Bem-vindo: 28 Mar 2024 12:07

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Mai 2020 12:58 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Bom dia Faus1337 e foi otimo citar essas suas observações pq mostram que vc gosta tb de melhorar o desempenho dos seus veículos com as técnicas corretas.

Os melhores oleos atuais de motores apresentam essas caracteristicas que vc citou nesse novo oleo 0W-20 usado agora no seu HB20 e nunca deve-se sempre que possível utilizar oleos para motor de especificações inferiores as recomendadas pq significa que eles não tem as últimas e mais modernas atualizações em aditivos que são os reais protetores dos motores pq o oleo é apenas uma base mineral ou sintética que recebe depois a carga adequada desses aditivos para depois serem embalados para a venda.

E vamos aos assuntos fora de tópico pq em mecânica automotiva, sempre um assunto acaba por puxar os demais ...

Se vc percebeu que a temperatura do ar de admissão medida ficou levemente menor do que com o filtro OEM, está havendo de fato ganhos reais sim, mas no geral, pelos resultados de potencia e torque citados que vc obteve, houve ganhos nítidos em rendimento se comparado com os motores originais !

Existem scanners portáteis muito bons que custam de mil reais e abaixo e que são ligados facilmente na tomada OBD2 da linha HB20 que assim como esse ELM 327 , medem dentre outras leituras, essa temperatura do ar da admissão.

Obs : No motor do nosso atual HB20 não fiz nenhuma modificação técnica mas no caso do Jetta TSI, nesse instalei um sistema de captação de ar somente frio direto da grade dianteira do veículo que tb me mostra que a temperatura da admissão é sempre menor do que no sistema OEM, o que sempre ajuda obviamente numa leve melhora do desempenho geral do motor, associado ainda ao Unichip, ao escape com downpipe e sem catalisador , a uma válvula do turbo importada e melhor do que a original além de outras pequenas modificações que resultaram numa nova performance que me deixa empolgado sempre que viajo com ele.

E rodas mais leves do que as originais tb ajudam sempre em se obter ganhos reais de desempenho !

Agradeço esse seu relato e estou sempre a disposição caso necessite de trocar outras ideias sobre mecânica automotiva e as modificações sobre como melhorar um pouco mais o desempenho dos veículos originais.

É isso aí , valeu !


Esse Jetta é outro nivel! hahaha
Deve ser um foguete!

Agradeço sua ajuda, agora me sinto seguro com relação ao óleo.
Antes eu achava que era só bater o SAE que tava tudo certo... Ainda colocava MOTUL pois achava que era o melhor.

Agora percebo que mesmo as melhores marcas podem ter produtos que nao nos atendem...

Na proxima troca irei de MOTUL novamente, mas desta vez, com o 0W20 6100 SAVE-LITE de API-SN e ILSAC GF-5


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Mai 2020 14:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Bom dia Faus1337 e foi otimo citar essas suas observações pq mostram que vc gosta tb de melhorar o desempenho dos seus veículos com as técnicas corretas.

Os melhores oleos atuais de motores apresentam essas caracteristicas que vc citou nesse novo oleo 0W-20 usado agora no seu HB20 e nunca deve-se sempre que possível utilizar oleos para motor de especificações inferiores as recomendadas pq significa que eles não tem as últimas e mais modernas atualizações em aditivos que são os reais protetores dos motores pq o oleo é apenas uma base mineral ou sintética que recebe depois a carga adequada desses aditivos para depois serem embalados para a venda.

E vamos aos assuntos fora de tópico pq em mecânica automotiva, sempre um assunto acaba por puxar os demais ...

Se vc percebeu que a temperatura do ar de admissão medida ficou levemente menor do que com o filtro OEM, está havendo de fato ganhos reais sim, mas no geral, pelos resultados de potencia e torque citados que vc obteve, houve ganhos nítidos em rendimento se comparado com os motores originais !

Existem scanners portáteis muito bons que custam de mil reais e abaixo e que são ligados facilmente na tomada OBD2 da linha HB20 que assim como esse ELM 327 , medem dentre outras leituras, essa temperatura do ar da admissão.

Obs : No motor do nosso atual HB20 não fiz nenhuma modificação técnica mas no caso do Jetta TSI, nesse instalei um sistema de captação de ar somente frio direto da grade dianteira do veículo que tb me mostra que a temperatura da admissão é sempre menor do que no sistema OEM, o que sempre ajuda obviamente numa leve melhora do desempenho geral do motor, associado ainda ao Unichip, ao escape com downpipe e sem catalisador , a uma válvula do turbo importada e melhor do que a original além de outras pequenas modificações que resultaram numa nova performance que me deixa empolgado sempre que viajo com ele.

E rodas mais leves do que as originais tb ajudam sempre em se obter ganhos reais de desempenho !

Agradeço esse seu relato e estou sempre a disposição caso necessite de trocar outras ideias sobre mecânica automotiva e as modificações sobre como melhorar um pouco mais o desempenho dos veículos originais.

É isso aí , valeu !


Esse Jetta é outro nivel! hahaha
Deve ser um foguete!

Agradeço sua ajuda, agora me sinto seguro com relação ao óleo.
Antes eu achava que era só bater o SAE que tava tudo certo... Ainda colocava MOTUL pois achava que era o melhor.

Agora percebo que mesmo as melhores marcas podem ter produtos que nao nos atendem...

Na proxima troca irei de MOTUL novamente, mas desta vez, com o 0W20 6100 SAVE-LITE de API-SN e ILSAC GF-5



Sim, esse jetta já é outra categoria de motor pq ele é um 2.0 turbo de ultima geração e melhor ainda do que esse motor dele, só o do Golf GTI que é o mesmo dos novos jettas GLI que são ainda mais poderosos e mais evoluídos !

E se além disso , chipar o bicho e melhorar mais algumas coisinhas que sempre vão ajudar a obter um melhor rendimento, esse motor já vai responder com um forte desempenho devido ao resultado prático de todos esses upgrades de performance instalados !

E deixando aqui mais um exemplo sobre viscosidade de oleo, para o caso dele , a VW recomenda oleos que vão de 0W-30 a 5W-40 e eu apenas utilizo nas trocas desde que ele era zero km , apenas o mais fino desses oleos, que é o 0W-30 devido a todas as vantagens apresentadas pelos oleos de motor mais leves.

Mas curiosamente, muitas CCS VW e vários donos de jettas TSI usam erradamente o mais pesado desses oleos que é o 5W-40, mas todo esse pessoal nunca sabe explicar o real motivo técnico para justificar essa escolha até estranha !!!

Lembrando que vc não deve necessariamente dar preferencia apenas para as marcas de oleos mais caras, pq os oleos devem por lei atender todas as normas de lubrificação escritas nas suas respectivas embalagens, então se está indicado que um oleo é classificado como 0W-20 , API-SN e ILSAC-GF5 , morreu o assunto, ele pode ser de qq marca que vc pode coloca-lo no motor do HB20 1.0 ou do 1.6 que ele vai proteger o motor de maneira identica e eficaz.

Obs : Óbvio e lógico que estamos considerando aqui apenas os motores em perfeito estado de conservação pq motores já muito rodados, ou muito cansados e que não receberam uma correta manutenção preventiva e que por isso já começaram a consumir oleo de forma anormal, soltando uma leve nuvem de fumaça azulada pelo seu escape quando se acelera mais a fundo, esses motores não poderão usar os oleos 0W-020 e mesmo assim, se usar o oleo normal 5W-30 ele tb vai continuar a consumir oleo em excesso e a soltar fumaça azulada pelo escape, pq estarão perdendo compressão por causa desse desgaste excessivo e isso causa uma inevitável perda de rendimento geral .

E nesses casos, ADEUS, pq somente recondicionando esse motor judiado para recupera-lo e se restabelecer novamente sua otima saúde de quando ele era novo de fábrica !

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 28 Mai 2020 10:07 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Sim, esse jetta já é outra categoria de motor pq ele é um 2.0 turbo de ultima geração e melhor ainda do que esse motor dele, só o do Golf GTI que é o mesmo dos novos jettas GLI que são ainda mais poderosos e mais evoluídos !

E se além disso , chipar o bicho e melhorar mais algumas coisinhas que sempre vão ajudar a obter um melhor rendimento, esse motor já vai responder com um forte desempenho devido ao resultado prático de todos esses upgrades de performance instalados !

E deixando aqui mais um exemplo sobre viscosidade de oleo, para o caso dele , a VW recomenda oleos que vão de 0W-30 a 5W-40 e eu apenas utilizo nas trocas desde que ele era zero km , apenas o mais fino desses oleos, que é o 0W-30 devido a todas as vantagens apresentadas pelos oleos de motor mais leves.

Mas curiosamente, muitas CCS VW e vários donos de jettas TSI usam erradamente o mais pesado desses oleos que é o 5W-40, mas todo esse pessoal nunca sabe explicar o real motivo técnico para justificar essa escolha até estranha !!!

Lembrando que vc não deve necessariamente dar preferencia apenas para as marcas de oleos mais caras, pq os oleos devem por lei atender todas as normas de lubrificação escritas nas suas respectivas embalagens, então se está indicado que um oleo é classificado como 0W-20 , API-SN e ILSAC-GF5 , morreu o assunto, ele pode ser de qq marca que vc pode coloca-lo no motor do HB20 1.0 ou do 1.6 que ele vai proteger o motor de maneira identica e eficaz.

Obs : Óbvio e lógico que estamos considerando aqui apenas os motores em perfeito estado de conservação pq motores já muito rodados, ou muito cansados e que não receberam uma correta manutenção preventiva e que por isso já começaram a consumir oleo de forma anormal, soltando uma leve nuvem de fumaça azulada pelo seu escape quando se acelera mais a fundo, esses motores não poderão usar os oleos 0W-020 e mesmo assim, se usar o oleo normal 5W-30 ele tb vai continuar a consumir oleo em excesso e a soltar fumaça azulada pelo escape, pq estarão perdendo compressão por causa desse desgaste excessivo e isso causa uma inevitável perda de rendimento geral .

E nesses casos, ADEUS, pq somente recondicionando esse motor judiado para recupera-lo e se restabelecer novamente sua otima saúde de quando ele era novo de fábrica !

Boa sorte !


Mas o seu com estes upgrades está andando certamente muito mais que um GLI oem.

Mas na questão do óleo, ainda tenho várias duvidas... Meu carro é 2013 e no manual indica 3,3l de óleo. Porem, sei que em 2016 houve uma atualização dos manuais para 3.6l, e as CSS estão colocando 3.6l em todos os modelos 1.6, inclusive nos anteriores a 2016 (tem até um tópico no ReclameAqui sobre este problema). Com os 3.6l, a vareta fica acima do MAX nos modelos antigos, como o meu, e descredibiliza a mesma...
Outra coisa, no manual do HB20 modelo 2019, ele já não indica mais o 0W20, apenas o 5W20 e o 5W30 para o 1.6.

e agora?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 28 Mai 2020 11:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, esse jetta já é outra categoria de motor pq ele é um 2.0 turbo de ultima geração e melhor ainda do que esse motor dele, só o do Golf GTI que é o mesmo dos novos jettas GLI que são ainda mais poderosos e mais evoluídos !

E se além disso , chipar o bicho e melhorar mais algumas coisinhas que sempre vão ajudar a obter um melhor rendimento, esse motor já vai responder com um forte desempenho devido ao resultado prático de todos esses upgrades de performance instalados !

E deixando aqui mais um exemplo sobre viscosidade de oleo, para o caso dele , a VW recomenda oleos que vão de 0W-30 a 5W-40 e eu apenas utilizo nas trocas desde que ele era zero km , apenas o mais fino desses oleos, que é o 0W-30 devido a todas as vantagens apresentadas pelos oleos de motor mais leves.

Mas curiosamente, muitas CCS VW e vários donos de jettas TSI usam erradamente o mais pesado desses oleos que é o 5W-40, mas todo esse pessoal nunca sabe explicar o real motivo técnico para justificar essa escolha até estranha !!!

Lembrando que vc não deve necessariamente dar preferencia apenas para as marcas de oleos mais caras, pq os oleos devem por lei atender todas as normas de lubrificação escritas nas suas respectivas embalagens, então se está indicado que um oleo é classificado como 0W-20 , API-SN e ILSAC-GF5 , morreu o assunto, ele pode ser de qq marca que vc pode coloca-lo no motor do HB20 1.0 ou do 1.6 que ele vai proteger o motor de maneira identica e eficaz.

Obs : Óbvio e lógico que estamos considerando aqui apenas os motores em perfeito estado de conservação pq motores já muito rodados, ou muito cansados e que não receberam uma correta manutenção preventiva e que por isso já começaram a consumir oleo de forma anormal, soltando uma leve nuvem de fumaça azulada pelo seu escape quando se acelera mais a fundo, esses motores não poderão usar os oleos 0W-020 e mesmo assim, se usar o oleo normal 5W-30 ele tb vai continuar a consumir oleo em excesso e a soltar fumaça azulada pelo escape, pq estarão perdendo compressão por causa desse desgaste excessivo e isso causa uma inevitável perda de rendimento geral .

E nesses casos, ADEUS, pq somente recondicionando esse motor judiado para recupera-lo e se restabelecer novamente sua otima saúde de quando ele era novo de fábrica !

Boa sorte !


Mas o seu com estes upgrades está andando certamente muito mais que um GLI oem.

Mas na questão do óleo, ainda tenho várias duvidas... Meu carro é 2013 e no manual indica 3,3l de óleo. Porem, sei que em 2016 houve uma atualização dos manuais para 3.6l, e as CSS estão colocando 3.6l em todos os modelos 1.6, inclusive nos anteriores a 2016 (tem até um tópico no ReclameAqui sobre este problema). Com os 3.6l, a vareta fica acima do MAX nos modelos antigos, como o meu, e descredibiliza a mesma...
Outra coisa, no manual do HB20 modelo 2019, ele já não indica mais o 0W20, apenas o 5W20 e o 5W30 para o 1.6.

e agora?



Vamos as respostas :

Sim, acredito que com os upgrades já instalados no meu atual jetta TSI ele possa estar apresentando atualmente um desempenho levemente melhor do que o dos Golfs GTI e jettas GLI quando ainda estiverem totalmente originais.

E de fato, houve sim esse anuncio da Hyundai do Brasil para se aumentar a quantidade de oleo dos motores 1.6 dos corretos e originais 3.3 lts , situação essa em que o nível de oleo fica exatamente na marca de máximo da vareta para 3.6 lts e nesse caso, o nível de oleo fica acima do máximo na vareta, o que caracteriza oleo em excesso no motor e isso já foi até motivo de muitas discussões.

E já se sabe desde longa data que em mecânica automotiva oleo de motor em excesso é sim bem mais prejudicial do que benéfico ...

Pior do que isso é o fato da dona Hyundai do Brasil por ocasião desse seu novo anuncio não citar nenhuma explicação técnica para justificar o pq aumentar esses 0,3 lts de oleo a mais para esses motores , atitude essa que deixa muitas dúvidas ...

Pois é por essa razão que eu nunca obedeci essa nova citação da Hyundai e continuo colocando somente os corretos 3,3 lts de oleo quando faço as trocas de oleo no nosso HB20 1.6 que é do modelo 2013 !

E a outra modificação tb sem explicação técnica nenhuma é essa citada por vc da Hyundai ter retirado do manual dos HB20 1.6 de 2019 para cá a viscosidade 0W-20 para o oleo do motor .

Por isso que eu tb não obedeci a esse novo anuncio técnico dela pq já estou na 2ª troca de oleo do motor utilizando o oleo 0W-20 e como já citei aqui antes, percebi foi uma leve melhora no funcionamento geral do motor e curiosamente, tb não houve nenhum consumo anormal de oleo por esse oleo ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30 em que sempre havia usado nesse nosso HB20 até então.

E rodei por 5230 kms na última troca de oleo passada já com esse oleo 0W-20 e o nível do oleo permaneceu exatamente na marcação de máximo da vareta, numa prova real e confiável de que não houve de fato, absolutamente nenhum consumo anormal desse oleo mais fino inclusive tb não chegou a acender nunca a luz de pressão de oleo no painel , que indicaria alguma eventual baixa pressão de oleo devido a esse oleo 0W-20 ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30.

E já que é assim esse fato tb comprovado por mim e que se eu estivesse errado nesse meu posicionamento, a essa altura o motor 1.6 desse meu atual HB20 , agora com pouco mais de 66000 kms rodados, já estaria estourado e pifado e quem quiser, pode vir aqui na minha cidade constatar a saúde invejável em que se encontra esse motor e por essa razão que vou sim continuar a usar só essa viscosidade de oleo 0W-20 mais leve por minha conta e risco, se bem que tb estou logicamente me apoiando no meu próprio conhecimento de mais de 40 anos que já tenho acumulado na minha vida profissional com esse assunto de mecânica automotiva.

Obs : E saibam tb que não é à toa que os fabricantes de toda essa mais recente geração de motores lançados no mundo todo, sejam eles turbo ou aspirados, já estão recomendando para eles oleos dessa viscosidade 0W-20 e até mais leves ainda do que esse, exatamente devido as já comprovadas vantagens técnicas proporcionadas por esses oleos menos viscosos nos motores de combustao interna atuais.

Mas é verdade tb que todos os motores quando ainda são novos e não amaciados e que assim apresentam todas as suas folgas internas nas mínimas especificações, aceitam sim perfeitamente oleos de motor menos viscosos sem nenhum risco de apresentarem problemas técnicos de ruídos ou desgastes anormais além de consumo excessivo de oleo.

Cito ainda outro fato técnico já amplamente comprovado de que a rigor, todos os motores novos e em fase de amaciamento devem obrigatoriamente serem lubrificados por oleos o menos viscosos possível dentro de limites aceitáveis, devido a todas as folgas internas entre as peças serem as mínimas possíveis e por isso que oleos maos finos penetram mais facilmente por entre essas folgas menores do que oleos mais grossos e pesados que é exatamente para facilitar e beneficiar esses motores novos a terem um amaciamento mais ideal o que vai refletir diretamente numa futura longa vida útil para esse motor.

O que não é permitido como já citei aqui antes são motores que já apresentam algum desgaste interno mais acentuado, quando então todas as folgas entre as suas peças já estarão aumentadas e nesses casos , o uso de oleos mais finos farão obviamente a pressão do oleo cair dentro do motor e nesse caso, vai sim acender a luz vermelha de pressão de oleo baixa no painel.

Além de ocorrerem tb nesses casos de motores mais desgastados, fumaça azulada saindo pelo escape, numa prova real de que o oleo do motor em quantidade excessiva está entrando nas camaras de combustão devido ao desgaste excessivo de pistons , aneis e guias de válvulas !

E quaisquer outras dúvidas que surjam, estamos aqui à disposição para ajudar, é isso ai , valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 28 Mai 2020 14:30 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Vamos as respostas :

Sim, acredito que com os upgrades já instalados no meu atual jetta TSI ele possa estar apresentando atualmente um desempenho levemente melhor do que o dos Golfs GTI e jettas GLI quando ainda estiverem totalmente originais.

E de fato, houve sim esse anuncio da Hyundai do Brasil para se aumentar a quantidade de oleo dos motores 1.6 dos corretos e originais 3.3 lts , situação essa em que o nível de oleo fica exatamente na marca de máximo da vareta para 3.6 lts e nesse caso, o nível de oleo fica acima do máximo na vareta, o que caracteriza oleo em excesso no motor e isso já foi até motivo de muitas discussões.

E já se sabe desde longa data que em mecânica automotiva oleo de motor em excesso é sim bem mais prejudicial do que benéfico ...

Pior do que isso é o fato da dona Hyundai do Brasil por ocasião desse seu novo anuncio não citar nenhuma explicação técnica para justificar o pq aumentar esses 0,3 lts de oleo a mais para esses motores , atitude essa que deixa muitas dúvidas ...

Pois é por essa razão que eu nunca obedeci essa nova citação da Hyundai e continuo colocando somente os corretos 3,3 lts de oleo quando faço as trocas de oleo no nosso HB20 1.6 que é do modelo 2013 !

E a outra modificação tb sem explicação técnica nenhuma é essa citada por vc da Hyundai ter retirado do manual dos HB20 1.6 de 2019 para cá a viscosidade 0W-20 para o oleo do motor .

Por isso que eu tb não obedeci a esse novo anuncio técnico dela pq já estou na 2ª troca de oleo do motor utilizando o oleo 0W-20 e como já citei aqui antes, percebi foi uma leve melhora no funcionamento geral do motor e curiosamente, tb não houve nenhum consumo anormal de oleo por esse oleo ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30 em que sempre havia usado nesse nosso HB20 até então.

E rodei por 5230 kms na última troca de oleo passada já com esse oleo 0W-20 e o nível do oleo permaneceu exatamente na marcação de máximo da vareta, numa prova real e confiável de que não houve de fato, absolutamente nenhum consumo anormal desse oleo mais fino inclusive tb não chegou a acender nunca a luz de pressão de oleo no painel , que indicaria alguma eventual baixa pressão de oleo devido a esse oleo 0W-20 ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30.

E já que é assim esse fato tb comprovado por mim e que se eu estivesse errado nesse meu posicionamento, a essa altura o motor 1.6 desse meu atual HB20 , agora com pouco mais de 66000 kms rodados, já estaria estourado e pifado e quem quiser, pode vir aqui na minha cidade constatar a saúde invejável em que se encontra esse motor e por essa razão que vou sim continuar a usar só essa viscosidade de oleo 0W-20 mais leve por minha conta e risco, se bem que tb estou logicamente me apoiando no meu próprio conhecimento de mais de 40 anos que já tenho acumulado na minha vida profissional com esse assunto de mecânica automotiva.

Obs : E saibam tb que não é à toa que os fabricantes de toda essa mais recente geração de motores lançados no mundo todo, sejam eles turbo ou aspirados, já estão recomendando para eles oleos dessa viscosidade 0W-20 e até mais leves ainda do que esse, exatamente devido as já comprovadas vantagens técnicas proporcionadas por esses oleos menos viscosos nos motores de combustao interna atuais.

Mas é verdade tb que todos os motores quando ainda são novos e não amaciados e que assim apresentam todas as suas folgas internas nas mínimas especificações, aceitam sim perfeitamente oleos de motor menos viscosos sem nenhum risco de apresentarem problemas técnicos de ruídos ou desgastes anormais além de consumo excessivo de oleo.

Cito ainda outro fato técnico já amplamente comprovado de que a rigor, todos os motores novos e em fase de amaciamento devem obrigatoriamente serem lubrificados por oleos o menos viscosos possível dentro de limites aceitáveis, devido a todas as folgas internas entre as peças serem as mínimas possíveis e por isso que oleos maos finos penetram mais facilmente por entre essas folgas menores do que oleos mais grossos e pesados que é exatamente para facilitar e beneficiar esses motores novos a terem um amaciamento mais ideal o que vai refletir diretamente numa futura longa vida útil para esse motor.

O que não é permitido como já citei aqui antes são motores que já apresentam algum desgaste interno mais acentuado, quando então todas as folgas entre as suas peças já estarão aumentadas e nesses casos , o uso de oleos mais finos farão obviamente a pressão do oleo cair dentro do motor e nesse caso, vai sim acender a luz vermelha de pressão de oleo baixa no painel.

Além de ocorrerem tb nesses casos de motores mais desgastados, fumaça azulada saindo pelo escape, numa prova real de que o oleo do motor em quantidade excessiva está entrando nas camaras de combustão devido ao desgaste excessivo de pistons , aneis e guias de válvulas !

E quaisquer outras dúvidas que surjam, estamos aqui à disposição para ajudar, é isso ai , valeu !


Entendido!
Eu, quando descobri a alteração no nivel do oleo, pedi para meu mecanico de confiança colocar os 3.6l que a Hyundai passou a recomendar e mesmo se recusou a colocar!
Disse que não colocaria mais que o nivel maximo da vareta

Porém ontem tive a triste infelicidade de colocar gasolina no tanque de partida a frio (aqui estamos chegando a temperaturas proximas a 0°C de manha) e na primeira partida ele injetou a gasolina e travou aberto! O carro perdeu todo o torque e ficava dando estouros e tiros pelo escapamento. Logo pensei que fosse por conta da gasolina no tanquinho. Abri o capo e deixei o motor trabalhando em marcha lenta, acompanhando a gasolina se esvaindo. Após cerca de 1h, a gasolina esgotou e o motor voltou ao normal. Fiz meu trajeto diario e no fim do dia voltei para casa. Hj de manha o carro ligou sem problemas, mas logo que dei a partida, desliguei o carro e fui checar o nivel do oleo. Para minha surpresa, estava acima do maximo! Provavelmente a mistura estava muito rica (por conta de 2x mais injecao de combustivel) e o resto nao queimado do combustivel desceu para o carter (pelo menos foi a unica justificativa que pude pensar). Agora estou com esse oleo com 1 dia de uso e todo contaminado com gasolina... Vim para o trabalho na maciota, nao passando de 1500rpm e logo q sair vou fazer uma nova troca de oleo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 28 Mai 2020 22:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Vamos as respostas :

Sim, acredito que com os upgrades já instalados no meu atual jetta TSI ele possa estar apresentando atualmente um desempenho levemente melhor do que o dos Golfs GTI e jettas GLI quando ainda estiverem totalmente originais.

E de fato, houve sim esse anuncio da Hyundai do Brasil para se aumentar a quantidade de oleo dos motores 1.6 dos corretos e originais 3.3 lts , situação essa em que o nível de oleo fica exatamente na marca de máximo da vareta para 3.6 lts e nesse caso, o nível de oleo fica acima do máximo na vareta, o que caracteriza oleo em excesso no motor e isso já foi até motivo de muitas discussões.

E já se sabe desde longa data que em mecânica automotiva oleo de motor em excesso é sim bem mais prejudicial do que benéfico ...

Pior do que isso é o fato da dona Hyundai do Brasil por ocasião desse seu novo anuncio não citar nenhuma explicação técnica para justificar o pq aumentar esses 0,3 lts de oleo a mais para esses motores , atitude essa que deixa muitas dúvidas ...

Pois é por essa razão que eu nunca obedeci essa nova citação da Hyundai e continuo colocando somente os corretos 3,3 lts de oleo quando faço as trocas de oleo no nosso HB20 1.6 que é do modelo 2013 !

E a outra modificação tb sem explicação técnica nenhuma é essa citada por vc da Hyundai ter retirado do manual dos HB20 1.6 de 2019 para cá a viscosidade 0W-20 para o oleo do motor .

Por isso que eu tb não obedeci a esse novo anuncio técnico dela pq já estou na 2ª troca de oleo do motor utilizando o oleo 0W-20 e como já citei aqui antes, percebi foi uma leve melhora no funcionamento geral do motor e curiosamente, tb não houve nenhum consumo anormal de oleo por esse oleo ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30 em que sempre havia usado nesse nosso HB20 até então.

E rodei por 5230 kms na última troca de oleo passada já com esse oleo 0W-20 e o nível do oleo permaneceu exatamente na marcação de máximo da vareta, numa prova real e confiável de que não houve de fato, absolutamente nenhum consumo anormal desse oleo mais fino inclusive tb não chegou a acender nunca a luz de pressão de oleo no painel , que indicaria alguma eventual baixa pressão de oleo devido a esse oleo 0W-20 ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30.

E já que é assim esse fato tb comprovado por mim e que se eu estivesse errado nesse meu posicionamento, a essa altura o motor 1.6 desse meu atual HB20 , agora com pouco mais de 66000 kms rodados, já estaria estourado e pifado e quem quiser, pode vir aqui na minha cidade constatar a saúde invejável em que se encontra esse motor e por essa razão que vou sim continuar a usar só essa viscosidade de oleo 0W-20 mais leve por minha conta e risco, se bem que tb estou logicamente me apoiando no meu próprio conhecimento de mais de 40 anos que já tenho acumulado na minha vida profissional com esse assunto de mecânica automotiva.

Obs : E saibam tb que não é à toa que os fabricantes de toda essa mais recente geração de motores lançados no mundo todo, sejam eles turbo ou aspirados, já estão recomendando para eles oleos dessa viscosidade 0W-20 e até mais leves ainda do que esse, exatamente devido as já comprovadas vantagens técnicas proporcionadas por esses oleos menos viscosos nos motores de combustao interna atuais.

Mas é verdade tb que todos os motores quando ainda são novos e não amaciados e que assim apresentam todas as suas folgas internas nas mínimas especificações, aceitam sim perfeitamente oleos de motor menos viscosos sem nenhum risco de apresentarem problemas técnicos de ruídos ou desgastes anormais além de consumo excessivo de oleo.

Cito ainda outro fato técnico já amplamente comprovado de que a rigor, todos os motores novos e em fase de amaciamento devem obrigatoriamente serem lubrificados por oleos o menos viscosos possível dentro de limites aceitáveis, devido a todas as folgas internas entre as peças serem as mínimas possíveis e por isso que oleos maos finos penetram mais facilmente por entre essas folgas menores do que oleos mais grossos e pesados que é exatamente para facilitar e beneficiar esses motores novos a terem um amaciamento mais ideal o que vai refletir diretamente numa futura longa vida útil para esse motor.

O que não é permitido como já citei aqui antes são motores que já apresentam algum desgaste interno mais acentuado, quando então todas as folgas entre as suas peças já estarão aumentadas e nesses casos , o uso de oleos mais finos farão obviamente a pressão do oleo cair dentro do motor e nesse caso, vai sim acender a luz vermelha de pressão de oleo baixa no painel.

Além de ocorrerem tb nesses casos de motores mais desgastados, fumaça azulada saindo pelo escape, numa prova real de que o oleo do motor em quantidade excessiva está entrando nas camaras de combustão devido ao desgaste excessivo de pistons , aneis e guias de válvulas !

E quaisquer outras dúvidas que surjam, estamos aqui à disposição para ajudar, é isso ai , valeu !


Entendido!
Eu, quando descobri a alteração no nivel do oleo, pedi para meu mecanico de confiança colocar os 3.6l que a Hyundai passou a recomendar e mesmo se recusou a colocar!
Disse que não colocaria mais que o nivel maximo da vareta

Porém ontem tive a triste infelicidade de colocar gasolina no tanque de partida a frio (aqui estamos chegando a temperaturas proximas a 0°C de manha) e na primeira partida ele injetou a gasolina e travou aberto! O carro perdeu todo o torque e ficava dando estouros e tiros pelo escapamento. Logo pensei que fosse por conta da gasolina no tanquinho. Abri o capo e deixei o motor trabalhando em marcha lenta, acompanhando a gasolina se esvaindo. Após cerca de 1h, a gasolina esgotou e o motor voltou ao normal. Fiz meu trajeto diario e no fim do dia voltei para casa. Hj de manha o carro ligou sem problemas, mas logo que dei a partida, desliguei o carro e fui checar o nivel do oleo. Para minha surpresa, estava acima do maximo! Provavelmente a mistura estava muito rica (por conta de 2x mais injecao de combustivel) e o resto nao queimado do combustivel desceu para o carter (pelo menos foi a unica justificativa que pude pensar). Agora estou com esse oleo com 1 dia de uso e todo contaminado com gasolina... Vim para o trabalho na maciota, nao passando de 1500rpm e logo q sair vou fazer uma nova troca de oleo.



Aconteceu isso tb com o nosso HB20 pq o sistema de partida a frio dele está injetando gasolina em excesso e isso bagunçava todo o funcionamento do motor.

Nunca mais abasteci gasolina nesse tanquinho e apenas misturo 20% de gasolina comum direto no tanque de etanol e não tenho assim problema nenhum com a partida a frio, mesmo nessas ultimas manhãs mais frias pq o motor dele está pegando de estalo na 1ª tentativa.

Nesse seu caso, sim houve alguma contaminação do oleo do motor por essa gasolina em excesso injetada nessa partida a frio, mas se vc tiver paciência e rodar por um período de pelo menos 1 hora sem desligar o motor já será um tempo suficiente para a temperatura normal do oleo do motor fazer evaporar toda a gasolina misturada nele.

Ou se não lhe for possível fazer isso por agora, será melhor mesmo trocar o oleo pq ele ficou com nível excessivo no motor com esses 3,6 lts de oleo , além da contaminação com esse escesso de gasolina.

É isso aí, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Mai 2020 10:15 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Aconteceu isso tb com o nosso HB20 pq o sistema de partida a frio dele está injetando gasolina em excesso e isso bagunçava todo o funcionamento do motor.

Nunca mais abasteci gasolina nesse tanquinho e apenas misturo 20% de gasolina comum direto no tanque de etanol e não tenho problema nenhum com a partida a frio, mesmo nessas ultimas manhãs mais frias pq o motor dele está pegando de estalo na 1ª tentativa.

Nesse seu caso, sim houve contaminação do oleo do motor por essa gasolina em excesso injetada nessa partida a frio, mas se vc tiver paciência e rodar por um período de pelo menos 1 hora sem desligar o motor já será um tempo suficiente para a temperatura normal do oleo do motor fazer evaporar toda a gasolina misturada nele.

Ou se não lhe for possível fazer isso por agora, será melhor mesmo trocar o oleo pq ele ficou com nível excessivo no motor com esses 3,6 lts de oleo , além da contaminação com esse escesso de gasolina.

É isso aí, valeu !



Bom dia Ianis,

Cara, ontem mesmo fui trocar o óleo e já coloquei um Motul 0W20 3.3l.
Eu não ia conseguir andar no dia a dia sabendo que esse óleo poderia estar contaminado...

Agora enfim posso testar esse 0W20 devidamente e vou remover o sistema de partida a frio rsrsrsrs

Essa estrategia de "E80" eu ja utilizei e realmente da diferença, mas como utilizo muito o carro para praticas, digamos, competitivas, nao vale a pena rsrsrs

No frio de 10°C ele da a partida depois de 3 tentativas, nao é o fim do mundo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Mai 2020 11:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Aconteceu isso tb com o nosso HB20 pq o sistema de partida a frio dele está injetando gasolina em excesso e isso bagunçava todo o funcionamento do motor.

Nunca mais abasteci gasolina nesse tanquinho e apenas misturo 20% de gasolina comum direto no tanque de etanol e não tenho problema nenhum com a partida a frio, mesmo nessas ultimas manhãs mais frias daqui pq o motor dele está pegando de estalo logo na 1ª tentativa.

Nesse seu caso, sim houve contaminação do oleo do motor por essa gasolina em excesso injetada nessa partida a frio, mas se vc tiver paciência e rodar por um período de pelo menos 1 hora sem desligar o motor já será um tempo suficiente para a temperatura normal do oleo do motor fazer evaporar toda a gasolina misturada nele.

Ou se não lhe for possível fazer isso por agora, será melhor mesmo trocar o oleo pq ele ficou com nível excessivo no motor com esses 3,6 lts de oleo , além da contaminação com esse escesso de gasolina.

É isso aí, valeu !



Bom dia Ianis,

Cara, ontem mesmo fui trocar o óleo e já coloquei um Motul 0W20 3.3l.
Eu não ia conseguir andar no dia a dia sabendo que esse óleo poderia estar contaminado...

Agora enfim posso testar esse 0W20 devidamente e vou remover o sistema de partida a frio rsrsrsrs

Essa estrategia de "E80" eu ja utilizei e realmente da diferença, mas como utilizo muito o carro para praticas, digamos, competitivas, nao vale a pena rsrsrs

No frio de 10°C ele da a partida depois de 3 tentativas, nao é o fim do mundo



Bom dia Faus 1337 !

Apesar de ser um assunto fora de tópico, achei curioso vc citar que em frio de 10 graus cent. com a mistura de E-80 o motor do seu HB20 só pega na 3ª tentativa quando o nosso HB20 nesse mesmo frio entre 10 a 12 graus das manhãs mais frias daqui e usando o E-80 é possível dar a partida no motor desde a 1ª tentativa.

Convém observar melhor pq dificuldades na partida a frio tb podem ser causadas por velas de ignição já bem gastas ou com a regulagem do gap (folga) delas fora do ideal que seria de 0,7 mm a 0,8 mm conforme recomendação da Hyundai !

Obs : Observe que as velas de ignição originais usadas na linha HB20 até 2015 são as piores e menos eficazes de toda a linha da NGK e ao atingirem mais de 15000 kms rodados, elas já se mostram desgastadas e com a sua regulagem totalmente alterada e fora das especificações recomendadas.

Isso é causa direta dessa vergonhosa economia de palito que a Hyundai adotou na sua linha HB20 até 2015 e depois, para consertar essa sua decisão técnica bem equivocada, lançou as novas velas de ignição de iridium para os motores dos HB20 de 2016 em diante !!!

E a boa noticia aqui é que , embora a Hyundai não indique e nem recomende para a sua antiga linha HB20 até 2015 sem nenhuma justificativa técnica essas novas velas de ignição de iridium e o fez por óbvios motivos para que assim não demonstrar o seu conveniente erro anterior, mas eu já constatei ser perfeitamente possível usa-las nos motores dos HB20 até 2015 e passei a utiliza-las no nosso atual HB20 desde quando chegou o momento de substituir aquelas ordinárias e fatídicas velas originais aos 40000 kms e agora com pouco mais de 66000 kms rodados e já com as velas de iridium, o motor dele está funcionando perfeito e até melhor pq essas novas velas mantém por muito mais tempo a sua eficiencia e ainda não alteram a sua regulagem original como ocorre com as antigas velas de ignição.

Além de um outro fato de que com essa mistura de E-80 quando comparada com etanol puro E-100 perde-se de 4 a 5 octanas e isso em motores de alta compressão como é o caso dos motores da linha HB20 já é motivo suficiente para se perder levemente todo o seu potencial disponível principalmente para um uso mais esportivo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Mai 2020 14:35 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Bom dia Faus 1337 !

Apesar de ser um assunto fora de tópico, achei curioso vc citar que em frio de 10 graus cent. com a mistura de E-80 o motor do seu HB20 só pega na 3ª tentativa quando o nosso HB20 nesse mesmo frio entre 10 a 12 graus das manhãs mais frias daqui e usando o E-80 é possível dar a partida no motor desde a 1ª tentativa.

Convém observar melhor pq dificuldades na partida a frio tb podem ser causadas por velas de ignição já bem gastas ou com a regulagem do gap (folga) delas fora do ideal que seria de 0,7 mm a 0,8 mm conforme recomendação da Hyundai !

Obs : Observe que as velas de ignição originais usadas na linha HB20 até 2015 são as piores e menos eficazes de toda a linha da NGK e ao atingirem mais de 15000 kms rodados, elas já se mostram desgastadas e com a sua regulagem totalmente alterada e fora das especificações recomendadas.

Isso é causa direta dessa vergonhosa economia de palito que a Hyundai adotou na sua linha HB20 até 2015 e depois, para consertar essa sua decisão técnica bem equivocada, lançou as novas velas de ignição de iridium para os motores dos HB20 de 2016 em diante !!!

E a boa noticia aqui é que , embora a Hyundai não indique e nem recomende para a sua antiga linha HB20 até 2015 sem nenhuma justificativa técnica essas novas velas de ignição de iridium e o fez por óbvios motivos para que assim não demonstrar o seu conveniente erro anterior, mas eu já constatei ser perfeitamente possível usa-las nos motores dos HB20 até 2015 e passei a utiliza-las no nosso atual HB20 desde quando chegou o momento de substituir aquelas ordinárias e fatídicas velas originais aos 40000 kms e agora com pouco mais de 66000 kms rodados e já com as velas de iridium, o motor dele está funcionando perfeito e até melhor pq essas novas velas mantém por muito mais tempo a sua eficiencia e ainda não alteram a sua regulagem original como ocorre com as antigas velas de ignição.

Além de um outro fato de que com essa mistura de E-80 quando comparada com etanol puro E-100 perde-se de 4 a 5 octanas e isso em motores de alta compressão como é o caso dos motores da linha HB20 já é motivo suficiente para se perder levemente todo o seu potencial disponível principalmente para um uso mais esportivo !


Ianis, creio que me expressei mal... Quis dizer que ele precisa de 3 tentativas com 100% etanol. Com E80, ele pega na primeira sem problemas!

Mas como voce entrou no assunto das velas, quero dizer que as minhas estão novas, troquei mês passado. Coloquei as tristes NGK padrao que duram 30mil km pra menos, pq nao achei as de Iridium em uma fonte confiavel, somente no ML por cerca de R$550. Por acaso aonde vc comprou as suas?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Mai 2020 16:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Bom dia Faus 1337 !

Apesar de ser um assunto fora de tópico, achei curioso vc citar que em frio de 10 graus cent. com a mistura de E-80 o motor do seu HB20 só pega na 3ª tentativa quando o nosso HB20 nesse mesmo frio entre 10 a 12 graus das manhãs mais frias daqui e usando o E-80 é possível dar a partida no motor desde a 1ª tentativa.

Convém observar melhor pq dificuldades na partida a frio tb podem ser causadas por velas de ignição já bem gastas ou com a regulagem do gap (folga) delas fora do ideal que seria de 0,7 mm a 0,8 mm conforme recomendação da Hyundai !

Obs : Observe que as velas de ignição originais usadas na linha HB20 até 2015 são as piores e menos eficazes de toda a linha da NGK e ao atingirem mais de 15000 kms rodados, elas já se mostram desgastadas e com a sua regulagem totalmente alterada e fora das especificações recomendadas.

Isso é causa direta dessa vergonhosa economia de palito que a Hyundai adotou na sua linha HB20 até 2015 e depois, para consertar essa sua decisão técnica bem equivocada, lançou as novas velas de ignição de iridium para os motores dos HB20 de 2016 em diante !!!

E a boa noticia aqui é que , embora a Hyundai não indique e nem recomende para a sua antiga linha HB20 até 2015 sem nenhuma justificativa técnica essas novas velas de ignição de iridium e o fez por óbvios motivos para que assim não demonstrar o seu conveniente erro anterior, mas eu já constatei ser perfeitamente possível usa-las nos motores dos HB20 até 2015 e passei a utiliza-las no nosso atual HB20 desde quando chegou o momento de substituir aquelas ordinárias e fatídicas velas originais aos 40000 kms e agora com pouco mais de 66000 kms rodados e já com as velas de iridium, o motor dele está funcionando perfeito e até melhor pq essas novas velas mantém por muito mais tempo a sua eficiencia e ainda não alteram a sua regulagem original como ocorre com as antigas velas de ignição.

Além de um outro fato de que com essa mistura de E-80 quando comparada com etanol puro E-100 perde-se de 4 a 5 octanas e isso em motores de alta compressão como é o caso dos motores da linha HB20 já é motivo suficiente para se perder levemente todo o seu potencial disponível principalmente para um uso mais esportivo !


Ianis, creio que me expressei mal... Quis dizer que ele precisa de 3 tentativas com 100% etanol. Com E80, ele pega na primeira sem problemas!

Mas como voce entrou no assunto das velas, quero dizer que as minhas estão novas, troquei mês passado. Coloquei as tristes NGK padrao que duram 30mil km pra menos, pq nao achei as de Iridium em uma fonte confiavel, somente no ML por cerca de R$550. Por acaso aonde vc comprou as suas?



Opa, agora sim, vc esclareceu a minha dúvida quanto a partida a frio com a mistura E-80 !

Então, quanto as novas velas de ignição de iridium, quando comprei elas na CCS Hyundai da minha cidade que sempre me atende, elas estava em uns 315,00 o jogo com as 4 velas, mas isso já tem quase uns 2 anos atrás.

E naquela ocasião isso deu motivo para desentendimentos, pq o gerente geral que inclusive é um antigo amigo meu, me falou que não autorizava a instalação dessas novas velas no meu HB20 1.6 mais antigo por ser uma instrução expressa da fábrica e como eu insisti dizendo a ele que se não fossem instaladas lá, que eu mesmo instalaria na minha casa e nesse caso, ele finalmente decidiu solicitar ao mecânico para instalar , mas me obrigou a assinar um têrmo de responsabilidade sobre essa minha atitude que se qq coisa ocorresse de errado com o motor desse meu HB20, que a fabrica não se responsabilizaria por nada pq o meu HB20 ainda estava naquela época dentro da garantia dos 5 anos e assim topei perante todo o pessoal da oficina essa parada nessa CCS !

Pois se eu tinha certeza dessa possibilidade pq não houve nenhuma alteração no cabeçote nem alguma modificação nos pistons desse motor , então em outras palavras, não existe motivo técnico nenhum que justifique o pq de não utilizar essas novas velas de iridium nos motores mais antigos de 2015 para trás.

Outro detalhe importante é que antes de comprar e instalar essas velas novas, eu tb examinei cuidadosamente a antiga vela com a nova de iridium e vi que ambas eram IDENTICAS em todas as suas dimensões exceto pelos eletrodos de iridium mais finos da vela mais moderna comparados com a outra mais antiga que são de cobre.

E assim, vejo isso apenas como mais uma esperta porém furada estratégia da fábrica da Hyundai somente para justificar o porque dela não ter utilizado essas novas velas de ignição mais evoluídas desde o lançamento dessa linha HB20 aqui no Brasil.

E desculpem novamente pelo off topic , mas depois podemos remover essas msgs por estarem fora do contexto desse tópico !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 18  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB