cruze e, nenhum deles tem esta instabilidade.


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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 12 Jul 2016 15:08 
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Andrea Pereira escreveu:
Também percebo esta instabilidade. Tem uma rua aqui onde moro que é cheia de curvas e toda irregular. Sempre que passo num remendo da pista que é bem numa curva, o carro dá uma "sambada". Pergunto aos caronas se percebem, mas todos dizem que não, chegando até a achar que era impressão, mas esta semana ia seguindo atrás de um carro igual ao meu e vi com meus próprios olhos ele saindo um pouco de lado. Já passei no mesmo local, com um Gol, um Fiesta Sedan e um Cruze e, nenhum deles tem esta instabilidade.




Boa tarde colega Andrea Pereira e seja bem vinda ao forum !

Sim, essa característica citada aqui por vc é até normal na linha HB20, talvez motivada por um projeto de suspensão mais voltado para um maior conforto do que para uma melhor estabilidade ...

E uma solução efetiva para essa deficiência não é tão facilmente solucionável pq demandaria novos conjuntos de molas, amortecedores e buchas com novas calibrações mais firmes além tb de pneus e rodas um pouco mais largos, enfim, acredito que essa é uma solução muito pouco provável de se concretizar por parte da fábrica da Hyundai do Brasil, infelizmente !!!

Ou seja, em outras palavras, a boa performance oferecida pelos motores 1.6 e pelo novo motor 1.0 turbo devem ser melhor aproveitadas normalmente em retas e não necessariamente em curvas ... rsrsrsrs !!!

É isso aí colega, valeu !

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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 12 Jul 2016 16:27 
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Andrea Pereira escreveu:
Também percebo esta instabilidade. Tem uma rua aqui onde moro que é cheia de curvas e toda irregular. Sempre que passo num remendo da pista que é bem numa curva, o carro dá uma "sambada". Pergunto aos caronas se percebem, mas todos dizem que não, chegando até a achar que era impressão, mas esta semana ia seguindo atrás de um carro igual ao meu e vi com meus próprios olhos ele saindo um pouco de lado. Já passei no mesmo local, com um Gol, um Fiesta Sedan e um Cruze e, nenhum deles tem esta instabilidade.


Andrea, verifique a pressão dos pneus do seu carro.
Se estiverem muito cheios, vão apresentar, em qualquer irregularidade, essa sambada com mais evidência.

Seu relato me lembra que no caminho do meu trabalho também tem uma curva à direita com uma depressão sutil bem no meio.
Acho um prazer passar nela rápido.
Muitas vezes, conhecendo a depressão, faço a curva de modo um pouco mais "quadrado", passando reto no trecho da depressão, evitando qualquer movimento lateral mais estranho.
Quando fiz o test drive do modelo 2016, disse ao vendedor que me acompanhou que testaria o carro nas curvas e quebra-molas do meu caminho diário.
E essa curva eu fiz questão de fazer bem forte, com os pneus gorjeando... rs.
Gosto muito do comportamento da suspensão do HB20X.
Aliada ao motor forte, dá ao carro uma pegada esportiva e muito prazer de dirigir.
Sucesso!

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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 12 Jul 2016 18:49 
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Bertoche, vc teria conhecimento de alguma informação mais oficial de que essa suspensão dos HB20X tenha recebido da Hyundai do Brasil uma calibração mais firme do que a adotada no restante da linha HB20 e que por essa razão, proporcione nesses HB20X uma estabilidade geral um pouco melhor do que a verificada com os demais modelos dessa linha ?

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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 13 Jul 2016 08:20 
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ianisgreek escreveu:
Bertoche, vc teria conhecimento de alguma informação mais oficial de que essa suspensão dos HB20X tenha recebido da Hyundai do Brasil uma calibração mais firme do que a adotada no restante da linha HB20 e que por essa razão, proporcione nesses HB20X uma estabilidade geral um pouco melhor do que a verificada com os demais modelos dessa linha ?

