Bem-vindo: 18 Abr 2024 17:28

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 17 Ago 2017 00:48 
Offline

Registrado em: 04 Abr 2016 18:20
Mensagens: 8
Boa noite, colegas.

Eu sempre fui extremamente cuidadoso com questão de qualidade de combustível e, sendo o meu HB20S automático, já consegui até 9.9 km/l com gasolina e 7.9 km/l no etanol, ambas as médias na cidade e que considero muito boas. Um dia, após abastecer etanol, para a minha desagradável surpresa, observei o motor oscilando a rotação, tudo na tentativa de manter o motor funcionando. Andar com ele assim ficou quase impossível, principalmente quando chegou em 1/4 do tanque. Resultado: fui a outro posto (um dos mais caros, porém com combustível sempre excelente) e enchi com gasolina premium e o problema resolveu-se na hora. Conclui que o primeiro posto tinha me vendido etanol adulterado, cheguei a denunciar na ANP. O interessante é que na mesma semana havia abastecido o meu celtinha com etanol no mesmo posto, e com ele não tive problemas.
Troquei de posto após esse episódio. Na segunda tanqueada com etanol, o problema voltou. Ambos os postos onde abasteci o etanol são BR, da rede Locatelli, em Campo Grande - MS. Ou aqui em Campo Grande só tem um posto que não adultera o combustível (o posto de combustível excelente e caro) ou meu HB20S está com algum problema no etanol.

A quilometragem atual é 64000 km, motor 1.6, modelo 2014, todas as revisões na CSS e sempre tem gasolina no reservatório.
Alguém já passou por algo semelhante?

Grato.


Editado pela última vez por evandrorba em 17 Ago 2017 08:57, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 17 Ago 2017 07:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
No meu aconteceu do motor oscilar e ficar inconstante quando surgiu um problema no sistema de partida a frio, que entrou em pane e passou a injetar gasolina direto e quando bem entendia, fora do momento certo na partida. Uma forma fácil de identificar quando isso pode estar ocorrendo é quando o tanquinho está vazio, a gente enche e o motor começa a oscilar e a dar problema.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 17 Ago 2017 08:59 
Offline

Registrado em: 04 Abr 2016 18:20
Mensagens: 8
Roberto Bertoche escreveu:
No meu aconteceu do motor oscilar e ficar inconstante quando surgiu um problema no sistema de partida a frio, que entrou em pane e passou a injetar gasolina direto e quando bem entendia, fora do momento certo na partida. Uma forma fácil de identificar quando isso pode estar ocorrendo é quando o tanquinho está vazio, a gente enche e o motor começa a oscilar e a dar problema.


Obrigado pela resposta, Roberto. Tenho que olhar mesmo, não posso ficar com o carro assim. Hoje cedo o cheiro do catalizador estava insuportável, então ainda não afasto a possibilidade de ser combustível ruim.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 17 Ago 2017 10:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Evandro, acho estranho seu carro ficar ruim apenas com etanol.
Se isso se confirma, de que com gasolina ele NÃO apresenta problemas, essa será uma informação crucial na busca da solução do defeito.
O problema que relatei não se comportaria COMPLETAMENTE assim, mas apenas um pouco, de vez que o motor ficaria pior com a injeção de gasolina se estivesse rodando no etanol, do que rodando com gasolina, já que um pouco a mais de gasolina faria uma diferença menor, ou mesmo porque com gasolina o sistema não injetaria MAIS gasolina.
O que sei é que quando tive esse problema o carro ficou horrível, acelerei para ele engolir o engasgo mas depois voltava, até nós percebermos que o tanquinho tinha esvaziado desproporcionalmente, aí tirei a gasolina do tanquinho com uma mangueira fina e, sei lá porque, o carro ficou ainda mais louco... Como se tivesse ficado irada de eu ter tirado a gasolina...
Mas ficou perfeito depois que levamos à ccss e dissemos que estava acabando com a gasolina do tanquinho porque estava injetando direto.
O serviço foi feito, claro, em garantia.

Lembro que esse defeito não é incomum, pois ocorreu também no teste de longa duração (60 mil km) da revista Quatro Rodas.

Sucesso na solução!

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 17 Ago 2017 13:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
evandrorba escreveu:
Boa noite, colegas.

Eu sempre fui extremamente cuidadoso com questão de qualidade de combustível e, sendo o meu HB20S automático, já consegui até 9.9 km/l com gasolina e 7.9 km/l no etanol, ambas as médias na cidade e que considero muito boas. Um dia, após abastecer etanol, para a minha desagradável surpresa, observei o motor oscilando a rotação, tudo na tentativa de manter o motor funcionando. Andar com ele assim ficou quase impossível, principalmente quando chegou em 1/4 do tanque. Resultado: fui a outro posto (um dos mais caros, porém com combustível sempre excelente) e enchi com gasolina premium e o problema resolveu-se na hora. Conclui que o primeiro posto tinha me vendido etanol adulterado, cheguei a denunciar na ANP. O interessante é que na mesma semana havia abastecido o meu celtinha com etanol no mesmo posto, e com ele não tive problemas.
Troquei de posto após esse episódio. Na segunda tanqueada com etanol, o problema voltou. Ambos os postos onde abasteci o etanol são BR, da rede Locatelli, em Campo Grande - MS. Ou aqui em Campo Grande só tem um posto que não adultera o combustível (o posto de combustível excelente e caro) ou meu HB20S está com algum problema no etanol.

A quilometragem atual é 64000 km, motor 1.6, modelo 2014, todas as revisões na CSS e sempre tem gasolina no reservatório.
Alguém já passou por algo semelhante?

Grato.



Boa tarde colega Evandro, e são várias as causas que podem causar essas falhas de funcionamento, por isso o correto seria que isso fosse mais cuidadosamente verificado por alguma CCS da rede Hyundai, se bem que vc tem de achar alguma que de fato se interesse por esse seu caso ...

Veja bem,, pode ser desde velas de ignição desgastadas, filtro de combustível saturado, etanol fora das especificações e por aí vai ...

Sei tb que vc pode perguntar :

Pq com gasolina o problema não ocorre ?

Muito simples, pq o etanol sempre EXIGE do motor pelo menos 30% a mais de volume de combustível para funcionar idealmente e se um filtro estiver parcialmente obstruído ou as velas de ignição já mostrarem um desgaste maior, isso afetará muito mais a queima do etanol do que das gasolinas !

E só relembrando como exemplo , nosso atual HB20 1.6 2013 que já está conosco há quase 5 anos de uso contínuo e regular, nunca mostrou o menor problema de falhas em pouco mais de 44000 kms rodados até hoje e só é abastecido com uma mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina e funciona sempre forte e saudável.

Por tanto nesse seu caso, vc pode apostar que existe sim algo de errado nesse seu HB20 e que deve ser corrigido.

Valeu colega, boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 18 Ago 2017 19:17 
Offline

Registrado em: 04 Abr 2016 18:20
Mensagens: 8
Boa tarde, colegas!

Obrigado por todas as respostas. Ontem levei o carro na CSS, o que foi um sacrifício, pois a todo momento que o carro parava, era um sacrifício para o motor engrenar, pegar rotação de novo! Cheguei a pisar até o fundo do acelerador para ver se ia, e o cheiro do catalisador estava forte mesmo. Sem dizer que o ponteiro do combustível descia vertiginosamente.
Bem, a CSS fez um checkup da injeção e o resultado foi:

"FOI REALIZADO O RESET NOS PARAMETROS ADAPTATIVOS DA ECU".

O funcionário me disse que o etanol no tanque tinha qualidade baixa e que, por isso, a ecu não estava reconhecendo adequadamente o combustível; também disse que por ser um motor moderno, o mesmo é "fresco", ou seja, não gosta de combustível ruim. E que se voltar a acontecer (porque pode voltar a acontecer sim!), é pra levar lá.
Também indicou-me fazer a limpeza dos bicos, que por um acaso vai acontecer na próxima revisão.

O carro voltou a normalidade, funcionando bem, tem arrancada, mas está com o tanque cheio de etanol ruim. Vou consumi-lo até o fim e procurar um posto melhor.
Melhor ainda não pagar por isso! Vejam a imagem anexada.
Meu relacionamento com a Hyundai tem ido de confiável para excelente por causa pelo produto, pelos serviços, pelo atendimento.

Grato a todos pelo interesse e pelas respostas!


Anexos:
hb20s.jpg
hb20s.jpg [ 251.27 KiB | Exibido 18172 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 18 Ago 2017 19:19 
Offline

Registrado em: 04 Abr 2016 18:20
Mensagens: 8
ianisgreek escreveu:
evandrorba escreveu:
Boa noite, colegas.

Eu sempre fui extremamente cuidadoso com questão de qualidade de combustível e, sendo o meu HB20S automático, já consegui até 9.9 km/l com gasolina e 7.9 km/l no etanol, ambas as médias na cidade e que considero muito boas. Um dia, após abastecer etanol, para a minha desagradável surpresa, observei o motor oscilando a rotação, tudo na tentativa de manter o motor funcionando. Andar com ele assim ficou quase impossível, principalmente quando chegou em 1/4 do tanque. Resultado: fui a outro posto (um dos mais caros, porém com combustível sempre excelente) e enchi com gasolina premium e o problema resolveu-se na hora. Conclui que o primeiro posto tinha me vendido etanol adulterado, cheguei a denunciar na ANP. O interessante é que na mesma semana havia abastecido o meu celtinha com etanol no mesmo posto, e com ele não tive problemas.
Troquei de posto após esse episódio. Na segunda tanqueada com etanol, o problema voltou. Ambos os postos onde abasteci o etanol são BR, da rede Locatelli, em Campo Grande - MS. Ou aqui em Campo Grande só tem um posto que não adultera o combustível (o posto de combustível excelente e caro) ou meu HB20S está com algum problema no etanol.

A quilometragem atual é 64000 km, motor 1.6, modelo 2014, todas as revisões na CSS e sempre tem gasolina no reservatório.
Alguém já passou por algo semelhante?

Grato.



Boa tarde colega Evandro, e são várias as causas que podem causar essas falhas de funcionamento, por isso o correto seria que isso fosse mais cuidadosamente verificado por alguma CCS da rede Hyundai, se bem que vc tem de achar alguma que de fato se interesse por esse seu caso ...

Veja bem,, pode ser desde velas de ignição desgastadas, filtro de combustível saturado, etanol fora das especificações e por aí vai ...

Sei tb que vc pode perguntar :

Pq com gasolina o problema não ocorre ?

Muito simples, pq o etanol sempre EXIGE do motor pelo menos 30% a mais de volume de combustível para funcionar idealmente e se um filtro estiver parcialmente obstruído ou as velas de ignição já mostrarem um desgaste maior, isso afetará muito mais a queima do etanol do que das gasolinas !

E só relembrando como exemplo , nosso atual HB20 1.6 2013 que já está conosco há quase 5 anos de uso contínuo e regular, nunca mostrou o menor problema de falhas em pouco mais de 44000 kms rodados até hoje e só é abastecido com uma mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina e funciona sempre forte e saudável.

Por tanto nesse seu caso, vc pode apostar que existe sim algo de errado nesse seu HB20 e que deve ser corrigido.

Valeu colega, boa sorte !



Por que mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina? Curioso. Sempre pensei em fazer esse teste de variar porcentagens de etanol e gasolina para ver se melhora o desempenho.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 19 Ago 2017 00:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Evandro, essa mistura foi popularizada aqui no Clube do hb20 desde praticamente o início dele ainda no ano de 2013 e ainda recebeu entre os membros que a adotaram o apelido de mistura mágica.

A justificativa técnica para se usar essa mistura é pq o etanol puro é consumido mais rapido causando uma menor autonomia, além do fato de que quando se utiliza apenas o etanol, podem surgir alguns leves resíduos de gomas e esse pequeno percentual de gasolina dissolve comprovadamente esses resíduos deixados pelo etanol além tb de aumentar levemente a autonomia dos HB20 que usarem essa mistura, lembrando ainda que o etanol proporciona sempre uma leve melhor performance do que quaisquer gasolinas e de proporcionar sempre uma queima bem mais limpa do que a queima das gasolinas.

E por um outro lado, abastecendo-se apenas com gasolinas vai com certeza causar carbonizações internas nos motores, além de contaminações maiores do oleo lubrificante do motor e perde-se tb em desempenho quando comparado com o etanol.

Razão pela qual tb é recomendado tecnicamente de fazer a alternância de se abastecer um tanque com gasolina e o seguinte com etanol, exatamente para um combustível ajudar o outro na função de uma mais eficaz limpeza interna dos motores.

Mas já é certo afirmarmos aqui que os melhores benefícios são obtidos abastecendo-se sempre com essa mistura de 80% de etanol c/ 20% de gasolinas como sendo de fato a mistura ideal para qualquer veículo flex, independente do preço de cada um desses combustíveis.

É isso ai colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 19 Ago 2017 19:45, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 19 Ago 2017 00:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
É isso aí...

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motor oscilando rotação e falhando - etanol
MensagemEnviado: 19 Ago 2017 19:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
:)

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB