Bem-vindo: 19 Mar 2024 00:57

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
Autor Mensagem
 Título: Re: Fluído de freio
MensagemEnviado: 14 Dez 2016 20:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6208
Localização: Montes Claros - M.G.
E o tópico sobre as velas de ignição se misturou todo com o assunto de fluído de freios, por isso vou citar por aqui sobre essa manutenção preventiva que infelizmente, nem mesmo é recomendada normalmente pela própria Hyundai do Brasil no manual dos veículos da linha HB20.

Mas mesmo assim, eu realizei novamente por minha conta, a pedido meu e já pela 2ª vez, essa troca do fluído de freios e do sistema de acionamento da embreagem, por ocasião dessa 4ª revisão anual de 40000 kms do nosso HB20 1.6 2013.

Informando aqui que como essa manutenção preventiva não faz parte de nenhuma revisão obrigatória da linha HB20, por isso, ela é um item pago à parte se for solicitado a inclusão desse serviço extra na revisão de 2 anos, de 4 anos e assim por diante.

O fluído velho e usado é todo drenado por gravidade das 4 rodas e do sistema de acionamento da embreagem.

E para a realização desse simples serviço, é normalmente usado um tubinho de plástico transparente de 1 metro de comprimento e diâmetro interno de uns 5 mm e ele é encaixado exatamente no parafuso de sangria, que existe em cada freio de roda e do cilindro de acionamento da embreagem e para isso, usa-se tb um recipiente de vidro ou de plástico transparente para colher todo o fluído velho, após o veículo ser erguido no elevador e em seguida são abertas uma por uma, todos esses parafusos de sangria e por último o da embreagem.

Começa-se essa manutenção sempre pela roda que está mais distante da bomba e do reservatório do fluído de freios, destampa-se esse reservatório, e é drenada sempre a mesma quantidade de fluído velho de cada roda, ou seja, são retirados uns 100 mls por vez de cada parafuso de sangria e depois de drenados os primeiros 400 mls de fluído velho, é recolocada imediatamente essa mesma quantidade de fluído novo no reservatório e vai se repetindo essa drenagem até se perceber pela côr do fluído que está sendo drenado, o momento de começar a sair o fluído novo que é de cor amarelo clara, enquanto que o fluído velho é de uma coloração mais escurecida.

E nesse momento em que já estiver aparecendo um fluído claro e novo saindo de todas essas sangrias, estará então concluída essa troca, bastando então recompletar novamente o nível do reservatório até o máximo.

Lógico que eu acompanhei de perto todo esse processo por 2 vezes já no caso do meu HB20 como tb já realizei pessoalmente e por muitas vezes esse mesmo procedimento em meus veículos mais velhos !

O único e principal cuidado que se deve ter nessa manutenção preventiva é o de sempre evitar que o nível do fluído de freios abaixe demais até o fundo do reservatório, pq nesses casos poderá entrar ar nas canalizações do sistema de freios e do acionamento da embreagem e depois, será obrigatória a realização de uma trabalhosa sangria para se retirar todo o ar que por acaso penetrar nesse sistema pelo reservatório caso ele se esvazie por completo.

E a quantidade de fluído de freios que normalmente é consumida nessa manutenção é de sempre um pouco menos de 1 litro, portanto 2 latas de 500 mls são mais que suficientes para a realização dessa troca !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de freio
MensagemEnviado: 22 Dez 2016 19:47 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jul 2013 00:46
Mensagens: 147
ianisgreek escreveu:
Bem lembrado aqui colega Zecam, mas existe ainda uma outra dica técnica que quero deixar para todos os colegas:

Muito cuidado no momento dessa manutenção de se trocar todo o fluído de freios dos HB20, para se escolher no máximo fluídos de freios que atenda aquela norma da HMB citada acima e que ele não seja além do DOT 4 pq acredito que os fluídos DOT 5 e DOT 5.1 não são indicados onde se aplica normalmente os fluídos DOT 3 e DOT 4 !

Mas por favor, me corrijam se eu por um acaso, estiver errado nessa dica aqui citada !


Do DOT 3 pode ir pro 4 e 5.1; desde que atendam FMVSS 116.

O que não pode usar é o DOT 5.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de freio
MensagemEnviado: 23 Dez 2016 01:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6208
Localização: Montes Claros - M.G.
Valeu colega , agradeço por esse seu feedback !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de freio
MensagemEnviado: 23 Fev 2018 08:14 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 27 Mar 2014 20:48
Mensagens: 246
Na revisão de 2 anos solicitei a troca do fluído de freio e verifiquei que o a cor do fluído é incolor. Não perguntei na css qual fluído foi colocado, mas verificando na internet a cor conforme a classificação DOT.

De acordo com a tabela, será q foi colocado DOT 5.1 no meu carro ?
Gostaria de saber qual a cor do fluído de freio do carro de vocês?

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio

Tipo / Cor usual
Especificação Mínima Boas Marcas
Seco Úmido Seco Úmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
--------------------------------------------------------------------------------------------------------


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de freio
MensagemEnviado: 23 Fev 2018 10:57 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jan 2018 16:15
Mensagens: 227
Localização: Ponta Porã - Mato Grosso do Sul
Bom dia na minha opinião eu iria pelo manual mesmo, mais seguro haha

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 (17/17) Branco

Garagem: viewtopic.php?f=8&t=13781


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fluído de freio
MensagemEnviado: 23 Fev 2018 11:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6208
Localização: Montes Claros - M.G.
Dexter escreveu:
Na revisão de 2 anos solicitei a troca do fluído de freio e verifiquei que o a cor do fluído é incolor. Não perguntei na css qual fluído foi colocado, mas verificando na internet a cor conforme a classificação DOT.

De acordo com a tabela, será q foi colocado DOT 5.1 no meu carro ?
Gostaria de saber qual a cor do fluído de freio do carro de vocês?

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio

Tipo / Cor usual
Especificação Mínima Boas Marcas
Seco Úmido Seco Úmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC A0 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
--------------------------------------------------------------------------------------------------------



A Hyundai do Brasil recomenda para toda sua linha HB20 um fluído DOT 4 que atenda a sua norma especifica.

E quando for o fluido original, de fato ele é de uma coloração amarelada bem clara.

Apesar da Hyundai do Brasil não recomendar, mas o correto e preventivo é sempre fazer essa troca a cada 2 anos, pelo menos todos os demais fabricantes de veículos recomendam a troca desse fluído de freios para ser feita com esse intervalo de tempo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB