rafael20 escreveu:
Há mais de um ano vinha reclamando na minha concessionária de revisão um pequeno tranco ao parar o carro e ao arrancar em congestionamentos que ele parecia que acelereva mais que o devido. Foram 3 visitas na CAOA que só atualizavam o software das centrais e zeravam os parâmetros autoadaptativos, melhorava, mas ainda não ficava 100%.
Irritado com o problema e já nem ligando para garantia sai lendo fóruns nos EUA sobre carros da Kia que usam esse motor e com um pouco do conhecimento que tenho em mecânica fui desligando alguns sensores e atuadores no motor, os que eu sabia que acusariam anomalia e não inviabilizariam o funcionamento do motor.
Pois bem, desligava e testava o carro e não mudando nada reconectava e apagava os erros pelo iphone ligado ao conector OBD2, isso para que a central não pirasse com sucessivos erros diferentes. Ao que finalmente cheguei na válvula EGR, que controla quando o motor vai utilizar os vapores do tanque e com ela desligada o carro ficava PERFEITO.
Lá fui eu agendar em outra concessionária e só reclamei do tranco sem falar nada e em menos de 24h me ligaram "seu carro está perfeito senhor, o mecânico não encontrou nada". Cheguei na concessionária e falei que so retiraria o carro depois de andar com o mecânico e assim foi feito e concordou comigo que aquele tranco não era normal e que nunca tinha visto em outro carro. Encostei o carro e desliguei a válvula e voltei a andar com ele e o mecânico não se acreditava com a mudança no carro.
Agora acabei de voltar da concessionária e ele substituiu a válvula e o carro está normal, tive até a sensação de estar respondendo melhor. Vou pegar o carro agora a tarde, estava com outro carro, e tiro uma foto da válvula para que possa ajudar alguém que esteja passando pelo mesmo problema e talvez nem perceba, mas que piora muito o conforto para dirigir.
Rafael, tudo bem?
Eu ja tive um problema similar, porém num Peugeout 307, era a mesma ladainha, Reiniciavam o Software, o carro ficava bom mas depois voltava o problema, não sei se era o memso que o seu, mas no peugeout era assim, Andava com o carro tipo a uns 100km/h, do nada dava um alerta sonoro e o painel piscava e zerava o indicador de marcha do cambio, reduzia a velocidade ficava tipo uns 50 a 60km/h, eu parava, colocava o cambio no P, desligava e ligava de novo, e ai tudo certo.... não era recorrente, mas acontecia esporadicamente, na epoca foi a peugeout Paris da gastão vidigal q levei umas 4 vezes e nada, ai resolvi levar na Peugeout Paris de Alphaville, e as coisas começaram a mudar, o atendimento foi excepcional, logo encaparam o carro, revestiram o volante e pediram pra eu aguardar dois dias ra verificarem melhor o cambio, e de fato ligaram e falaram q tinham chamado um engenheiro da Fabrica no RJ, pra verificar, pois era atipico o fato, esse engenheiro orientou o pessoal abrir e fechar o cambio, detectando assim um pequeno vasamento de oleo do cambio, feito isso foi resolvido o problema, o carro ficou perfeito, o custo ficaria na epoca em 560 reais, porem foi coberto pela garantia. o cambiio é muito bom, porém qndo dar dor de cabeça é sempre bom ter um eximio especialista para verificar....