Bem-vindo: 29 Mar 2024 11:45

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Problemas na Aceleração (Carro "morre" ligado)
MensagemEnviado: 21 Mai 2018 22:47 
Offline

Registrado em: 21 Mai 2018 14:08
Mensagens: 5
Olá, pessoal! Tudo bem?

Sou novo no fórum e gostaria de compartilhar com os frequentadores uma situação que venho enfrentando há algumas semanas.

Antes de mais nada, acho importante frisar que, devido à rotina atarefada, não pude levar o carro até uma CSS para ter um diagnóstico adequado do problema. O principal objetivo deste tópico, além, é claro, do compartilhamento de informações com pessoas que possam estar enfrentando um problema similar, é um "pré-direcionamento" para ser mais objetivo na CSS e diminuir as chances de ser "enrolado".

Bom... Vamos ao problema:
Há algumas semanas venho me deparando com uma situação bastante incômoda e sobretudo, perigosa.

Aleatoriamente (lê-se sem uma faixa de rotação específica do motor, marcha fixa ou qualquer fator que caracterize uma ocasião específica do trânsito do veículo) enquanto estou exercendo algum tipo de aceleração sobre o carro, o motor simplesmente deixa de responder ao comando do acelerador e "morre" ligado. O carro, além de reduzir velocidade, ainda apresenta uma certa resistência, como se o giro do motor diminuísse e freasse o carro por consequência.

A situação é imediatamente normalizada quando tiro o pé do acelerador e acelero novamente; neste momento, o motor volta a responder à pressão do pedal de aceleração.

Eu li alguns tópicos que relatavam problemas semelhantes antes de decidir compartilhar meu problema com vocês e, em boa parte dos casos, o direcionamento da comunidade foi de que este problema estaria no ECU.

Vocês compartilham deste mesmo pensamento?

Desde já, agradeço pelos comentários de auxílio.


Abraços.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problemas na Aceleração (Carro
MensagemEnviado: 22 Mai 2018 00:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum colega e apenas faltou vc citar o ano e versão desse seu HB20.

Mas pelo seu relato, isso sugere uma ocasional falta de alimentação do motor ou talves até uma falha na ignição e quando vc alivia o acelerador , diminui tb a necessidade de uma maior alimentação do motor com combustível e assim, ele volta a funcionar mais normalizado.

E diga isso preferecialmente ao próprio gerente da oficina pq muitas vezes, os consultores que nos atendem nas CCS autorizadas nem sempre sabem detectar direito a diferença entre falhas de alimentação e falhas de ignição ...

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problemas na Aceleração (Carro "morre" ligado)
MensagemEnviado: 22 Mai 2018 09:58 
Offline

Registrado em: 21 Mai 2018 14:08
Mensagens: 5
Bom dia, amigo!

De fato, esqueci de mencionar estes detalhes.

Tenho um HB20 Comfort Plus 1.0, ano 12/13 e 94K Km.

Nesta manhã, fui ligar o carro para ir até meu local de trabalho e, ao iniciar o deslocamento com as duas primeiras marchas, senti o carro muito mais "resistente" do que nas últimas vezes e, mesmo tirando o pé do acelerador e acelerando novamente, o carro custou a desenvolver velocidade. Não sei se o tempo frio tem alguma relação com essa situação...

Em determinados momentos, escutei até alguns estalos que pareciam vir do motor, por isso decidi retornar para casa.
ianisgreek escreveu:
Seja bem vindo ao forum colega e apenas faltou vc citar o ano e versão desse seu HB20.

Mas pelo seu relato, isso sugere uma ocasional falta de alimentação do motor ou talves até uma falha na ignição e quando vc alivia o acelerador , diminui tb a necessidade de uma maior alimentação do motor com combustível e assim, ele volta a funcionar mais normalizado.

E diga isso preferecialmente ao próprio gerente da oficina pq muitas vezes, os consultores que nos atendem nas CCS autorizadas nem sempre sabem detectar direito a diferença entre falhas de alimentação e falhas de ignição ...

Boa sorte colega !


Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problemas na Aceleração (Carro
MensagemEnviado: 22 Mai 2018 10:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Somente acrescentando mais algumas dicas para esse caso :

Devido a essa relativamente alta quilometragem já percorrida por esse HB20, pode ser que o filtro de combustível já esteja vencido devido a ele estar bem saturado de sujeiras, impedindo assim o livre fluxo de combustível chegar com o volume e pressão corretos e ideais até o sistema de injeção (injetores).

Tb convém nesses casos, saber em que estado se encontram as velas de ignição e tb o filtro de ar pq senão haverá com certeza um funcionamento deficitário do motor que pode perfeitamente causar essas anomalias de funcionamento observadas com esse HB20.

Obs : Lembrando que o filtro de combustível deve ser trocado segundo recomendação da própria Hyundai do Brasil a cada 10000 kms ou anualmente e quanto as velas de ignição, elas tb devem ser substituidas sempre a cada 40000 kms.

Os filtros de ar tb devem ser trocados no máximo a cada 40000 kms ou a cada 4 anos e isso se o veículo rodar apenas em locais com pouca poeira o que é muito pouco provável em se tratando desse Brasil.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Problemas na Aceleração (Carro
MensagemEnviado: 23 Mai 2018 08:30 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Boa tarde, Luconi.

Antes de qualquer coisa, verifique se existe alguma luz de cor amarela acesa no painel, caso esteja o seu carro esta apresentando uma falha que esta gravada na ECU do carro, mais fácil de resolver ( em teoria ok rsrsrs ).

Vá até a concessionário e peça para verificarem o sensor do pedal do acelerador, o potenciômetro pode estar falhando e o carro entra em marcha lenta mesmo estando em posição de aceleração, quando você volta o pé e acelera novamente ele volta a funcionar, é uma suposição minha ok!!!

Peça para atualizarem o FIRMWARE ( software da ECU ), verifiquei a literatura do carro e parece que as vezes a ECU começa a apresentar falhas intermitentes principalmente nos HB20 de 12 /12 /14, pode ser isto, muitos deles não acendem luz de erro e falham da mesma forma que o seu.

Se estiver fora de garantia leve até uma oficina que possua profissionais certificados e peça para verificarem esta peça primeiramente ( sensor do pedal ), parece que a falha vem se apresentando com mais frequência será mais fácil encontrar o defeito, pelo pouco que sei pode ser este o seu problema.

Os barulhos que você ouviu podem ser "batidas de pino" problema comum no uso de combustível de má qualidade ou uma falha na injeção de combustível, o barulho pode estar relacionado com a falha de aceleração, pois os motores orientais raramente "batem pino".

Se falei alguma bobagem peço desculpas, estou apenas me baseando em experiencias passadas.

Boa sorte com o seu carro!!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB