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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 24 Nov 2013 18:21 
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Até agora estou gostando muito da estabilidade do carros com os pneus originais 185/60 R15.

Muito mais estável que o meu antigo Gol G5 com pneus 175/70.

Só achei a suspensão traseira meio molenga, e com três pessoas atrás quando passa em uma lombada parece que não tem nem mola ali. :lol:

Mas tirando isso o carro é perfeito. O motor então é o mais possante que já pude pilotar. 8-)


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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 12 Dez 2013 12:57 
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Registrado em: 26 Dez 2012 23:57
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ACHEI BEM INTERESSANTE E IMPORTANTE PARA GALERA LER ISSO...

postei no honda club, e vo posta aqui tbem...

achei isso no site da 4Rodas... aqui pelo menos nao fala nada em perda de potencia, velocidade final etc... mas tem informaçoes interessantes....

Quando se fala em tuning, é quase impossível não associá-lo à troca das rodas originais por outras de desenho diferenciado e, claro, de maior diâmetro. Nos Estados Unidos, existem utilitários esportivos que usam rodas de até 26 polegadas! Mas como fica na prática o comportamento dos carros que têm as rodas trocadas por outras maiores? Existe um critério para essa mudança de tamanho, ou vale a regra do ''se couber e rodar, está valendo''? Para responder a essas perguntas, fizemos um teste na pista de provas da Pirelli, em Sumaré (SP), comparando rodas de 15 polegadas com as de 17. O primeiro passo foi a escolha do carro. A opção foi a Saveiro, por três razões: tem grande popularidade entre os adeptos do tuning, é relativamente barata na hora de equipar e conta com uma quantidade variada de rodas à disposição dos interessados em mudar de aro. As rodas originais Volkswagen - liga leve de aro 15, calçadas com pneus 195/50 R15 - deram lugar a outro jogo, da marca TSW, com aro 17 e pneus 205/40 ZR17. Essa mudança não pode ser feita aleatoriamente. Numa operação que os fabricantes de pneus chamam de ''turn-over'' (algo como ''mudança para cima'', numa tradução livre), deve ser respeitado o limite máximo de 3% de diferença entre o diâmetro do conjunto original e o do que vai ser instalado (saiba mais clicando na última foto da galeria).

O teste foi dividido em dois: na parte subjetiva, foi avaliada a dirigibilidade em piso seco e molhado, além do conforto. Na parte instrumentada, novamente foi avaliado o conforto, dessa vez de forma mais objetiva e precisa, além da aquaplanagem, critério fundamental quando se fala em rodas e pneus. A tarefa de avaliar cada detalhe da mudança de comportamento entre o aro 15 e o 17 ficou nas mãos de dois experientes pilotos de teste da Pirelli, César Augusto Urnhani e Marcelo Moreno.

Com o dia ensolarado, 26 ºC de temperatura e 56% de umidade relativa do ar, encontramos as primeiras diferenças. Segundo a avaliação dos pilotos, no piso seco as rodas 17 são mais ''rápidas'' nas respostas do veículo e, por causa disso, o volante apresenta reações mais esportivas. Como há mais borracha em contato com o piso, as manobras do motorista são sentidas na pista com mais rapidez, tornando o carro mais arisco.

No entanto, quando o veículo chega ao limite da aderência numa curva ou em manobras de emergência, a perda de contato ocorre de forma mais rápida. Na prática, significa que o pneu com o aro 15 canta mais cedo e ''avisa'' que vai desgarrar, apresentando escorregamento em velocidades menores. Ou seja, o carro escorrega em velocidades menores, porém seu comportamento é mais previsível, sem sustos para o motorista menos habituado a essa situação. Já o aro 17 permanece mais tempo grudado no chão, porém é menos previsível, desgarrando em curvas fechadas sem aviso. ''A roda maior é mesmo indicada para quem procura uma condução mais esportiva, mas o motorista precisa estar à altura, senão perde controle fácil'', diz o piloto César Urnhani.

Naturalmente, com a maior área de contato, o aro 17 apresenta maior limite de aderência, permitindo que as curvas sejam feitas em maior velocidade, fazendo que a Saveiro levantasse uma das rodas traseiras numa manobra extrema. Outra conseqüência do uso do aro 17 é que o volante tende a ficar um pouco mais pesado.

No piso molhado, nova bateria de testes. Enquanto há pouca água no asfalto, as rodas maiores se saem melhor, com maior aderência. No momento em que existe o excesso de água - uma poça d'água, por exemplo -, os pneus com aro 17 aquaplanam com maior facilidade. A banda de rodagem perde contato com o asfalto em velocidades mais baixas, o que exige bastante atenção do motorista para que ele não perca o controle. Isso acontece porque a maior área de contato do pneu faz com que a pressão de contato da borracha com o piso seja menor.

Depois do teste subjetivo, é a vez de medir a aquaplanagem, em uma pista específica para esse fim. O veículo vem acelerando progressivamente sobre uma lâmina de água de 7 milímetros até o equipamento registrar a velocidade em que o pneu perdeu o contato com o chão. Com as rodas de 17 polegadas, a velocidade é 10% menor que nas de 15. Enquanto as de 17 perdem a aderência aos 78,6 km/h, as rodas originais vão aquaplanar a 87,5 km/h. Ao contrário do que alguns acham, com um pneu mais largo, o motorista precisa aliviar o pé direito mais cedo quando estiver rodando sob chuva[/b].

Os pilotos da Pirelli lembram que variações no desenho da banda de rodagem dos pneus poderiam provocar uma leve diferença para cima ou para baixo nos números, mas nunca fariam com que a velocidade de aquaplanagem das rodas 17 fosse maior que as rodas de aro 15, desde que se mantivesse o mesmo peso do veículo.

Surpresa

Por último, é hora de medir a diferença no conforto. Para essa avaliação, foi instalado um sensor de aceleração na junção entre o amortecedor e o restante da suspensão, que media a intensidade dos impactos sofridos nesses componentes. Outro sensor foi colocado no volante, para saber quanto desses impactos chegava ao motorista. Os instrumentos mostraram que, com rodas de 17 polegadas, os impactos eram ligeiramente maiores do que com as de 15, mas a absorção feita por elas também era maior. Traduzindo em números, a absorção era de 6% no aro 17 contra 5% do aro 15. Contrariando a tese de que pneus com perfil de menor altura são menos confortáveis, quando comparados aos mais altos e com banda mais estreita, as rodas de aro 17 se saíram ligeiramente melhor. Na prática, estaria mais para um empate técnico, mas em números absolutos, os rodões ficaram na frente. ''Fiquei muito surpreso'', diz Urnhani. ''Sempre achei que a roda maior prejudicasse o conforto do motorista.''

Ao final, a conclusão é que as rodas de aro 17 são mais agressivas na condução, privilegiando quem gosta de andar mais rápido, em percursos sinuosos. No piso seco as rodas maiores são indicadas para quem gosta de - e sabe - andar mais esportivamente. Já [b]as rodas originais são voltadas para quem dirige de forma mais tranqüila e prefere ser avisado antes dos limites do carro, para não levar sustos. No asfalto molhado, ao volante de um carro com pneus mais largos, o motorista terá de reduzir a velocidade para não aquaplanar mais cedo. Quanto ao conforto, como os números são próximos, comprovou-se que não há prejuízos com a colocação das rodas de maior diâmetro, desde que respeitadas as regras do turn-over e que as pressões originais sejam mantidas.

Pressão

Mesmo com rodas maiores, a pressão do pneu deve ser igual à do original. Com pressão mais alta, a suspensão sofrerá mais e haverá desgaste irregular no pneu. Com pressão mais baixa, há aumento do consumo e da temperatura do pneu, além de maior tendência à aquaplanagem


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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 12 Dez 2013 14:38 
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Mandou muito bem amigo!

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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 13 Dez 2013 16:36 
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to louco para colocar 17 no meu, por isso saí caçando tudo q é tipo de informação para ver e encontrei isso aí...é importante pra gente saber...vou de scorro iguais as suas só q 17....veja isso...


Anexos:
Descrição do arquivo: hbloko
www_myride_com_br_-08-04-2013_00003.jpg
www_myride_com_br_-08-04-2013_00003.jpg [ 92.57 KiB | Exibido 11593 vezes ]
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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 13 Dez 2013 21:35 
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FORCE escreveu:
to louco para colocar 17 no meu, por isso saí caçando tudo q é tipo de informação para ver e encontrei isso aí...é importante pra gente saber...vou de scorro iguais as suas só q 17....veja isso...


Mandou mto bem... só não coloquei 17 por causa do seguro... quem sabe rsrs

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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 14 Dez 2013 11:58 
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mas será que se vc colocar mantendo a tolerância admitida haverá problema??

eu li aqui que tem q haver até 3%. bom eu sempre renovo automaticamente meu seguro...é só não informar a troca das rodas....vc já fez a sua revisão?? eles não reclamaram das rodas e do som??

ps: esse carro não é meu e de um site q eu vi...o meu tá com as rodas originais ainda estou pensando em trocar...

por um acaso ontem encontrei um cara com um hb com rodas 17 perfil 40...ele disse que não raspa no paralama e que mesmo cheio não pegou...ficou animal o hb dele...


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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 14 Dez 2013 12:17 
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http://rodasdeligaleve.com.br/conversao

...para quem interessar...

..e para quem quiser ir mais a fundo...é importante saber o que a gente está fazendo...

http://www.pneusfacil.com.br/info/calib ... u_pneu.php

http://estadodeminas.vrum.com.br/app/no ... pega.shtml


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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 14 Dez 2013 16:55 
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FORCE escreveu:
mas será que se vc colocar mantendo a tolerância admitida haverá problema??

eu li aqui que tem q haver até 3%. bom eu sempre renovo automaticamente meu seguro...é só não informar a troca das rodas....vc já fez a sua revisão?? eles não reclamaram das rodas e do som??

ps: esse carro não é meu e de um site q eu vi...o meu tá com as rodas originais ainda estou pensando em trocar...

por um acaso ontem encontrei um cara com um hb com rodas 17 perfil 40...ele disse que não raspa no paralama e que mesmo cheio não pegou...ficou animal o hb dele...


Então fera... como o corretor errou na hora de fazer a transferência (passou como 100% era 110%) precisei fazer vistoria, de cara o vistoriador perguntou qual o aro da roda, disse que era 15... ele afirmou que a porto só paga prêmio no máximo com 2 polegadas acima do original. Se você trocar as rodas e não informar em caso de acidente a porto pode complicar dizendo que o aro não está de acordo com o contrato e blá blá blá...

Essa semana mandei um e-mail contestando que os Hb20 possuem um selo com as medidas para aro 14 e 15, ou seja, o chassi não tem alteração para versão premium, sendo assim, se o premium pode ter aro 17 porque saiu com 15 de fábrica, as outras versões também poderia... estou aguardando.... com seguro não pode brincar... imagine um batida feia, como você vai tirar a roda para a vistoria?

Na revisões foi de boa, alterei dentro da medida de fábrica (premium)... o som eu utilizei chicote, não foi feito corte nenhum, nem para o neblina, os únicos que cortaram fios foi a CSS (keyless e modulo)...

Perfil 40 eu nunca usuaria nas ruas do interior... meu antigo G5 tinha perfil 50 e vivia no concerto... viajo muito, é um complicador... eu colocaria 15 com perfil 50... infelizmente não posso pensar só na estética...

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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 28 Dez 2013 16:26 
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Registrado em: 27 Dez 2013 09:19
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Pessoal, comprei um HB20s 1.6 básico. Em termos de conforto e estabilidade seria mais jogo
colocar uma roda aro 15 do premium (185/60) ou do HB20x (195/65)? Grato desde já. :ugeek:


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 Título: Re: Rodas x Pneus: mantendo as configurações originais
MensagemEnviado: 31 Mai 2014 19:12 
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Registrado em: 10 Mai 2014 12:20
Mensagens: 15
To pensando em colocar a aro 15 do Premium no meu Comfort com os pneus 185/60. Como disse o colega, um carro com 128 cv rodar com pneu 175 é no minimo estranho. Se alguém de SP (capital/interior) tiver um jogo de roda do premium, de preferencia com pneus novos manda uma msg. Valeu!


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