paulochou escreveu:
Realmente a falta de treinamento e informações concisas nas concessionárias é um grande problema.
Para mim, apenas me recomendaram a troca de óleo a cada 5.000km ou 6 meses como se fosse um conselho de amigo (isso porque eu perguntei depois que pesquisei aqui no fórum antes de comprar o carro). Em momento algum me informaram que eu perderia a garantia se não o fizesse (tanto que no plano de manutenção está 10.000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro). Me disseram que a manutenção e garantia não muda absolutamente nada na versão turbo em relação à versão aspirada.
De qualquer forma, eu já estava planejando trocar o óleo na metade da kilometragem que me informaram mesmo, por precaução. Pensei em até fazer a primeira troca prematura aos 2500km como sugeriram em algum tópico sobre amaciamento de motor 0km, mas até desisti depois de ler esse tópico e a postura da Hyundai em relação à troca de óleo/revisão.
Colega Paulo, está corretíssimo esse seu pensamento citado aqui.
Eu tb adoto esse procedimento de sempre fazer a primeira troca de oleo e filtro de todos os meus veículos novos e até em motores que eu mesmo recondiciono aos primeiros 1500 a 2000 kms rodados, pq isso influencia bastante ao favorecer um melhor amaciamento dos motores novos e tb para garantir uma máxima vida útil para esses motores.
Eu mesmo fiz isso com o meu jettão, com o meu HB20 e sinceramente, nem é absolutamente necessário levar os nossos veículos aà suas respectivas CCS não, basta comprar um filtro original na CSS e a correta quantidade de oleo recomendado pelo fabricante e levar seu veículo para qualquer boa loja de troca de oleo que se faz rapidamente essa simples manutenção.
Eu mesmo sempre adotei esse procedimento e JAMAIS, nenhuma CCS descobriu até hoje que eu hjá hvia feito antes, a primeira troca de oileo e filtro dos meus veículos novinhos ainda ... rsrsrsrs!!!
E que fique absolutamente bem claro aqui que não sou eu quem está ditando ou inventando essas regras não, eu apenas aprendi isso nos vários cursos de mecânica automotiva que já frequentei até hoje na minha vida.
Mas é lógico que a essa altura desse assunto, algum outro colega poderá questionar aqui que se é assim, então pq atualmente as fábricas de motores já não recomendam nos seus manuais, que esse procedimento seja feito pelos próprios donos de todos os veículos novos ???
É mais do que óbvio que é para que cada vez mais, todas as fábricas de automóveis, motos e etc, mostrarem que os seus atuais veículos, necessitam a cada vez menos manutenção preventiva, mas infelizmente, por trás dos bastidores, isso infelizmente é apenas um mero reflexo de marketing deles, pq a verdadeira e real história é bem outra e até já se comprovou isso exaustivamente e tecnicamente que quaisquer motores a combustão interna, são montados com diversas peças diferentes e que essas mesmas peças, necessariamente devem sim passar por um processo de acasalamento e de assentamento de umas com as outras dentro desses motores e esse processo sempre foi chamado e reconhecido de "amaciamento de motores novos" e tanto isso é verdadeiro e absolutamente necessário que seja devidamente respeitado, que até na formula 1, na formula Indy e em muitas outras demais categorias de corridas famosas, que todos os motores dessas equipes de competição reconhecidamente submetem todos os seus motores a um período de amaciamento inicial antes deles serem submetidos a fornecer a sua máxima performance nas pistas!!!
E que logo após esse procedimento de amaciamento inicial, eles tb e imediatamente escorrem todo o oleo do motor ainda bem quente e trocam tb o seu respectivo filtro, que é justamente para se proceder a uma limpeza interna de todas aqueles resíduos metálicos provenientes exatamente desse período inicial de funcionamento de todos os motores novos e quando esse oleo quente escorre desses motores, eles tb carregam consigo todos os resíduos metálicos que são altamente prejudiciais se continuarem em circulação dentro desses motores.
E não adianta tentarem justificar que todo os atuais motores dispõe de filtros de oleo e que por isso mesmo, que eles vão capturar todas essas partículas metálicas pq infelizmente isso não é 100% verdadeiro e muito menos totalmente seguro, pq na realidade prática, nunca se sabe de onde vão surgir e se desprender todas essas partículas metálicas e muito menos, para onde elas poderiam se alojar antes mesmo delas atingirem e serem capturadas pelos filtros de oleo dos motores ...
Espero que essa breve e básica explicação técnica, mostre a todos os colegas o pq se deve respeitar todos os motores novos e os devidos cuidados que eles merecem que tenhamos para com eles.
Valeu colegas, é isso aí !