Roberto Bertoche escreveu:
mpvo escreveu:
Pessoal meu carro completou os 10.000 km, queria saber se o rodízio deve ser feito somente na css ou se eu posso fazer em outro lugar. A outra pergunta é regra rodízio e balanceamento?
Perco garantia se fizer fora da css?
Meu povo, digo, mpvo, esse lance de rodízio é uma zona.
Ninguém se entende sobre esse assunto.
O que diz o manual do seu carro? Explica como fazer?
Manda incluir o estepe? Inverte o sentido de rotação dos pneus?
Outro dia li uma reportagem da QuatroRodas que informava os critérios de rodízio das montadoras, e, segundo essa reportagem, a Hyundai recomendava fazer o rodízio bem diferente do que ela mesma escreveu no manual do meu carro. Tudo bem, nem todos os Hyundais são iguais e nem têm os mesmos pneus, de modo que o jeito certo é o que é informado no manual.
A não ser que ele diga algo diferente do que eu queira fazer... rs.
Por exemplo, se o manual me mandar incluir o estepe no rodízio, eu não farei isso.
Para mim o estepe é estepe e quando chega a hora da troca, só compro 4 e não 5 pneus.
Abraço,
O que já li a respeito e sempre fiz foi:
Alinhar e Balancear a cada 10000 km.
No rodízio, basta trocar pneus dianteiros e traseiros, sem realizar o cruzamento ( pneu dianteiro direito troca com traseiro direito. A mesma coisa para o lado esquerdo).
Com isso, sempre na hora de trocar os pneus, consegui trocar os 4 de uma vez, ou seja, os pneus sempre foram gastos de maneira uniforme.
Com o HB20 seguirei esse mesmo procedimento.
Abraços,