Hyundai HB20 Clube
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Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?
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Autor:  samuelbreder [ 13 Jul 2019 14:02 ]
Título:  Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?

guedeshb escreveu:
Pois é vou trocar com 50 mil km + o que vc já gastou com alinhamento e rodízio eu não gastei 1 real, eu não tenho paciência pra tá fazendo isso a cada 10 mil km, carro é pra usar não pra ficar lambendo nao !!!
Por mais tosco que o argumento do companheiro possa parecer, na verdade aparenta fazer muito sentido financeiro.

Aparenta, veja bem.

Explico: alinhamento e balanceamento não serve só evitar o desgaste prematuro dos pneus, mas também impacta no consumo de combustível. Pneus desalinhados geram mais atrito que o normal (por isso se desgastam de forma irregular) e, consequentemente fazem seu carro gastar mais. A diferença geralmente não é tão perceptível no dia a dia, mas se você somar 5% ao longo de 50 mil km vai ver que faz diferença sim, veja só:

Se seu carro faz 10km/l com pneus desalinhados, se gasta 5.000 litros de combustível em 50mil km. Digamos que o preço da gasolina seja apenas R$4,00, isso dá um total de R$20 mil no período

Mas se você conseguir uma média apenas 5% melhor por ter os pneus devidamente alinhados, balanceados e calibrados, sua média vai pra 10,5km/l, fazendo com que nós mesmos 50mil km você precise gastar 4.762 litros, com a gasolina aos mesmos R$4,00 representa uma economia de R$952.

Eu estou sendo bem tímido nessas projeções, pois a diferença pode ser bem maior que isso.

Então no fim das contas você deve ter gasto mais que 1 real sim e nem viu.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

Autor:  ianisgreek [ 14 Jul 2019 13:34 ]
Título:  Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?

Concordo com essa bem fundamentada citação e ainda assino embaixo, valeu colega !

Autor:  rogeriosabeh [ 14 Set 2019 16:31 ]
Título:  Re: Como é que é pra ser feito o rodizio dos pneus?

Olá participantes do Clube HB20.

Em relação ao rodízio de pneus, TEORICAMENTE, não faz diferença alguma a questão do rodízio.

No entanto, NA PRÁTICA a conversa é outra.
Existe muitos fatores que dão motivos para fazer o rodízio.
Como exemplo vou citar a carga que cada pneu carrega: os da frente, na maioria das vezes e casos, carregam mais peso.
Cada eixo pode trabalhar com uma angulação diferente.

Os alinhadores e as máquinas de alinhamento, se não forem muito precisos, deixam o serviço a desejar, compromentendo a durabilidade.
O rodízio é para tentar amenizar e poupar o suado dinheiro que a gente tem.

Reitero, na teoria pouco importa o rozídio, visto que a cada duas trocas do pneu da frente, teremos uma troca troca dos traseiros. Uma década de experiência ao volante, mostrou que a teoria tem que ser alinhada com a prática.

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