Passei a tarde ontem na concessionária para resolver a tal vibração e quero fazer um relato completo, e meio longo, porque fui atendido de modo exemplar, com atenção e muito interesse pelo Neto, mecânico que está substituindo o chefe de oficina que está de licença. Ao chegar o Neto, me perguntou se eu tinha tempo e se gostaria de acompanhar a investigação. Sim, claro, e então fomos para a estrada para ele ver o defeito ao vivo, que fica bem evidente acima de 130 km/h. Voltamos à oficina e iniciamos com um teste para detectar qualquer eventual empenamento nas rodas. Colocamos as rodas apenas para girar na máquina de balancear e vimos que embora estivessem todas boas, a roda traseira direita rodava mais perfeitamente alinhada do que a dianteira e decidimos trocar de posição no carro para ver também se podia ser isso. Sem as rodas, examinamos os disco, medimos a espessura deles e também das pastilhas. Os discos, do carro com 77 mil km, estão ainda com a espessura nominal de fábrica e as pastilhas ainda não chegaram à metade de sua vida útil. Então foi colocada a base magnética e o relógio comparador e iniciamos as medições nas rodas dianteiras. Medimos o empenamento dos discos, que chegaram a um máximo de 3 centésimos de milímetro, enquanto a tolerância é de 4 centésimos. Aproveitamos para girar o disco em 180° para ver se apresentava uma variação menor e conseguimos deixar com uma variação máxima de 2,5 centésimos de milímetro, e portanto com quase a metade da tolerância especificada. O Neto sugeriu desligarmos o ABS, removendo um fusível, para ver se haveria alguma possível relação com o sistema anti travamento. Saímos novamente para testar e a primeira constatação foi de que a roda que foi trocada não estava corretamente balanceada, mas, mesmo com a roda desbalanceada, na freada, com o ABS desligado, a vibração diminuiu. Voltamos à oficina e decidimos balancear todas as rodas, que, conforme contei antes, haviam sido balanceadas no Paraguai, a menos de 500 km atrás, quando troquei os pneus, e, como o balanceamento paraguaio se mostrou péssimo, decidimos alinhar as rodas também. Já eram quase 16h e resolvi deixar o carro para fazer o serviço de balancear, alinhar, religar o ABS e pedi também para lavar e limpar por dentro. Às 17h30 fui buscar o carro. Apesar de o carro ficar quase a tarde inteira em diagnóstico técnico e busca de solução, eles me cobraram apenas o balanceamento e o alinhamento e ainda me deram a lavagem de cortesia. O Neto me pediu para testar para ver como ficou (o carro vermelho) e depois testar também o carro prata para comparar e depois, se eu achasse que ainda havia algo a fazer, que ele faria um relato à fábrica pedindo instruções. Em resumo, testamos todos os pontos que poderiam originar a tal vibração e ao sair da oficina fiz mais um teste. A vibração reduziu quase completamente, mas ainda vibra ligeiramente. Ainda não testei o carro prata, afinal, talvez os freios sejam assim mesmo, não 100% lisos. E aliás, nem o asfalto é perfeitamente liso... Fiquei muito satisfeito com o atendimento, com o interesse na solução do problema, com o serviço realizado, com o resultado obtido e com o valor cobrado. Logo que tiver oportunidade vou testar o carro prata e, se for o caso, volto aqui para contar novidades. Abraço e obrigado por lerem até aqui.
_________________ RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil kmRepresentante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
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