Bem-vindo: 28 Mar 2024 07:43

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 26 Out 2018 22:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Só relembrando aos colegas que as bombas de oleo dos motores funcionam mecânicamente e elas funcionam de acôrdo com as rotações do motor, ou seja , quanto maior for a rotação do motor, maior tb será a pressão do oleo para lubrificar todo o motor.

Então é natural que nos casos de se deixar a rotação do motor cair demais nas arrancadas, existem sim uma grande probabilidade até normal dessa pressão do oleo cair a níveis que possam sim disparar mesmo que por breves instantes , essa luz no painel desses veículos.

Obs : Já no motor 1.6 da linha HB20 essa situação normalmente nunca ocorre pq esse motor já tem um razoável torque desde as rotações de marcha lenta o que dificulta obviamente a ocorrência dessas quedas excessivas na rotação do motor em arrancadas a ponto de fazer a pressão de oleo cair demais e com isso , piscar essa luz de pressão de oleo no painel.

Além disso, a calibração original da sensibilidade do pedal do acelerador desses motores 1.6 dos HB20 é tão afiada de fábrica que basta apenas encostar no pedal que a rotação já acorda e sobe super bem disposta e sem nenhum tipo de hesitações .

Esse é inclusive um otimo e apreciado ponto bastante positivo desse motor 1.6 da linha HB20 principalmente se ele estiver alimentado com mais etanol do que com gasolina no seu tanque.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 15:32 
Offline

Registrado em: 25 Set 2018 09:45
Mensagens: 6
Boa tarde pessoal, espero que com esse relato eu venha a tranquilizar a todos que estão tendo esse problema de luz do Óleo piscando quando se acelera pouco o hb20 1.0 12v 3 cilindros.
Adquiri o meu HB20 2015 comfort plus no final de Agosto de 2018 e após alguns dias com ele percebi isso tbm, levei na CCSS e trocaram o interruptor de óleo, o problema não foi resolvido e voltei a CCSS no início de Outubro, levei até um vídeo do problema da luz piscando e tbm um vídeo da medição da pressão do óleo do motor que meu mecânico de confiança fez, neste vídeo era nítido que qdo se acelera o hb20 a pressão de óleo tem uma queda e retoma em seguida, pois bem, na CCSS fui atendido pelo mesmo consultor técnico da primeira vez e pelo chefe da oficina, após algumas aceleradas lá a luz começou a piscar as vezes, acharam melhor eu deixar o carro, posteriormente qdo fui retirar o veículo eles constataram que esse defeito na verdade é considerado normal, pois testaram mais dois HB20 que estavam lá e os dois faziam a mesma coisa, tanto piscavam a luz de óleo como tbm tinham os mesmos parâmetros na medição da pressão de óleo, eles me mostraram até um áudio em que um funcionário dizia que uma vez um cliente deu entrada na montadora com um HB20 fazendo isso, fizeram troca parcial do motor e o defeito continuou, buscaram um carro zero no estoque e bingo, acontecia a mesma coisa, encaminharam pra engenharia que disseram ser "normal", resumindo fecharam minha OS como condição normal do veículo.
OBS.: e como citado pelo colega "JHpertence" mudando a forma de conduzir o veículo, acelerando um pouco mais na hora de sair com o carro, por exemplo, o defeito não mais se apresenta.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 15:56 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
juniormexico escreveu:
Boa tarde pessoal, espero que com esse relato eu venha a tranquilizar a todos que estão tendo esse problema de luz do Óleo piscando quando se acelera pouco o hb20 1.0 12v 3 cilindros.
Adquiri o meu HB20 2015 comfort plus no final de Agosto de 2018 e após alguns dias com ele percebi isso tbm, levei na CCSS e trocaram o interruptor de óleo, o problema não foi resolvido e voltei a CCSS no início de Outubro, levei até um vídeo do problema da luz piscando e tbm um vídeo da medição da pressão do óleo do motor que meu mecânico de confiança fez, neste vídeo era nítido que qdo se acelera o hb20 a pressão de óleo tem uma queda e retoma em seguida, pois bem, na CCSS fui atendido pelo mesmo consultor técnico da primeira vez e pelo chefe da oficina, após algumas aceleradas lá a luz começou a piscar as vezes, acharam melhor eu deixar o carro, posteriormente qdo fui retirar o veículo eles constataram que esse defeito na verdade é considerado normal, pois testaram mais dois HB20 que estavam lá e os dois faziam a mesma coisa, tanto piscavam a luz de óleo como tbm tinham os mesmos parâmetros na medição da pressão de óleo, eles me mostraram até um áudio em que um funcionário dizia que uma vez um cliente deu entrada na montadora com um HB20 fazendo isso, fizeram troca parcial do motor e o defeito continuou, buscaram um carro zero no estoque e bingo, acontecia a mesma coisa, encaminharam pra engenharia que disseram ser "normal", resumindo fecharam minha OS como condição normal do veículo.
OBS.: e como citado pelo colega "JHpertence" mudando a forma de conduzir o veículo, acelerando um pouco mais na hora de sair com o carro, por exemplo, o defeito não mais se apresenta.


Pelo que entendi então, essas 'piscadas' são tipo quando o carro dá sinal de que vai morrer por falta de aceleração?

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 17:05 
Offline

Registrado em: 25 Set 2018 09:45
Mensagens: 6
Pelo que entendi então, essas 'piscadas' são tipo quando o carro dá sinal de que vai morrer por falta de aceleração?[/quote]

Acho que não, porque o meu pisca tbm se deixar na marcha lenta e dar umas aceleradinhas (as vezes), se acelerar um pouco mais não pisca.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 17:44 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Existe o fato já tecnicamente comprovado de que quando determinados motores funcionam em marcha lenta, nesses casos a pressão de oleo é a mínima admitida e assim, pode ser que dependendo do desgaste do oleo usado pelo motor e tb do próprio desgaste interno dele , que podem sim ocorrer essas ocasionais piscadas da luz de pressão do oleo no painel.

O significado disso é que a pressão do oleo do motor caiu um pouco abaixo do mínimo recomendado como teto de segurança, não importando as causas que motivaram essa queda momentânea da pressão do oleo do motor..

Mas tão logo as rotações do motor subam além da marcha lenta, os valores de pressão tb aumentam e com isso, o problema se resolve, apagando de vez essa luz no painel dos veículos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 18:16 
Offline

Registrado em: 25 Set 2018 09:45
Mensagens: 6
O mais engraçado é que se deixar na marcha lenta, que ao meu ver seria a rotação mais baixa de funcionamento do motor, em momento algum a luz de óleo pisca, somente pisca e de forma aleatória qdo vc dá uma pequena pisadinha no acelerador, seja para arrancar com o carro como em ponto morto mesmo, isto tbm só com o carro quente, com o carro frio não pisca de forma alguma. Falei tudo isso na CCSS além de até levar os vídeos que gravei, a impressão que eu tive é que essa piscada da luz de óleo está ligada a essa pequena aceleração, porque se fosse uma baixa pressão de óleo deveria acontecer em marcha lenta sem acelerar e não qdo se acelera, visto que com a aceleração a rotação sobe e a pressão tbm. Só sei que encerraram a OS como condição normal do veículo e discriminaram tbm que testaram mais dois veículos na oficina e as condições foram as mesmas nos veículos testados.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 19:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
juniormexico escreveu:
O mais engraçado é que se deixar na marcha lenta, que ao meu ver seria a rotação mais baixa de funcionamento do motor, em momento algum a luz de óleo pisca, somente pisca e de forma aleatória qdo vc dá uma pequena pisadinha no acelerador, seja para arrancar com o carro como em ponto morto mesmo, isto tbm só com o carro quente, com o carro frio não pisca de forma alguma. Falei tudo isso na CCSS além de até levar os vídeos que gravei, a impressão que eu tive é que essa piscada da luz de óleo está ligada a essa pequena aceleração, porque se fosse uma baixa pressão de óleo deveria acontecer em marcha lenta sem acelerar e não qdo se acelera, visto que com a aceleração a rotação sobe e a pressão tbm. Só sei que encerraram a OS como condição normal do veículo e discriminaram tbm que testaram mais dois veículos na oficina e as condições foram as mesmas nos veículos testados.



Então colega, ocorre que quando qq motor está frio, tanto o oleo dele está um pouco mais viscoso ( mais grosso ) e tb todas as suas folgas internas estão um pouco menores pq ainda não ocorreu a dilatação do metal das peças.

E nessas condições, a pressão de oleo é naturalmente um pouco mais alta em qq rotação do motor desde as menores rotações de marcha lenta.

Mas de acordo com o aumento normal da temperatura do motor, tanto essas folgas internas entre as peças vão aumentando levemente e com isso, tb o oleo vai se tornando um pouco mais fino (menos viscoso) e esses 2 fatores somandos , vão contribuir para uma real leve perda na pressão de oleo absoluta.

Obs : Por esse motivo, o correto é sempre se medir a pressão real do oleo do motor depois que ele já atingiu e está na sua temperatura normal de trabalho, nunca com o motor frio ou em fase de aquecimento.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 19:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E um importante aviso válido não so para os motores da Hyundai, mas para TODOS os motores a combustão interna, não importando o combustível utilizado :

Quando um motor é novo, zero KM , NUNCA , JAMAIS se deve usar nele oleos de viscosidade maior do que a indicada e recomendada pelo seu fabricante :

Exemplo : Se o fabricante recomenda para um determinado veículo , a utilização de oleos com viscosidades variando entre 0W-30 a 5W-40 , o bom senso indica sempre que se deve usar os oleos mais leves, menos viscosos e no exemplo aqui seria o oleo 0W-30 pq as folgas internas desse motor novíssimo estão ainda nas mínimas tolerâncias e quando se dá a partida nesse motor , frio ou quente, esse oleo mais fino e mais leve vai atingir e penetrar bem mais rapidamente essas mínimas folgas e assim, o atrito de metal com metal será o mínimo possivel, amenizando assim os desgastes precoces e assim a durabilidade desse motor será máxima.

Mas não é o que vai ocorrer se nesse mesmo exemplo desse motor novo, zero km e bem justinho ainda, se for colocado nele um oleo com a ultima dessas viscosidades recomendadas e no caso acima seria um oleo mais viscoso 5W-40 e assim, os desgastes acelerados vão ocorrer sim bem mais rapidamente e de uma forma precoce pq todas as vezes que se der a partida nesse motor , esse oleo mais grosso ou mais viscoso e mais pesado vai demorar com certeza um pouco mais de tempo para atingir e penetrar em todas essas folgas ainda mínimas e assim, haverá sempre um maior contato de metal com metal e com isso os desgastes precoces vão ocorrer em maior intensidade e a vida ultil desse motor será na pratica bem mais reduzida.

E enquanto esse citado motor desse exemplo estiver funcionando bem e com um mínimo consumo entre as trocas, não é recomendado trocar essa viscosidade menor usada nele para um oleo mais pesado e mais viscoso pq as desvantagens serão totais contra nenhum vantagem prática observada !

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 20:05 
Offline

Registrado em: 25 Set 2018 09:45
Mensagens: 6
Bom, vamos lá... Não conheço muito de mecânica mas vou tentar passar mais detalhes.

Foi feito a medição (pelo meu mecânico e eu acompanhei) tanto com o motor frio quanto com o motor quente, já com o motor bem aquecido, acionando inclusive a ventoinha por várias vezes a pressão ficou entre 1,3 bar e 2bar, acredito que esteja boa, com motor frio entre 3 e 4bar.

A luz do Óleo não acende de forma constante nunca, só dá uns lampejos e sempre quando o motor está quente, mesmo nessa pressão de 1,3 a 2bar por isso acho estranho, e sempre nas pequenas acelerações, nunca, mas nunca acende nem pisca em marcha lenta, que seria a menor rotação, o óleo e filtro foram trocados faz 2.000 km e a última revisão foi feita pela CCSS em maio de 2018, veículo ainda na garantia, com 62.000km rodados.

A CCSS mediu a pressão tbm e constatou que estava tudo normal, pressão entre 2 e 4 bar.

Peço aos colegas que estão tendo este problemas para se atentarem se acontece sempre qdo o veículo está quente pois o meu caso se assemelha muito ao caso do amigo JHpertence, conduzindo de forma diferente o defeito não aparece.

Obs.: Se piscasse na lenta com o carro quente acredito que poderia ser folga interna enfim, mas acho estranho pq não pisca nunca na lenta só qdo acelera bem pouquinho e muito de vez em quando.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Luz do óleo acendeu rapidamente
MensagemEnviado: 19 Nov 2018 20:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E por esse valores de pressão obtidos nesse teste, essa pressão de oleo até que está dentro dos parâmetros normais, então seria o caso de se desconfiar desse sensor de pressão de oleo que se não foi ainda substituído, pode perfeitamente estar avariado ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB