Bem-vindo: 29 Mar 2024 08:58

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 30 Jan 2018 14:47 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Clever escreveu:
Valeu fera... demoramos até zerar a vibração... abs!


Matou a charada citando o seu problema, meu pneu dianteiro direito esta com uma bolha por causa do impacto que sofreu quando minha mulher dormiu ao volante, coloquei o estepe e parou o problema, cheguei a uns 160 Km/h e nada, usei o freio nada de trepidação, quase aluguei um relógio comparador e torquímetro de bobeira, salvou minha vida.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 30 Jan 2018 15:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Samueluser escreveu:
Clever escreveu:
Valeu fera... demoramos até zerar a vibração... abs!


Matou a charada citando o seu problema, meu pneu dianteiro direito esta com uma bolha por causa do impacto que sofreu quando minha mulher dormiu ao volante, coloquei o estepe e parou o problema, cheguei a uns 160 Km/h e nada, usei o freio nada de trepidação, quase aluguei um relógio comparador e torquímetro de bobeira, salvou minha vida.




Opa Samuel, esse comentário é do Clever e não meu ...

Clever: Ianis, já arrumei.. srsrsrs

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 31 Jan 2018 17:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
Bertoche, de acôrdo com esse seu relato, isso sugere que os discos de freio desse seu veículo empenaram ...

Isso é causado quando eles estão mais aquecidos e em seguida, eles são molhados por quaisquer motivos e/ou causas !

E nesse caso, não tem nenhuma outra solução a não ser vc comprar um novo par de discos de freios !

É isso aí colega, valeu !

Sim, Ianis, essa é uma possibilidade que deverá ser confirmada após medir se não há empenamento nos cubos ou nas rodas.
Não quero deixar nenhuma margem que acabe fazendo trocar a peça errada.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 31 Jan 2018 17:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Clever escreveu:
Bertoche, apenas citei porque quando eu tinha o problema a vibração era mais sentida ainda quando freiava pois a vibração passava pelos freios e era transmitida diretamente ao motorista... mas enfim, descartado o que eu disse, espero que ache a solução!

Sim, Clever, também essa foi a primeira coisa que pensei, as rodas estariam desbalanceadas e ao frear isso se tornaria mais evidente.
Esse era o defeito que eu preferia que fosse, pois seria o mais barato de resolver.
Mas com o balanceamento das 4 rodas sem resultado e depois com a troca dos 4 pneus (estavam a 1 mm do TWI), novo balanceamento e alinhamento de rodas, essa hipótese foi afastada.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 31 Jan 2018 18:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
Bertoche, de acôrdo com esse seu relato, isso sugere que os discos de freio desse seu veículo empenaram ...

Isso é causado quando eles estão mais aquecidos e em seguida, eles são molhados por quaisquer motivos e/ou causas !

E nesse caso, não tem nenhuma outra solução a não ser vc comprar um novo par de discos de freios !

É isso aí colega, valeu !

Sim, Ianis, essa é uma possibilidade que deverá ser confirmada após medir se não há empenamento nos cubos ou nas rodas.
Não quero deixar nenhuma margem que acabe fazendo trocar a peça errada.



Então Bertoche, essas tb são outras prováveis possibilidades válidas nesse seu caso.

Mas com uma investigação mais cuidadosa, dá sim para isolar o problema da causa dessa vibração.

Boa sorte aí colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 02 Fev 2018 10:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Passei a tarde ontem na concessionária para resolver a tal vibração e quero fazer um relato completo, e meio longo, porque fui atendido de modo exemplar, com atenção e muito interesse pelo Neto, mecânico que está substituindo o chefe de oficina que está de licença.
Ao chegar o Neto, me perguntou se eu tinha tempo e se gostaria de acompanhar a investigação.
Sim, claro, e então fomos para a estrada para ele ver o defeito ao vivo, que fica bem evidente acima de 130 km/h.
Voltamos à oficina e iniciamos com um teste para detectar qualquer eventual empenamento nas rodas.
Colocamos as rodas apenas para girar na máquina de balancear e vimos que embora estivessem todas boas, a roda traseira direita rodava mais perfeitamente alinhada do que a dianteira e decidimos trocar de posição no carro para ver também se podia ser isso.
Sem as rodas, examinamos os disco, medimos a espessura deles e também das pastilhas.
Os discos, do carro com 77 mil km, estão ainda com a espessura nominal de fábrica e as pastilhas ainda não chegaram à metade de sua vida útil.
Então foi colocada a base magnética e o relógio comparador e iniciamos as medições nas rodas dianteiras.
Medimos o empenamento dos discos, que chegaram a um máximo de 3 centésimos de milímetro, enquanto a tolerância é de 4 centésimos.
Aproveitamos para girar o disco em 180° para ver se apresentava uma variação menor e conseguimos deixar com uma variação máxima de 2,5 centésimos de milímetro, e portanto com quase a metade da tolerância especificada.
O Neto sugeriu desligarmos o ABS, removendo um fusível, para ver se haveria alguma possível relação com o sistema anti travamento.
Saímos novamente para testar e a primeira constatação foi de que a roda que foi trocada não estava corretamente balanceada, mas, mesmo com a roda desbalanceada, na freada, com o ABS desligado, a vibração diminuiu.
Voltamos à oficina e decidimos balancear todas as rodas, que, conforme contei antes, haviam sido balanceadas no Paraguai, a menos de 500 km atrás, quando troquei os pneus, e, como o balanceamento paraguaio se mostrou péssimo, decidimos alinhar as rodas também.
Já eram quase 16h e resolvi deixar o carro para fazer o serviço de balancear, alinhar, religar o ABS e pedi também para lavar e limpar por dentro.
Às 17h30 fui buscar o carro.
Apesar de o carro ficar quase a tarde inteira em diagnóstico técnico e busca de solução, eles me cobraram apenas o balanceamento e o alinhamento e ainda me deram a lavagem de cortesia.
O Neto me pediu para testar para ver como ficou (o carro vermelho) e depois testar também o carro prata para comparar e depois, se eu achasse que ainda havia algo a fazer, que ele faria um relato à fábrica pedindo instruções.
Em resumo, testamos todos os pontos que poderiam originar a tal vibração e ao sair da oficina fiz mais um teste.
A vibração reduziu quase completamente, mas ainda vibra ligeiramente.
Ainda não testei o carro prata, afinal, talvez os freios sejam assim mesmo, não 100% lisos. E aliás, nem o asfalto é perfeitamente liso...
Fiquei muito satisfeito com o atendimento, com o interesse na solução do problema, com o serviço realizado, com o resultado obtido e com o valor cobrado.
Logo que tiver oportunidade vou testar o carro prata e, se for o caso, volto aqui para contar novidades.
Abraço e obrigado por lerem até aqui.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 02 Fev 2018 11:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Bertoche, valeu pela postagem desse caso !

Tudo foi testado e aparentemente não há empenos que possam causar essas vibrações.

Mas e essas rodas em que algumas foi constatado um leve empeno ?

Fique atento quanto a isso pq rodas tem um pêso considerável e quando elas giram em altas rotações, esse efeito delas vibrarem mesmo que estando levemente empenadas se multiplica ...

Boa sorte aí, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 02 Fev 2018 11:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Valeu, Ianis.
Não foi constatado nenhum empeno em rodas, elas estão perfeitas, mas uma pequena, bem pequena variação na banda de rodagem do pneu rodando. Coisa de 1 ou 2 milímetros, referentes ao pneu.
Como sabemos, a tecnologia de fabricação de pneus ainda não consegue fazer pneus perfeitamente simétricos e equilibrados, pois se os fizesse, ao colocar novos não precisaríamos balancear.
Obrigado pelo alerta.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Vibração nos freios ao frear em alta velocidade
MensagemEnviado: 02 Fev 2018 11:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Valeu, Ianis.
Não foi constatado nenhum empeno em rodas, elas estão perfeitas, mas uma pequena, bem pequena variação na banda de rodagem do pneu rodando. Coisa de 1 ou 2 milímetros, referentes ao pneu.
Como sabemos, a tecnologia de fabricação de pneus ainda não consegue fazer pneus perfeitamente simétricos e equilibrados, pois se os fizesse, ao colocar novos não precisaríamos balancear.
Obrigado pelo alerta.
Abraço,



Ok, mas então fique alerta quanto a isso pq a causa dessas vibrações tb tem probabilidade de ser esses pneus que podem estar com as bandas de rodagem levemente deformadas, mas essa é apenas uma opinião pessoal !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB