Bem-vindo: 28 Mar 2024 12:19

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 07:55 
Offline

Registrado em: 22 Ago 2016 04:24
Mensagens: 24
Olá, sou um usuário novo aqui no site! Estou gostando muito de sanar muitas duvidas e curiosidades, mas vamos ao problema, meu hb20, um 1.0 turbo style 16/17 com 4600 km, quando pressiono o freio, ao mesmo tempo que passo por alguma irregularidade no pavimento, algumas vezes, o abs entra mesmo em pisadas bem leves, deixando a frenagem extremamente ineficiente, isso já me aconteceu várias vezes, fazendo com que eu tenha que precionar o freio muito forte para realmente desacelerar o veiculo, como sou um motorista bem inesperiente, (tirei carteira faz 3 meses) eu me perguntei se isso não era comum de carros com abs, mas ai ta o problema, eu ja dirigi muitos carros pelos mesmos trechos específicos que o meu apresenta essa falha, e nenhum deles faz nem coisa parecida, entendo que, quando você aciona o freio e passa por um buraco, obviamente a roda que esta pasando ira travar, fazendo com que o abs atue, e isso sim, ja aconteceu comigo com os outros carros, mas nada parecido com o do hb20, a frenagem piora significativamente, de forma até perigosa, mas nem pensei ainda em reclamar na concessionária pois ja sei como são, iram olhar para um moleque de 18 anos e vão pensar, esse pivete não sabe digirir e ta achando que o carro ta com problema! Sai daqui leite com pêra! E vao dizer que é o funcionamento normal do abs, queria saber se algum de vocês sente algo parecido com isso! Para saber se esse problema so ocorre comigo, ou é característico da linha, fora isso, acho os freios bem eficientes e responsivos, muito obrigado pela atenção!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 08:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Bom dia, Hugo. O freio do meu fica assim quando eu freio nas situações em que alguma roda não esteja tocando ou esteja tocando muito de leve o chão.
Nesses casos, se não houvesse o ABS a roda pararia de girar no ar e tocaria o solo "cantando". O ABS evita isso e produz aquilo.
A principal vantagem do ABS é que, numa freada de emergência, como as rodas não param de girar, o condutor não perde a direção.
Sem ABS, com as rodas travadas, ter ou não direção é a mesma coisa, porque o carro vai travado e reto.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 09:00 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Seja bem vindo xará...rs... Continue participando do fórum e que privilégio hein 18 anos, carta fresquinha e já com andando com um HB20 turbo zerado... hehe... Coisa boa...

Então amigo eu tenho um HB20 1.0 Comfort Plus 15/15 e já percebi isso que você fala mesmo, eu até citei esse fato em outro tópico mas acho que o pessoal não entendeu bem o que quis dizer ou as vias onde eles circulam são tapetes que não tem buracos ou os "tapa buracos" que as vezes ficam piores que o buraco que tinha anteriormente...rs... Como moro no interior aqui tem muito disso...

Eu acho que isso é algo característico do HB20, porque no fórum outras pessoas já reclamaram dessa forma de atuar do freio do HB20, tenho o carro há pouco mais de 1 ano e 6 meses, já tenho uns 10 anos habilitado, tive 3 carros contando o HB20 e ele é o primeiro que tenho com ABS, mas já estou habituado com este sistema por andar as vezes nos carros que meu pai teve/tem... No cenário atual eu tenho um HB20 e meu pai tem um Fox Comfortline 16/16, como a garagem de casa é para 2 carros mas o portão só entra um, acaba que as vezes ando no carro do meu pai por ficar mais fácil para sair da garagem, por isso tenho essa percepção comparando Hb20 e Fox, mas não muda muito comparando com Voyage, Idea e Palio Weekend(os últimos carros que meu pai teve)...

Como eu disse em outro tópico, o problema não é que o freio tem alguma falha na frenagem ou não funciona de maneira eficiente, o comportamento que é "diferente ou anormal" em relação a outros carros é em 2 situações como você disse e eu também notei:

- Quando você precisa fazer uma redução grande acionando o freio sem pisar de uma vez, exemplo você tá vindo em 110 km/h, daí se aproxima de um radar de 60 km/h e vai fazer essa redução em poucos metros, eu tenho a sensação no HB20 que você precisa exercer uma força maior para fazer essa redução, se não reduz menos do que você gostaria, isso é perigoso para quem não está acostumado porque pode gerar uma colisão traseira por exemplo;

- E o outro ponto que é o mais perceptível e perigoso como você disse é em situações que você está passando em trepidações ou imperfeições da via, daí quando aciona o freio, ele fica duro igual um porrete, continua funcionando, porém, você perde totalmente a referência da força adequada a ser aplicada, daí se vc pisa mais forte o carro dá tranco, se for numa curva pode até jogar traseira e se pisa mais suave o carro não reduz o que você espera, perigoso também para se perder o controle;

Já fiz o teste com o HB20 e o Fox no mesmo trecho, acionando os freios no mesmo momento e posição... Do HB20 em quase todas imperfeições da via, quando você aciona ele tem esse comportamento de endurecer... Do Fox raramente isso acontece e quando acontece não fica o porrete que o HB20 fica... Creio que é algum ajuste do conjunto do HB20, isso deveria ser ajustado ou poderiam incorporar o sistema de controle de estabilidade que ajudaria manter o carro sob controle numa situação crítica...

Nas 3 revisões que fiz sempre falam que os freios estão ótimos, pastilhas com pouco desgaste, então o jeito é se adaptar mesmo...

Eu já me acostumei e por via das dúvidas tento evitar de usar o freio nestes cenários críticos, quando usar e acontecer o importante é sempre você manter o foco na direção, evite ficar se preocupando com o freio, porque aí você se desconcentra da direção e as chances de perder o controle aumentam muito...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 09:23 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Hugo

As vezes de manha nas primeiras dezenas de metros percebo q o freio, é um pouco falho, mas depois melhora...
Do jeito que vc cita, em que a condução pode ser perigosa, aconselho a verificar e testar com uma pessoa mais experiente, tente com seu pai, um irmão mais velho ou até um tio, para ver se teve a mesma percepção que voce...
e claro seja bem vindo ao forum


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 09:43 
Offline

Registrado em: 17 Jul 2016 21:37
Mensagens: 66
Tambem ja notei isso em meu hb20s style 2016. Proximo a meu quarteirao tem umas ruas bem esburacadas e na descida, entao sempre tenho que frear.
Com o new fiesta de minha noiva nao acontece isso.

Mas acho que no geral ele freia bem.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 10:20 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Ago 2012 18:47
Mensagens: 2309
Localização: Bebedouro
Ja relatei isso a revista 4 rodas e ja foi um assunto polemico aqui no forum. Acho que deva fazer uma pesquisa e verá relatos iguais.

http://quatrorodas.abril.com.br/materia ... b20-737965

_________________
Moderador
Hb20 1.6 Comfort Plus - Branco
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 11:44 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Buzon escreveu:
Ja relatei isso a revista 4 rodas e ja foi um assunto polemico aqui no forum. Acho que deva fazer uma pesquisa e verá relatos iguais.

http://quatrorodas.abril.com.br/materia ... b20-737965


Boa Buzon, agora serve para mostrar que não é mito ou impressão, o problema existe de fato... Interessante que a matéria é de 2013 e até hoje o pessoal(alguns meses atrás) nos comentários dessa reportagem ainda reclamam deste comportamento... Pelo jeito foi considerado "normal" pela montadora e não tem uma solução... A dica é tomar cuidado...

Vlw, abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 08 Set 2016 23:37 
Offline

Registrado em: 17 Jan 2016 18:44
Mensagens: 169
Localização: Cuiabá
hugodj182 escreveu:
Buzon escreveu:
Ja relatei isso a revista 4 rodas e ja foi um assunto polemico aqui no forum. Acho que deva fazer uma pesquisa e verá relatos iguais.

http://quatrorodas.abril.com.br/materia ... b20-737965


Boa Buzon, agora serve para mostrar que não é mito ou impressão, o problema existe de fato... Interessante que a matéria é de 2013 e até hoje o pessoal(alguns meses atrás) nos comentários dessa reportagem ainda reclamam deste comportamento... Pelo jeito foi considerado "normal" pela montadora e não tem uma solução... A dica é tomar cuidado...

Vlw, abraço...


Dirijo um UP Take no serviço, ele também faz barulho metálico igual o Hb20, porem é mais baixo o som, já me acostumei.

_________________
HB20 Preto Comfort Style MT 1.6 15/16
Gol Special 1.0 99/99 - Carro de estimação


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 09 Set 2016 00:41 
Offline

Registrado em: 22 Ago 2016 04:24
Mensagens: 24
Nossa!! Muito obrigado pela atenção de todos!! E, xará, eu tambem dirijo um fox da minha tia, mas que é 12/12, que não tem nada desse comportamento, hoje mesmo eu estava numa via de boa qualidade, mas tinha um boeiro, nada de demais, não sao aqueles boeiros que tem aquela borda alta gigantesca nem nada, um bem discreto, e coincidentemente, eu tive que frear, de maneira tranquila e progressiva, e me aconteceu novamente o problema, o abs entrou loucamente fazendo o pedal trepidar como uma britadeira. Eu acho que é um uso excessivo do abs, e até esta se tornando uma insegurança, não tem um santo dia em que o abs não atue comigo, pelo menos umas duas vezes, quando dirijo o corolla altis 15/16 o civic 07/07 a dicovery 3 08/08 a pajero full hpe 04/05 a 320i 15/15 o fox 12/12 a strada 11/11, o elantra 12/13, muito, mas muito raramente o abs entra em ação! So entra quando eu dou uma pisada muito forte caracterisando uma frenagem de emergência em que a roda iria travar, inclusive no civic 07/07 por eu dirigi-lo pouco, eu nunca gavia sentido o abs funcionando eu metia o pe e nada de funcionar, passava nos mesmos trechos ""problematicos"" para o hb20 e nada de acionar, fiquei preocupado pensando que o abs estva com problema, mesmo sem acender a luz, e resolvi testar, era 1 da manhã não tinha ninguem na rua, liguei o pisca alerta e dei uma brecada como se não ouvesse amanhã, ai sim, o abs entrou suavemente, trepidando de forma delicada e suave, parando o caro com muita eficiencia, ok, estou comparando um sedan medio com um compacto, mas no caso do fox que é um concorrente direto, isso tambem não acontece, o abs do fox entra com bem mais facilidade do que todos os outros carros citados ai, não sei se isso tem haver com o fato dele ter freios a tambor na trazeira, porem não se compara com o hb20, para mim ja é rotina o pedal trepidar, e quando está em ação, de forma ""desnecessária"" a frenagem piora muito, dando susto mesmo, mas esquecendo completamente esse problema, eu acho muito eficiente o freio do hb20, muito leve e bem calibrado, a não ser que voce passe por uma pista remendada, ai amigo tome abs entrando hahahaha.
Outra coisa que você falou Hugo, é sobre sair de trazeira em curvas, nossa senhora isso ja me deu muito susto, viajo com frequencia e quando eu entro em curvas rapido demais, que julgo necessário uma pequena brecada, é certeza o pneu externo da curva canta e sai começa a sair de trazeira! Mas achava que era inesperiencia minha e que todos os carro faziam isso, porem ao fazer a mesma viagem com o corolla 15/16, nada disso aconteceu nenhuma vez, eu freava nas curvas, e dava quela jogada de corpo desagradável para o lado da curva, mas nada de sair ou cantar pneu, (eu sei que o corolla é literalmente 2 hb, mas achei válido comentar), mais uma vez muito obrigado pela atenção de todos! Fico muito agradecido com todos as respostas e realtos dados por vocês valeu!!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio abs HB20
MensagemEnviado: 09 Set 2016 13:54 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
É Hugo apesar da sua inexperiência em termos de tempo de habilitação, pelo tanto de carros que você já dirigiu/dirige pode se dizer que suas análises e sensações com o HB20 são bem fundamentadas e comprovadas em testes como você citou ter feito com o Civic por exemplo, tudo bem que alguns carros que você disse são "naves" perto do HB20, mas acho importante você citar isso para que outros não pensem que isso é apenas uma impressão sem nenhum tipo de comprovação...

Como você disse e eu reforço, não estamos dizendo aqui que o freio do HB20 é falho, porém, comparado a outros carros se comporta de um jeito muito sensível, onde o ABS atua constantemente deixando o pedal do freio um porrete e para quem não está acostumado isso pode ser extremamente perigoso... Eu creio que você com o tempo se adaptará a isso, assim como eu me acostumei com meu HB20, mas é fato que esse comportamento existe e pelo jeito desde os primeiros HB20 não foi feito nada para melhorar isso...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB