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 Título: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 23 Ago 2017 12:05 
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Fala galera, tudo bem com vocês?
Estou com meu hb20 turbo fazem uns 3 meses, vou fazer uma introdução de como comprei o carro.... Comprei ele na Barigui semi novos de Curitiba, ele era de uso interno da hyundai de Ponta Grossa, entao o carro estava com cerca de 5.800km rodados, mas foi faturado e emplacado apenas quando comprei o carro, ou seja, a garantia então começou apenas agora no meio de 2017.
Como estou me aproximando da primeira revisão dos 10k km, estou com algumas duvidas...
1) No dia que peguei o carro eles tinham preparado, lavado ele para a entrega, na mesma noite fez um pouco de frio em curitiba, uns 10 graus e eu reparei que os dois faróis diaiteiros estavam embaçados... vou postar a foto para vocês... achei estranho pois até onde eu sei um farol nao pode embaçar pois ele é lacrado... questionei eles sobre o acontecido mas me deram umas desculpas dizendo que era normal...
2) Eu percebi que ao acelera apos uma troca de marcha por exemplo o carro apresenta um "buraco" na turbina... como se desse uma falta e logo após ela enche normalmente... me disseram que é porque a turbina é uma adaptação, diferente do UP Tsi por exemplo que desenvolve bem melhor (palavras do mecânico da hyundai).
3) Quando desligo o carro, fica por uns 20segundos um barulinho bem agudo como se fosse um "pííííí" no motor... algo eletrônico que estivesse ligado ainda e depois para... tbm me disseram na hyundai ser normal, mas achei estranho...

A principio essas sao as duvidas, com maior preocupação para a do farol que embaçou... isso nao aconteceu mais pq ainda nao peguei um frio que pudesse condensar após ter lavado o carro...

Um abraco a todos!!


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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 23 Ago 2017 12:30 
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Vou responder no corpo da sua mensagem

fesfo escreveu:
Fala galera, tudo bem com vocês?
Estou com meu hb20 turbo fazem uns 3 meses, vou fazer uma introdução de como comprei o carro.... Comprei ele na Barigui semi novos de Curitiba, ele era de uso interno da hyundai de Ponta Grossa, entao o carro estava com cerca de 5.800km rodados, mas foi faturado e emplacado apenas quando comprei o carro, ou seja, a garantia então começou apenas agora no meio de 2017.
Como estou me aproximando da primeira revisão dos 10k km, estou com algumas duvidas...
1) No dia que peguei o carro eles tinham preparado, lavado ele para a entrega, na mesma noite fez um pouco de frio em curitiba, uns 10 graus e eu reparei que os dois faróis diaiteiros estavam embaçados... vou postar a foto para vocês... achei estranho pois até onde eu sei um farol nao pode embaçar pois ele é lacrado... questionei eles sobre o acontecido mas me deram umas desculpas dizendo que era normal...
Salvo engano, no manual há uma explicação sobre. Pode sim haver embaçamento nos faróis (normalmente acontece por choque termico e umidade do ar) e isso normalmente desaparece depois de um tempo. O que não pode ocorrer é acumular água dentro do farol (numa chuva, ficar água empoçada por exemplo - isso sim, seria falha na vedação)

2) Eu percebi que ao acelera apos uma troca de marcha por exemplo o carro apresenta um "buraco" na turbina... como se desse uma falta e logo após ela enche normalmente... me disseram que é porque a turbina é uma adaptação, diferente do UP Tsi por exemplo que desenvolve bem melhor (palavras do mecânico da hyundai).
O sintoma que você descreve, me parece com o que o pessoal chama de 'turbo lag'. Como nunca dirigi um turbo, não posso confirmar se é isso.

3) Quando desligo o carro, fica por uns 20segundos um barulinho bem agudo como se fosse um "pííííí" no motor... algo eletrônico que estivesse ligado ainda e depois para... tbm me disseram na hyundai ser normal, mas achei estranho...
Já li algo sobre aqui mesmo no fórum. Se não me engano é a bomba de lubrificação da turbina atuando, porque depois de desligado, a turbina ainda fica girando em inercia por uns segundos.

A principio essas sao as duvidas, com maior preocupação para a do farol que embaçou... isso nao aconteceu mais pq ainda nao peguei um frio que pudesse condensar após ter lavado o carro...

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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 23 Ago 2017 12:39 
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foto do farol


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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 23 Ago 2017 13:18 
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fesfo escreveu:
foto do farol


Realmente me parece normal. Principalmente se você estava andando com o carro e parou há pouco tempo. O calor do motor e radiador (e que aquece as superficies proximas), faz um choque termico com o ar gelado do ambiente. Já vi algo semelhante aqui em casa.

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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 23 Ago 2017 17:34 
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Colegas desse tópico :

Quanto a esse LAG ou seja, essa leve demora na resposta do motor quando se aperta repentinamente um pouco mais o acelerador de veículos turbo de fábrica, isso é normal e tolerável e se deve ao fato até mais desejável da turbina ser bem dimensionada ao tamanho do motor desse veículo.

Ou seja, essa turbina nessa configuração, seria capaz de alimentar esse motor 1.0 até rotações normalmente mais elevadas, mas em troca dessa vantagem, ela demora um pouco mais até acordar e iniciar a pressurização da admissão do motor com a sua pressão normal.

E se esse pequeno motor 1.0 turbo dos HB20 não desenvolve mais potência e torque do que esse rendimento que ele originalmente mostra, isso infelizmente é PROPOSITAL por culpa somente da dona Hyundai do Brasil que calibrou esse motor assim exatamente para ele não tomar e literalmente roubar o lugar do motor 1.6 aspirado da atual linha HB20.

Pq a realidade é que esse motor 1.0 turbo dos HB20 tem um real potencial bem maior do que esse e que ele apenas está propositalmente contido pela fábrica !

E com isso, ele pode sim perfeitamente sumir na frente de qualquer outro HB20 1.6 aspirado e para isso, basta apenas chipa-lo, usar preferencialmente o etanol e curtir a nova performance desse pequeno diabinho ... rsrsrsrs!

_________________
Jetta TSI 13/13 cinza platinum, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 beje metálico original .

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400 aspirada/performance.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata - aspirado/performance .


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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 08:28 
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fesfo escreveu:
Fala galera, tudo bem com vocês?
Estou com meu hb20 turbo fazem uns 3 meses, vou fazer uma introdução de como comprei o carro.... Comprei ele na Barigui semi novos de Curitiba, ele era de uso interno da hyundai de Ponta Grossa, entao o carro estava com cerca de 5.800km rodados, mas foi faturado e emplacado apenas quando comprei o carro, ou seja, a garantia então começou apenas agora no meio de 2017.
Como estou me aproximando da primeira revisão dos 10k km, estou com algumas duvidas...
1) No dia que peguei o carro eles tinham preparado, lavado ele para a entrega, na mesma noite fez um pouco de frio em curitiba, uns 10 graus e eu reparei que os dois faróis diaiteiros estavam embaçados... vou postar a foto para vocês... achei estranho pois até onde eu sei um farol nao pode embaçar pois ele é lacrado... questionei eles sobre o acontecido mas me deram umas desculpas dizendo que era normal...
2) Eu percebi que ao acelera apos uma troca de marcha por exemplo o carro apresenta um "buraco" na turbina... como se desse uma falta e logo após ela enche normalmente... me disseram que é porque a turbina é uma adaptação, diferente do UP Tsi por exemplo que desenvolve bem melhor (palavras do mecânico da hyundai).
3) Quando desligo o carro, fica por uns 20segundos um barulinho bem agudo como se fosse um "pííííí" no motor... algo eletrônico que estivesse ligado ainda e depois para... tbm me disseram na hyundai ser normal, mas achei estranho...

A principio essas sao as duvidas, com maior preocupação para a do farol que embaçou... isso nao aconteceu mais pq ainda nao peguei um frio que pudesse condensar após ter lavado o carro...

Um abraco a todos!!



Sobre o farol provavelmente lavaram o motor do seu carro e a água acabou entrando pela vedação traseira do farol, quando aquecido por estar a lampada ligada gerou vapor e embaçou o farol pela parte de dentro, aconselho você tirar a borracha de proteção em um dia quente e deixar o vapor sair por la.

Este buraco que você esta sentindo na aceleração não consigo dar palpite pois é um assunto com muitas variáveis.

Este piiiii pode ser a bomba de combustível, parece piada mas não é ok, sente no banco de trás e peça para alguém desligar o carro, se o som for proveniente desta região provavelmente é a bomba de combustível, por ser um carro turbo ela fica por alguns segundos ligada para manter a maior pressão na linha.

Boa sorte com seu novo carro!!!


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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 14:27 
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Caros amigos agradeço muito pelas respostas...
Sobre o lag do turbo eu sei que existe mesmo, é que estranhei o tamanho o lag hehehe
mas creio que deve ser assim mesmo... futuramente quem sabe uma chipadinha resolveria mesmo hehehe
Sobre o farol pode ser que tenham lavado motor mesmo, pq o carro estava tudo bem limpo inclusive motor...


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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 14:30 
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Ah e esqueci de mencionar... apesar das duvidas que fiquei etc gosto muito do carro... bem bacana, e gostoso de dirigir, estou satisfeito até o momento.
Tirei uns rachinhas com um palio sporting 1.6 16v e um gol 1.6 em ambos os casos o hb20 não fez feio, andou bem proximo, se chipar realmente ai vai sumir na frente hehe


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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 16:46 
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Vale salientar que se comparado ao UP TSI, o KAPPA turbo leva vantagens em alguns aspectos:
Motor com corrente de comando, não tem aquele velho problema de após trocar a correio o motor ficar eternamente fora do ponto certo.
Derivado de um motor com vários prêmios e usuários chegando a mais de 400 mil milhas com eles.
Se analisarmos as falhas entre os projetos da Honda, Nissan, Toyota e Hyundai a VW falha muito mais, principalmente nos sedãs médios, existe varias estimativas na internet.
E não podemos esquecer que a média de falhas do antigo GOL Turbo era gigantesca, a FIAT com seus T-JETS e seus coletores trincados falham menos que aquele trem de força usado no GOL T.
Sou um grande fã da NISSAN e de seus motores, mas cada vez mais que me aprofundo no assunto Hyundai creio que valeu a pena ter um.


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 Título: Re: Hb 20 Turbo - farol embaçado e duvidas gerais
MensagemEnviado: 07 Nov 2017 10:33 
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Citação:
1) No dia que peguei o carro eles tinham preparado, lavado ele para a entrega, na mesma noite fez um pouco de frio em curitiba, uns 10 graus e eu reparei que os dois faróis diaiteiros estavam embaçados... vou postar a foto para vocês... achei estranho pois até onde eu sei um farol nao pode embaçar pois ele é lacrado... questionei eles sobre o acontecido mas me deram umas desculpas dizendo que era normal...
2) Eu percebi que ao acelera apos uma troca de marcha por exemplo o carro apresenta um "buraco" na turbina... como se desse uma falta e logo após ela enche normalmente... me disseram que é porque a turbina é uma adaptação, diferente do UP Tsi por exemplo que desenvolve bem melhor (palavras do mecânico da hyundai).
3) Quando desligo o carro, fica por uns 20segundos um barulinho bem agudo como se fosse um "pííííí" no motor... algo eletrônico que estivesse ligado ainda e depois para... tbm me disseram na hyundai ser normal, mas achei estranho...


Algumas já foram respondidas, mas vou reforçar.
1) Com o meu aconteceu exatamente a mesma coisa quando era novo. Dias frios e chuvosos, motor quente=pequeno embaçamento dos faróis, mas que logo voltou ao normal e até onde tenho observado, nunca mais aconteceu.
2) Acredito que não seja o turbo lag, mas sim o lag do acelerador eletrônico. É como se a rotação do motor caísse não durante a troca de marchas, mas mesmo logo depois delas. Após isso, o carro acelera normal e depois ainda, "entra" o turbo.
3) Som da bomba que fica em funcionamento para continuar a lubrificar o turbo logo depois que desliga o motor.

_________________
______________________________________________
Filipe Moro
HB20 Comfort Style 1.0 Turbo


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