dennerochoa escreveu:
Na verdade não é feito ajuste.
Você troca e coloca as medidas que fique mais próximo possível do original:
- 185/60R15 -> +0,4 Maior 100km/h -> 100,4 km/h - ideal roda tala 6
- 195/55R15 -> -0,86% Menor 100km/h -> 99,2 km/h - ideal roda tala 6,5
- 205/55R15 -> +0,97% Maior 100km/h -> 101 km/h - ideal roda tala 7
Perfeito!
E para quem for meticuloso e quiser calcular com rodas e pneus de outras medidas, a conta é a seguinte:
Um pneu 185/60R15, por exemplo, significa uma banda de rodagem (largura) de 185 mm e uma altura (de borracha, da roda ao solo) de 60% dessa largura, ou sejam, 185 x 0,6 = 11,1 cm.
O R diz que é radial e 15 é o diâmetro em polegadas (15 x 2,54 cm para transformar em cm).
Para calcular a circunferência, temos que multiplicar o diâmetro do conjunto roda/pneu por Pi.
Para o aro de 15" = 38,1 cm + 22,2 cm (2 x a altura da borracha) x Pi (3,1416) = 189,44 cm
A mesma conta acima feita para o pneu original 175/70R14 resulta circunferência de 188,68 cm e isso quer dizer que a cada volta da roda, o odômetro vai considerar que o carro se movimentou 188,68 cm. (independente de qual roda ou pneu ele esteja de fato usando). Para pneus e rodas originais de outras medidas, novas contas devem ser feitas.
Caso o odômetro, com rodas e pneus originais, apresente alguma diferença, pode-se assim, com a escolha do conjunto rodas/pneus, tentar aproximá-lo mais da medida correta. Geralmente eles mentem que o carro andou mais e em velocidade superior ao real.
Um ponto importante na troca das rodas, além da furação, claro, é o offset da roda, que indica a distância do eixo da tala à face de fixação no cubo.
Não se deve mudar o offset pois vai submeter a suspensão a esforços não previstos em projeto.
Abraço,