Funcionamento normal do ABS!! O ruído metálico são as valvulas abrindo e fechando, e a trepidação no pedal é o pulsador do ABS bombeando o fluido de freio das rodas de volta para o cilindro mestre, portanto empurrando o pedal para trás.
O EBD é o que substitui aquele limitador de força mecânico que tem no eixo traseiro dos carros sem ABS/EBD. No carro sem ABS, se o motorista sentar o pé no freio pode rodar na pista ou derrapar de lado se as rodas traseiras travarem ou perderem aderência.
Já o EBD monitora a rotação das rodas e se necessário bloqueia a passagem do fluído para as rodas traseiras na medida certa para cada momento, que faz o carro ter uma frenagem mais equilibrada, mais estabilidade em curvas e aproveita melhor os freios traseiros.
Só uma nota importante para ABS com EBD (costuma vir em todos os manuais): Quando acontece um problema no ABS, o EBD continua funcionando, porém quando acontece uma falha no EBD geralmente existe uma luz para indicar ou acendem-se as luzes do ABS + Freio (aquela vermelha:
(!)) ao mesmo tempo. Neste caso, o EBD está inativo e NÃO VAI limitar a força nas rodas traseiras, as rodas traseiras podem travar em frenagens mais fortes ou piso escorregadio!
Já o ESP é outro papo, usa um sensor no volante e outro sensor no centro do carro para determinar se o carro está saindo da trajetória e freia sozinho apenas UMA roda por fração de segundos para o carro não sair da trajetória, consegue segurar o carro na mão do motorista em desvios repentinos mesmo num piso escorregadio como na neve!
E não é tão diferente da versão mais simples do ABS, são dois sensores a mais instalados no carro e uma unidade hidráulica com mais válvulas.
ABS, ABS/TCS Bosch 8.0:
ABS/TCS/ESP Bosch 8.0: