Bem-vindo: 17 Abr 2024 22:36

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 10 Mar 2016 11:15 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
A tendência de rodas para HB20 agora vai ser o modelo do R-Spec(acho que é aro 15) e do novo HB20x(aro 16) para quem quiser manter a originalidade... Eu particularmente não sou muito fã de rodas aro 16 porque não tem muita variedade de modelos de rodas e pneus, é uma medida meio fora de padrão, mas para quem quiser aumentar o aro com um modelo padrão Hyundai pode ser uma alternativa as rodas do novo HB20x...

Estou pensando e juntando recursos para decidir, no meu caso tem dois pontos a se considerar: Se for prezar o conforto e as vias aqui do interior, sem dúvida o melhor seria eu pegar aro 15... Agora pelo visual sem dúvida o aro 17... Não acho que o Aro 17 fica grande para o HB20 ou HB20s, na verdade me parece que casa muito certo, sendo que no HB20s dá até para pegar uma maior se quiser, acho que como o HB20 e HB20s já são baixos nem precisa rebaixar, porque se não vai dar muito transtorno, a não ser que tenha o carro só para passear mesmo...

Como não ando com o carro cheio pra mim n teria problemas de pegar aro 17 e roda 17 fica bom com 205/40, já tive nessa medida e não é tão sensível como o pessoal comenta, mas claro que se perde um pouco em conforto que pode ser adaptado pelo visual top..rs..

Vamos ver... abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 02:11 
Offline

Registrado em: 03 Jan 2016 23:37
Mensagens: 43
Deixando o conforto de lado, prezando apenas a lado estético, ao meu ver o que casa melhor é :

aro 15 perfil 50
aro 16 perfil 45
aro 17 perfil 40
aro 18 perfil 35

Aumentando o aro, diminui-se o perfil do pneu para não ultrapassar o diâmetro original, e assim ñ ficar passível a multas.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 08:25 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
kito escreveu:
Deixando o conforto de lado, prezando apenas a lado estético, ao meu ver o que casa melhor é :

aro 15 perfil 50
aro 16 perfil 45
aro 17 perfil 40
aro 18 perfil 35

Aumentando o aro, diminui-se o perfil do pneu para não ultrapassar o diâmetro original, e assim ñ ficar passível a multas.


Pela estética concordo, 17 com perfil mais alto n fica mto legal e acho que para o HB20 até roda 17 fica legal, 18 já acho que fica mto para o carro... Agora para HB20s 18 até 20 pode deixar bem bacana no visual...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 08:48 
Offline

Registrado em: 08 Mar 2016 15:34
Mensagens: 5
kito escreveu:
(...)e assim ñ ficar passível a multas.

já ouvi falar que para alterar o padrão dos aros originais do veículo, é preciso providenciar a inclusão dos novos aros na documentação do carro. Alguém tem conhecimento disso?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 08:57 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Mano escreveu:

já ouvi falar que para alterar o padrão dos aros originais do veículo, é preciso providenciar a inclusão dos novos aros na documentação do carro. Alguém tem conhecimento disso?


Eu acho que para alteração de tamanho de roda não precisa legalizar não, o que precisa legalizar é se rebaixar... O Ideal é manter o mesmo Offset ou próximo das rodas originais para não ficar com parte da roda pra fora do carro, além de ser esteticamente horrível, isso pode chamar mais atenção em eventual blitz...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 10:22 
Online
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
hugodj182 escreveu:
Mano escreveu:

já ouvi falar que para alterar o padrão dos aros originais do veículo, é preciso providenciar a inclusão dos novos aros na documentação do carro. Alguém tem conhecimento disso?


Eu acho que para alteração de tamanho de roda não precisa legalizar não, o que precisa legalizar é se rebaixar... O Ideal é manter o mesmo Offset ou próximo das rodas originais para não ficar com parte da roda pra fora do carro, além de ser esteticamente horrível, isso pode chamar mais atenção em eventual blitz...

Abraço...


Pra ser 100% de acordo com a lei, mesmo a alteração de aro da roda (ainda q se mantenha o diametro total dentro dos 3%), precisa constar no documento. Li em algum lugar (não lembro se era alguma resolução do contran), que o policial rodoviario precisaria ter noção de qual é o aro original do veiculo e este pode autuar se encontrar irregularidades...

Se eu encontrar o link correto de onde eu li, posto aqui.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 10:46 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
OSilva escreveu:

Pra ser 100% de acordo com a lei, mesmo a alteração de aro da roda (ainda q se mantenha o diametro total dentro dos 3%), precisa constar no documento. Li em algum lugar (não lembro se era alguma resolução do contran), que o policial rodoviario precisaria ter noção de qual é o aro original do veiculo e este pode autuar se encontrar irregularidades...

Se eu encontrar o link correto de onde eu li, posto aqui.


Eu acho que não hein amigo, se for partir desse princípio a simples troca de aro 14 para aro 15 exigiria uma observação na documentação... Sem falar que o policial teria que ter conhecimento de todos os aros originais dos carros que variam as vezes em versões de um mesmo modelo como no caso do HB20 que varia de 14 - 16 dependendo do modelo... Se for lei isso é totalmente impraticável...

Na prática só alteração de tamanho de roda não dá nada, o que pega é se o carro tiver rebaixado, que daí tem que passar em perícia por credenciada do Inmetro, se isso não constar na documentação e por azar pegar uma blitz da PRF ou Polícia Rodoviária Estadual com algum policial de mal humor ou extremamente correto... Mas dependendo da região ainda dá para ficar de boa, insulfilme no parabrisa mesmo esses dias meu amigo foi parado pela PRF o policial só checou se o insulfilme deve estava com aquela marcação de porcentagem de visibilidade acima de 70% e liberou ele...

O que não pode é extrapolar os limites de diâmetro externo, ou seja, como o amigo Kito disse acima, se aumentar o tamanho, tem que diminuir o perfil:

"De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado."
*Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... FAZER.html

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 11:42 
Online
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Fiz uma rápida pesquisa e achei o seguinte:

"...Primeiramente, é importante destacar que existem centenas de espécies de veículos em circulação no Brasil e cada uma delas vem equipada de fábrica com diversos tipos e tamanhos de rodas. Com isso, seria no mínimo ridículo imaginar que todos os policiais fossem obrigados a conhecer todos os inúmeros modelos de automóveis já lançados, e qual o tamanho de roda que equipa cada um deles. Realmente, é ridículo e inexigível, tanto que a lei não impõe nenhuma restrição a alteração de rodas e pneus!

Antigamente, ainda sob a vigência do antigo Código Nacional de Trânsito (de 1966), existia a Res. 533/78 do CONTRAN, que tratava especificamente desta questão de alteração de rodas e pneus. De acordo com tal resolução, não era possível colocar rodas diferentes das originais, se elas fossem de diâmetro (roda+pneu) diferente do original, ou se ultrapassassem os limites externos dos pára-lamas:
Art. 1º – Proibir a circulação no território nacional de veículo automotor equipado com rodas diferentes das originais, que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas.
Parágrafo Único – É vedada a ampliação da largura original do pára-lama do veículo.
Art. 2º – O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto pneu e roda) e a suspensão originais do veículo não podem ser alterados. (Alteração trazida pela Res. 569/81).

Nesse ponto, em parte é na mesma linha do pensamento que você expressou (que eu concordo ser ridiculo o policial ter q saber as rodas de cada carro).

Mas achei esse documento:

http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_292.pdf

que no artigo 3º fala, ou pelo menos dá a entender que toda alteração, mesmo que permitida, se faz necessária a autorização prévia pelo orgão de transito.


Sinceramente, acho que deveriam ser mais "brandos" em algumas exigencias de modificação ou ainda, que essas fossem menos burocráticas.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 12:09 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
OSilva escreveu:
Fiz uma rápida pesquisa e achei o seguinte:

"...Primeiramente, é importante destacar que existem centenas de espécies de veículos em circulação no Brasil e cada uma delas vem equipada de fábrica com diversos tipos e tamanhos de rodas. Com isso, seria no mínimo ridículo imaginar que todos os policiais fossem obrigados a conhecer todos os inúmeros modelos de automóveis já lançados, e qual o tamanho de roda que equipa cada um deles. Realmente, é ridículo e inexigível, tanto que a lei não impõe nenhuma restrição a alteração de rodas e pneus!

Antigamente, ainda sob a vigência do antigo Código Nacional de Trânsito (de 1966), existia a Res. 533/78 do CONTRAN, que tratava especificamente desta questão de alteração de rodas e pneus. De acordo com tal resolução, não era possível colocar rodas diferentes das originais, se elas fossem de diâmetro (roda+pneu) diferente do original, ou se ultrapassassem os limites externos dos pára-lamas:
Art. 1º – Proibir a circulação no território nacional de veículo automotor equipado com rodas diferentes das originais, que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas.
Parágrafo Único – É vedada a ampliação da largura original do pára-lama do veículo.
Art. 2º – O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto pneu e roda) e a suspensão originais do veículo não podem ser alterados. (Alteração trazida pela Res. 569/81).

Nesse ponto, em parte é na mesma linha do pensamento que você expressou (que eu concordo ser ridiculo o policial ter q saber as rodas de cada carro).

Mas achei esse documento:

http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_292.pdf

que no artigo 3º fala, ou pelo menos dá a entender que toda alteração, mesmo que permitida, se faz necessária a autorização prévia pelo orgão de transito.


Sinceramente, acho que deveriam ser mais "brandos" em algumas exigencias de modificação ou ainda, que essas fossem menos burocráticas.


Então na verdade esse artigo 3º é bem geralzão e por isso chega até a ficar sem sentido né...rs... Tipo não especifica as modificações, nem qual órgão de trânsito que se deve pedir autorização... Se fosse assim para envelopar teria que ter pedir autorização tbm, dentre outras modificações básicas que penso que não se afeta a segurança... Por isso ainda confio mais em reportagens de sites especializados ou comentários de quem passou por experiência ou conhece de fato o que pode ou não pode, do que pegar algum documento assim para tentar interpretar, garanto que para quem é advogado já vê brechas nesse artigo...rs

Mas como falamos acho que na prática isso não pega se for de fato assim, porque primeiro que mta gnt altera o carro e n informa as autoridades mesmo modificações que exigem alteração na documentação, segundo que nem sei se as autoridades teriam capacidade de receber tantos pedidos e analisar todos, terceiro que sabemos que as autoridades mal tem condição de fiscalizar o básico, neste caso os polícias teriam que virar peritos em carros para numa blitz sob qualquer condição afirmar este carro está com uma roda que não é a original, não pediu autorização, então vou multa-lo...rs

Precisa como em quase tudo no Brasil dar uma reformada nesse código de trânsito tbm...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Rodas Aro 16''. Experiências
MensagemEnviado: 23 Mar 2016 12:23 
Online
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Então,

o artigo é meio genérico, mas no final do pdf eles dão uma ideia do que é permitido mudar, conforme o tipo de veiculo. Lá até cita de uma certa forma o q vc falou do envelopamento, que seria enquadrado como pintura. Se for da mesma cor do veiculo, blz, mas se for alterar, precisa mexer no documento.
Logicamente, envelopar teto e tal n dá nada pq a cor consta pela maior parte (cor predominante - lembra os carros que tinham a pintura estilo saia e blusa de antigamente?)

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB