Ricardo M. escreveu:
Reiniciando a discussão.
Troquei o fluído de freio nessa última segunda, na concessionária. Valor R$ 180. Carro com 2 anos e 2 meses de uso, 32.000 km.
Colocaram um da Bosch DOT 4. Não questionei, na verdade nem lembrava que no Manual dizia DOT 3.
Achei o freio ainda mais responsivo. Mas não sei se foi pelo fluído ou pelos 4 pneus novos que também troquei no mesmo dia, fora da css obviamente.
Abraços,
Bom dia Ricardo, foi sim bem oportuno vc ter trocado o fluído de freios do seu HB20, pq o período de frequência é esse mesmo.
Mas estou achando estranho essa CCS ter usado esse fluído de freios da Bosch e não o original fornecido pela Hyundai Motors ... sinceramente que achei estranho isso, pq quando troquei o fluído de freios do meu HB20 tb com pouco mais de 2 anos de uso, a CCS utilizou o fluído de freios original fornecido pela Hyundai do Brasil.
Tb confirmo para vc que é assim mesmo, sempre quando se substitui o fluído de freios velho, sente-se o pedal respondendo melhor à ação dos freios.
Imagino que essa CCS Hyundai que lhe atendeu, tenha usado esse fluído da Bosch DOT 4 no seu HB20 e ter cobrado de vc o preço do fluído de freios original DOT 3 da fábrica, pq na realidade, essa é a velha e esperta atitude já bem conhecida de muitas CCS aqui no Brasil, adotam, a política da "lei do Gerson", querem sempre levar muita vantagem em tudo, infelizmente colega !
Obs : Até já li na net que quando uma CCS qualquer comete essa atitude com um cliente, ele pode e deve ligar para o 0800 da respectiva fábrica e denunciar isso pq a CCS é obrigada a substituir qualquer produto de um veículo de sua marca pelo devidamente original, pq já se sabe que é PROIBIDO pelas fábricas como é o caso da Hyundai do Brasil de serem utilizadas nas suas oficinas autorizadas, produtos que não sejam os originais fornecidos pelas próprias fábricas !
Boa sorte colega !