ianisgreek escreveu:
Colega Hugo, bom dia !
Só tentando ajuda-lo, eu penso que sempre e em todos os casos, deve-se prevalecer o bom senso.
E no caso específico dessa não tão clara e objetiva tabela de manutenção preventiva sugerida pela prórpia Hyundai do Brasil para os veículos HB20 1.0 turbo, se eu tivesse esse veículo e sabendo qual quilometragem aproximada eu rodo por ano, dividiria essa quilometragem por 2 e fazia então essas trocas de oleo e filtro a cada 6 meses e não de acôrdo com a quilometragem percorrida, pq agindo-se assim, o motor sempre ficará devidamente protegido e vc continuará fazendo essas trocas de oleo e filtro a cada 6 meses, não importando a quilometragem percorrida e apenas dando um simples exemplo aqui :
Um dono de um HB20 turbo que em 6 meses chegou a percorrer um máximo de até 10000 kms fará nesse período a troca de oleo e filtro do seu motor.
Mas se ele rodar apenas 7000 kms em 6 meses, novamente ele fará essa manutenção preventiva nesse prazo de 6 meses e se nos próximos 6 meses ele rodar somente mais 4000 kms, novamente ao final desses próximos 6 meses ele fará uma nova troca de oleo e filtro e assim sucessivamente e sem maiores complicações.
Portanto, no caso especifico dos HB20 turbo, penso que não se deve considerar somente a quilometragem percorrida e sim que façam sempre as trocas de oleo e filtro a cada 6 meses e o motor desses veículos assim cuidados estarão com certeza, sempre devidamente protegidos.
Obs : E lembrando aqui que a Hyundai do Brasil recomenda essas trocas de oleo e filtro rigorosamente a cada 6 meses nos casos desses HB0 1.0 turbo é unicamente pq todos e quaisquer motores turboalimentados sempre exigem mais do oleo do motor devido aos esforços maiores e tb devido às temperaturas de trabalho sempre um pouco maiores do que ocorre com os motores aspirados, então, isso até já é um FATO já amplamente comprovado em mecânica automotiva, mas que sem dúvida alguma, tb sempre vale à pena ter um motor turbo nos nossos veículos devido às suas reais e comprovadas múltiplas vantagens quando comparados com os atuais motores aspirados.
Particularmente tenho um senhor motor turbo aqui em casa e posso afirmar com todas as letras, de como é prazeroso te-lo sempre à disposição, ou seja, em outras palavras, na nossa atualidade, motor aspirado não quero nunca mais ... rsrsrsrsrs !!!
Boa sorte colega !
Cara, o meu grande problema é que eu não trocaria o óleo com mais 6 meses, e sim com no máximo 2 meses e com 2000km, o que eu acho totalmente absurdo já que o manual recomenda com 6 meses ou 10k, como eu posso trocar um óleo de 10k ou 6 meses, com 2 meses e 2k?????? não faz sentido!!!!!! e cara, no meu texto eu deixei bem claro que de forma alguma eu estou insatisfeito com o carro, e sim com a marca, que na minha opinião, esta nesse caso sendo muito desonesta e burra,porque seria mil vezes mais simples e menos confusa, fazer do óleo um item fora a parte da revisão, o que seria bem mais justo e economicamente viável,
ou no minimo, colocassem o óleo pra trocar com 5k pq ai faria bem mais sentido e a pessoa teria 6 meses pra rodar 5k, seria a opção mais onerosa, mas, é melhor do que do jeito que esta!