Bem-vindo: 28 Mar 2024 19:28

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Variando rotação na marcha lenta e solavancos
MensagemEnviado: 02 Dez 2020 10:04 
Offline

Registrado em: 02 Dez 2020 09:34
Mensagens: 3
Bom dia Pessoal, muito bacana esse fórum, encontrei enquanto procurava por uma solução no problema que estou tendo com o meu Hb20 2016 1.6 Automático.

Seguinte o carro começou a vibrar muito quando fico parado na marcha lenta, a rotação do motor dá umas variadas descendo um pouco e subindo pouco mais de 1000 rpm e voltando pra linha que ele costuma ficar quando parado. Nessas variações o carro vibra, algumas vezes suave outras vezes forte, não é em toda parada que isso ocorre. Além disso o carro dá pequenos solavancos principalmente nas retomadas.

Notei que esse comportamento começa a aparecer depois de alguns quilômetros rodados, depois do carro parado por algum tempo e em um trecho curto esse comportamento do carro não acontece, parece novo até. Fiz a 6ºa revisão semana passada, relatei a css mas disseram não ter encontrado nada no scanner, o mecânico até deu uma volta no veículo (poderiam ter me chamado pra ir junto) mas disse não ter notado nada de diferente, provavelmente foi o caso de ter rodado pouco com o carro.

Agendei na css para troca de uma correia que indicam trocar de 30 mil em 30 mil e pedi para que seja feito mais um diagnóstico em busca da solução do problema, estou querendo pegar a estrada nesse fds mas não estou com muita confiança no carro para isso.

Fiz todas as revisões na css o carro tem 55 mil Km rodados, aqui na região só compensa abastecer na gasolina, abasteço sempre em posto de bandeira. Quem souber dar uma luz e o que devo cobrar desse pessoal da css para olhar, a garantia do carro vai até fim de Janeiro/2021. Valeu.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Variando rotação na marcha lenta e solavancos
MensagemEnviado: 02 Dez 2020 10:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Bom dia e seja bem vindo ao forum e estou imaginando aqui que já que esse seu HB20 passou por uma revisão recente, aparentemente filtros e velas de ignição estejam todos em ordem !

Mas uma situação importante que inclusive já me ocorreu no nosso atual HB20 1.6 e que pode ser esse tbm o seu caso pq não é detectado por nenhum scanner automotivo talvez possa ser sujeira no corpo de borboleta.

E curiosamente que essa manutenção preventiva dessa limpeza do corpo de borboletas tão importante e necesssária nem consta na tabela do manual da linha HB20.

Geralmente quem roda mais com gasolina do que com etanol, ocorre esse acúmulo dessas sujeiras no corpo de borboleta de aceleração que atrapalham e bagunçam sim o correto funcionamento geral do motor exatamente na marcha lenta e se extendendo tbm em rotações mais baixas do motor.

E mesmo em veículos que rodam basicamente com etanol, lá pelos 35 mil a 40 mil kms rodados já acumulam sim sujeiras no corpo de borboletas e isso já é o suficiente para bagunçar o correto funcionamento de qq motor !

Mas a solução felizmente que é bem rápida e fácil, basta vc pedir para que façam essa limpeza específica em qq CCS Hyundai de sua confiança e quem sabe seja essa a provável causa dessa irregularidade, mas lembro-me bem que essa foi uma manutenção bem barata e foi coisa rápida de se fazer quando fizeram no nosso HB20 que voltou a funcionar perfeito logo depois dessa correção !

Boa sorte e se possível, retorne aqui para nos informar caso encontre a solução para essas falhas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Variando rotação na marcha lenta e solavancos
MensagemEnviado: 02 Dez 2020 11:14 
Offline

Registrado em: 02 Dez 2020 09:34
Mensagens: 3
Valeu companheiro.

A visita a css é amanhã, pedirei para fazerem essa limpeza. Encontrando a causa e solução postarei aqui. Excelente fórum

Abs

Edit: Fizeram a limpeza no corpo da borboleta, melhorou um pouco a questão da marcha lenta com o carro parado, e sinto que o carro ganhou um pouco de potência, porém não eliminou o problema, carro continua com variação da rotação na marcha lenta e engasgando de vez em quando. Mas estou muito decepcionado com a CSS aqui da cidade, pela sequência de eventos na css claramente o mecânico não fez nada mais além de passar o scanner no carro, (que por sinal não acusa nada), alias tive que insistir com o consultor para conversar com o mecânico e questionar o que havia sido inspecionado ele desconversou e só fez a limpeza no corpo da borboleta pelo visto porque eu indiquei.

O serviço de limpeza do corpo da borboleta foi R$ 169


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Variando rotação na marcha lenta e solavancos
MensagemEnviado: 18 Dez 2020 03:06 
Offline

Registrado em: 23 Nov 2020 11:27
Mensagens: 7
brunojro escreveu:
Valeu companheiro.

A visita a css é amanhã, pedirei para fazerem essa limpeza. Encontrando a causa e solução postarei aqui. Excelente fórum

Abs

Edit: Fizeram a limpeza no corpo da borboleta, melhorou um pouco a questão da marcha lenta com o carro parado, e sinto que o carro ganhou um pouco de potência, porém não eliminou o problema, carro continua com variação da rotação na marcha lenta e engasgando de vez em quando. Mas estou muito decepcionado com a CSS aqui da cidade, pela sequência de eventos na css claramente o mecânico não fez nada mais além de passar o scanner no carro, (que por sinal não acusa nada), alias tive que insistir com o consultor para conversar com o mecânico e questionar o que havia sido inspecionado ele desconversou e só fez a limpeza no corpo da borboleta pelo visto porque eu indiquei.

O serviço de limpeza do corpo da borboleta foi R$ 169


A questão da marca lenta irregular pode ser velas já desgastadas ou até alguma bobina com fuga. A questão da vibração pode ser devido essa primeiro problema. Já vi um vídeo de um cerato cambio automático em que vibrava o carro na lenta. No caso era apenas o óleo do cambio já desgastado. Foi feita a troca do óleo e do filtro ficou perfeito de novo. Não sei se seu carro é automático, mas pode ser muita coisa. Essa galera da concessionaria é foda.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Variando rotação na marcha lenta e solavancos
MensagemEnviado: 18 Dez 2020 10:58 
Offline

Registrado em: 02 Dez 2020 09:34
Mensagens: 3
Eae pessoal depois de chegar um pouco mais duro com a css, fizeram um diagnóstico mais caprichado e detectaram uma bobina com problema, substituíram na garantia e o carro ficou ótimo.

Destaco que o problema que eu relatei não acendia luz de injeção, nem quando o motor esquentava e começava as vibrações na marcha lenta e solavancos andando.

Vocês acreditam que a chance das demais bobinas vierem a ter defeito é grande? Ou foi mais azar com essa que apresentou falha.

Obrigado pela ajuda

Abs.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Variando rotação na marcha lenta e solavancos
MensagemEnviado: 18 Dez 2020 12:41 
Offline

Registrado em: 23 Nov 2020 11:27
Mensagens: 7
brunojro escreveu:
Eae pessoal depois de chegar um pouco mais duro com a css, fizeram um diagnóstico mais caprichado e detectaram uma bobina com problema, substituíram na garantia e o carro ficou ótimo.

Destaco que o problema que eu relatei não acendia luz de injeção, nem quando o motor esquentava e começava as vibrações na marcha lenta e solavancos andando.

Vocês acreditam que a chance das demais bobinas vierem a ter defeito é grande? Ou foi mais azar com essa que apresentou falha.

Obrigado pela ajuda

Abs.


Peguei meu carro com 52mil km e o antigo dono me disse q uma bobina estava com fuga e teve que trocar. Acredito que pode ser tbm porque as velas ficam ruins e acabam forçando a bobina. Vale a pena sempre conferir as velas e trocá-las conforme recomendação do manual. Ah cuidado quando for retirar as velas pra inspecionar é bom fazer em um local isolado onde não haja vento ou risco de cair qualquer sujeita dentro do cilindro. Após tirar a vela é bom tapar o orifício com um pano enquanto verifica a vela. Qualquer poeirinha entrando alí pode começar a riscar a o cilindro e com o tempo já era.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Variando rotação na marcha lenta e solavancos
MensagemEnviado: 18 Dez 2020 13:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
papudim51 escreveu:
brunojro escreveu:
Eae pessoal depois de chegar um pouco mais duro com a css, fizeram um diagnóstico mais caprichado e detectaram uma bobina com problema, substituíram na garantia e o carro ficou ótimo.

Destaco que o problema que eu relatei não acendia luz de injeção, nem quando o motor esquentava e começava as vibrações na marcha lenta e solavancos andando.

Vocês acreditam que a chance das demais bobinas vierem a ter defeito é grande? Ou foi mais azar com essa que apresentou falha.

Obrigado pela ajuda

Abs.


Peguei meu carro com 52mil km e o antigo dono me disse q uma bobina estava com fuga e teve que trocar. Acredito que pode ser tbm porque as velas ficam ruins e acabam forçando a bobina. Vale a pena sempre conferir as velas e trocá-las conforme recomendação do manual. Ah cuidado quando for retirar as velas pra inspecionar é bom fazer em um local isolado onde não haja vento ou risco de cair qualquer sujeita dentro do cilindro. Após tirar a vela é bom tapar o orifício com um pano enquanto verifica a vela. Qualquer poeirinha entrando alí pode começar a riscar a o cilindro e com o tempo já era.



Muito bem embasada essa dica, concordo sim e ainda acrescento que se deixar de revisar as velas de ignição, a bagunça começa assim:

Velas desgastadas aumentam o consumo e o motor ainda perde desempenho.

Além disso , velas cansadas forçam bem mais o trabalho das bobinas de ignição que podem por isso entrar em curto circuito e estragarem exigindo a sua substituição.

E tem mais, como a combustão é prejuducada por essas velas cansadas, restos de combustiveis não queimados por essas velas já cansadas vão contaminar tanto a sonda lambda e o catalisador e como se isso tbm não bastasse, contamina ainda prematuramente até o oleo do motor, pq esses restos de combustível não totalmente queimados passam pelos aneis dos pistons e chegam até o carter misturando-se ao oleo lubrificante.

Portanto vejam aí colegas o que uma simples negligência de apenas um item da manutenção preventiva pode acarretar negativamente no funcionamento de todo e qq motor.

Imaginem então aqueles donos desleixados e descuidadosos que largam as revisões pra lá e apenas lembram de abastecer o desastre que viram esses seus pobres veículos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB