Samueluser escreveu:
A carbonização que suja o TBI, coletor, sedes de válvulas, bicos injetores diretos (no caso do HB20 KAPPA e GAMMA são "indiretos") cabeças de cilindros, são gerados pelos gases do óleo do motor, não vem da gasolina.
Mesmo usando álcool a carbonização do motor será severa, pois os vapores estão entrando pelo TBI e sujando todo o sistema, o vapor gerado pelo óleo do cárter sera jogado para dentro do motor novamente e vai gerar a borra que a quatro rodas encontrou ou seja se você estiver usando alcool com gasolina, seja lá qual for a mistura seu motor esta sendo exposto a sujeira gerada pelo vapor de óleo do cárter.
Perguntei para alguns amigos com Q.I. e conhecimento maiores que os meus sobre o uso de líquidos mágicos para limpeza, todos foram pela mesma linha de raciocínio, em carros com carbonização gerada pela queima de combustível fóssil ira funcionar com tranquilidade, carburados, injetados em qualquer tipo de ciclo, mas em carros com carbonização gerada pelo retorno de gazes do cárter quem paga o pato é a sonda lambda e catalizador pois ao desprenderem dos locais onde ficam encrustados seguem o caminho do escape e deterioram estes equipamentos.
Indo pelo raciocínio temos dois tipos de carbonização, uma gerada pelo combustível que é normal e a gerada pelo vapor de óleo do cárter que é forçado a requeimar nas câmaras de combustão, para sanar o primeiro problema usamos os líquidos descarbonizantes, usem sempre CAR80 em testes feitos pelo grande mecânico da aviação Barlo do portal do Nissan-Tiida, o perfect clean é só marketing o CAR80 que descarboniza de verdade, já no segundo caso devemos usar um Catch Oil, no meu March eu fiz uma adaptação com um filtro de óleo na entrada da PCV e até agora 10 mil Km depois ainda esta limpo.
Lembrando que minhas pesquisas e posicionamento são apenas como hobby, não tenho intenção alguma de ofender ninguém.
Boa sorte a todos.
Boa noite colega Samuel e apenas complementando a citação do colega Bertoche, vc está correto em afirmar que nos motores de injeção direta, existe sim esse fato do sistema de recirculação dos gases do cárter controlados pela válvula PVC, de contaminarem com os vapores do cárter, a admissão, os dutos do cabeçote e as válvulas de admissão desses motores principalmente quando é usada apenas as gasolinas como combustível para eles.
E a razão técnica para isso é muito simples :
As gasolinas contaminam bem mais o oleo lubrificante do que o etanol que é um combustível de origem vegetal e que por isso mesmo, ele pouco combina e tem uma bem menor afinidade com os oleos dos motores, ao contrario das gasolinas que são combustíveis de origem fóssil (petroleo) e que por isso mesmo, combinam muito mais com os oleos lubrificantes dos motores, contaminando-os e diluindo-os bem mais ...
E por causa disso, somado ao fato das gasolinas apresentarem sempre uma combustão mais incompleta do que o etanol , seria esse o fato que contribui para uma maior contaminação desse oleo lubrificante e que vai originar na produção dos gases no cárter que são direcionados pela válvula PCV para serem requeimados nesses motores atravez do sistema de admissão deles e assim, carbonizando esses locais acima já citados.
E assim, tb nos casos de motores flex com essa nova tecnologia da injeção direta equipados com turbo ou não, sempre o etanol se mostra como um combustível mais vantajoso do que quaisquer das nossas gasolinas para se diminuir os riscos de haver essas contaminações e carbonizações internas nesses motores.
Lembrando aqui tb que nos casos de motores de injeção indireta, o próprio fluxo da mistura úmida de combustível + ar já dá uma lavada ao passar continuamente em todo esse sistema, contribuindo para que as peças desse sistema de admissão se mantenha mais limpa enquanto que nos motores com injeção direta, apesar de bem mais modernos e apresentando sempre um melhor rendimento geral, na admissão deles passa somente o ar junto com esses vapores e gases vindos do cárter desses motores .
É isso aí colega, valeu !