Bem-vindo: 28 Mar 2024 06:33

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 06 Ago 2016 15:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Não sei se é tão assim. Quantos HB20 - antes de adotarem as Iridium - tiveram problemas de velas?
Tive já 3 HB20, todos com velas comuns.
Um X com 80 mil - com ele até hoje.
Um Hatch com 20 mil km - trocado por um X com 48 mil km, e com ele até hoje.
Não tive problemas com velas ou com luz amarela.
Claro também que, quanto melhores, todas as peças do carro, melhor.
Mais caro, mas melhor.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 06 Ago 2016 22:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Não sei se é tão assim. Quantos HB20 - antes de adotarem as Iridium - tiveram problemas de velas?
Tive já 3 HB20, todos com velas comuns.
Um X com 80 mil - com ele até hoje.
Um Hatch com 20 mil km - trocado por um X com 48 mil km, e com ele até hoje.
Não tive problemas com velas ou com luz amarela.
Claro também que, quanto melhores, todas as peças do carro, melhor.
Mais caro, mas melhor.
Sds.



Colega Bertoche, vc pode acreditar que em todas as versões dos HB20 até a nova linha 2016, quando a Hyundai do Brasil passou a adotar as velas de ignição de platina/iridium, que existe sim esse desgaste prematuro dessas velas de ignição e que isso ocorreu no meu HB20 1.6 quando ele tinha menos de 20000 kms rodados na forma de um consumo elevado e anormal de combustível.

E assim, baseando-me no histórico do meu HB20 que é meu desde zero KM e tb nos meus conhecimentos de mecânica automotiva adquiridos e acumulados em longos 40 anos que já dirijo e me envolvo com automóveis e sua manutenção, me deu um estalo e tive essa decisão e desmontei eu mesmo as velas de ignição do motor dele e surpreendentemente, todas as 4 velas de ignição apresentavam um grande desgaste nos eletrôdos das velas e o gap (folga) delas tb estava exagerada em mais de 1 mm, quando a fábrica da Hyundai especifica para essas velas de ignição uma folga entre 0,7 mm a 0,8 mm !!!

Na época fiquei numa situação super delicada, pq nem a CCS Hyundai da minha cidade tinha essas velas de ignição específicas do motor 1.6 do meu HB20 para venda e nem eu poderia chegar nessa CCS e falar abertamente que tive a ousadia de desmontar eu mesmo as velas de ignição do motor do meu HB20 pq ele apresentava um consumo excessivo de combustível e por isso, resolvi eu mesmo investigar o motivo dessa ocorrência pq certamente que nesse meu caso, anulariam sumariamente a garantia de fábrica de 5 anos ...

É tb verdade que a luz amarela da injeção não havia ainda acendido nenhuma vez no painel do meu HB20, mas que certamente ela acenderia se eu continuasse a usar o motor com as velas de ignição naquela situação precária de funcionamento, isso eu até posso apostar.

Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 07 Ago 2016 01:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Valeu Ianis.
Apenas o detalhe de que não iriam de modo algum anular a sua garantia por você checar as velas. Isso seria o maior absurdo.
Sucesso e abração.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 08 Ago 2016 10:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Roberto Bertoche escreveu:
Valeu Ianis.
Apenas o detalhe de que não iriam de modo algum anular a sua garantia por você checar as velas. Isso seria o maior absurdo.
Sucesso e abração.


Houve ironia nessa sua fala, né Bertoche?

Por mais que o Ianis tenha muita competência, sem dúvida a garantia poderia ser "cassada" se descobrissem que ele manipulou fora da css as velas.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 10 Ago 2016 12:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico, e falando nessa luz amarela de pane da injeção da linha HB20, estava pensando se já existe no nosso mercado para se comprar, aqueles scanners que se liga na tomada OBDII dos HB20 e que faz a leitura completa de tudo o que está ocorrendo com o funcionamento dos seus motores .

Estou citando sobre isso pq para quem gosta desse assunto lógico, com um scanner desses, se pode acompanhar pessoalmente a manutenção preventiva e até a corretiva dos HB20, então acredito que essa ferramenta seria muito útil e interessante e o melhor, com ela na mão, vc nem precisa mendigar em CCS da Hyundai para escanearem a injeção ou o sistema elétrico dos nossos HB20, pq podemos nós mesmos fazer essa simples e tranquila verificação, se tivermos em mãos, um bom scanner próprio para a linha HB20.

Obs : Inclusive já comprei no ML, já há 2 anos atrás, um scanner desses importado da marca AUTEL para usa-lo especificamente no meu jettão, ele me custou uns 600,00 mas confesso aqui que valeu muito à pena, pq ele funciona perfeitamente, detectando tudo o que ocorre no funcionamento normal do motor e de toda a parte elétrica, freios ABS, direção elétrica, até o sistema de som ele escaneia e corrige se existe alguma eventual falha de configuração, enfim ele mostra com precisão tudo o que está ocorrendo na prática com o veículo.

E quando eu levo o meu jettão na CCS VW para fazerem as revisões, eu já sei antecipado de tudo o que está ocorrendo com ele, primeiro até do que a CCS VW ... kkkkkkkkk !!!

E o melhor de tudo, esse scanner tb lê e indica os motivos técnicos de alguma falha que está ocorrendo ou que ocorreu com seu HB20, apaga qualquer luz de anomalias da injeção que se acender no painel, enfim, o que qualquer CCS da Hyundai do Brasil faz com aquele scanner deles nos nossos HB20, nós tb podemos perfeitamente fazer e o melhor de tudo, na comodidade das nossas casas ... rsrsrsrsrs !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 24 Ago 2016 17:51 
Offline

Registrado em: 06 Mai 2016 19:25
Mensagens: 3
ianisgreek escreveu:
brandaosgt escreveu:
Também estou passando por este problema, o meu HB20 1.0 está com 37.000 km rodados, nunca deu problema antes, agora ele está falhando em retomadas e arrancadas e a luz amarela da "Luz indicadora de falha do motor" fica ascendendo quando falha, começou ontem.
Completei o tanque em uma outra cidade onde não conheço o posto, coloquei 20% gasolina e o resto etanol.

Alguém já tem uma boa noção do que pode ser? Não tem Hyundai na minha cidade, então terei que levar primeiro num mecânico de confiança para certificar se não é algum mal contado de cabos, como o da bobina, se não resolver terei que levar na autorizada da cidade ao lado. Suspeito que pode ter sido o combustível ou excesso de poeira que pode ter entrado em algum componente do motor, tendo em vista que deu um vendaval aqui esses dias no momento em que estava andando no carro e levantou muita poeira. Enfim, espero que não seja nada grave mas preciso de uma luz... :|



Boa noite Colega Brandaosgt e seja bem vindo ao forum !

Na minha opinião, a Hyundai do Brasil errou feio ao não equipar os motores aspirados 1.0 e 1.6 dos HB20 fabricados até 2015 com velas de ignição de boa qualidade como as de platina ou de iridium, certamente para fazer economia porca de palito e essa infeliz escolha dela ocasiona certamente uma durabilidade reduzida dessas velas de ignição que faz com que que após aproximadamente os primeiros 20000 kms rodados, essas velas de ignição mais simples e baratas da NGK apresentem um acentuado desgaste nos seus eletrôdos, aumentando-se com isso a folga dessas velas (gap) e fazendo as respectivas bobinas de ignição trabalharem forçadas tentando produzir faíscas (centelhas) nessas folgas aumentadas e com isso elas podem sim estarem sujeitas a pifar precocemente e isso, sem mencionar aqui que esse desgaste excessivo dessas velas de ignição tb aumenta o consumo e diminui o desempenho desses motores ...

Cito isso aqui pq foi um fato real que ocorreu com meu HB20 1.6 e eu somente descobri essa falha, pq ele já apresentava um progressivo aumento nas médias de consumo médio sem uma explicação lógica e assim, de curiosidade, desmontei eu mesmo na garagem da minha casa, as velas de ignição dele logo após ele ter completado os primeiros 20000 kms rodados e percebi surpreso de imediato esse baita e excessivo desgaste dos eletrôdos dessas velas que de uma folga normal recomendada pela Hyundai do Brasil de 0,7 mm a 0,8 mm, as minhas velas já estavam com folgas de mais de 1,0 mm !!!!!!!!!!

E o que eu fiz foi de dar uma limpada nelas e regular novamente essa folga (gap) novamente para os originais 0,7 mm, mas já aviso aqui que isso é apenas um quebra galho pq o correto seria eu ter comprado um novo jogo de velas de ignição originais e instalar eu mesmo nesse meu HB20, mas não fiz isso pq naquela época desse ocorrido, nem tinham ainda disponível essas velas de ignição para venda na CCS Hyundai daqui da minha cidade ... rsrsrsrs !!!

E esse desgaste excessivo dessas velas de ignição pode perfeitamente disparar essa luz amarela de pane no sistema de injeção/ignição, pq ocasiona combustão irregular e até falhas no funcionamento desses motores, portanto sugiro a todos os colegas donos de HB20 de todos os modelos com motores aspirados 1.0 e 1.6 fabricados até 2015 que fiquem atentos quanto a essa ocorrência !!!

Obs : E foi própria Hyundai do Brasil que anunciou publicamente ao lançar a sua nova linha 2016 dos HB20 1.6 que dentre as modificações técnicas introduzidas nesses seus motores, estava a adoção de novas velas de ignição de platina/iridium !!!

Então acredito que essas novas velas de ignição podem perfeitamente ser usadas tb nos motores 1.6 mais antigos e na próxima revisão desse meu HB20 1.6 no final do ano, vou providenciar a compra de um novo jogo dessas novas velas de ignição para ele!!!

É isso aí colegas, valeu !


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 10 Set 2016 20:23 
Offline

Registrado em: 10 Set 2016 20:18
Mensagens: 2
Boa noite pessoal. Tudo certo?

Comprei um HB20 Ocean 1.6 MT e retirei ele ontem à tarde da concessionária. Fui orientado pela pessoa responsável pela entrega técnica à completar o tanque com etanol e assim foi feito.
Rodei cerca de 12km até em casa e deixei o carro na garagem. Hoje pela manhã quando fui ligar apareceu acesa a luz de indicação de falha no motor quando a chave está na posição "On" (luzes do painel e tudo mais), contudo quando colocado em funcionamento ela desaparece.

Estranhei, pois o carro é 0Km. Gostaria de saber se já presenciaram algo parecido e/ou se saberiam dizer o que pode ser o motivo desse alerta no painel.

Grato desde já.
Abraços!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 15 Set 2016 16:32 
Offline

Registrado em: 28 Abr 2014 23:29
Mensagens: 122
é assim mesmo, ela apaga depois de dar a partida


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 15 Set 2016 16:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ricardo M. escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Valeu Ianis.
Apenas o detalhe de que não iriam de modo algum anular a sua garantia por você checar as velas. Isso seria o maior absurdo.
Sucesso e abração.


Houve ironia nessa sua fala, né Bertoche?

Por mais que o Ianis tenha muita competência, sem dúvida a garantia poderia ser "cassada" se descobrissem que ele manipulou fora da css as velas.

Abraços,

Desculpe, Ricardo.
Só agora li sua mensagem.
É claro que não houve ironia. Velas são itens consumíveis nos carros.
É como pneu, bateria, filtro de ar, lâmpadas, etc.
Nenhuma montadora teria moral de tirar a garantia por causa da correta substituição pelo proprietário de itens desse tipo.
Digo correta porque fazendo do modo incorreto, até fechar a porta pode anular a garantia, né? (fechar a porta com uma marreta, por exemplo).
Justamente porque é um direito do proprietário cuidar do seu carro é que são ensinados diversos procedimentos de manutenção no próprio manual do HB20.
Não tenham receio de cuidar do carro. Apenas não estraguem... hahaha.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: LUZ DE FALHA NO MOTOR ACESA
MensagemEnviado: 15 Set 2016 20:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Bertoche, eu continuo a acreditar certamente que não podemos inventar de querer fazer nenhum tipo de manutenção preventiva por conta própria nos nossos HB20, pq se a CCS desconfiar de alguma coisa dessa natureza, eles podem sim perfeitamente julgar essa atitude como negligência e imprudência por parte do proprietário e usar isso como um suficiente pretexto para anular sim sumariamente a garantia de fábrica ... rsrsrsrsrs !!!

Lógico que em se tratando de uma CCS em que se tem uma mais cordial e considerável relação de amizade e de conhecimento comercial, isso conta muito positivamente sim e dependendo do caso, eles até podem assim entender essa justificável atitude por parte desse proprietário !

É isso aí colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB