silvano.afonso escreveu:
ianisgreek escreveu:
silvano.afonso escreveu:
Boa noite amigos,
Sábado fiz a revisão dos 10 mil km, sendo que, quando da entrega do veículo, o consultor apresentou serviços "extras" que podem ser feitos na 2a revisão: limpeza de bicos e uma espécie de limpeza da borra que eventualmente se instala no motor. Alguém já fez esses serviços? Acham que realmente são necessários ou valem a pena?
Também afirmou que esporadicamente é importante usar etanol para limpar possíveis sujeiras deixadas pelo uso constante da gasolina. Qual a opinião de vcs sobre isso, sendo que sempre abasteço com a GASOLINA Petrobras GRID.
Obrigado!
Colega Silvano, desculpe-me pela franqueza, mas eu jamais concordaria com esse tipo de explicação desse CCS Hyundai quando dessa revisão desse seu HB20 e muito menos pagaria por esse tipo de serviços extras, simplesmente pq para mim, isso está cheirando é a uma baita e real sacanagem ...
Pq tecnicamente, não tem como um HB20 novo desses e com apenas 10000 kms rodados, necessitar desse tipo de manutenção extra que eles citaram ter realizado nesse seu veículo.
Isso para mim é uma clara e autêntica desonestidade, pq esse pessoal dessas CCS autorizadas, muitas vezes abusam da falta de algum conhecimento técnico por parte dos seus clientes normais e assim ABUSAM sem critério algum inventando sobre a necessidade falsa desses serviços extras e absolutamente desnecessários nos veículos desses ingênuos e desavisados clientes.
Mas vc pode sim, se quiser, voltar lá e exigir firmemente de volta, todo o seu $$$$ extra que lhe foi cobrado desonestamente e devidamente pago por esses "ditos serviços" pq quem sabe se todos agirem assim, essa prática desonesta e até bem corriqueira vá tendo progressivamente um fim.
Valeu colega, boa sorte !
Olá colega, boa noite, obrigado pela resposta
Contudo, na primeira revisão foram feitas apenas as trocas básicas (oléo, filtro, filtro de combustível etc), e não houve limpeza de bicos. O que aconteceu foi apenas que o consultor mencionou que tais serviços estão disponíveis para a 2ª revisão, ficando a meu critério a realização ou não.
Com relação ao uso esporádico do etanol, qual a opinião dos colegas?
Desde já agradeço a colaboração
Abs,
Então Silvano, vc pode acreditar que mesmo por ocasião dessa 2ª revisão desse seu HB20 supondo que ele já esteja com uma quilometragem percorrida ao redor de 20000 kms, ainda é muitíssimo precoce para querer empurrar esse serviço de limpeza de injetores, pq vc mesmo mencionou que sempre faz uso de gasolina aditivada que supomos ser de pelo menos uma razoável confiabilidade.
Mas deixando aqui para vc a minha opinião bem sincera, experimente começar a abastecer com pelo menos uma mistura meio a meio dessa gasolina com etanol, pq assim vc vai favorecer uma maior limpeza e descarbonização interna do motor desse seu HB20, incluindo nessa limpeza, tb os injetores.
E se vc utiliza esse seu HB20 basicamente em transito urbano, infelizmente nesse tipo de utilização, as gasolinas sempre se mostram bem mais causadoras dessas carbonizações e sujeiras nos injetores do que se vc usar pelo menos algum percentual de etanol misturado nessas gasolinas, pq o etanol age como um componente detergente dessas sujeiras enquanto que as nossas gasolinas agem exatamente ao contrário, sujando e favorecendo o aparecimento de todas essas sujeiras internas nos motores.
E apenas deixando aqui um exemplo prático para vc :
O nosso atual HB20 1.6 que é ainda dos primeiros fabricados pela Hyundai do Brasil e comprado em novembro/2012, está hoje com pouco mais de 43000 kms rodados e NUNCA foi abastecido apenas com gasolinas , sejam elas aditivadas ou comuns, mas que sempre foi abastecido desde que ele saiu zero KM da CCS Hyundai com uma mistura de 20% de gasolina aditivada e os restantes 80% com o nosso nobre porém quase subestimado etanol que proporciona sempre uma queima beeeeeemmmmmm mais limpa e livre de resíduos e carbonizações do que que quaisquer dessas nossas gasolinas, mostrando-se superior em vantagens técnicas até mesmo do que essa rara e cara gasolina podium da Petrobrás.
E quanto a essas limpezas de injetores, esse nosso HB20 nem nunca ouviu falar ou sequer precisou dela alguma vez até agora ...
E de manutenção normal que ele já recebeu nesse tempo todo, apenas a suas revisões anuais com as trocas normais de oleo do motor com o filtro realizadas sempre a cada 6 meses e troca das velas de ignição apenas uma vez e filtro de combustível, filtro de ar, filtro do ar condicionado tudo em dia, além da troca do fluído de freios e da embreagem a cada 2 anos e até os pneus originais Pirelli P4 que vieram nele de fábrica, ainda estão rodando nele e mostrando que restam um pouco menos de 50 % de vida útil.
Inclusive até o alinhamento da direção dele continua ainda o original de fábrica e ele continua rodando certinho e perfeito sem jamais mostrar nenhuma tendência a puxar a sua direção para algum lado e esse sistema ainda permanece com a posição do volante absolutamente bem centrada e a prova disso são seus pneus ainda originais mostrando um desgaste sempre bem regular e uniforme e com essa excelente durabilidade geral até agora.
Por isso colega, a sugestão que sempre deixo aqui a todos os colegas é que cuidem bem dos seus HB20 pq assim, eles vão sempre agradece-los por isso ...
Valeu colega, abrç !