Bem-vindo: 17 Abr 2024 22:02

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 28 Fev 2016 08:16 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Out 2014 12:03
Mensagens: 75
Plugo....qual o aplicativo de celular que vc usa


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 28 Fev 2016 16:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
ianisgreek escreveu:
Vi que o mecânico entrou dentro do meu HB20 e começou a mexer na regulagem do freio de mão atravez da alavanca entre os bancos dianteiros.

Imediatamente perguntei a ele pq ele estava alterando essa regulagem e ele me falou que era pq estava um pouco folgado, mas eu discordei na hora dele e disse que daquele jeito que ele estava tentando regular o freio de mão, estaria correndo o risco de deixar o veículo um pouco prêso pelas rodas traseiras pq as lonas de freios iriam prender um pouco mais as rodas traseiras, impedindo o veículo de rodar livremente o que comprovadamente eleva o consumo imediatamente em mais de 15% ...

E nesse momento pedi a ele que suspendesse o veículo para girarmos manualmente as rodas traseiras e para uma grande e desagradável surpresa desse mecânico, lá estavam as duas rodas traseiras de fato, um pouco pesadas para serem giradas manualmente numa prova bem real de que as lonas estavam sim justas até demais ...

Assim, falei com ele para soltar novamente a regulagem do freio de mão como estava anteriormente até que as rodas fossem liberadas e girassem livres novamente.



Bela informação Ianis!

Merece ser memorizada, para que não aconteça com ninguém.

Em tempo, a minha revisão dos 20.000 km foi em Janeiro, desde lá rodei mais de 2000 km e o consumo e desempenho permanecem estáveis como antes.


Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 02 Mar 2016 12:15 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 30 Set 2012 14:35
Mensagens: 409
ianisgreek escreveu:
Bom dia colega Marcos Roberto !

Eu tb tenho por hábito já bem antigo acompanhar de perto todos os tipos de revisões feitas nos meus veículos, apenas para me certificar de que tudo de fato está sendo bem executado e que não ficou nada para trás sem fazer !

Tecnicamente não existe nenhuma rotina nessa revisão de 20000 kms de um Hb20 1.6 que possa afetar diretamente o consumo dessa maneira como vc percebeu !

Mas vou deixar aqui uma dica para vc que ocorreu comigo e exatamente pq eu estava presente na revisão do meu HB20, eu detectei na hora a falha e ela foi devidamente corrigida :

Vi que o mecânico entrou dentro do meu HB20 e começou a mexer na regulagem do freio de mão atravez da alavanca entre os bancos dianteiros.

Imediatamente perguntei a ele pq ele estava alterando essa regulagem e ele me falou que era pq estava um pouco folgado, mas eu discordei na hora dele e disse que daquele jeito que ele estava tentando regular o freio de mão, estaria correndo o risco de deixar o veículo um pouco prêso pelas rodas traseiras pq as lonas de freios iriam prender um pouco mais as rodas traseiras, impedindo o veículo de rodar livremente o que comprovadamente eleva o consumo imediatamente em mais de 15% ...

E nesse momento pedi a ele que suspendesse o veículo para girarmos manualmente as rodas traseiras e para uma grande e desagradável surpresa desse mecânico, lá estavam as duas rodas traseiras de fato, um pouco pesadas para serem giradas manualmente numa prova bem real de que as lonas estavam sim justas até demais ...

Assim, falei com ele para soltar novamente a regulagem do freio de mão como estava anteriormente até que as rodas fossem liberadas e girassem livres novamente.

Quer dizer então que se eu não estivesse presente naquela revisão, o meu HB20 sairia da CCS Hyundai com as rodas traseiras um pouco mais presas do que o normal e esse fato certamente elevaria desnecessariamente o consumo do veículo além de faze-lo perder tb um pouco de seu desempenho normal ...

É isso aí colega, boa sorte !

O mecânico estava regulando o freio de mão pela alavanca????
Em TODOS os carros com tambor na traseira só se altera a tensão no cabo do freio de mão no momento da substituição das lonas traseiras.
A regulagem pode e deve ser feita com a abertura do tambor e lá existe uma catraca que gira automaticamente conforme o desgaste, mas na maioria das vezes ela não acompanha proporcionalmente o desgaste e precisa dessa regulagem que expande as duas lonas em direção ao tambor, ao contrário de se tensionar o cabo do freio de mão que aproxima apenas uma das lonas para o tambor.
Já acompanhei esse tipo de regulagem e ultimamente eu mesmo tenho feito em casa: vou girando essa catrataca com uma chave de fenda, recoloco o tambor e verifico se ele gira livremente, vou girando uma posição de cada vez até sentir que está começando a prender, nesse momento volto duas posições na catraca pq com o uso a lona expande e prende ainda mais o freio.
Se tiverem qualquer problema na concessionária solicitem que seja verificado o manual de reparação do veículo que com toda certeza vai abordar esse procedimento.

E quanto ao aumento do consumo pode ser uma prática equivocada da concessionária em aplicar um óleo mais viscoso que o 5w30, mas dificilmente traria uma diferença tão brusca de 10 para 8 na média. Quando os i30 chegaram no Brasil as concessionárias estavam aplicando o 15w40 ao invés do 5w30 e gerava alguns problemas.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 02 Mar 2016 19:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Rafael, não conheço mas se houver um esticador de cabo na alavanca, pode sim!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 02 Mar 2016 20:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
rafael20 escreveu:
Quando os i30 chegaram no Brasil as concessionárias estavam aplicando o 15w40 ao invés do 5w30 e gerava alguns problemas.


E depois tem gente que acha que as css´s são os oásis da manutenção automotiva. :roll:

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 02 Mar 2016 22:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ricardo M. escreveu:
rafael20 escreveu:
Quando os i30 chegaram no Brasil as concessionárias estavam aplicando o 15w40 ao invés do 5w30 e gerava alguns problemas.


E depois tem gente que acha que as css´s são os oásis da manutenção automotiva. :roll:


Boa noite, Ricardo.
Com que intuito você disse isso?
Para dizer que essa suposta gente que você deduziu que acha que as ccss são um oásis da manutenção automotiva são pessoas ingênuas?
Foi para dar a entender o contrário, que o oásis da manutenção automotiva são as oficinas multimarcas espalhadas pela cidade?
Quando você estiver viajando, vai pedir recomendações na rua e levar seu carro em garantia numa oficina que você nem conhece?
Nossos carros, a maioria deles, está na garantia e o lugar certo de fazer qualquer reparo é nas ccss autorizadas.
Você recomenda algo diferente?
Não compreendo a sua mágoa comigo por eu dizer que o lugar de levar nossos carros é numa ccss autorizada.
Isso está na primeira página do manual.
Na sua ideia de julgar as mensagens como úteis ou inúteis você acharia mais legal eu apenas negativar a sua mensagem (e economizar o meu teclado) ou você ia preferir que eu argumentasse, como costumo fazer?
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 02 Mar 2016 22:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Roberto Bertoche escreveu:
Ricardo M. escreveu:
rafael20 escreveu:
Quando os i30 chegaram no Brasil as concessionárias estavam aplicando o 15w40 ao invés do 5w30 e gerava alguns problemas.


E depois tem gente que acha que as css´s são os oásis da manutenção automotiva. :roll:


Boa noite, Ricardo.
Com que intuito você disse isso?
Para dizer que essa suposta gente que você deduziu que acha que as ccss são um oásis da manutenção automotiva são ingênuos?
Foi para dar a entender o contrário, que o oásis da manutenção automotiva são as oficinas multimarcas espalhadas pela cidade?
Quando você estiver viajando, vai pedir recomendações na rua e levar seu carro em garantia numa oficina que você nem conhece?
Nossos carros, a maioria deles, está na garantia e o lugar certo de fazer qualquer reparo é nas ccss autorizadas.
Você recomenda algo diferente?
Não compreendo a sua mágoa comigo por eu dizer que o lugar de levar nossos carros é numa ccss autorizada.
Isso está na primeira página do manual.
Abraço,


Boa noite Bertoche!

Não tenho mágoas contigo, na verdade a mensagem não teve um destinatário específico. Apesar de certamente saber que você ficaria incomodado.
Estamos muito na paz no último mês, de vez em quando temos que voltar para a normalidade. :D

Não fique chateado a toa. ;)

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Apos Revisão de 20.000 km Aumento do consumo de Combustí
MensagemEnviado: 03 Mar 2016 03:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6234
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Rafael20, respondendo seu comentário, sim é isso mesmo, alguns veículos com sistema de freios traseiro a tambor tem a necessidade de uma regulagem periódica desses freios feita por dentro de cada roda traseira, mas existem tb veículos com freios traseiros a tambor com regulagem automática, não necessitando portanto de nenhuma regulagem manual periódica e ainda não fiquei sabendo se no caso dos HB20 se existe a necessidade de algum tipo de ajuste periódico dos freios traseiros dele ou não !

Sim, no caso do meu HB20 1.6, percebi dentro da oficina da CCS Hyundai que existe uma regulagem do freio de mão que pode ser feita diretamente na sua alavanca e foi o que o mecânico da CSS estava tentando fazer no meu HB20 e eu pedi a ele que não alterasse essa regulagem original pq o freio de mão estava funcionando perfeitamente bem no meu veículo e se ele ajustasse mais ainda essa regulagem, poderia provavelmente prender as rodas traseiras do meu HB20 !

Sim, uma simples troca de viscosidade do oleo do motor não vai jamais alterar o consumo médio em mais de 10% mas vc pode ter a plena certeza de que lonas de freio traseiras reguladas muito justas e por isso mesmo, segurando um pouco mais essas rodas vão aumentar comprovadamente em uns 15% ou mais o consumo médio de um veiculo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB