Bem-vindo: 28 Mar 2024 07:57

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 21 Jul 2017 01:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
É importante lembrar aqui que as oxidações originadas pelo etanol já estão sim completamente resolvidas em todos os atuais veículos dessas nova geração flex .

E até as velas de ignição citadas aqui como peças possíveis de serem oxidadas pelo etanol, se forem desmontadas e revisadas periodicamente para se checar o seu estado e a regulagem da folga (gap) dos eletrodos, estarão tb livres dessas oxidações.

E uma dica que tem sido até razoavelmente utilizada pelos proprietários de veículos flex é a alternância dos combustíveis gasolina/etanol, mas melhor ainda do que ficar alternando entre um e outro combustível é usar sempre uma mistura constante de 20% de uma boa gasolina aditivada e 80% de etanol pq assim se usufrui ainda de todas as vantagens oferecidas pelo etanol, porém com uma proteção extra proporcionada por esse pequeno percentual de gasolina aditivada misturada no tanque dos HB20 flex aspirados e dos turbos tb.

Obs : Com certeza que a utilização de apenas gasolinas nesses motores turbo flex nunca foi e nem será jamais a melhor solução devido às já reconhecidas desvantagens acima citadas que sabemos existir com a utilização delas, por isso que a mistura de apenas 20% de uma boa gasolina aditivada com 80% de etanol é ainda sem nenhuma dúvida, uma excelente e oportuna dica para os casos tanto de motores flex aspirados como tb das versões de motores turbo-flex.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 25 Jul 2017 11:08 
Offline

Registrado em: 21 Abr 2017 18:09
Mensagens: 3
Prezados,

O problema de potência é na válvula de prioridade, o meu voltou a apresentar problemas, que é intermitente. Trabalho fora de SP e a CSS mais perto fica a 120 KM, ainda não consegui levar ele.

Notei que a válvula fica travada, hora aberta e hora fechada (Erro P2261). Monitorando pelo App Torque Pro, observei que quando a válvula trava aberta, e não existe pressão positiva, módulo identifica este erro (P0299), ele abre a válvula de alivio (aquela eletrônica da turbina) e o carro fica aspirado e fraco.

Consegui capturar os códigos de erro abaixo.
P0299 - Turbocharger/Supercharger A Underboost Condition
P2261 - Turbo/Super Charger Bypass Valve - Mechanical
C1555 - ECU malfunction

Anexo:
Screenshot_20170725-102129.jpg
Screenshot_20170725-102129.jpg [ 427.56 KiB | Exibido 14703 vezes ]


Depois de alguns metros a válvula fechou, mas devido ao erro P0299, o carro continuou aspirado e sem potência. Limpei os erros pelo App Torque e a turbina voltou a pressurizar o carro. Estava viajando na Castelo Branco e andei 300 KM com a válvula travada fechada.

O problema deve ser a próprio válvula ou na linha de vácuo (solenoide talvez).

Pelo que pesquisei está válvula é igual ao do Veloster, Gênesis, Civic 1.5 Turbo (10g) e Volvo. No ebay tem algumas válvulas que dá para adaptar. O problema é a garantia..rsrs


Anexos:
Screenshot_20170725-102129.png
Screenshot_20170725-102129.png [ 2.51 KiB | Exibido 14703 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 25 Jul 2017 13:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
São esses tipos de comportamentos de CCS na recepção de defeitos mais misteriosos que eu nunca vou concordar e o pior, ter de ouvir as lorotas e justificativas sem fundamento técnico nenhum, somente para os mecânicos se esquivarem de se interessarem, averiguarem e solucionarem esses tipos de defeitos em qualquer versão de veículo que apareça assim nas oficinas.

É quando o cliente tem todo o direito de perder a paciência e virar a mesa pq parece que é apenas essa a linguagem que muitos CCS respeitam e acatam para resolver de vez problemas mais misteriosos como esses ...

Obs : Quaisquer tipos de motores FLEXFUEL aspirados ou superalimentados no mundo todo tem obrigatoriamente de funcionar 100% perfeitos com quaisquer misturas de etanol e gasolina em quaisquer condições climáticas encontradas normalmente, afinal, eles foram devidamente projetados para essa exata finalidade, por isso que desculpinhas esfarrapadas e sem nenhum fundamento técnico proferidas por técnicos/mecânicos não devem jamais nem serem ouvidas e muito menos consideradas por nenhum cliente dono de veículo que apresente quaisquer tipos de problemas !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 27 Jul 2017 18:01 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Franco 2017 escreveu:
Prezados,

O problema de potência é na válvula de prioridade, o meu voltou a apresentar problemas, que é intermitente. Trabalho fora de SP e a CSS mais perto fica a 120 KM, ainda não consegui levar ele.

Notei que a válvula fica travada, hora aberta e hora fechada (Erro P2261). Monitorando pelo App Torque Pro, observei que quando a válvula trava aberta, e não existe pressão positiva, módulo identifica este erro (P0299), ele abre a válvula de alivio (aquela eletrônica da turbina) e o carro fica aspirado e fraco.

Consegui capturar os códigos de erro abaixo.
P0299 - Turbocharger/Supercharger A Underboost Condition
P2261 - Turbo/Super Charger Bypass Valve - Mechanical
C1555 - ECU malfunction

Depois de alguns metros a válvula fechou, mas devido ao erro P0299, o carro continuou aspirado e sem potência. Limpei os erros pelo App Torque e a turbina voltou a pressurizar o carro. Estava viajando na Castelo Branco e andei 300 KM com a válvula travada fechada.

O problema deve ser a próprio válvula ou na linha de vácuo (solenoide talvez).

Pelo que pesquisei está válvula é igual ao do Veloster, Gênesis, Civic 1.5 Turbo (10g) e Volvo. No ebay tem algumas válvulas que dá para adaptar. O problema é a garantia..rsrs



Sobre o erro P0299 parece que o seu carro esta rodando "enforcado" ou seja ele esta rodando sem pressão suficiente, um provável "vazamento de ar", sujeira tendo em vista que o motor roda em alta rotação o tempo todo, vá até a concessionaria e peça para verificarem todas as mangueiras, na minha área usamos um liquido especial para verificar possíveis vazamentos no seu caso não sei como vai ser, caso você faça o trabalho creio que as abraçadeiras devem ser verificadas e o sistema de admissão deve ser totalmente descarbonizado, com a mangueira retirada deixe a chave na posição "bateria" por 20 segs e o TBI entra em modo de aprendizagem, pise fundo no acelerador e peça para que alguém verifique a abertura, movimentação e se existe algum barulho no movimento.

Segue link do manual de serviços explicando como verificar e reparar o erro P0299: https://drive.google.com/open?id=0B-tAq ... EpHQThqajg

Sobre o erro P2261 eu verifiquei e parece que a válvula de alivio esta travando, caso tenha conhecimentos básicos em mecânica te aconselho a desconectar a mangueira de ar e verificar a situação do sistema de admissão e siga do caracol até a entrada de ar atras de folgas, rasgos e furos, se possível tira algumas fotos dele e posta aqui para uma analise, verificar possíveis vazamentos você mesmo pode fazer.

Segue link do manual de serviços explicando como verificar e reparar o erro P2261: https://drive.google.com/open?id=0B-tAq ... HQ3a2k2b0U

Sobre o C1555 - ECU malfunction eu não encontrei nada por hora, creio que seja sobre o erro gerana na central.

Lembrando que a garantia não cobre mal uso do veiculo, porem o sistema pode ser analisado por um profissional independente não gerando perda da cobertura oferecida pela fábrica.

Peço desculpas se escrevi frases desconexas, escrevi em partes.

Boa sorte e espero que resolva brevemente este problema.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 24 Jul 2019 11:13 
Offline

Registrado em: 22 Jul 2019 17:55
Mensagens: 2
Meu veículo está com aproximadamente 42.500Km. Pouco depois da revisão dos 40K, quando o carro estava com aproximadamente 41,5K a luz da injeção acendeu mas sem o carro apresentar falhas. Parei o carro para olhar se estava tudo certo com o motor e fui para a concessionária que estava a aproximadamente 4Km de distância. O carro ficou por uma tarde até o horário do almoço do dia seguinte, me disseram que passaram no scaner, apresentou um erro até então desconhecido pela equipe (o que não achei aceitável ouvir), mas que como o carro não estava falhando eles resetaram o sistema e fizeram uma limpeza acho que nas velas ou linha de combustível. Nos 2 dias seguintes fez muito frio e o carro teve dificuldades para pegar e enquanto não estava na temperatura ideal apresentou falhas, a luz voltou a acender.

Levei o carro novamente pra concessionária e por lá ficou mais um dia e meio, resetaram de novo sem achar nenhum problema e me devolveram o carro. Rodei 30Km e a luz voltou a acender, retornei para a concessionária e o carro está lá desde quarta feira passada, uma semana sem eles saberem nem ao menos dar o diagnóstico do problema. Me disseram que fizeram todos os testes necessários e estão em contato com a fábrica para analisarem o caso, mas sem respostas concretas.

Já entrei em contato no 0800 da Hyundai e eles me disseram estar acompanhando o caso mas também ainda sem respostas, não sei mais a quem recorrer. Alguém tem uma luz ai? Concessionária é a Max Morumbi de São Paulo.

_________________
HB20S Comfort Plus Turbo 2018/2019 - QuickSenna Edition


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 24 Jul 2019 23:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Nesse caso desse HB20 turbo, com certeza que existe sim alguma irregularidade no funcionamento do motor dele, ocasionado por algum sensor ou por alguma peça relacionada com o sistema de ignição , sistema de alimentação e/ou c/ o sistema turbo dele.

Óbvio que enquanto essa peça pifada não for devidamente detectada , localizada e substituída, o problema vai continuar a ocorrer acompanhando daquela luz amarela de pane da injeção acendendo no painel desse HB20 .

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 20 Jun 2023 15:36 
Offline

Registrado em: 07 Jun 2023 18:27
Mensagens: 2
Galera estou com um hb20 1.0 12v 3 cilindros, a cliente viajou com carro e quando voltou a luz de injeção acendeu, e quando chegou em minha oficina e passei o raster acusou compressor do turbo pressão baixa, retirei a turbina, mandei pro concerto, quando chegou montei novamente, ai quando fui testar o carro que pisei mesmo, acendeu a luz novamente, acusando o mesmo defeito, falei pra cliente levar em uma concessionária, para eles dar um diagnóstico e eles acusaram a turbina, entao fui e comprei uma nova original montei pra cliente e mesmo assim o carro acende essa luz e acusa o mesmo defeito e o carro não tem desenvolvimento, anda normal pois nao tem a força real dele, ja foi feito troca das mangueiras que vai pro intercooler, o intercooler, os sensores que vão ao lado do mesmo, pois nao resolve, por ultimo testei a taxa de cilindro os três estão subindo no 11 bar, ja nao sei mais oq fazer nesse carro, se alguém tiver uma dica ficarei muito grato….


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 23 Jun 2023 11:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Melhor ainda esse motor ter mostrado no teste de compressão esses 11 bar pq isso comprova que ele ainda está com uma saúde ótima e plena !

Pode investigar na parte elétrica e de sensores do sistema turbo pq muito provavelmente estará aí a causa de todo esse problema !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 05 Jan 2024 11:07 
Offline

Registrado em: 05 Jan 2024 10:37
Mensagens: 5
Olá pessoal,

Tenho um Hyundai HB20 1.0 TGDI Flex Diamond Plus Automático que comprei zero km em 02/06/2020. Desse modo, a garantia de cinco anos se encerrará em 01/06/2025. Atualmente o veículo está com cerca de 73500 km.

Após a revisão dos 70000 km, realizada em meados de novembro de 2023, o carro se apresentou meio "amarrado" nas pistas planas e com grande dificuldade em subidas, sobretudo nas mais íngremes. Nesse caso, pode-se notar o esforço do motor, o giro indo para mais de 4000 rpm e a velocidade máxima de, no máximo, 40 km/h com o acelerador acionado no máximo. com exceção das ladeiras mais íngremes, quando o problema se manifesta na sua máxima intensidade, há uma intermitência, ou seja, o problema ocorre de forma aleatória.

Após ir à concessionária por 4 vezes para tentar resolver o problema, joguei a toalha e deixei o carro em uma oficina.

Na concessionária é o mesmo padrão relatado nesse tópico: scanner e não detecção de problema e fica por isso mesmo; como se apenas problemas detectáveis via scanner ocorressem nos veículos. Pelo que notei, embora a concessionária esteja na mesma cidade em que se encontra a montadora Hyundai Motors Brasil, Piracicaba- SP, a oficina da mesma não é capaz de resolver o problema, ou não se empenha para isso, talvez mesmo pela crônica falta de recursos humanos. No final, o consumidor paga o carro, com juros se atrasar a prestação, e o pato. Total falta de respeito. Eu penso que a oficina de uma concessionária que só vende HB20 e Creta deveria ser o local mais capacitado para a resolução de problemas não usuais. Na prática isso parecer estar bem longe da realidade.

A luz indicativa de problema na ignição só acendeu por duas vezes depois que as velas foram trocadas e com o motor frio, o que poderia sugerir um problema no sensor de temperatura do sistema de arrefecimento. Contudo, foram apenas duas ocorrências.

O carro já está na oficina há 3 dias e o pessoal tem vasculhado as possibilidades.

Passei para eles o link desse excelente tópico e estou torcendo para que seja um problema na válvula da turbina ou no intercooler.

Confesso que andei usando um álcool de R$ 2,99 o litro por cerca de dois meses; depois com o tanque devidadente quase vazio voltei para a gasolina de um posto que vende um produto considerado de boa qualidade e em que eu sempre abastecia.

Volto a reportar quando houver alguma novidade.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problema HB20 TURBO
MensagemEnviado: 05 Jan 2024 13:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
MarceloAlves escreveu:
Olá pessoal,

Tenho um Hyundai HB20 1.0 TGDI Flex Diamond Plus Automático que comprei zero km em 02/06/2020. Desse modo, a garantia de cinco anos se encerrará em 01/06/2025. Atualmente o veículo está com cerca de 73500 km.

Após a revisão dos 70000 km, realizada em meados de novembro de 2023, o carro se apresentou meio "amarrado" nas pistas planas e com grande dificuldade em subidas, sobretudo nas mais íngremes. Nesse caso, pode-se notar o esforço do motor, o giro indo para mais de 4000 rpm e a velocidade máxima de, no máximo, 40 km/h com o acelerador acionado no máximo. com exceção das ladeiras mais íngremes, quando o problema se manifesta na sua máxima intensidade, há uma intermitência, ou seja, o problema ocorre de forma aleatória.

Após ir à concessionária por 4 vezes para tentar resolver o problema, joguei a toalha e deixei o carro em uma oficina.

Na concessionária é o mesmo padrão relatado nesse tópico: scanner e não detecção de problema e fica por isso mesmo; como se apenas problemas detectáveis via scanner ocorressem nos veículos. Pelo que notei, embora a concessionária esteja na mesma cidade em que se encontra a montadora Hyundai Motors Brasil, Piracicaba- SP, a oficina da mesma não é capaz de resolver o problema, ou não se empenha para isso, talvez mesmo pela crônica falta de recursos humanos. No final, o consumidor paga o carro, com juros se atrasar a prestação, e o pato. Total falta de respeito. Eu penso que a oficina de uma concessionária que só vende HB20 e Creta deveria ser o local mais capacitado para a resolução de problemas não usuais. Na prática isso parecer estar bem longe da realidade.

A luz indicativa de problema na ignição só acendeu por duas vezes depois que as velas foram trocadas e com o motor frio, o que poderia sugerir um problema no sensor de temperatura do sistema de arrefecimento. Contudo, foram apenas duas ocorrências.

O carro já está na oficina há 3 dias e o pessoal tem vasculhado as possibilidades.

Passei para eles o link desse excelente tópico e estou torcendo para que seja um problema na válvula da turbina ou no intercooler.

Confesso que andei usando um álcool de R$ 2,99 o litro por cerca de dois meses; depois com o tanque devidadente quase vazio voltei para a gasolina de um posto que vende um produto considerado de boa qualidade e em que eu sempre abastecia.

Volto a reportar quando houver alguma novidade.



Seja bem vindo ao forum e de fato, concordo quanto a esse descaso e despreparo da maioria das CCS da rede Hyundai do Brasil para resolver problemas técnicos dessa natureza .

Meu irmão tem um modelo de HB20 exatamente igual a esse seu e que foi comprado zero KM no ano passado e até agora, com quase 16 mil kms rodados, ele está funcionando perfeito e esse HB20 dele somente é abastecido com etanol desde quando ele era zero KM já que nenhuma gasolina vai proporcionar o total desempenho de nenhum motor turbo flex, inclusive esse é um fato bem comprovado !

Nesse seu caso, pode ser sim algum problema em sensor ou válvula do turbo mas que requer uma investigação mais criteriosa até se achar e corrigir a causa real para essa anormalidade.

E quando vc já tiver alguma novidade, por favor, relate aqui !

Obs : Descarte tbm alguma possibilidade remota de ser o filtro de combustível já bem saturado ou as velas de ignição com a regulagem incorreta , afinal cada um item desses afeta diretamente no correto desempenho de qq motor !

E quanto ao sistema de intercooler, o único problema que ele pode apresentar seria algum vazamento do ar pressurizado o que resultaria numa imediata queda do desempenho geral mas talvez nesse seu caso, seja pouco provável ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB