Hyundai HB20 Clube
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O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos
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Autor:  ianisgreek [ 04 Fev 2018 20:33 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

Roberto Bertoche escreveu:
Também não me agrada o lance do motor desligar a todo momento.
Outro dia parei no sinal ao lado de um Creta e ao abrir o sinal, me surpreendi de ouvir lá atrás o barulho desagradável do motor de arranque ligando o carro.
Sempre pensei que ligava em silêncio, como nas motinhas PCX da Honda. Mas fazendo aquele nhec-nhec... Vixe! Tô fora.
E claro que demora mais para sair, ainda tem que ligar o motor...

Ianis, não compreendi a razão de contaminar mais o óleo do motor.
O que mudaria a contaminação considerando que o motor já está todo lubrificado e ele e o óleo já estão em temperatura normal de funcionamento?



Então Bertocche, explicando o pq esse sistema contribui para contaminar mais ainda o oleo do motor é devido ao fato de que em todas as partidas de um motor, sempre uma pequena quantidade da mistura de ar + combustível não é completamente queimada e assim, ela desce pelas paredes dos cilindros e vai se misturar com o oleo lubrificante lá embaixo no cárter, contaminando-o e fazendo-o perder as suas propriedades protetoras mais precocemente.

E o pior é que até o motor esquentar completamente, ocorrem mais ainda essas contaminações exatamente pq a cada nova partida com o motor ainda em aquecimento, mais contaminações teremos do oleo do motor por combustível não queimado nessa condição de funcionamento.

E esse tipo de contaminação do oleo do motor é óbvio que não sou eu quem estou afirmando aqui, mas já é um fato comprovado e conhecido na mecânica automotiva desde longa data.

Obs : E nesse tipo de contaminação, novamente o etanol é o menos nocivo para o oleo lubrificante pq ele não se mistura com o oleo como ocorre com a gasolina pq ela é um combustível fossil ao contrário do etanol é que de origem vegetal.

É isso aí colega, valeu !

Autor:  daniel2s [ 05 Fev 2018 15:07 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

Não tenho uma opinião 100% formada sobre o assunto.
Apenas complementando sobre o assunto:

- normalmente os carro com start/stop possuem um sensor para identificar a posição exata dos pistões, dessa forma a partida do motor fica mais suave e rápida. Minimizando o esforço do motor de arranque.

- também os veículo mais novos possuem um sistema de gerenciamento do alternador. O mesmo carrega a bateria apenas quando o freio está acionado (quase como um carro hibrido) ou quando o sistema identifica que a bateria está com carga baixa.

- Um fato é que mesmo em veículo mais caros/importados, que a bateria realmente é reforçada, a vida útil dela é menor. Mas os fabricantes afirmam que com a economia proporcionada pelo sistema star/stop compensa trocar a bateria mais vezes.

Autor:  ianisgreek [ 05 Fev 2018 16:52 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

Às vezes se torna um pouco complicado para entender isso colega Daniel, pq sempre que um veículo a combustão interna funciona, ele necessita de uma fonte de energia elétrica que é a bateria e de uma reposição constante dessa energia consumida novamente para essa fonte e ela é fornecida pelo alternador.

Ou seja, basicamente sempre há essa necessidade de ambos esses acessórios estarem presentes em todos os veículos para tudo funcionar bem.

E sabendo-se disso, todas as vezes que esse sistema start-stop solicita uma nova partida, é a bateria quem fornece essa energia necessária para essas partidas do motor e o alternador apenas repõe complementando novamente essa energia que é gasta e fornecida pela bateria, então ve-se por aí que sempre há essa necessidade do alternador estar sempre abastecendo de energia (12 volts) todo o sistema elétrico dos veículos incluindo-se tb a bateria a não ser que ele seja um veículo hibrido e nesse caso, são as suas baterias que são bem mais amplas e maiores podem tranquilamente alimentar com sobras toda a demanda de energia desses veículos até sem a necessidade imediata de um alternador.

Mas saibam tb que até nesses veículos híbridos, vai chegar um momento em que as suas baterias mesmo sendo maiores vão se descarregar e aí será necessária uma fonte extra para repor essa sua carga novamente, seja ela vinda de um alternador ou da rede de energia eletrica normal de 110/220 volts.

Lembrando aqui tb que os veículos mais modernos que já dispõe de um sistema KERS de reaproveitamento de energia, pode perfeitamente aproveita-la para alimentar o sistema elétrico desses veículos e de repor a energia consumida das baterias.

E nesses casos, o próprio sistema elétrico desses veículos pode momentaneamente desligar o alternador deles, dispensando assim a sua função.

Autor:  daniel2s [ 05 Fev 2018 18:27 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

ianisgreek escreveu:
Às vezes se torna um pouco complicado para entender isso colega Daniel, pq sempre que um veículo a combustão interna funciona, ele necessita de uma fonte de energia elétrica que é a bateria e de uma reposição constante dessa energia consumida novamente para essa fonte e ela é fornecida pelo alternador.

Ou seja, basicamente sempre há essa necessidade de ambos esses acessórios estarem presentes em todos os veículos para tudo funcionar bem.

E sabendo-se disso, todas as vezes que esse sistema start-stop solicita uma nova partida, é a bateria quem fornece essa energia necessária para essas partidas do motor e o alternador apenas repõe complementando novamente essa energia que é gasta e fornecida pela bateria, então ve-se por aí que sempre há essa necessidade do alternador estar sempre abastecendo de energia (12 volts) todo o sistema elétrico dos veículos incluindo-se tb a bateria a não ser que ele seja um veículo hibrido e nesse caso, são as suas baterias que são bem mais amplas e maiores podem tranquilamente alimentar com sobras toda a demanda de energia desses veículos até sem a necessidade imediata de um alternador.

Mas saibam tb que até nesses veículos híbridos, vai chegar um momento em que as suas baterias mesmo sendo maiores vão se descarregar e aí será necessária uma fonte extra para repor essa sua carga novamente, seja ela vinda de um alternador ou da rede de energia eletrica normal de 110/220 volts.

Lembrando aqui tb que os veículos mais modernos que já dispõe de um sistema KERS de reaproveitamento de energia, pode perfeitamente aproveita-la para alimentar o sistema elétrico desses veículos e de repor a energia consumida das baterias.

E nesses casos, o próprio sistema elétrico desses veículos pode momentaneamente desligar o alternador deles, dispensando assim a sua função.



Na verdade você está um pouco equivocado.
Um motor a combustão pode funcionar por alguns quilômetros alimentado pela bateria sem o alternador. Quem nunca ouviu uma história de alguém que teve a correia do alternador estourada e andou alguns quilômetro até a oficina ?
Alguns motores estão trabalhando utilizando apenas a energia da bateria e o alternador somente fornece energia no momento em que o carro esta desacelerando/freiando, ou quando a carga da bateria está baixa. Procure um pouco sobre os novos motores da Renault por exemplo.

O ponto que quero chegar, é que você comentou em uma postagem anterior que os alternadores de carros com sistema start/stop estavam sendo mais exigidos.
O que eu quero dizer é que os alternadores estão sendo mais exigidos pela própria dinâmica de funcionamento do motores atuais.

Autor:  ianisgreek [ 05 Fev 2018 20:52 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

Vejo que foi vc quem se enganou ao citar que eu estou equivocado, pq ao que parece, vc não entendeu bem as minhas citações, tanto que isso que vc citou de um veículo poder funcionar apenas com a bateria sem o alternador já é de um conhecimento bem antigo e nada tem a ver com esse sistema start-stop, mas tb isso nunca foi um fato normal pq apenas prova que o sistema elétrico de qualquer veículo pode sim funcionar perfeitamente sem a ajuda de um alternador e apenas com a carga da bateria mas isso só ocorre em uma emergência e por bem pouco tempo até a carga da bateria aguentar então que fique claro aqui que esse exemplo que vc cita é devido a uma falha que nesse caso é a correia do alternador quebrada, portanto esse nunca foi um fato normal !!!

Sim, lógico que os sistemas start-stop exigem mais dos alternadores, afinal se não forem os alternadores, quem é que vai recarregar a bateria nesse caso devido às partidas extras dadas ao motor e com uma maior frequência ?

Pelo menos no nosso Creta Prestige é assim mesmo que funciona esse sistema ... rsrsrsrs!

E tudo o que eu citei aqui até agora é sobre a funcionalidade desse sistema que é título desse tópico mas se vc encontrar alguma coisa errada nas minhas explicações, pode citar que vamos discutir e ver onde existem os erros.

Autor:  daniel2s [ 06 Fev 2018 06:52 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

Caro colega, me refiro principalmente a sua citação: "o alternador desses veículos com star-stop deverão necessariamente ser de alta amperagem para repor mais rapidamente a carga consumida por esse sistema e sabe-se que quanto maior for o alternador em amperagem, mais pesado ele se torna para ser impulsionado pelo motor, o que significa na prática um maior gasto com combustível e tb uma correspondente leve perda de desempenho"

1º Ponto: O alternador não precisa repor tão rapidamente a energia gasta da partida e da energia consumida no tempo que o carro ficou desligado, pois a bateria suporta uma série de partidas por serem de maior capacidade que o convencional, e o sistema é capaz de identificar quando a carga está baixa e desligar o sistema start/stop.
2º Ponto: Mesmo que o alternador seja maior, seria desprezível o aumento de combustível e a perda de desempenho
3º Ponto: Para esses casos que o alternador é maior, foi que citei o exemplo da Renault, que o alternador carrega a bateria durante as frenagens ou quando o motorista tira o pé do acelerador, para não comprometer o desempenho e consumo de combustível. E mais que óbvio, quando o sistema identifica uma carga baixa da bateria (seja por o motorista estar numa viagem, utilizando pouco o freio) o alternador irá funcionar de maneira tradicional, que também não "puxará" mais energia que um sistema que temos tradicionalmente.

4º Ponto (bônus): De certa forma em alguns casos os alternadores são especiais em carros com start/stop, devido ao fato deles também funcionarem como motor durante a partida do carro, auxiliando o motor de partida, e não sobrecarregando o mesmo.

Autor:  ianisgreek [ 06 Fev 2018 11:35 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

Então colega, em outras palavras, vc citou o mesmo que eu tb citei sobre os alternadores, ou seja, que eles são de fato, mais reforçados nos sistemas start-stop exatamente para reporem com mais rapidez e eficácia a energia consumida da bateria.

Além disso, vc citou tb alguns pontos do funcionamento desse sistema start-stop.

E esses novos sistemas onde o alternador e motor de partida são uma única peça, ainda não foram incorporados nos veículos normais de linha com esse sistema start-stop, pelo menos na linha Creta e em vários outros veículos, ainda não.

E esse sistema KERS que aproveita a enegia cinética para repor a carga da bateria tb é outra recente novidade que não está ainda incorporada normalmente na maioria dos veículos com esse sistema start-stop, então eles ainda podem ser considerados como uma excessão a essa regra aqui.

E enquanto esssas duas novidades não forem incorporadas em TODOS os veículos equipados com start-stop, citei acima que na minha opinião, haverão mais desgastes com maiores probabilidades de problemas principalmente com as baterias do que benefícios práticos em si.

Por isso que no nosso Creta, vou manter sempre esse sistema start-stop desligado pq sinceramente, não vejo lá essas vantagens reais no funcionamento dele.

Mas valeu pelo seu feedback !

Autor:  ianisgreek [ 06 Fev 2018 14:53 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

Então Daniel, como percebi que vc de fato se interessa por esse assunto, vou citar minhas opiniões complementares sobre ele :

Ainda está muito longe desse sistema start-stop se mostrar perfeito e totalmente confiável, pq para isso, é necessário que os fabricantes incorporem nesse sistema dentre outros aperfeiçoamentos, o novo e avançado motor de partida que tb vai funcionar como alternador numa única peça além de outras modernidades a serem lançadas para melhorar ainda mais e eficiencia desse atual sistema.

Além disso, como ocorre atualmente na formula 1, o sistema KERS de reaproveitamento da energia cinética deve ser mais aprimorado para sua utilização nos automóveis normais, mas isso tb vai demorar um pouco mais para se popularizar, afinal na formula 1 despejam sem piedade e nem limites, rios de $$$$ para os carros serem cada vez mais rápidos e ficazes, mas nas linhas de montagem, lógico que não pode ocorrer o mesmo senão o custo dos veículos vai às alturas e se torna proibitivo.

Assim como ocorre com os veículos híbridos atuais que não conseguem ser ainda tão eficazes e nem independentes da ajuda de motores a combustão para substituirem de vez os atuais motores a combustão interna e ainda tem os seus preços bem elevados aos consumidores.

E enquanto isso , vamos deixar toda a engenharia automotiva aprefeiçoar mais para desenvolver melhor essas inovações para assim, viabilizar e extender esses modernos sistemas a todos os veículos normais de linha , mas podemos aguardar que esse processo ainda demanda um pouco mais de tempo ...

Cito ainda as pesadas e enormes baterias desses veículos híbridos que merecem muito desenvolvimento para se tornarem bem mais práticas, menores, mais leves e ainda mais eficazes para merecerem de fato, algum aplauso.

Portanto dá para se ver que ainda tem muita água para rolar debaixo da ponte em evolução dos automóveis atuais ...

Valeu colega !

Autor:  ianisgreek [ 06 Fev 2018 15:10 ]
Título:  Re: O sistema start-stop ajuda ou atrapalha os veículos

E já que está havendo alguma tentativa de defesa desse famigerado sistema de start-stop, vou lascar mais lenha na fogueira apenas para mostrar que esses atuais fabricantes ainda não estão 100% corretos:

Porque no lugar de desenvolverem esse sistema, não procuram antes disso, aprimorar mais ainda a eficácia dos atuais motores a combustão interna que ainda tem muito o que ser desenvolvido ?

Por exemplo, a injeção direta já provou que aumenta tanto o desempenho como tb a economia de combustível ao redor de 12%.

O downsizing dessa nova geração de motores tb está ai para mostrar que tem sim muito a ser aplicado e a ser desenvolvido para melhorar a eficiencia energética dos motores atuais e lá vem esses fabricantes com esse enjoado sistema de start-stop que fica a todo momento apagando e religando os motores, numa situação que provoca uma autêntica agônia para quem percebe a ação dele.

É por isso que para mim, esse incômodo e chato sistema de start-stop está totalmente dispensado em favor de novas e mais úteis tecnologias como o downsizing dos motores juntamente com a injeção direta, turbos de geometria variável e por aí vão as coisas boas e assim aposentar de vez essas porcarias de motores aspirados ultrapassados e deficientes.

Obs : Querem uma prova concreta disso que foi citado acima ?

O nosso atual Creta Prestige é apenas mais um jipão de um SUV velhaco, beberão e deficiente em desempenho, sem vergonha que não tem nem um motor a altura, muito menos uma transmissão eficaz, além de uma péssima aerodinãmica e só mostra alguma beleza de design com um certo conforto e espaço interno e nada mais, além desse seu preço exorbitante e irreal !

É isso aí colegas, quem fala a verdade não merece castigo, valeu !

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