Bem-vindo: 23 Abr 2024 21:59

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Alinhamento e Balanceamento
MensagemEnviado: 23 Dez 2015 08:57 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Acho que tô ficando louco, jurava que tinha respondido este tópico, agora entrei e não vi minha resposta...rs... Voltando ao foco do tópico...

O meu HB20 está com pouco mais de 18.000km rodados, também não sinto direção trepidando ou puxando para alguns dos lados, calibro os pneus semanalmente(sei que isso só não vai contribuir para manter o alinhamento/balanceamento, mas contribui em diversos aspectos), as vias aqui não são as melhores, mas também não são as piores, em alguns trechos tem muito "tapa buraco" que logo viram buraco de novo ainda mais agora nessa época de chuvas por aqui, mas graças a Deus não tive o desprazer de cair em algum...

Mês que vem pretendo fazer a segunda revisão e vou aproveitar que estarei de férias para fazer o rodizio dos pneus, daí farei o alinhamento e balanceamento - fora da CSS em alguma loja de confiança, pois na CSS além de ser mais caro, tenho certeza que eles levam para fazer estes serviços fora e se brincar levam onde eu penso em levar...rs.. daí posto meu relato aqui...

Abraços.

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Alinhamento e Balanceamento
MensagemEnviado: 23 Dez 2015 10:57 
Offline

Registrado em: 07 Dez 2015 08:20
Mensagens: 56
O que mais me espantou foi mesmo a honestidade do mecânico em falar q o carro não precisava de nada, que estava tudo Ok.

Vou deixar uma dica pra vcs aqui, q o próprio mecânico me disse.

Quando forem fazer alinhamento / Balanceamento o correto é que primeiro seja testado o alinhamento no elevador e se precisar dai faz e posteriormente ande com o carro numa rodovia a mais de 100 Km/h para verificar o balanceamento e se trepidar dai tem que balancear.

Estava acostumado a fazer esse serviço sempre no mesmo lugar e lá eles sempre fazem o contrário. Já pegam seu carro, tiram as 4 rodas e ja tiram os pesos das rodas, sem aferir nem nada, o que na minha opinião é agir de má fé, pois é uma forma de garantir que o serviço será feito mesmo sem precisar e ganhar dinheiro.

Fiquem esperto, fazem isso em lugares de confiança também.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Alinhamento e Balanceamento
MensagemEnviado: 23 Dez 2015 13:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6239
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
mbr escreveu:
Fiquei feliz em ouvir o relato do fschiavone. Ainda há mecânicos honestos, infelizmente na maioria dos casos embolsariam o dinheiro do cliente sem fazer nada de fato. Lembro de uma reportagem do Fantástico em que levaram um carro com apenas um cabo de vela solto a 10 mecânicos e apenas 1 foi honesto, os outros noves inventaram defeito para tentar levar o dinheiro do cliente, triste realidade!

Parabéns a atitude do mecânico onde vc levou, deveria deixar o nome dele aqui para servir de dica a quem mora na mesma cidade.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk


Mais ou menos...
Acho que o mecânico agiu errado.
O cliente queria ou não o carro alinhado?
Se o mecânico perdeu seu tempo colocando toda a aparelhagem no carro e viu que estava certo, tudo absolutamente correto, deveria ter cobrado normal.
Só porque não deu 1/3 de volta numa porca ele deixou de cobrar por toda a montagem e verificação

Se você vai ao médico e ele diz que vc está bom e não tem nada, então você não precisa pagar a consulta?

Acho errado a gente achar legal economizar tudo, principalmente no que se refere ao trabalho dos outros.

Se ele não cobrou nada, ou é só pela amizade, o que merece, numa boa hora, uma retribuição, ou alguma coisa eu desconfio que ele fez errado.
Quebrou um prisioneiro, espanou uma porca, entortou uma peça, sei lá... :lol: :lol: :lol:
Alguma "meleca" ele deve ter feito para se sentir inclinado a não cobrar nada.
Alinhar, mais que tudo é esperar a vaga, colocar o carro na máquina, centrar e alinhar os equipamentos nas rodas, verificar as projeções e depois apertar ou soltar 1/4 de vota alguns parafusos ou porcas.
O alinhamento a gente paga para conferir e acertar se estiver errado.
Se estiver OK e não precisar acertar, paga-se do mesmo modo e é lucro do alinhador.

Então, se você fizer uma tomografia, só vai querer pagar se estiver com câncer?! Tomara que não, né!?



Opa Bertoche, sim vc tem toda a razão !

Se o serviço foi conferido e verificado, o profissional deve ser devidamente ressarcido por isso, afinal é mais do que merecido nesse caso !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Alinhamento e Balanceamento
MensagemEnviado: 23 Dez 2015 19:40 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
fschiavoni escreveu:
Vou deixar uma dica pra vcs aqui, q o próprio mecânico me disse.

Quando forem fazer alinhamento / Balanceamento o correto é que primeiro seja testado o alinhamento no elevador e se precisar dai faz e posteriormente ande com o carro numa rodovia a mais de 100 Km/h para verificar o balanceamento e se trepidar dai tem que balancear.

Fiquem esperto, fazem isso em lugares de confiança também.


Bela dica. Espírito colaborativo sempre.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Alinhamento e Balanceamento
MensagemEnviado: 23 Dez 2015 21:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6239
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico, as probabilidades de erros existem muito mais com relação ao alinhamento da direção do que com um balanceamento das rodas !

Apenas pq num alinhamento de direção, devem ser conferidos e corrigidos os valores de cambagem, convergência e do cáster, e dependendo do veículo, essas regulagens, muitas vezes, estão diretamente interligadas entre si, ou seja, quando se altera uma dessas regulagens, isso afeta diretamente alguma dessas outras, por isso o profissional deve ser bastante competente e gabaritado para saber o correto procedimento a ser usado em cada marca de veículo, pq cada um deles tem as suas particularidades próprias !

E é exatamente nesses momentos de correção de algum desses valores que o profissional às vezes, se perde e para não lhe complicar ainda mais as coisas, muitas vezes ele acaba desistindo de tentar acertar com perfeição esses valores e acaba por liberar o veículo não exatamente com os valores exatos de alinhamento recomendados pela fábrica...

Então se esses valores estiverem levemente alterados, porém idênticos de ambos os lados do veículo, ele poderá não puxar para algum lado em ruas ou na rodovia, mas a sua estabilidade ficará sim certamente comprometida, além do desgaste dos pneus que ficará tb nesse caso, igualmente comprometido, portanto nesse caso, esse veículo não estará com a sua estabilidade 100% original de fábrica ...

Sei que já existem modernas máquinas totalmente computadorizadas, mas elas ainda continuam sendo manipuladas por homens que as vezes falham e então, esse provável alinhamento não ficará tecnicamente perfeito ...

E falo isso pq já vi alinhadores profissionais manipulando os valores de regulagem do alinhamento só para aparecer naquele resultado final impresso pela máquina, apenas os valores que ele quer que apareçam ...

Já num balanceamento de rodas, sejam elas de aço ou alumínio, o procedimento é bem mais simples e sempre é o mesmo em todas as máquinas e elas sempre mostram claramente para o profissional, o momento certo em que o balanceamento está perfeito e zerado, então aqui não existem margens para "ajeitos" ...

Então aqui não tem tantos segredos e nem mistérios, pq não pode haver a mínima vibração nem na direção e nem na estrutura do veículo, caso contrário alguma coisa ainda está errada !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Alinhamento e Balanceamento
MensagemEnviado: 23 Dez 2015 22:26 
Offline

Registrado em: 05 Fev 2013 21:34
Mensagens: 129
Roberto Bertoche escreveu:
mbr escreveu:
Fiquei feliz em ouvir o relato do fschiavone. Ainda há mecânicos honestos, infelizmente na maioria dos casos embolsariam o dinheiro do cliente sem fazer nada de fato. Lembro de uma reportagem do Fantástico em que levaram um carro com apenas um cabo de vela solto a 10 mecânicos e apenas 1 foi honesto, os outros noves inventaram defeito para tentar levar o dinheiro do cliente, triste realidade!

Parabéns a atitude do mecânico onde vc levou, deveria deixar o nome dele aqui para servir de dica a quem mora na mesma cidade.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk


Mais ou menos...
Acho que o mecânico agiu errado.
O cliente queria ou não o carro alinhado?
Se o mecânico perdeu seu tempo colocando toda a aparelhagem no carro e viu que estava certo, tudo absolutamente correto, deveria ter cobrado normal.
Só porque não deu 1/3 de volta numa porca ele deixou de cobrar por toda a montagem e verificação?

Se você vai ao médico e ele diz que vc está bom e não tem nada, então você não precisa pagar a consulta?

Acho errado a gente achar legal economizar tudo, principalmente no que se refere ao trabalho dos outros.

Se ele não cobrou nada, ou é só pela amizade, o que merece, numa boa hora, uma retribuição, ou alguma coisa eu desconfio que ele fez errado.
Quebrou um prisioneiro, espanou uma porca, entortou uma peça, sei lá... :lol: :lol: :lol:
Alguma "meleca" ele deve ter feito para se sentir inclinado a não cobrar nada.
Alinhar, mais que tudo é esperar a vaga, colocar o carro na máquina, centrar e alinhar os equipamentos nas rodas, verificar as projeções e depois apertar ou soltar 1/4 de vota alguns parafusos ou porcas.
O alinhamento a gente paga para conferir e acertar se estiver errado.
Se estiver OK e não precisar acertar, paga-se do mesmo modo e é lucro do alinhador.

Então, se você fizer uma tomografia, só vai querer pagar se estiver com câncer?! Tomara que não, né!?


Bertoche,
Sua observação foi muito pertinente, de fato para um alinhamento o simples fato de verificar é a parte mais trabalhosa. Não tinha pensado nisto, e olha que onde trabalho atualmente é desta mesma forma, descobrir o problema é 99% do esforço e resolver apenas 1%.
Neste caso realmente uma cobrança é justa.
Embora caso a oficina ofereça outros serviços acho que não cobrar quando não foi feito alterações é uma ótima forma de fidelizar os clientes.
A transparência do serviço foi louvável, infelizmente atitudes assim estão cada vez menos comuns.
Veja o caso da própria Hyunday, que empurrou goela abaixo dos consumidores a mudança no volume do óleo do motor, se não fosse por colegas mais atentos aqui do fórum, a maioria nunca saberia disto, pq a Hyunday não deu a menor satisfação quanto a isto. (Olha quanta falta de transparência por parte de uma empresa multinacional)
Por isso minha surpresa pela transparência do mecânico, embora como muito bem pontuado por você, isso não justifica gratuidade do trabalho/tempo dele.





Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Alinhamento e Balanceamento
MensagemEnviado: 24 Dez 2015 01:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
mbr escreveu:
...não cobrar quando não foram feitas alterações é uma ótima forma de fidelizar os clientes...

Pode crer.

mbr escreveu:
A transparência foi louvável, infelizmente atitudes assim estão cada vez menos comuns.

Não tenho nenhuma evidência disso, ao contrário, as atitudes corretas e honradas são as que mais presencio, tirando uma ou outra situação fora da curva.

mbr escreveu:
Veja o caso da própria Hyunday, que empurrou goela abaixo dos consumidores a mudança no volume do óleo do motor, se não fosse por colegas mais atentos aqui do fórum, a maioria nunca saberia disto, pq a Hyunday não deu a menor satisfação quanto a isto. (Olha quanta falta de transparência por parte de uma empresa multinacional)

Não vejo isso como exemplo de incorreção. A Hyundai não mentiu ou escondeu nada.
E como consumidor mudar a quantidade de óleo não faz a menor diferença para mim,
Nem me interessa saber de nada disso,
E se eu fosse o fabricante, teria avaliado as alternativas, para os diversos perfis de consumidores
E teria agido da mesma forma, e com a consciência tranquila de ter feito o melhor, mesmo sabendo que nenhum modo de fazer me livraria de críticas.

mbr escreveu:
...por isso minha surpresa pela transparência do mecânico...

Sem querer aborrecer você por não concordar novamente, a transparência das pessoas é o que vejo como normal, o que me surpreende é quando a pessoa adota uma atitude falsa sem compreender que estará fazendo a vida dela mesma muito mais chata e penosa.
Isso sim me surpreende.

Abraço forte e feliz natal!

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB