Bem-vindo: 16 Abr 2024 11:37

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 19 Abr 2016 10:22 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
E ae galera blz? Putz ontem respondi um tópico sobre alinhamento de parachoque onde o autor relatou que raspou o parachoque numa calçada ou algo do tipo de desalinhou o mesmo, por coincidência ou ironia do destino ontem voltado para casa do trabalho na rodovia bati num cone caído no meio da rodovia e avariei meu parachoque dianteiro embaixo... PQP... A PRMG é foda, fazem blitz e largam os cones no acostamento da rodovia, daí vem algum caminhão joga os cones no meio da rodovia e a gente que tá de carro que toma no zóio...

Acionei o serviço de reparo de parachoque da Tokio Marine ontem a noite em casa, hoje fiz a vistoria pelo aplicativo enviando as fotos do parachoque e do dano para eles, agora vou aguardar o contato para agendar o serviço, mas devo marcar apenas para depois do feriadão para não ficar sem carro... Vou postando aqui a medida que for tendo mais detalhes para compartilhar a experiência sobre este serviço com franquia reduzida...

Vlw, abraços...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 24 Abr 2016 19:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Que pena, Hugo.

Mantenha-nos informado sobre o desfecho do reparo.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 24 Abr 2016 19:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Sucesso no reparo!

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2016 10:18 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Então galera, deixei o carro hoje na oficina para fazer o reparo, vamos ver se fica bacana... :roll: O cara me passou que amanhã a tarde está pronto, mas já prefiro pensar que pego quarta ou quinta para não começar a estressar...rs

Eu tenho trauma de funilaria pq em todas as vezes que precisei procurar uma nunca tive 100% de satisfação, em algumas vezes o serviço não ficou 100%, daí não adianta você reclama de um lado, o funileiro dá a desculpa dele do outro, até aceita refazer o serviço mas essas coisas parece que quanto mais mexe, pior fica... Em outras tive problemas com demora no prazo de entrega e como trabalho com o carro isso me trouxe alguns transtornos, posso ser chato, mas prefiro que o cara me diga olha vc deixando seu carro na segunda(hoje), vai ficar pronto na quinta, do que ele me passar que fica pronto no outro dia e me enrolar até na sexta inventando várias desculpas...

Mas tbm é uma judiação andar com o carro zerado e um dano no parachoque, como tem essa possibilidade mais "barata" via seguradora e pelo menos por aqui as oficinas conveniadas as seguradoras costumam ser as melhores, vou na fé que vai dar tudo certo, depois posto o resultado aqui, segue uma foto mostrando o dano...

Vlw, abraços...

Anexo:
IMG_20160419_094603.jpg
IMG_20160419_094603.jpg [ 381.95 KiB | Exibido 9382 vezes ]

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2016 20:58 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Jan 2016 21:02
Mensagens: 1345
Localização: Rio de Janeiro HB20 X Premium 2016
hugodj182 escreveu:
E ae galera blz? Putz ontem respondi um tópico sobre alinhamento de parachoque onde o autor relatou que raspou o parachoque numa calçada ou algo do tipo de desalinhou o mesmo, por coincidência ou ironia do destino ontem voltado para casa do trabalho na rodovia bati num cone caído no meio da rodovia e avariei meu parachoque dianteiro embaixo... PQP... A PRMG é foda, fazem blitz e largam os cones no acostamento da rodovia, daí vem algum caminhão joga os cones no meio da rodovia e a gente que tá de carro que toma no zóio...

Acionei o serviço de reparo de parachoque da Tokio Marine ontem a noite em casa, hoje fiz a vistoria pelo aplicativo enviando as fotos do parachoque e do dano para eles, agora vou aguardar o contato para agendar o serviço, mas devo marcar apenas para depois do feriadão para não ficar sem carro... Vou postando aqui a medida que for tendo mais detalhes para compartilhar a experiência sobre este serviço com franquia reduzida...

Vlw, abraços...



Hugo,

que chato, mas vendo a foto, acho que ficará perfeito.

Você citou Tókio Marine. Tem seguro com eles? Se tiver, só para te alertar, no Jornal da Band, teve uma matéria que diz que eles não pagaram cerca de 300 mil casos de roubo. Eles alegam que o dono deu a chave para o ladrão e que também 300 mil é um exagero, tem apenas 80 mil casos, apenas 80 mil? Brincadeira.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 26 Abr 2016 09:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Eduardo Thadeu escreveu:

Hugo,

que chato, mas vendo a foto, acho que ficará perfeito.

Você citou Tókio Marine. Tem seguro com eles? Se tiver, só para te alertar, no Jornal da Band, teve uma matéria que diz que eles não pagaram cerca de 300 mil casos de roubo. Eles alegam que o dono deu a chave para o ladrão e que também 300 mil é um exagero, tem apenas 80 mil casos, apenas 80 mil? Brincadeira.


Tomara Eduardo... Se não me ligarem até o meio da tarde, ligo pra confirmar se pego hoje ou amanhã... Ontem como quem não queria nada passei perto da oficina por volta de umas 20 hs e estava com as luzes acesas, então animei pq vi que os caras são bem dispostos...

Então eu tinha o seguro da Liberty, mas esse ano na renovação mesmo sem eu usar aumentou muito, então peguei a Tokio e até o momento não me arrependi, pq já perdi a lente dos retrovisores externos(creio que tenham sido mal encaixadas quando instalei os piscas nos retrovisores), acionei o seguro de vidros e repuseram pra mim sem custo de um dia para outro...

A questão do parachoque foi a mesma coisa, fiz pela internet preenchendo um questionário simples, no dia seguinte recebi uma mensagem pedindo para tirar foto e enviar para vistoria pelo smarthphone, fiz isso, em questão de minutos já recebi uma ligação confirmando que o dano seria coberto e que bastaria eu agendar o serviço, recebi via sms os dados de contato da oficina, agendei, porém, devido ao feriado só consegui vaga para esta semana, mas diante das circunstâncias por enquanto tô satisfeito, esse reparo de parachoque eu sei que não é toda seguradora que oferece e no caso da Tokio não cobre os itens "agregados" do parachoque como sobregrade, milhas ou outras partes, mesmo assim ajuda porque numa brincadeira dessa nessa oficina se fosse fazer particular eu perguntei para o cara ontem e ele me disse que era serviço de R$300 pra mais e creio que por ser através de seguradora os caras dão um gás maior para liberar o carro e receber a grana...

Então não vi essa matéria que vc comentou, de fato é algo absurdo de se imaginar... Pq vc é assaltado a mão armada o q vai fazer para não tomar bala, entregar a chave... Mas isso não é por vontade sua é pq vc se vê forçado a isso, ou vai tentar reagir/fugir para tomar bala... complicado... No meu caso como moro no interior e por aqui por enqnto ainda é raro ter casos de situações de roubo de carros, principalmente assim a mão armada, então não se aplica muito a minha realidade... Eu penso mais no seguro pensando em danos de danos no carro, danos a terceiros e PT(Perda Total)... Sem falar do socorro e dessas assistências com franquias diferenciadas que ajudam a gente, principalmente por pegar estrada diariamente...

A Liberty eu não tenho queixa, apenas que aumentou o preço... A Tokio para minha surpresa por enquanto vem sendo uma boa opção e me atendendo bem... vamos ver se continua assim... Confesso que não me apego muito a uma seguradora, claro que confio nas mais conhecidas(Tokio, Liberty, Porto, Mapfre, HDL...), mas infelizmente vou pelo preço... pq na cotação vc pegando umas 3 empresas diferentes ou mais dá uma boa diferença, mas tem que se atentar as coberturas tbm para n ter surpresa desagradável no futuro... Sou meio desconfiado com seguro automotivo de banco ou aquelas cooperativas que ofertam seguro por mensalidades de R$30 - R$50 por mês... Já vi amigos se estrepando nessas duas modalidades...

No geral é como dizem seguro a gente faz para n usar ou ter uma possibilidade de cobertura num acidente, roubo ou PT(Perda Total) que são os piores, imagina comprar um carro de R$42k e perder tudo num acidente ou assalto, nossa não dá para correr o risco... Não sei como tem gente que por economia boba compra carro novo e não faz seguro, aqui por ser interior e não ter tanto roubo tem muita gente que faz isso, depois perde o carro ou tem um prejuízo grande e fica chorando... Eu como já passei aperto para receber de um cara que bateu no meu carro, não fico nunca mais sem seguro, acho que mesmo que algum dia tenha um carro usado mais antigo, não dá pra correr riscos bobos...

Acho que tbm nenhuma seguradora é perfeira... Meu pai teve de ser indenizado pela Mapfre num PT(Perda Total) que deu num Idea dele, falaram que em 3 dias depositavam o dinheiro, depois aumentaram para 7 pq precisava passar pela vistoria do perito, depois passaram para 10 dias úteis alegando que o perito teria que vir de BH, só sei que foi quase 1 mês para receber a indenização e depois ainda teve que ir na Receita dar baixa no carro que ainda constava como se estivesse no nome dele, o que gerou transtornos para comprar outro carro... Agora imagina ficar esse tempo parado para um taxista, além do transtorno é prejuízo de dias não trabalhados...

Até o fim da tarde posto um parecer sobre o meu caso galera, vlw pelo apoio...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 26 Abr 2016 09:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Bom dia, Hugo.
Vc disse em algum lugar, se não me engano, que a cobertura do seguro da Tokio Marine de para-choques não cobre a grade.
Na foto que vc enviou, da para ver um pequeno estragado na parte inferior da grade.
Vc vai recuperar ela com cola, durepoxi, etc., ou vai trocar?
O dano é pequeno e acho que arrumar fica quase invisível.
Aliás, até no para-choque, o dano foi pequeno.
Quebrou mas nem separou, e é tão lá embaixo...

Como disse o Eduardo, em outro tópico, ele estava tão cheio de zelo com o carro e aí vem um doido e faz o maior esparramo.
Parece ironia do destino.
Então, algum pequeno estragadinho, costuma funcionar, para mim, como um para-raio contra sinistros maiores.
Meio que como uma superstição, de que a perfeição absoluta, sem nenhum detalhezinho, atrai eventos que tentam derrubar a afronta dessa invencibilidade...
Então tem coisas que considero como pequenas cicatrizes da vida que protegem da ardilosa e misteriosa conspiração natural contra aquilo que é excessivamente perfeito... rs.

Abraço e sucesso no reparo do seu carro.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 26 Abr 2016 10:35 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Roberto Bertoche escreveu:
Bom dia, Hugo.
Vc disse em algum lugar, se não me engano, que a cobertura do seguro da Tokio Marine de para-choques não cobre a grade.
Na foto que vc enviou, da para ver um pequeno estragado na parte inferior da grade.
Vc vai recuperar ela com cola, durepoxi, etc., ou vai trocar?
O dano é pequeno e acho que arrumar fica quase invisível.
Aliás, até no para-choque, o dano foi pequeno.
Quebrou mas nem separou, e é tão lá embaixo...

Como disse o Eduardo, em outro tópico, ele estava tão cheio de zelo com o carro e aí vem um doido e faz o maior esparramo.
Parece ironia do destino.
Então, algum pequeno estragadinho, costuma funcionar, para mim, como um para-raio contra sinistros maiores.
Meio que como uma superstição, de que a perfeição absoluta, sem nenhum detalhezinho, atrai eventos que tentam derrubar a afronta dessa invencibilidade...
Então tem coisas que considero como pequenas cicatrizes da vida que protegem da ardilosa e misteriosa conspiração natural contra aquilo que é excessivamente perfeito... rs.

Abraço e sucesso no reparo do seu carro.


Isso mesmo, porque essa informação sobre a grade lembro de ter lido em outro tópico um membro dizendo que essa cobertura reparo de parachoques não cobria... Mas fiquei em dúvida porque no telefone a atendente da oficina disse que eles iriam ver, mas que ela achava que seria trocada, daí ontem conversando com responsável pela oficina ele me disse que a grade não era coberta, assim como qualquer outro acessório do parachoque...

Ele me recomendou deixar daquele jeito mesmo porque o dano foi pouco, que depois que concluir o reparo do parachoque a grade vai encaixar melhor e quase nem vai aparecer... Ele me relatou que fez um reparo num parachoque de um HB20 há algum tempo que atropelou um cachorro, onde essa grade quebrou de uma forma que não deu para recuperar ou mante-la, que o proprietário foi na CSS atrás da grade, teve que encomendar, demorou quase 1 mês para chegar e custou a bagatela de R$400... :o

Diante deste relato tive a certeza de deixar assim mesmo...rs... No máximo depois se ficar algum sinal mais evidente eu dou um jeito de colar, mas dependendo é melhor deixar assim mesmo q fica quase imperceptível do que passar uma cola e lambusar tudo ali..rs

O dano no parachoque foi pequeno pq o cone estava caído e eu ainda consegui dar uma boa reduzida, tbm creio que o envelopamento ajudou a evitar que quebrasse separando esse meio danificado, incomoda mais pq no Branco qlqr esfolado já aparece demais e tbm pq o carro é tão bem cuidado...rs

Entendo sua forma de pensar sobre situações assim, já fui mais bitolado em cuidados absurdos com o carro sabe, de ficar limpando quase todo dia, polindo sempre, comprando produtos caros e pagando para fazer procedimentos estéticos as vezes desnecessários e por aí vai... Até o dia que um cara mamado bateu na lateral do meu carro e me gerou vários transtornos do começo ao fim... Daí percebi isso mesmo, que a gnt fica ali cuidando e zelando de maneira fissurada de um bem material, que custa caro sim, mas acho que n vale a pena ser tratado com exageros... E isso parece que por coincidência atrai as desgraças só pra ferrar a gnt...rs... Por isso hoje em dia cuido do carro, gosto de eu mesmo lavar, personalizar do meu jeito, mas já dei uma controlada nessa fissura...

Eu confesso que tbm enxergo como um aviso ou alerta situações assim, a gente depois de um tempo sem tomar sustos acaba as vezes se acomodando e julgando que as coisas só acontecem com os outros e não é bem assim... N sou tão supersticioso, nesse caso creio que foi um incidente por um esquecimento da Polícia tirar o cone do acostamento, daí algum caminhão ou caminhonete passou e jogo no meio da pista, sobrou pra mim que tenho um HB20 baixo e estava passando por ali no momento, acontece...

Mas por outro lado lá no fundo tbm penso que foi olho gordo...rs... Pq no fds encontrei com uma pessoa que fazia muito tempo que não via, daí conversamos a pessoa viu meu carro e falou nossa que carro bonito, vc pegou 0km há pouco tempo? Falei não, to com ele desde o ano passado, aí a pessoa fez 1001 elogios, falou que tava brilhando igual um espelho, cheirando novo, que o sonho era ter um carro daquele... Veja aí o q deu... kkkkk...

Começar a andar com algum amuleto de olho gordo no carro... Só o santinho de São Cristóvão e o tercinho de nossa Senhora Aparecida não estão sendo suficientes...rs...

Só pra descontrair um pouco...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 27 Abr 2016 01:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Pode ser.
Mas isso é mistério e mistério é redondo... igual ao olho. :D
Se for gordo, colírio diet.

Meu palpite é que sem trocar a grade você não vai ficar satisfeito. 8-)

Se fosse eu, trocaria tudo deixando zero ou consertava em casa, de um jeito legal, com cola, resina, tela, durepoxi ou algo parecido.
Pela parte de trás, para recuperar a resistência, e pela frente, só disfarçava, quase que com esmalte ou correto.
Aí tirava a grade, recuperava, colava, lixava, retocava, só em cima do conserto e voltava no lugar.

Sucesso!

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dano em parachoque Dianteiro - HB20
MensagemEnviado: 27 Abr 2016 09:30 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Ontem a noite peguei o carro, de fato olhando bem e passando a mão não dá para reparar que foi feito reparo naquela área, mas essa conclusão eu vou ter certeza somente no fds quando for lavar o carro e olhar limpo a área durante o dia, hoje já amanheceu chovendo aqui, então não dá para reparar bem devido a sujeira que já pegou na estrada, por isso nem tirei foto, no fds quando eu lavar e limpar a área tiro a foto aproximada do local para vocês verem o resultado...

Um ponto importante, o reparo foi feito apenas no local onde estava o dano no parachoque, ou seja, segundo o cara reforçou por dentro e tals, mas a pintura(ou repintura) foi feita somente naquele numa faixa linear onde foi causado o dano e não no parachoque inteiro, pra mim foi bom porque recortaram só o envelopamento de baixo, então basta só eu envelopar onde recortaram novamente e não o parachoque inteiro, segundo o cara não tinha problema envelopar, então depois quando parar a chuva vou colocar de novo, pq os piques de pedra judiam a pintura do HB20 e ele confirmou a suspeita que eu já tinha que marcas rotuladas como "importadas" tem uma composição de pintura mais fina, por isso marca bem mais numa estrada por exemplo comparado a VW, GM, Fiat...

Sobre a grade Roberto, eu tô de boa amigo... Eu não vou pagar R$400 numa grade nem sob tortura, ainda mais tendo em vista que o dano ficou mesmo quase imperceptível, no visual não dá nem para perceber pq n ficou nada quebrado na grade, apenas uma trinca num dos elos da última fileira, mas só se nota se vc ficar olhando muito na grade e de forma bem aproximada no local...

Tudo bem que no ML achei por R$100 - R$150 a peça usada(grade frontal do parachoque), mas mesmo assim, as vezes essa usada tá inteira mas pode tá riscada ou com algum outro sinal de uso ou da retirada, melhor deixar por enquanto assim mesmo, ficou alinhada e o sinal que ficou é quase imperceptível... Numa próxima vez que espero que não aconteça, mas se acontecer daí vemos já de trocar o parachoque inteiro pq ficar reparando várias vezes tbm creio que n fica legal, dessa vez foi algo emergengical só para não ficar com o parachoque danificado e gastar menos, tendo em vista que daqui alguns meses vou gastar com a 3ª revisão e devo trocar esses pneus malditos Goodyear Dura Plus que são um lixo...

Para fazer eu mesmo o reparo do parachoque não me arrisco, por falta de tempo e por pensar que seria correr um risco de comprar as coisas, fazer, não gostar e ter que mandar fazer fora, daí gastaria 2x...rs... A grade como falei pelo jeito que ficou, acho que se passar cola ou qlqr outra coisa ali vai acabar aparecendo que foi mexido, do jeito que tá quase nem aparece... O valor de R$90 para fazer o reparo, pintar de uma forma que ficou imperceptível e deixando o carro num dia para pegar no outro, pra mim foi sem dúvida a melhor alternativa... 8-)

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB