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 Título: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 05 Ago 2013 21:50 
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Olá pessoal,
algum sabe me responder se o HB20 ou HB20S tem o sistema de ABS nas 4 rodas?...
pergunto isso por que li num site que o ABS somente funciona nas rodas que tem o sistema de freio a disco e não a tambor... será que é verdadeira essa informação?...

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 05 Ago 2013 23:34 
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Procede a info: abs só onde tem disco.
No caso do hb20, apenas nas dianteiras.

Afinal, abs para o freio de estacionamento não seria muito útil.

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 06 Ago 2013 12:43 
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Sem dúvida é nas 4 rodas, não faz sentido ter ABS - “Anti-lock Braking System”, somente nas rodas da frente, logo se as traseiras travassem vc sairia de traseira!
Justamente aconteceu ao contrario no passado, que o ABS era somente na traseira, teve uma série da D20 assim.
O HB20 tem ABS e com sistema EBD - “Eletronic Brake Force Distribuition” . Nada mais é que distribuição eletrônica da força de frenagem.
Trata-se de um sistema de controle da força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro. É utilizado como auxiliar complementar do ABS para proporcionar melhor distribuição das forças empregadas na frenagem.


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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 07 Ago 2013 00:59 
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diogopp escreveu:
Sem dúvida é nas 4 rodas, não faz sentido ter ABS - “Anti-lock Braking System”, somente nas rodas da frente, logo se as traseiras travassem vc sairia de traseira!
Justamente aconteceu ao contrario no passado, que o ABS era somente na traseira, teve uma série da D20 assim.
O HB20 tem ABS e com sistema EBD - “Eletronic Brake Force Distribuition” . Nada mais é que distribuição eletrônica da força de frenagem.
Trata-se de um sistema de controle da força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro. É utilizado como auxiliar complementar do ABS para proporcionar melhor distribuição das forças empregadas na frenagem.


tá certíssimo, Diogo... não existe esse papo que só tem ABS onde tem disco... meu pai tinha uma Blazer V6 com ABS nas 4 rodas e as rodas traseiras usavam freio tambor... e realmente, a D20 tinha um adesivo atrás: "ABS-T", sendo que a D20 também tinha disco de freio apenas na dianteira, por curiosidade, nenhuma picape média tem disco de freio na traseira...

o que explica é uma situação off-road, no caso para descer uma ladeira íngrime de terra, se as rodas traseiras patinarem, corre o risco do carro virar de lado e acabar capotando...

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 07 Ago 2013 19:54 
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No auge da minha ignorância, nao sabia que o abs/EBD acionavam os freios traseiros.
Achei que faria a distribuição da frenagem apenas nas rodas dianteiras.

Vivendo e aprendendo. :|

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 02:07 
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braniak escreveu:
No auge da minha ignorância, nao sabia que o abs/EBD acionavam os freios traseiros.
Achei que faria a distribuição da frenagem apenas nas rodas dianteiras.

Vivendo e aprendendo. :|


é isso aí, galera de fórum ta aí pra explicar! mas pensa que desastre o ABS apenas na dianteira ehheheheheh o cara só o pé no freio e dá um cavalo de pau kkkk :lol:

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 13:20 
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Pessoal,
Obrigado pela explicações.... mais ainda estou com duvidas. Bom, sendo verdadeira a questão que o ABS funciona nas 4 rodas (independente se forem a disco ou tambor), gostaria de saber quantos "CANAIS" tem o sistema ABS do HB20... alguem sabe?...
Sei que existem freios ABS com 4 canais (um para cada roda) que são os "melhores" por agir independentemente em cada roda, ou com 2 canais (um para as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras) que não seriam tão efetivos em determinadas situações de frenagem.

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 18:36 
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Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
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derby.1.6 escreveu:
diogopp escreveu:
Sem dúvida é nas 4 rodas, não faz sentido ter ABS - “Anti-lock Braking System”, somente nas rodas da frente, logo se as traseiras travassem vc sairia de traseira!
Justamente aconteceu ao contrario no passado, que o ABS era somente na traseira, teve uma série da D20 assim.
O HB20 tem ABS e com sistema EBD - “Eletronic Brake Force Distribuition” . Nada mais é que distribuição eletrônica da força de frenagem.
Trata-se de um sistema de controle da força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro. É utilizado como auxiliar complementar do ABS para proporcionar melhor distribuição das forças empregadas na frenagem.


tá certíssimo, Diogo... não existe esse papo que só tem ABS onde tem disco... meu pai tinha uma Blazer V6 com ABS nas 4 rodas e as rodas traseiras usavam freio tambor... e realmente, a D20 tinha um adesivo atrás: "ABS-T", sendo que a D20 também tinha disco de freio apenas na dianteira, por curiosidade, nenhuma picape média tem disco de freio na traseira...

o que explica é uma situação off-road, no caso para descer uma ladeira íngrime de terra, se as rodas traseiras patinarem, corre o risco do carro virar de lado e acabar capotando...


derby.1.6:
Olha a informação que achei referente ao freio ABS-T que você comentou:
"... O funcionamento do sistema ABS começa pelo controle e comparação entre os valores de velocidade das rodas. Por exemplo, em veículos com 4 sinais, um em cada roda há a comparação entre as mesmas, em caminhonetes com controle apenas de eixo traseiro, o chamado ABS-T (aplicado em S-10 e Blazer, por exemplo) a comparação ocorre entre o sinal do velocímetro e do eixo traseiro (sensor no diferencial)..."

Fonte: http://www.csmmoto.cbmerj.rj.gov.br/mod ... int&pid=66

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 18:45 
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Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
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Localização: Campinas / SP
MAMK escreveu:
Pessoal,
Obrigado pela explicações.... mais ainda estou com duvidas. Bom, sendo verdadeira a questão que o ABS funciona nas 4 rodas (independente se forem a disco ou tambor), gostaria de saber quantos "CANAIS" tem o sistema ABS do HB20... alguem sabe?...
Sei que existem freios ABS com 4 canais (um para cada roda) que são os "melhores" por agir independentemente em cada roda, ou com 2 canais (um para as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras) que não seriam tão efetivos em determinadas situações de frenagem.


CORREÃO:

Há atualmente quatro classificações de ABS quanto as linhas ou canais que o sistema de freios possui:

1. Quatro canais, quatro sensores - este é o melhor método. Há um sensor em todas as rodas e um conjunto de válvulas para cada uma. Com essa configuração, a unidade controladora monitora cada roda individualmente para assegurar a máxima potência de frenagem.
2. Três canais, quatro sensores – essa configuração possui um sensor de rotação e um canal de controle (composto por um conjunto de válvulas) para cada roda dianteira, e apenas um canal com dois sensores de rotação para as rodas traseiras. Nesse sistema as rodas traseiras têm sua pressão controladas em conjunto, se forma que possuem a pressão de frenagem correspondente à que possui a menor aderência;
3. Três canais, três sensores – semelhante ao anterior, essa configuração possui um único sensor para as rodas traseiras. Esse sistema pode ser empregado em veículos com tração traseira, onde o sensor é instalado na transmissão, de forma que as rodas traseiras são controlados por um único canal. As rodas dianteiras possuem sensores e canais individuais.
4. Um canal, um sensor - este sistema é bastante comum em caminhonetes com ABS nas rodas traseiras. Possui apenas uma válvula, a qual controla ambas as rodas traseiras, e um sensor de rotação situado no eixo traseiro. Este sistema opera na parte traseira da mesma maneira que um sistema de três canais. As rodas traseiras são monitoradas juntas e ambas precisam começar a travar para poder ativar o sistema ABS. Neste sistema também é possível que uma das rodas traseiras trave, reduzindo a eficiência da freada. Este sistema é fácil de identificar. Geralmente há uma tubulação de freio correndo ao longo de uma peça em "T" ajustada para ambas as rodas traseiras. O sensor de rotação geralmente fica próximo ao diferencial na carcaça do eixo traseiro.

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABIq ... letronicos

E no HB20 tem quantos?... Acabei de ligar no 0800 e me informaram que o sistema ABS/EBD é para as 4 rodas, porém não souberam especificar o número de canais. A atendente disse que ia "perguntar" um técnico e que me devolveriam a ligação com a informação desejada.... será?... vamos aguardar para ver.

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Editado pela última vez por MAMK em 08 Ago 2013 19:46, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: ABS nas 4 rodas?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 19:46 
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Registrado em: 27 Fev 2013 02:38
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MAMK escreveu:
MAMK escreveu:
Pessoal,
Obrigado pela explicações.... mais ainda estou com duvidas. Bom, sendo verdadeira a questão que o ABS funciona nas 4 rodas (independente se forem a disco ou tambor), gostaria de saber quantos "CANAIS" tem o sistema ABS do HB20... alguem sabe?...
Sei que existem freios ABS com 4 canais (um para cada roda) que são os "melhores" por agir independentemente em cada roda, ou com 2 canais (um para as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras) que não seriam tão efetivos em determinadas situações de frenagem.


CORREÃO:

Há atualmente três classificações de ABS quanto as linhas ou canais que o sistema de freios possui:

Quadricanal – utiliza quatro sensores e saem quatro linhas com uma válvula cada, que alimentam individualmente de fluído o freio de cada roda. Este obviamente é o sistema mais eficiente devido ao controle da velocidade individual de cada uma das rodas impedindo que qualquer uma delas trave.

Tricanal – normalmente empregado em picapes e caminhões leves e até mesmo em alguns carros de passeio, utiliza-se de dois sensores e duas válvulas para cada uma das rodas dianteiras e uma válvula e um sensor instalado no eixo traseiro ou no diferencial (em veículos de tração traseira) para ambas rodas traseiras. A eficiência é menor do que o quadricanal e uma das rodas traseiras pode travar durante a frenagem, já que o sensor identifica o movimento das duas conjuntamente.

Unicanal – empregado ou nas rodas dianteiras ou nas traseiras (em picapes e utilitários de tração traseira), vale-se de apenas uma válvula e um sensor. Assim como a parte traseira do tricanal, pode apresentar travamento de uma das rodas, por monitorar a velocidade de ambas, diminuindo a efetividade do sistema.

E no HB20 tem quantos?... Acabei de ligar no 0800 e me informaram que o sistema ABS/EBD é para as 4 rodas, porém não souberam especificar o número de canais. A atendente disse que ia "perguntar" um técnico e que me devolveriam a ligação com a informação desejada.... será?... vamos aguardar para ver.




o HB20 tem sim abs nas 4 rodas,por ser acionamento hidraulico tanto faz ser disco ou tambor, todos os modelos possuem 4 sensores (canais) de leitura p parametrização independente de cada roda controlando assim a distribuição da frenagem
valeu
abraço a todos


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