Roberto Bertoche escreveu:
mbr escreveu:
Fiquei feliz em ouvir o relato do fschiavone. Ainda há mecânicos honestos, infelizmente na maioria dos casos embolsariam o dinheiro do cliente sem fazer nada de fato. Lembro de uma reportagem do Fantástico em que levaram um carro com apenas um cabo de vela solto a 10 mecânicos e apenas 1 foi honesto, os outros noves inventaram defeito para tentar levar o dinheiro do cliente, triste realidade!
Parabéns a atitude do mecânico onde vc levou, deveria deixar o nome dele aqui para servir de dica a quem mora na mesma cidade.
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Mais ou menos...
Acho que o mecânico agiu errado.
O cliente queria ou não o carro alinhado?
Se o mecânico perdeu seu tempo colocando toda a aparelhagem no carro e viu que estava certo, tudo absolutamente correto, deveria ter cobrado normal.
Só porque não deu 1/3 de volta numa porca ele deixou de cobrar por toda a montagem e verificação?
Se você vai ao médico e ele diz que vc está bom e não tem nada, então você não precisa pagar a consulta?
Acho errado a gente achar legal economizar tudo, principalmente no que se refere ao trabalho dos outros.
Se ele não cobrou nada, ou é só pela amizade, o que merece, numa boa hora, uma retribuição, ou alguma coisa eu desconfio que ele fez errado.
Quebrou um prisioneiro, espanou uma porca, entortou uma peça, sei lá...
Alguma "meleca" ele deve ter feito para se sentir inclinado a não cobrar nada.
Alinhar, mais que tudo é esperar a vaga, colocar o carro na máquina, centrar e alinhar os equipamentos nas rodas, verificar as projeções e depois apertar ou soltar 1/4 de vota alguns parafusos ou porcas.
O alinhamento a gente paga para conferir e acertar se estiver errado.
Se estiver OK e não precisar acertar, paga-se do mesmo modo e é lucro do alinhador.
Então, se você fizer uma tomografia, só vai querer pagar se estiver com câncer?! Tomara que não, né!?
Bertoche,
Sua observação foi muito pertinente, de fato para um alinhamento o simples fato de verificar é a parte mais trabalhosa. Não tinha pensado nisto, e olha que onde trabalho atualmente é desta mesma forma, descobrir o problema é 99% do esforço e resolver apenas 1%.
Neste caso realmente uma cobrança é justa.
Embora caso a oficina ofereça outros serviços acho que não cobrar quando não foi feito alterações é uma ótima forma de fidelizar os clientes.
A transparência do serviço foi louvável, infelizmente atitudes assim estão cada vez menos comuns.
Veja o caso da própria Hyunday, que empurrou goela abaixo dos consumidores a mudança no volume do óleo do motor, se não fosse por colegas mais atentos aqui do fórum, a maioria nunca saberia disto, pq a Hyunday não deu a menor satisfação quanto a isto. (Olha quanta falta de transparência por parte de uma empresa multinacional)
Por isso minha surpresa pela transparência do mecânico, embora como muito bem pontuado por você, isso não justifica gratuidade do trabalho/tempo dele.
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