Bem-vindo: 28 Mar 2024 15:34

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 28 Jul 2017 18:01 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Boa tarde.

Troquei as velas do HB20X da minha esposa neste final de semana e detectei carbonização úmida na primeira vela ao lado do TBI, li na QUATRO RODAS que tinha uma grande carbonização no mesmo cilindro no nosso carro, parece que o sistema de recirculação de gases esta contaminando muito o motor GAMMA, a quatro rodas fala na reportagem que a culpa foi do motor do tanquinho de partida fria que despejou toda a gasolina na admissão, creio que não seja isso.

Gostaria de saber se alguém do fórum ja fez alguma descarbonização e se estava muito feia a coisa, vou fazer no meu e vou postar o vídeo aqui.

Vou colocar um sistema catch oil nele, pois achei muito feia a situação.

Obrigado pela atenção de todos


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 28 Jul 2017 22:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Samueluser escreveu:
Boa tarde.

Troquei as velas do HB20X da minha esposa neste final de semana e detectei carbonização úmida na primeira vela ao lado do TBI, li na QUATRO RODAS que tinha uma grande carbonização no mesmo cilindro no nosso carro, parece que o sistema de recirculação de gases esta contaminando muito o motor GAMMA, a quatro rodas fala na reportagem que a culpa foi do motor do tanquinho de partida fria que despejou toda a gasolina na admissão, creio que não seja isso.

Gostaria de saber se alguém do fórum ja fez alguma descarbonização e se estava muito feia a coisa, vou fazer no meu e vou postar o vídeo aqui.

Vou colocar um sistema catch oil nele, pois achei muito feia a situação.

Obrigado pela atenção de todos




Boa noite Samuel e esse assunto sobre as carbonizações internas dos motores é de fato complicado e até polêmico.

E tentando resumir pq o assunto é sim extenso, em princípio a gasolina carboniza mais os motores do que o etanol, assim como a utilização dos veículos em condição de uso severo (trajetos curtos e transito urbano) tb produzem mais carbonizações do que uso leve (trajetos rodoviários em viagens mais longas).

Esse sistema de ventilação do cárter, controlado pela válvula PCV tb é outro responsável pelas carbonizações internas dos motores, pq obriga os motores a sugarem e a engolirem goela abaixo todos os vapores compostos dos restos de combustíveis não queimados e de oleo lubrificante que se formam no cárter dos motores e que são conduzidos até a admissão desses motores para serem requeimados junto com a nova mistura de ar+combustível atravez desse sistema dessa válvula PCV.

Sim, os sistemas de oil catch can ajudam bastante a manter o sistema de admissão dos motores bem mais limpos e livres dessas carbonizações pq eles coletam em reservatórios, todos esses restos de vapores de combustível e de oleo e assim deixam as admissões desses motores livres dessas carbonizações assim como a utilização de etanol e de misturas de combustíveis contendo mais etanol do que gasolina tb ajudam a reduzir as carbonizações internas nos motores flex.

E o fato de se fazer as trocas de oleo e do respectivo filtro dos motores em períodos mais reduzidos de até a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados tb favorecem a redução dessas carbonizações, pelo fato de que os oleos lubrificantes de motor mais novos produzirem menos vapores no cárter do que os oleos mais velhos e mais desgastados e contaminados pelo uso.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 30 Jul 2017 08:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
No teste de longa duração da 4Rodas, segundo eles, o sistema de partida a frio deu defeito, injetando gasolina fora de hora e isso provocou carbonização no primeiro cilindro.
O meu branco também deu esse defeito, mas devido ao alerta da publicação, foi logo sanado em garantia.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 30 Jul 2017 12:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Bertoche, veja vc que essa é mais uma prova real de que a gasolina, mesmo no menor dos excesso entrando no motor, ela vai provocar carbonização e sujeiras, o que felizmente, jamais vai ocorrer com o etanol ...

Por isso que essa é umas das fortes razões para essa minha preferência sempre que possível em abastecer usando o etanol como combustível básico, deixando a gasolina apenas como um "mero têmpero" para essas misturas e nada mais além disso !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 02 Ago 2017 18:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Ainda sobre esse assunto, eu sempre que estou circulando no transito da minha cidade, percebo não raras vezes veículos com seus motores fazendo aquele detestável barulho de griladas ou batidas de pino principalmente em situações de maior esforço desses motores como arrancando e subindo locais com aclives e essas griladas são as terríveis detonações ocasionadas principalmente por motores abastecidos com gasolinas e que já apresentam consideráveis níveis de carbonizações internas, velas de ignição desgastadas, injetores sujos , filtros de combustível e de ar entupidos, oleos de motor vencidos e por aí vai essa lista.

Isso demonstra um comprovado desleixo que uma considerável maioria de donos de veículos tratam deles, menosprezando a correta manutenção preventiva e o pior de tudo, ainda querem abastecer com esses nossos LIXOS de gasolinas, o que só faz favorecer e facilitar o aparecimento desse perigoso fenômeno.

E o fato mais importante desse assunto e que poucos donos de veículos tem o devido conhecimento é que aquele barulho não é nada inofensivo para os motores como pode em princípio parecer, mas a triste realidade é que ele é muito NOCIVO e PREJUDICIAL, pq essas detonações aumentam violentamente as pressões internas dentro dos cilindros do motor, forçando demasiadamente pistons, anéis de seguimento, as bronzinas de bielas e dos mancais fixos e o resultado prático disso é um progressivo "afrouxamento" dessas peças citadas, comprometendo e abreviando assim toda a vida útil desses pobres motores.

Mas é isso aí colegas, por isso que o etanol ainda é o melhor dos combustíveis que temos pq ele com certeza ajuda até mesmo a limpar um pouco mais essas carbonizações internas e evitando dessa maneira essas situações atípicas de funcionamento desses motores mal conservados e as vitimas desse descapricho todo são muitas vezes os próximos donos que compram esses veículos de 2ª ou de 3ª mão e assim por diante, infelizmente!!!

Por isso que o ideal mesmo para se evitar essas detonações é manter os veículos sempre corretamente mantidos e revisados, não importa se eles são veículos flex, ou movidos a gasolina ou a etanol.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 02 Ago 2017 19:41 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 26 Set 2015 14:10
Mensagens: 365
Localização: BH/MG
Perfect clean seria um bom produto para essa limpeza Ianis? Estou pensando em adquirir como manutenção preventiva!



Claro que não é necessária tamanha dose no veículo, o ADG estava fazendo um teste. Porém pode-se verificar os resultados incríveis!

_________________
Primeiro: Peugeot 207 1.4 XR 2011 Preto (Adquirido em 04/2014)

Atual: HB20 Comfort Plus 1.0 2015/2015 Branco Polar (Adquirido 10/2015)

- Multimídia;
- Sensor de ré;
- Câmera de ré.

Tamo junto!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 02 Ago 2017 19:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim Grilloex, vc pode utilizar esse produto pq é eficaz e desempenha bem a sua função.

O ADG é um excelente profissional e infelizmente apenas não entramos em um acôrdo sobre combustíveis pq ele ainda é a favor das gasolinas e eu sempre a favor do etanol ... rsrsrs!

Mas essa preferência dele é em parte justificável mesmo que de uma forma errada pq ele tem feito de uns tempos para cá frequentes viagens até os EUA onde ele tem amigos e familiares lá e assim, como naquele país as gasolinas tem qualidade decente e por isso ainda é o combustível mais utilizado, ele acha que aqui tb são as gasolinas que devem ser usadas e valorizadas e não o etanol, onde nesse ponto desentendemos totalmente, pq já é um fato comprovado desde longa data que as nossas gasolinas ainda são um verdadeiro e ordinário LIXO quando comparadas com todas as demais e decentes gasolinas produzidas nos países de primeiro mundo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 03 Ago 2017 08:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Reconhecendo e valorizando as coisas importantes que você tem dito por aqui, Ianis, hoje cedo completei o tanque apenas com etanol.
De fato, a queima da nossa gasolina deixa no motor um resíduo que funciona, a médio e longo prazo, como uma bomba relógio.
Decidi limitar o percentual de gasolina resultante no tanque a, no MÁXIMO, 30%.
Vou voltar a usar o etanol puro.
Sei que o número no CB vai indicar um consumo maior e as idas ao posto vão aumentar, mas a saúde do motor é mais importante que essas bobagens.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 03 Ago 2017 13:22 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 26 Set 2015 14:10
Mensagens: 365
Localização: BH/MG
Existem aditivos como este que informei que ajudam a prevenir Roberto! Não teria a possibilidade de usá-los não? Existem marcas confiáveis!

_________________
Primeiro: Peugeot 207 1.4 XR 2011 Preto (Adquirido em 04/2014)

Atual: HB20 Comfort Plus 1.0 2015/2015 Branco Polar (Adquirido 10/2015)

- Multimídia;
- Sensor de ré;
- Câmera de ré.

Tamo junto!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Sobre carbonização e sujeira no sistema de admissão.
MensagemEnviado: 03 Ago 2017 14:59 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Parabéns pelo seu procedimento Bertoche, inclusive eu até já me acostumei a sempre abastecer o nosso HB20 com a mistura mágica pelo motivos que todos aqui já sabem e mesmo quando o etanol está como o preço menor do que os oficiais 70% mais barato do que o da gasolina, eu continuo apenas por hábito a misturar de 15% a 20% de gasolina no etanol, que é para aumentar um pouco mais a autonomia e mesmo pq esse pequeno percentual de gasolina que eu sempre misturo no etanol, não prejudica nada o ótimo rendimento proporcionado por ele ...

E quando eu viajo com o HB20 para regiões onde os preços do etanol não são vantajosos em relação ao das gasolinas (geralmente no litoral baiano) mas mesmo assim, o máximo que eu adiciono no tanque é 1/3 ou 33,33% de gasolina e o restante sempre com etanol.

Mas gasolinas puras não importa qual seja, eu NUNCA coloquei e jamais colocarei no nosso HB20 durante esses quase 5 anos que já estamos com ele !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB