evandrorba escreveu:
Boa noite, colegas.
Eu sempre fui extremamente cuidadoso com questão de qualidade de combustível e, sendo o meu HB20S automático, já consegui até 9.9 km/l com gasolina e 7.9 km/l no etanol, ambas as médias na cidade e que considero muito boas. Um dia, após abastecer etanol, para a minha desagradável surpresa, observei o motor oscilando a rotação, tudo na tentativa de manter o motor funcionando. Andar com ele assim ficou quase impossível, principalmente quando chegou em 1/4 do tanque. Resultado: fui a outro posto (um dos mais caros, porém com combustível sempre excelente) e enchi com gasolina premium e o problema resolveu-se na hora. Conclui que o primeiro posto tinha me vendido etanol adulterado, cheguei a denunciar na ANP. O interessante é que na mesma semana havia abastecido o meu celtinha com etanol no mesmo posto, e com ele não tive problemas.
Troquei de posto após esse episódio. Na segunda tanqueada com etanol, o problema voltou. Ambos os postos onde abasteci o etanol são BR, da rede Locatelli, em Campo Grande - MS. Ou aqui em Campo Grande só tem um posto que não adultera o combustível (o posto de combustível excelente e caro) ou meu HB20S está com algum problema no etanol.
A quilometragem atual é 64000 km, motor 1.6, modelo 2014, todas as revisões na CSS e sempre tem gasolina no reservatório.
Alguém já passou por algo semelhante?
Grato.
Boa tarde colega Evandro, e são várias as causas que podem causar essas falhas de funcionamento, por isso o correto seria que isso fosse mais cuidadosamente verificado por alguma CCS da rede Hyundai, se bem que vc tem de achar alguma que de fato se interesse por esse seu caso ...
Veja bem,, pode ser desde velas de ignição desgastadas, filtro de combustível saturado, etanol fora das especificações e por aí vai ...
Sei tb que vc pode perguntar :
Pq com gasolina o problema não ocorre ?
Muito simples, pq o etanol sempre EXIGE do motor pelo menos 30% a mais de volume de combustível para funcionar idealmente e se um filtro estiver parcialmente obstruído ou as velas de ignição já mostrarem um desgaste maior, isso afetará muito mais a queima do etanol do que das gasolinas !
E só relembrando como exemplo , nosso atual HB20 1.6 2013 que já está conosco há quase 5 anos de uso contínuo e regular, nunca mostrou o menor problema de falhas em pouco mais de 44000 kms rodados até hoje e só é abastecido com uma mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina e funciona sempre forte e saudável.
Por tanto nesse seu caso, vc pode apostar que existe sim algo de errado nesse seu HB20 e que deve ser corrigido.
Valeu colega, boa sorte !