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 Título: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 20:19 
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Colegas, o sistema de escapamento dos HB20 é um assunto que nunca ouvimos reclamações aqui no forum, inclusive tb temos criticado muito algumas economias de palito da fábrica da Hyundai do Brasil na linha HB20, mas sejamos justos e de bom senso, o sistema de escapamento dos HB20 é digno de boa nota, pq ele tem se mostrado ser bem elaborado e a fábrica utiliza-se tb de um material de muito boa qualidade nele.

Acredito ainda que tenho até o momento, um dos HB20 1.6 mais antigos daqui do forum, pq ele foi comprado ainda em novembro de 2012 e até hoje, após quase 4 anos de uso diário com ele, nunca ocorreram furos causados por corrosão em nenhuma parte do sistema de escapamento dele.

O fato de que usamos esse nosso HB20 basicamente no transito urbano é mais um fator negativo para uma maior durabilidade desse sistema, pq esse tipo de utilização tb abrevia bastante a sua vida útil, devido ao maior acúmulo de vapor d'água proveniente dos gases da combustão normal do motor e que, por não haver nesse tipo de curta utilização, um tempo mais prolongado de funcionamento constante do motor, que se faz necessário para esse vapor d'água evaporar-se, ele então fica acumulado dentro do sistema de escapamento, favorecendo por isso, o início dos focos de corrosão.

De onde podemos concluir que a fábrica da Hyundai de fato, encomendou do seu fornecedor que empregasse um material de ótima qualidade na tubulação e nos abafadores dos HB20 .

Portanto é mais um ponto positivo de destaque da linha HB20, valeu colegas !

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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 20:33 
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Registrado em: 06 Out 2014 23:35
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ianisgreek escreveu:
Colegas, o sistema de escapamento dos HB20 é um assunto que nunca ouvimos reclamações aqui no forum, inclusive tb temos criticado muito algumas economias de palito da fábrica da Hyundai do Brasil na linha HB20, mas sejamos justos e de bom senso, o sistema de escapamento dos HB20 é digno de boa nota, pq ele tem se mostrado ser bem elaborado e a fábrica utiliza-se tb de um material de muito boa qualidade nele.

Acredito ainda que tenho até o momento, um dos HB20 1.6 mais antigos daqui do forum, pq ele foi comprado ainda em novembro de 2012 e até hoje, após quase 4 anos de uso diário com ele, nunca ocorreram furos causados por corrosão em nenhuma parte do sistema de escapamento dele.

O fato de que usamos esse nosso HB20 basicamente no transito urbano é mais um fator negativo para uma maior durabilidade desse sistema, pq esse tipo de utilização tb abrevia bastante a sua vida útil, devido ao maior acúmulo de vapor d'água proveniente dos gases da combustão normal do motor e que, por não haver nesse tipo de curta utilização, um tempo mais prolongado de funcionamento constante do motor, que se faz necessário para esse vapor d'água evaporar-se, ele então fica acumulado dentro do sistema de escapamento, favorecendo por isso, o início dos focos de corrosão.

De onde podemos concluir que a fábrica da Hyundai de fato, encomendou do seu fornecedor que empregasse um material de ótima qualidade na tubulação e nos abafadores dos HB20 .

Portanto é mais um ponto positivo de destaque da linha HB20, valeu colegas !


Boa informação, Ianis!

Devemos criticar quando necessário, mas o mesmo vale para os elogios.

Lendo seu relato, fico tranquilo num aspecto com meu HB20. Rodo muito pouco dentro de cidades. Hoje ele está com quase 28.000 km rodados, em 1 ano e quase 11 meses, posso garantir que mais de 80% da quilometragem dele é derivado de rodovias. Algumas vezes ele fica na garagem quase que a semana inteira.

Abraços,

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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 11 Ago 2016 21:19 
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Colega Ricardo, comprovadamente deixar um veículo nosso parado por uma semana inteira sem liga-lo numa garagem principalmente se for na sombra até que não estraga ...

Mas ligar um veículo cujo motor está totalmente frio e rodar com ele por apenas uns 6 ou 8 quarteirões ou mesmo para ir no bairro vizinho e depois de algumas horas liga-lo novamente e voltar para casa é que é o verdadeiro veneno prejudicial a quaisquer motores a combustão interna pq nessas situações de uso, o motor nem tem um tempo suficiente para atingir a sua temperatura normal de funcionamento e como consequência direta disso, ocorre uma maior contaminação do oleo do motor por uma parte do combustível que não foi totalmente queimado pelo motor por ele estar funcionando ainda frio.

E essa contaminação do oleo lubrificante citada aqui, quanto mais acentuada ela é devido ao uso dos veículos apenas em transito urbano em percursos curtos, faz com que esse oleo perca precocemente todas as suas principais características protetoras e é exatamente nesses casos que ocorrem os maiores desgastes do motor que estará então sendo mal lubrificado e mal protegido por esse oleo lubrificante contaminado por combustíveis misturados nele ...´

Já quando um veículo é usado basicamente em viagens por rodovias, nesses casos, esse motor fica funcionando por longos períodos de tempo na sua temperatura normal de trabalho e por isso mesmo, aquela pequena contaminação que esse oleo sofreu com combustíveis não queimados durante as partidas a frio é logo evaporada e requeimada pelo motor pq quando esse oleo atinge mais de 80 graus durante as viagens, todos esses resíduos de combustíveis não queimados evaporam-se do oleo lubrificante e ele então se conserva bem mais limpo e saudável para proteger devidamente o motor contra os desgastes nomais.

Obs : É tb importante citar aqui que o etanol não contamina o oleo lubrificante do motor como ocorre com as gasolinas pela óbvia razão de que ele é de origem vegetal e por isso mesmo ele não tem muita afinidade com os oleos lubrificantes, mas tanto as gasolinas como os oleos lubrificantes que são de origem mineral combinam-se bem mais entre sí, misturando-se assim com uma maior facilidade, um no outro.

Valeu colega, abrç !

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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 12 Ago 2016 08:18 
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É bem isso que vc disse, Ianis.
E, complementando:
Devido ao etanol ser hidratado, quando o uso do carro é predominante em pequenos trajetos, não há tempo para que o sistema de escapamento atinja uma temperatura capaz de evaporar a água que se condensa quando o sistema de escape ainda está frio.
Essa situação crítica, de chegar ao destino antes do escapamento se esquentar, é a maior vilã dos sistemas de descarga dos carros abastecidos com etanol.

Abraço,

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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 12 Ago 2016 09:57 
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Roberto Bertoche escreveu:
É bem isso que vc disse, Ianis.
E, complementando:
Devido ao etanol ser hidratado, quando o uso do carro é predominante em pequenos trajetos, não há tempo para que o sistema de escapamento atinja uma temperatura capaz de evaporar a água que se condensa quando o sistema de escape ainda está frio.
Essa situação crítica, de chegar ao destino antes do escapamento se esquentar, é a maior vilã dos sistemas de descarga dos carros abastecidos com etanol.

Abraço,



Valeu Bertoche, é exatamente isso que ocorre, inclusive, alguns fabricantes adotam já há bastante tempo atrás, aço inox em todo o sistema de escapamento de veículos mais caros que é justamente para dar uma vida praticamente eterna ao sistema de escapamento, resistindo assim a todos os ataques desse vapor d'água dentro da tubulação do escape !

É isso aí colega, abrç !

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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 02 Fev 2017 09:02 
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Registrado em: 02 Fev 2017 08:43
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Pessoal, bom dia.

Ontem a noite percebi isso no HB20 Comfort Plus 1.0 16/17 de minha noiva: barulho estranho na descarga (como se estivesse com algo dentro) e água pingando muito, com a temperatura natural. Entendo que seja pelo fato do carro estar desligado/frio. Agora de manhã, aconteceu novamente ao ligar. Quando chegamos no trabalho dela.. ficou uns segundos ainda "chovendo" a água e parou. Deve ter sido porque aqueceu!? Mas o barulho na descarga persiste. Já me certifiquei que a mesma não está furada, e já olhei a água do arrefecimento. O carro é novo, comprado em 12/2016 e está atualmente com 1070km rodados. Fizemos apenas 2 viagens e desde então, usamos mais aqui pra irmos pro trabalho na cidade onde moramos. De fato, praticamente 100% do trajeto que fazemos é curto. Semana passada usamos uns 4 dias, emendando até com o dia de hoje. Hoje a noite, vou a uma cidade próxima daqui, totalizando 22kms ida/volta. Minha dúvida é se esse barulho na descarga é água acumulada, e se eu fazendo esse trajeto, a água na descarga (se for isso) vai ser evaporada e o barulho da descarga voltará ao normal. O carro é muito silencioso, mas esse barulho está incomodando. Ah... só colocamos 5 litros de álcool quando o retiramos da concessionária. Desde então, estamos usando apenas gasolina. Sábado abastecemos com +13 litros de gasolina em um posto que não havíamos abastecido antes.
O que vocês acham???

Obrigado e bom dia!


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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 02 Fev 2017 10:26 
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leandroyata07 escreveu:
Pessoal, bom dia.

Ontem a noite percebi isso no HB20 Comfort Plus 1.0 16/17 de minha noiva: barulho estranho na descarga (como se estivesse com algo dentro) e água pingando muito, com a temperatura natural. Entendo que seja pelo fato do carro estar desligado/frio. Agora de manhã, aconteceu novamente ao ligar. Quando chegamos no trabalho dela.. ficou uns segundos ainda "chovendo" a água e parou. Deve ter sido porque aqueceu!? Mas o barulho na descarga persiste. Já me certifiquei que a mesma não está furada, e já olhei a água do arrefecimento. O carro é novo, comprado em 12/2016 e está atualmente com 1070km rodados. Fizemos apenas 2 viagens e desde então, usamos mais aqui pra irmos pro trabalho na cidade onde moramos. De fato, praticamente 100% do trajeto que fazemos é curto. Semana passada usamos uns 4 dias, emendando até com o dia de hoje. Hoje a noite, vou a uma cidade próxima daqui, totalizando 22kms ida/volta. Minha dúvida é se esse barulho na descarga é água acumulada, e se eu fazendo esse trajeto, a água na descarga (se for isso) vai ser evaporada e o barulho da descarga voltará ao normal. O carro é muito silencioso, mas esse barulho está incomodando. Ah... só colocamos 5 litros de álcool quando o retiramos da concessionária. Desde então, estamos usando apenas gasolina. Sábado abastecemos com +13 litros de gasolina em um posto que não havíamos abastecido antes.
O que vocês acham???

Obrigado e bom dia!


Eu entendo pouco de escape, mas posso concordar com o pessoal que o material é de qualidade, parabens a Hyundai por isso....
ja que voce roda pouco, aconselho uma dica sempre colocar gasolina aditivada, ou até se possivel a pódium e essa agua tbm talvez seja do etanol colocado anteriormente e que pelo pouco que rodou este vapor seja do rapido resfriamento dos canos de descarga e o gas/vapor de etanol ali, entrou em fusão e voltou ao seu estado liquido, se fizer uma viagem mais longa, acredito que a tendencia é que isto diminua


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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 02 Fev 2017 13:11 
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Colegas desse tópico, de fato, posso confirmar que a qualidade do sistema de escape original dos veículos da linha HB20 são sim de ótima qualidade, pq ainda tenho aqui em casa um HB20 1.6 ainda dos primeiros fabricados em novembro de 2012 e até agora, depois de mais de 4 anos de uso regular e diário com ele e ainda usando sempre e desde que ele ainda era zero KM, apenas a mistura mágica de 80% de etanol com 20% de gasolina e ele nunca mostrou nenhuma corrosão, furos ou estragos em todo o seu sistema de escape.

Já quanto a essa popular citação de que quem usa apenas etanol faz com que saia mais água pelo escape de um veículo, ela não é verdadeira, pq qualquer combustível quando queimado produz como resultado dessa queima, um pequeno percentual de vapor d'água e quando o veículo está funcionando com o seu sistema de escape ainda frio ou se aquecendo, esse vapor d'água se condensa e se transforma em água liquida que vemos sair dos escapes dos veículos, principalmente quando o tempo está mais frio.

Além disso, o etanol tem o poder de resfriamento bem maior do que o das gasolinas, portanto, mais uma outra razão de haver essa maior quantidade de água saindo pelo escape dos veículos quando funcionam apenas com etanol.

Já quando o sistema de escape se aquece, esse vapor d'água é então expelido somente na forma de vapor e por isso mesmo que não vemos mais essa água pingando pelo escape, após os veículos já estarem completamente aquecidos.

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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 02 Fev 2017 13:29 
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Concordo com tudo, Ianis.
Exceto com essa parte:
ianisgreek escreveu:
...Já quanto a essa popular citação de que quem usa apenas etanol faz com que saia mais água pelo escape de um veículo, ela não é verdadeira...
Qualquer combustível anidro só pode expelir a água que estava no ar atmosférico da mistura ar/combustível.
Um combustível hidratado, que têm água em sua composição, vai expelir aquela mesma água e mais essa, e portanto, sai mais água.

Abraço,

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 Título: Re: Sistema de escapamento da linha HB20
MensagemEnviado: 02 Fev 2017 13:39 
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Roberto Bertoche escreveu:
Concordo com tudo, Ianis.
Exceto com essa parte:
ianisgreek escreveu:
...Já quanto a essa popular citação de que quem usa apenas etanol faz com que saia mais água pelo escape de um veículo, ela não é verdadeira...
Qualquer combustível anidro só pode expelir a água que estava no ar atmosférico da mistura ar/combustível.
Um combustível hidratado, que têm água em sua composição, vai expelir aquela mesma água e mais essa, e portanto, sai mais água.

Abraço,



Fala Roberto, vc pode apostar no que eu escrevi na minha citação de que qualquer combustível quando queimado, porduz uma certa quantidade de vapor dágua !

O que vc citou tb está correto apenas em parte, mas não está diretamente relacionado com o assunto, ou seja, sim, qualquer alcool absorve mais umidade relativa do ar do que os combustíveis fósseis, mas essa quantidade de umidade absorvida normalmente pelos alcoois, é insignificante para mostrar alguma eventual maior quantidade de água expelida pelo escape de um veículo com etanol quando comparado diretamente com outro alimentado apenas com gasolina.

Ou seja, essa característica técnica do etanol em esfriar o motor e todos os locais por onde ele passa é que faz com que apareça essa maior quantidade de água saindo pelo escape de veículos alimentados por ele do que essa pequena e desprezível absorção da umidade do ar pelo etanol.

Ou, explicando em outras palavras, a maior quantidade de água que vemos saindo dos escapes dos veículos alimentados com etanol não é a água proveniente da composição do etanol em sí, mas é uma consequência direta das características da queima do etanol.

E aí, muitos motoristas brasileiros generalizam tentando justificar que essa eventual maior quantidade de água saindo pelos escapes é pq o etanol a contém ... rsrsrsrsrs!

É isso aí colega, abrç !

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