ianisgreek escreveu:
Bom dia colega Marcos Roberto !
Eu tb tenho por hábito já bem antigo acompanhar de perto todos os tipos de revisões feitas nos meus veículos, apenas para me certificar de que tudo de fato está sendo bem executado e que não ficou nada para trás sem fazer !
Tecnicamente não existe nenhuma rotina nessa revisão de 20000 kms de um Hb20 1.6 que possa afetar diretamente o consumo dessa maneira como vc percebeu !
Mas vou deixar aqui uma dica para vc que ocorreu comigo e exatamente pq eu estava presente na revisão do meu HB20, eu detectei na hora a falha e ela foi devidamente corrigida :
Vi que o mecânico entrou dentro do meu HB20 e começou a mexer na regulagem do freio de mão atravez da alavanca entre os bancos dianteiros.
Imediatamente perguntei a ele pq ele estava alterando essa regulagem e ele me falou que era pq estava um pouco folgado, mas eu discordei na hora dele e disse que daquele jeito que ele estava tentando regular o freio de mão, estaria correndo o risco de deixar o veículo um pouco prêso pelas rodas traseiras pq as lonas de freios iriam prender um pouco mais as rodas traseiras, impedindo o veículo de rodar livremente o que comprovadamente eleva o consumo imediatamente em mais de 15% ...
E nesse momento pedi a ele que suspendesse o veículo para girarmos manualmente as rodas traseiras e para uma grande e desagradável surpresa desse mecânico, lá estavam as duas rodas traseiras de fato, um pouco pesadas para serem giradas manualmente numa prova bem real de que as lonas estavam sim justas até demais ...
Assim, falei com ele para soltar novamente a regulagem do freio de mão como estava anteriormente até que as rodas fossem liberadas e girassem livres novamente.
Quer dizer então que se eu não estivesse presente naquela revisão, o meu HB20 sairia da CCS Hyundai com as rodas traseiras um pouco mais presas do que o normal e esse fato certamente elevaria desnecessariamente o consumo do veículo além de faze-lo perder tb um pouco de seu desempenho normal ...
É isso aí colega, boa sorte !
O mecânico estava regulando o freio de mão pela alavanca????
Em TODOS os carros com tambor na traseira só se altera a tensão no cabo do freio de mão no momento da substituição das lonas traseiras.
A regulagem pode e deve ser feita com a abertura do tambor e lá existe uma catraca que gira automaticamente conforme o desgaste, mas na maioria das vezes ela não acompanha proporcionalmente o desgaste e precisa dessa regulagem que expande as duas lonas em direção ao tambor, ao contrário de se tensionar o cabo do freio de mão que aproxima apenas uma das lonas para o tambor.
Já acompanhei esse tipo de regulagem e ultimamente eu mesmo tenho feito em casa: vou girando essa catrataca com uma chave de fenda, recoloco o tambor e verifico se ele gira livremente, vou girando uma posição de cada vez até sentir que está começando a prender, nesse momento volto duas posições na catraca pq com o uso a lona expande e prende ainda mais o freio.
Se tiverem qualquer problema na concessionária solicitem que seja verificado o manual de reparação do veículo que com toda certeza vai abordar esse procedimento.
E quanto ao aumento do consumo pode ser uma prática equivocada da concessionária em aplicar um óleo mais viscoso que o 5w30, mas dificilmente traria uma diferença tão brusca de 10 para 8 na média. Quando os i30 chegaram no Brasil as concessionárias estavam aplicando o 15w40 ao invés do 5w30 e gerava alguns problemas.