ianisgreek escreveu:
Colega Paulopsrbr, deixando minha opinião sobre esses rangidos ao se acionar o pedal da embreagem dos HB20 1.6 , tb havia notado isso quando o nosso HB20 completou os primeiros 2 anos de uso e por coincidência, é esse o intervalo para ser efetuada a troca do fluído do sistema de freios que tb alimenta o sistema hidráulico da embreagem da linha HB20.
Assim, levei o meu HB20 até a CCS Hyundai que sempre me atende e solicitei esse serviço.
É bem verdade que a princípio, o pessoal dessa oficina autorizada estranhou esse meu pedido para ser feita esse tipo de manutenção preventiva nesse meu HB20, visto que até no manual deses veículos, por um erro grave e até inexplicável da dona Hyundai do Brasil, ela não menciona que deve ser realizada esse tipo de manutenção preventiva ...
Mas como o veículo é meu e não mais da dona Hyundai do Brasil, exigi que fosse realizada essa troca completa do fluído de freios e desse sistema de embreagem e o gerente dessa CCS que já é meu amigo já de longa data, então pediu aos mecânicos da oficina que me atendessem e assim trocamos até com facilidade todo o fluído de freios velho.
E depois disso, não mais ouvi esses rangidos e a 6 meses atrás, quando esse meu HB20 completou os 4 anos depois de comprado, foi realizada mais uma nova troca do fluído de freios e da embreagem e ambos esses sistemas continuam funcionando perfeitos sem nenhum tipo de ruído anormal.
Obs : Lembrando aqui que a negligência quanto a essa troca desse fluído de freios e do sistema de embreagem a cada 2 anos compromete tanto o perfeito funcionamento desses sistemas como tb abrevia a vida útil de todos os componentes desses sistemas que estão em permanente contato com o fluído de freios.
E como todos os fluídos de freios e de sistemas hidráulicos de embreagem são higroscópicos, ou seja, eles tem a propriedade de absorver a água da umidade do ar , após 2 anos esse fluído começa a se deteriorar e assim, ele vai enferrujando todas as peças que estão em contato direto com ele e por isso, já dá para imaginarmos o que poderá ocorrer com o passar do tempo rodando com esse fluído velho e já vencido ...
Valeu colega, boa sorte !
Eita ianis, apôs ler sua recomendação em outro post a uns 3 meses atras fui ler a respeito(e já tinha visto Adg, dono da high torque, falar sobre isso tbm) e de fato é isso msm, trocar a cada 2 anos esse fluido. A 2 meses atras comecei a procurar onde trocar aqui em recife e só depois de passar por pelo menos 10 oficinas achei uma que trocava(as outras 9 tambem trocavam só que incrivelmente ou a maquina que faz a troca a vacuo estava quebrada, ou não tinham a maquina e queriam fazer sem o que não permiti uma vez que a troca desse fluido em carros com sistema abs tem que ser feita com a maquinha neh ?). Só que no meu caso, o barulho não sumiu mas deixei pra la uma vez que o motivo da troca era o fluido original estar com 3 anos e no teste da canetinha acendeu a primeira luz vermelha. Engraçado que por conta do problema da direção que vi que vc tambem está acompanhado, quando fui botar o wd-40 na barra da direção, aproveitei que tava ali todo tronxo e coloquei na embreagem tbm e por enquanto o barulho nhec nhec parou kkkkk só Deus sabe até quando. Ahh... e quando falo WD-40 na verdade foi o mesmo tipo de produto só que da marca loctite(a mesma da superbond original), chamei de WD-40 pra ficar mais facil de entende já que se chamar de lubrificante desengripante quase ngm entente.
#EDIT: Só me lembrei agora que alem de ter colocado o WD no pedal, tambem coloquei no acionador da embreagem que fica la perto do radiador, mas foi de forma bem rudimentar(leia-se de longe com meu pai apertando o pedal da embreagem enquanto eu atirava o spray. Agora não sei qual foi o ponto que fez dar certo kkkk.