Sotto escreveu:
Não achei nenhum tópico falando especificamente disso mas tem muitas pessoas relatando o ocorrido aqui no fórum, então resolvi criar esse tópico pois trata-se de algo muito importante, que pode evitar acidentes.
Muitos proprietários estavam sentindo o HB20 meio "solto" demais e "sambando" nas curvas, principalmente a traseira do carro. E também sentindo que o pneu socava muito seco nos buracos.
Acontece que quase todos que retiraram o carro da concessionária estão com a pressão dos pneus completamente errada, muito acima do indicado no manual.
Muitos relataram que a pressão batia 40~50 libras e vi gente falando até em 60 libras. Quando o certo seria 32 libras (vide manual).
Hoje, dia 21/01/2013, resolvi ir no posto verificar os pneus pois estava sentindo o carro muito solto também, apesar de não ter saído em nenhuma curva. Pra minha surpresa EM TODAS AS QUATRO RODAS a pressão marcou 46 libras. Fiquei assustado!
Gostaria de agradecer todos que relataram em outros tópicos aqui do fórum essa realidade. Se não fossem vocês eu não iria perceber isso nunca, pois tratando-se de um carro novo presume-se que a calibragem está OK e ficará assim por um bom tempo.
Bom, tá aí o tópico, espero que todos possam conferir isso e arrumar o quanto antes! Contem pra todos os proprietários de HB20 que vocês conhecerem ou que vão comprar ainda, isso é muito importante.
Abraço,
Sotto.
Olá Sotto !
Vou comentar aqui p/ vc e os demais colegas o que percebi com meu HB20 1.6 logo depois que o retirei da CSS !
Calibrei os 4 pneus c/ a calibragem original de fábrica com 32 libras, meus pneus são os originais 175/70-14 da marca Pirelli.
Andando normalmente com o carro , tanto sozinho como c/ a minha familia pelo transito da cidade, vai legal, roda macio e confortavel !
Mas saindo para a rodovia e viajando normalmente, desenvolvendo velocidades entre 110 kms/h a 130 kms/h, ou até um pouco mais, notei um leve balanço na suspensão traseira do carro, uma especie de rebolado quando entrava com um pouco mais de velocidade nas curvas ... claro que esses movimentos indesejados me passou uma certa insegurança, com certeza que sim !
Depois disso, na primeira oportunidade, aumentei a pressão dos quatro pneus para 2 libras a mais, calibrando todos eles com 34 libras e de volta para a rodovia, não senti mais quase nada dos movimentos incomodos ...
Mas mesmo assim, sabia que poderia melhorar um pouco mais a estabilidade do HB20 em curvas , assim procurei para comprar um novo jogo de rodas de aluminio com o mesmo aro de 14 polegadas, porém com largura de 1 polegada a mais do que as rodas de ferro originais de 14 pol. e tala 5 pol. e montei essas novas rodas com os mesmos pneus 175/70-14 que vieram de fabrica no meu carro !
De volta para novo teste de estrada, na mesma rodovia e com as mesmas 2 libras a mais nos 4 pneus, ou seja, 34 libras e uma ótima surpresa !!!!!!!
Todos aqueles balanços indesejados, aquela instabilidade em curvas, sumiram e senti o meu HB20 agora bem mais estável e obediente, e nem por isso mais duro ou desconfortável do que antes!!
Imagino eu que, com certeza, se forem utilizados um novo jogo de rodas de aluminio ou liga leve, de 15 polegadas com talas de 6.5 polegadas em conjunto com pneus 195/55-15 , deixaria nossos HB20 ainda mais estáveis e esportivos !
Mas essa modificação vai ficar para uma outra oportunidade, pq por enquanto estou satisfeito com meu novo jogo de rodas de aluminio 14 pol. com tala de 6 pol. que ja melhoraram bem mais a estabilidade original do meu carro !!!
Portanto colegas, moral da história é usar 32 libras somente quando se roda no transito urbano das cidades e aumentar p/ 34 libras quando rodar por rodovias !!!
Valeu colega, abraço !