Bom dia, Ianis.
Não, não tenho conhecimento. Porém sou suspeito para falar.
Tivemos um Hatch (que não era X) mas que dirigi pouco e que algumas vezes, quando eu dirigia, raspava a barriga nos quebra-molas.
Mas não me lembro de um carro que eu tivesse que não fizesse bem as curvas.
Eu adoro carros e adoro curvas, mas sei que, fora de simuladores, Gran Turismo e videogames, tenho que fazer as curvas bem abaixo do limite de estabilidade do carro (e dos pneus), porque esse limite é superior ao limite de cantar pneus e de chamar atenção de todos na rua para "um idiota" fazendo "idiotices" com o carro.
Então, para não sermos esses "idiotas" temos que nos manter MUITO abaixo dos limites dos nossos carros.
Acho que é esse o motivo de eu dizer que todos os carros que tive eram bons de curva. Até a Kombi.
O limite dos carros é muito acima do limite de passar vergonha por dirigir muito rápido ou por fazer manobras radicais na rua.
Lembrando também que, quando a gente erra a velocidade, a frenagem e o traçado, é difícil qualquer carro fazer curva bem.
Abraço,

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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 04:55 
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Registrado em: 10 Ago 2016 04:29
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eliseujr escreveu:
hb201.6pluss escreveu:
derby.1.6 escreveu:
mas pista irregular + curva é perigoso para todos os carros... ao trabalhar a suspensão, as rodas acabam perdendo um pouco do contato, diminuindo a aderencia... normal ;)


Tem um trecho de estrada aqui em Campinas que passo de vez em quando (dentro do limite de velocidade da via), e percebo exatamente o que Derso comentou.

Tenho um New Fiesta também e o comportamente é totalmente diferente, o carro fica no chão. Mesma via, mesma velocidade.

Gosto muito do HB20, mas um dos pontos que a Hyundai precisa melhorar nas próximas versões é a suspensão.


Também percebo a mesma coisa. Tenho um HB20 1.0 2013 e ele não me passa segurança alguma em ondulações ou curvas, sinto insegurança ao viajar com o carro. Tenho experiência com outros carros e posso dizer que isso não é normal. É possível trocar a suspensão sem afetar a garantia? Existe alguma possibilidade da CSS resolver este problema se eu relatar?

Outra coisa que eu noto é que o carro bate muito seco nos buracos, sente qualquer desnível como se não tivesse amortecimento.


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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 08:02 
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diegopestana escreveu:
eliseujr escreveu:
hb201.6pluss escreveu:
Tem um trecho de estrada aqui em Campinas que passo de vez em quando (dentro do limite de velocidade da via), e percebo exatamente o que Derso comentou.

Tenho um New Fiesta também e o comportamente é totalmente diferente, o carro fica no chão. Mesma via, mesma velocidade.

Gosto muito do HB20, mas um dos pontos que a Hyundai precisa melhorar nas próximas versões é a suspensão.


Também percebo a mesma coisa. Tenho um HB20 1.0 2013 e ele não me passa segurança alguma em ondulações ou curvas, sinto insegurança ao viajar com o carro. Tenho experiência com outros carros e posso dizer que isso não é normal. É possível trocar a suspensão sem afetar a garantia? Existe alguma possibilidade da CSS resolver este problema se eu relatar?

Outra coisa que eu noto é que o carro bate muito seco nos buracos, sente qualquer desnível como se não tivesse amortecimento.

Vocês estão usando os pneus na pressão correta?
Felizmente o meu é ótimo em pisos irregulares e melhor ainda em pisos perfeitos.
Nunca saiu de frente sem que eu tivesse provocado, prazerosamente apertando o acelerador com força nas saídas de curvas, tudo com pleno controle.
Para minha grande satisfação, adoro o comportamento deles em retas, em curvas, em pisos bons e também em ruins, onde o prazer de dirigi-los é dobrado...
Abraço,

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 Título: Re: Instabilidade nas curvas com terreno irregular
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 10:27 
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Colega Bertoche, eu até já comentei isso aqui no forum mas vale repetir, percebi que pelo menos no meu HB20, quando ele ainda estava com aquelas famigeradas rodinhas estreitas e de ferro aro 14 pol. que ele dava alguns balanços em curvas e com isso, me transmitia sim, alguma insegurança ...

Pois foi só eu trocar aquele sofrível jogo de rodas originais dele por um outro jogo de rodas de alumínio mais largas em 1 polegada que esse efeito negativo diminuiu bastante .

E ressalto aqui que eu ainda aproveitei os pneus originais 175/70-14 que eram zerados, então imaginem se eu resolvo tb colocar pneus um pouco mais largos do que os originais, ganharia certamente em um pouco mais de firmeza nessas situações de curvas ...

Onde se conclui que na linha HB20, a fàbrica da Hyundai do Brasil nitidamente economizou tb em rodas e pneus, pq eu acredito que, principalmente nos modelos com motor 1.6 e 1.0 turbo, que a fábrica deveria usar tanto aros como tb pneus um puco mais largos do que esses atuais, já que ela optou por uma calibragem mais macia da suspensão dos HB20 com a notável excessão apenas dos modelos X .

É isso aí colega !

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