brandaosgt escreveu:
Também estou passando por este problema, o meu HB20 1.0 está com 37.000 km rodados, nunca deu problema antes, agora ele está falhando em retomadas e arrancadas e a luz amarela da "Luz indicadora de falha do motor" fica ascendendo quando falha, começou ontem.
Completei o tanque em uma outra cidade onde não conheço o posto, coloquei 20% gasolina e o resto etanol.
Alguém já tem uma boa noção do que pode ser? Não tem Hyundai na minha cidade, então terei que levar primeiro num mecânico de confiança para certificar se não é algum mal contado de cabos, como o da bobina, se não resolver terei que levar na autorizada da cidade ao lado. Suspeito que pode ter sido o combustível ou excesso de poeira que pode ter entrado em algum componente do motor, tendo em vista que deu um vendaval aqui esses dias no momento em que estava andando no carro e levantou muita poeira. Enfim, espero que não seja nada grave mas preciso de uma luz...
Boa noite Colega Brandaosgt e seja bem vindo ao forum !
Na minha opinião, a Hyundai do Brasil errou feio ao não equipar os motores aspirados 1.0 e 1.6 dos HB20 fabricados até 2015 com velas de ignição de boa qualidade como as de platina ou de iridium, certamente para fazer economia porca de palito e essa infeliz escolha dela ocasiona certamente uma durabilidade reduzida dessas velas de ignição que faz com que que após aproximadamente os primeiros 20000 kms rodados, essas velas de ignição mais simples e baratas da NGK apresentem um acentuado desgaste nos seus eletrôdos, aumentando-se com isso a folga dessas velas (gap) e fazendo as respectivas bobinas de ignição trabalharem forçadas tentando produzir faíscas (centelhas) nessas folgas aumentadas e com isso elas podem sim estarem sujeitas a pifar precocemente e isso, sem mencionar aqui que esse desgaste excessivo dessas velas de ignição tb aumenta o consumo e diminui o desempenho desses motores ...
Cito isso aqui pq foi um fato real que ocorreu com meu HB20 1.6 e eu somente descobri essa falha, pq ele já apresentava um progressivo aumento nas médias de consumo médio sem uma explicação lógica e assim, de curiosidade, desmontei eu mesmo na garagem da minha casa, as velas de ignição dele logo após ele ter completado os primeiros 20000 kms rodados e percebi surpreso de imediato esse baita e excessivo desgaste dos eletrôdos dessas velas que de uma folga normal recomendada pela Hyundai do Brasil de 0,7 mm a 0,8 mm, as minhas velas já estavam com folgas de mais de 1,0 mm !!!!!!!!!!
E o que eu fiz foi de dar uma limpada nelas e regular novamente essa folga (gap) novamente para os originais 0,7 mm, mas já aviso aqui que isso é apenas um quebra galho pq o correto seria eu ter comprado um novo jogo de velas de ignição originais e instalar eu mesmo nesse meu HB20, mas não fiz isso pq naquela época desse ocorrido, nem tinham ainda disponível essas velas de ignição para venda na CCS Hyundai daqui da minha cidade ... rsrsrsrs !!!
E esse desgaste excessivo dessas velas de ignição pode perfeitamente disparar essa luz amarela de pane no sistema de injeção/ignição, pq ocasiona combustão irregular e até falhas no funcionamento desses motores, portanto sugiro a todos os colegas donos de HB20 de todos os modelos com motores aspirados 1.0 e 1.6 fabricados até 2015 que fiquem atentos quanto a essa ocorrência !!!
Obs : E foi própria Hyundai do Brasil que anunciou publicamente ao lançar a sua nova linha 2016 dos HB20 1.6 que dentre as modificações técnicas introduzidas nesses seus motores, estava a adoção de novas velas de ignição de platina/iridium !!!
Então acredito que essas novas velas de ignição podem perfeitamente ser usadas tb nos motores 1.6 mais antigos e na próxima revisão desse meu HB20 1.6 no final do ano, vou providenciar a compra de um novo jogo dessas novas velas de ignição para ele!!!
É isso aí colegas, valeu !